Primeira Classe “Suites” no A380 da Singapore Airlines – Hong Kong para Cingapura

Quando cheguei no gate perguntei como estava a ocupação do vôo nas Suites e o atendente me disse que éramos somente 2 passageiros no vôo de hoje – Woohoo!

O vôo respeitou a ordem de prioridades e logo foi anunciado o embarque das “Suites” – desci por uma jetbridge exclusiva para poder acessar a porta do andar debaixo do avião.

Vôo Singapore Airlines SQ863
Hong Kong (HKG) ✈ Cingapura (SIN)
Assento: 3F – Primeira Classe “Suites”
Partida: 14:10 / Chegada: 18:10 / Duração: 4h 
Aeronave: A380-800

A primeira classe fica no lower deck e assim que você entra já dá de cara com a escada que dá acesso para o andar superior onde fica a classe executiva. Diferente de outras cias que operam este modelo de avião, a Singapore não oferece lounge, chuveiros ou sala de estar a bordo do A380.

DCIM101GOPROGOPR1386.

O layout desta primeira classe é o seguinte – 4 assentos individuais em cada lateral e 2 fileiras “duplas” no meio, totalizando 16 assentos. Esta foto é da entrada do lado direito. Assim que embarquei a comissária me disse que seríamos somente 2 passageiros e que eu poderia sentar onde eu quisesse. Eu estava originalmente na 4A, mas mudei para 3 F para ter uma fileira e um canto da aeronave só pra mim assim teria liberdade e flexibilidade para fazer minhas fotos.

DCIM101GOPROGOPR1374.

Os assentos no meio apesar de serem próximos também garantem privacidade pois há uma divisória retrátil que você abaixa garantindo um bloqueio em relação ao passageiro ao lado.

Todas as poltronas laterais são dentro de uma espécie de “cabine” individual – como se fosse em um trem.

DCIM101GOPROGOPR1372.

As mesmas possuem portas e janelas para poder garantir privacidade aos passageiros enquanto estiver trabalhando, comendo ou descansando.

Não sei se vocês lembram a primeira vez que voei nas Suites (leia o relato aqui), mas o couro era em um tom bege/alaranjado muito feio – parecendo cadeira de dentista. Agora a cabine sofreu um retrofit e conta com novos estofados – mais elegantes e cores mais discretas.

DCIM101GOPROGOPR1382.

A poltrona é ampla e o espaço dentro da sua própria cabine é mais do que suficiente para você poder se movimentar lá dentro.

DCIM101GOPROGOPR1418.

Comecei então a explorar o assento para poder registrar tudo – ao lado esquerdo tinha 2 portas USB’s, entrada de áudio, porta trecos e tomada.

DCIM101GOPROGOPR1425.

Já do lado direito tinha o compartimento para guardar revistas e outro porta-trecos.

DCIM101GOPROGOPR1432.

Ao meu lado esquerdo estava o joystick do entretenimento de bordo, controle de posição do assento e acreditem se quiser –  uma mini-lixeira – Como ninguém nunca pensou nisso né?!

DCIM101GOPROGOPR1429.

Neste mesmo console você tem a chamada de comissária, controle das luzes e inclusive um botão de DO NOT DISTURB – “Não perturbe”.

IMG_2542

Acredito que pelo fato da poltrona ter recebido o retrofit do revestimento alguns pequenos detalhes ficaram de uma certa forma mal acabados – como o recorte do couro no descanso do braço. Acho que reparar estes mínimos detalhes é típico de libriano perfeccionista né?

IMG_2543

Na haste superior do lado esquerdo tinha luz individual e também um porta jaquetas, mas que eu teoricamente não usei já que assim que embarquei a comissária já pegou e pendurou em um armário.

IMG_2632

O fone de ouvido distribuído era da BOSE e noise-cancelling, ou seja, dispensa comentários – qualidade nota 10!

IMG_2520

O que mais me impressiona na Singapore Airlines é sempre o elemento surpresa e a atenção impecável que eles tem com os passageiros. Ainda em solo eu fui no banheiro enquanto o embarque não tinha sido finalizado. Assim que retornei pro meu assento a aeromoça tinha embalado a pasta do meu laptop para que ela ficasse protegida durante o vôo. Fala sério né? Demais!

