Programa AMIGO Avianca – Quando a esmola é demais o santo desconfia!

Pessoal, será que só eu que ando desconfiando que o programa Amigo da Avianca Brasil anda muito generoso nas transferências de pontos dos cartões de crédito?

screen-shot-2017-02-17-at-11-00-14

Constantemente ele tem dado em torno de 100% e até 120% de bônus – e isto na verdade é muito preocupante. A mais recente é em parceria com o Santander – válida até dia 25/02.

Quando estes tipos de bonificações são anunciadas quem arca com o custo do bônus é o programa, ou seja, o banco na verdade não tem prejuízo nenhum já que quem vai dobrar a quantidade será a própria cia aérea.

Mas o que mais me preocupa é que uma hora a conta não vai fechar! Por mais que a tabela do Amigo já cobre preços bem altos, eu acredito que estas quantidades exorbitantes de pontos extras que eles estão concedendo uma hora vai deixar a conta no vermelho e pra poder cobrir o “buraco”, o jeito vai ser aumentar o valor por emissão.

Só para deixar claro que isto é APENAS uma especulação MINHA e que expressa somente uma opinião – não estou acusando e tão pouco afirmando que o programa fará isto – mas tendo em visto que entendo como o modelo de negócios de milhas e pontos funciona, acredito que é só uma questão de tempo.

Lógico que para emissões imediatas estas bonificações podem ser MUITO vantajosas, mas não aconselho a mandar seus pontos pensando em algo a longo prazo – pois você pode ser pego de surpresa.

Como vocês sabem a Avianca Brasil é membro da Star Alliance e você consegue resgatar (por telefone) passagens em todos os parceiros da aliança – abaixo vocês conferem a tabela. (Este print é antigo já que não consigo achar mais a tabela no site)

TABELA REDEMPTION

Vejam que alguns resgates compensam e muito! Notem que eu estou colocando o custo final, ou seja, já contemplando que você recebeu o bônus de 100% de transferência.

  • Brasil x Am. do Norte em Business (ida e volta) = custo 70k
  • Brasil x Am. do Norte em Primeira Classe (ida e volta) = custo 75k
  • Brasil x  Europa (Oeste) em Primeira Classe (ida e volta) = custo 110k (ótimo negócio)
  • Brasil x Oriente Médio/África em Primeira Classe (ida e volta) = custo 90k
  • Brasil x África do Sul em Excutiva (ida e volta) = custo 60k (praticamente de graça)

Para saber mais sobre as regiões consulte a tabela abaixo:

TABELA LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA

E só mais algumas observações sobre o programa.

  • Programa cobra taxa de combustível nas passagens emitidas com pontos.
  • Programa não monta cabines mistas, forçando o usuário a pagar por 2 resgates.
  • Programa não monta conexões em regiões diferentes, forçando o usuário a pagar por 2 resgates.
  • Não consegue emitir ida e volta no mesmo bilhete.
  • Atendentes despreparados.
  • Não tem regras claras sobre os termos e condições de uso dos pontos em passagens de parceiros.
  • Tabela super faturada em alguns trechos.

Bom, e aí qual a opinião de vocês? Conforme falei ali em cima, o programa já retirou a tabela do site com a quantidade de pontos necessárias para resgates nos parceiros aéreos, então realmente fica difícil confiar.

Eu entrei em contato e estou esperando uma posição – e se for mesmo a intenção deles de mudar a tabela, tomara que o façam com aviso prévio né?

Atualização 17/02 – 17:55hs – Pessoal a Avianca já entrou em contato comigo e colocou a tabela de volta no site.