IMG_2548

Como o vôo é relativamente curto você não recebe o kit de amenities e nem pijamas. Mas a cia oferece pantufas, meias e tapa olhos. Os demais produtos de higiene pessoal ficavam à disposição no banheiro.

IMG_2552

Cada passageiro tem na sua cabine 2 mantas e 2 travesseiros.

IMG_2549

O entretenimento de bordo era vasto, completo e com muita opção. O software respondia rápido à todos os comandos.

IMG_2544

Havia inúmeros filmes, músicas, séries, jogos, etc.

IMG_2545

IMG_2546

IMG_2547

Ao lado da TV tem um vanity mirror – um espelho para maquiar, espremer espinha ou até mesmo admirar sua beleza, rs.

IMG_2633

E do outro lado tem um compartimento que eu acredito que seja para guardar pequenos objetos como celular.

IMG_2634

Ponto negativo deste vôo – a Internet é cobrada por pacotes – sendo que nenhum deles é ilimitado. O preço também não é nada amigável. O que acho curioso é que já voei na First da Singapore no B777-300ER entre Barcelona e São Paulo e nestes aviões você tem pacotes ilimitados o que te permite usar durante todo o trajeto por um preço fixo. Penso que a Singapore deveria padronizar toda a frota de longo alcance para este modelo. Eu simplesmente AMO internet à bordo!

IMG_2629

Bom, agora vamos a experiência de vôo em si – No pré-embarque nada menos que Dom Périgon de welcome drink. Nada mal quando só tem 2 passageiros na cabine e a comissária pergunta se você quer a garrafa enquanto não fecha a porta do avião 😉

IMG_2555

Logo mais recebi o cardápio para poder escolher o que iria comer durante o trajeto. Nesta foto vocês conseguem ver o espaço que você ainda tem mesmo com a mesa aberta. A mesa aqui está dobrada pela metade, mas ela abre a outra parte e fica grande.

DCIM101GOPROGOPR1433.

O Menu veio em uma capa de couro – bem elegante por sinal.

IMG_2521

IMG_2522

IMG_2523

IMG_2524

IMG_2525

IMG_2526

IMG_2527

IMG_2528

IMG_2530

IMG_2531

IMG_2532

IMG_2533

IMG_2534

Conversando com a aeromoça ela logo viu que era um “avgeek” afinal não parava de tirar fotos, perguntar detalhes, etc. Falei então que queria todos os pratos para poder experimentar – ela achou o máximo e me disse que serviria o que eu quisesse. Woohoo! Ela ainda completou que o outro passageiro já estava dormindo e que não teria que fazer serviço pra ele já que ele havia solicitado para não ser perturbado, ou seja, eu teria full service só pra mim.

O serviço foi de tirar o chapéu do início ao fim – começou com entrada, depois salada, seguida de sopa, prato principal, queijos, sobremesa, frutas e café. UFA!

IMG_2568

Esta sopa de frutos do mar com cream cheese e croutons de alho estava DIVINA!

IMG_2572

Detalhe para as louças e talheres que são utilizados.

IMG_2577

E o bacana que a cada prato que ela me trazia ela fazia questão de sugerir um vinho que tivesse uma harmonização adequada, ou seja, atendimento completo! Por isto este tanto de copo na minha mesa, rs.

DCIM101GOPROGOPR1564.

O bacana do atendimento é que eles não economizaram em me servir de forma “econômica”. Lógico que eu não comeria todas estas frutas mas sempre que chegava a hora de trazer um prato eles montavam tudo de forma completa – ponto positivo!

IMG_2605

Neste momento da sobremesa eu já estava em coma gastronômico, ou seja, há um passo da explosão. Mas fiquei firme no propósito e continue comendo para poder experimentar tudo, rs.

IMG_2589

A mesma situação que mencionei ali em cima das frutas, aconteceu com os queijos. Eles trouxeram todos em uma tábua de madeira para eu poder escolher e só depois montarem no prato pra mim.

IMG_2600

IMG_2603

Por fim, café, trufas e chocolates – UFA! VENCI!

IMG_2610

Lógico que pedi pra comissária preparar a cama de casal pra mim já que o vôo estava vazio e eu não iria perder esta oportunidade né? Ela super educada prontamente disse que levaria uns 10 minutos mas que faria com o maior prazer. Aproveitei este tempo e fui ao banheiro.

DCIM101GOPROGOPR1694.

O toilet não é grande mas tem espaço razoável pelo menos pra você se mexer e trocar de roupa lá dentro. Lembra que falei que neste vôo eles não entregam amenities? Pois é, você os encontra nestas gavetas lá no banheiro.

DCIM101GOPROGOPR1701.

Escova de dentes, lenços, aparelho de barbear eram as opções disponíveis aos passageiros.

DCIM101GOPROGOPR1705.

 

DCIM101GOPROGOPR1685.

O perfume, creme e produtos de beleza eram da marca italiana Salvatore Ferragamo.

DCIM101GOPROGOPR1683.

 

DCIM101GOPROGOPR1681.

Bom, agora vamos a outra parte bem interessante que faço questão de explicar detalhadamente para vocês entenderem como funciona a cama à bordo do A380 da Singapore Airlines.

Notem que não é a poltrona que vira cama, afinal a reclinação dela é super limitada. (foto abaixo).

DCIM101GOPROGOPR1547.

Você não consegue ficar deitado já que ergonomicamente é impossível pela limitação que a cadeira tem dentro da cabine. Este é o máximo que você vai conseguir esticar.

DCIM101GOPROGOPR1486.

Mas daí você me pergunta: “Uai Fábio, mas e a cama?” Bom – vou explicar pra vocês!

Atrás de todo assento tem esta alavanca e este compartimento “secreto” e a cama está exatamente escondida ali. Assim que a comissária libera esta trava, a cama desce e o encosto da cadeira “tomba” pra frente.

Ahh e o encosto dos braços (que vocês vêem nesta foto aqui) é abaixado até chegar no chão e tudo fica nivelado de uma forma uniforme. Se vocês digitarem no youtube há alguns vídeos que mostram como a cama é feita. Neste meu vôo a comissária pediu pra não ser filmada então por isto não gravei.

Bom, cama de casal feita era hora de curtir o meu ninho, rs. Notem que até ursinhos de pelúcia eles colocaram pra mim!

DCIM101GOPROGOPR1477.

Com as portas fechadas a suite com a cama de casal oferece privacidade ao casal – claro que nas devidas proporções afinal todo mundo tem bom senso e não iria fazer nada proibido né?

Apesar dos dois assentos ficarem emendados há uma parte que é dura – da divisão dos dois. Então teoricamente você teria que dormir ligeiramente na diagonal para poder aproveitar todo o espaço.

DCIM101GOPROGOPR1495.

Sério pessoal – dá pra acreditar que isto é dentro de um avião? Como eu amo aviação!

Aproveitei para fazer um punhado de fotos assim vocês conseguem ver de todos os ângulos como era estar lá. O edredon era MEGA fofo assim como os travesseiros super macios.

DCIM101GOPROGOPR1506.

Em vôos de longa duração os passageiros recebem pijamas da Givenchy, mas este não foi o caso devido ao trajeto ser curto. Lembrando que você só pode solicitar a cama de casal se não tiver ninguém nesses assentos né? Óbvio!

Pelo menos não dormi sozinho, rs.

Não consegui descansar nem meia hora direito pois logo já estava na hora de pousar. Antes de ir embora a comissária que me atendeu junto com o chefe de cabine vieram agradecer pela minha presença e me deram todos estes mimos para eu levar pra casa. Fiquei feliz demais! 😉

IMG_2627

Bom, acho que este é o tipo de relato que as fotos falam por si só e que as palavras não fazem jus à qualidade e excelência do atendimento que você recebe quando voa nas Suites da Singapore.

A equipe de comissárias juntamente com o produto de altíssimo nível – e único no mercado – fazem das Suites do A380 da Singapore uma experiência “inesquecível”. Ah e claro, se eu mencionar quanto paguei pelo vôo vocês vão cair pra trás, mas isto só no final do Trip Report, rs.

Agora quero saber a opinião de vocês: De todos os relatos que tenho aqui no site considero este um dos TOP 5, não acham?

Avaliação

  • Check-in:
  • Embarque:
  • Poltrona:
  • Atendimento:
  • Refeição:
  • Entretenimento de bordo:
  • Amenity Kit:
Média
9,2