Promoção Iberia – Empresa começa a se posicionar em relação às novas contas abertas

Diversos Programas de fidelidade 110

Por Fábio Vilela

A Iberia começou a enviar emails para os usuários de novas contas que se associaram ao programa Iberia Plus durante o período da promoção de 90.000 Avios e que tiveram suas contas bloqueadas/congeladas. Até agora foram 2 comunicados diferentes.

Primeiro comunicado

De acordo com este acima – enviado para pessoas que a cia supostamente está classificando como detentores de contas em duplicidade, a cia vai cancelar as novas e manter as mais antigas. Se esta mesma conta antiga tiver sido a que você usou para fazer as compras durante a promoção, você terá seus Avios creditados.

Além disto, se os bilhetes comprados estiverem sido atrelados à conta que foi cancelada, você poderá pedir o reembolso completo – basta enviar um email para clasica@iberia.es com o número do eticket e o numero do seu Iberia Plus.

Já o segundo comunicado, é este:

Neste segundo comunicado a cia pede para que você envie um documento oficial de identificação – o mesmo que utilizou quando se cadastrou no programa para clasica@iberia.es .  No assunto do email – que você tem até dia 31/07 para enviar – você deve incluir seu número Iberia Plus para que o trâmite seja processado.

Além disto, você deverá anexar todos os bilhetes comprados durante a promoção neste mesmo email. Após o recebimento e análise dos mesmos, você receberá os Avios da promoção. Portanto – sem desespero!

Bom, ao que tudo indica, a precaução da cia de bloquear/congelar as contas foi mesmo para evitar fraudes e aparentemente a empresa irá honrar o combinado. Agora é aguardar pra ver!

Independente de qual comunicado você recebeu, sugiro enviar o email para o clasica@iberia.es com os seus eticket’s e esperar uma conclusão do caso.

A medida que vocês forem enviando os emails e recebendo feedback – sugiro que postem nos comentários para que possamos compartilhar as experiências!

E você, recebeu qual dos dois comunicados? Em qual situação você está no momento?

110 respostas para “Promoção Iberia – Empresa começa a se posicionar em relação às novas contas abertas”

  1. Henry disse:

    Agora, diante do que leio aqui e em alguns sites americanos, penso que a Iberia está agindo de forma errada… diria até mesmo que, à partir desse momento, passou a agir de má-fé..
    Ora, é direito de qualquer empresa/programa de fidelidade fazer a verificação/confirmação dos dados enviados para ela… tudo bem que no Brasil existam milhares de João da Silva”, mas veja que, mesmo no caso de homônimos, bancos, empresas, governos conseguem tratar disso e “desempatam o nome”, através da filiação, data de nascimento etc..
    A empresa se recusar a creditar os ávios para os casos em que não houve a comprovação da identidade da pessoa, é aceitável… porque ela estava fazendo uma ação direcionada à pessoas reais, não a fraudes, etc e tal…
    Já pessoas que fizeram o cadastramento de contas novas, mas que são reais e, mais importante, iriam dar destinação aos ávios para uso pessoal, conforme é regra geral nos programas de fidelidade, e cuja comprovação de veracidade foi comprovada pelo envio da documentação, para estes casos a empresa tem obrigação de creditar os ávios e tb deixar a passagem comprada disponível para embarque (algumas poucas pessoas irão, realmente, usar estas passagens)…
    Mas, o que estamos vendo é que a Iberia está afirmando, com todas as letras, que não irá honrar o que prometeu… pior ainda, fez que as pessoas (inclusive eu), acreditassem que ela estava fazendo um trabalho de triagem, separando o joio do trigo…e, ACHO, que viram que as maioria das pessoas comprovaram que eram pessoas reais, que iriam utilizar os ávios para fins pessoais..
    Se ela realmente for adotar este posicionamento, estará cometendo, em tese, um crime contra as relações de consumo: ela fez uma oferta, tem que cumprir o que prometeu…
    Em termos práticos, quem solicitar o estorno da operação e o crédito no cartão, estará dificultando uma futura ação contra a empresa o JEC…..
    Penso que, diante dos fatos, existe uma grande possibilidade daqueles que entrarem no JEC terem o pedido deferido, com o crédito dos ávios (claro, que validade do mesmo prazo de dias que os que tiveram seus ávios creditados), além de um valor a ser fixado pelo juiz a título de dano moral…
    Enfim… a se confirmar este procedimento da Iberia, está está dando uma guinada em tudo que disse oficialmente e passa a ser errada em todo esse procedimento…
    Agora, não só a VERDADE foi para o espaço, mas tb todos aqueles que não estão tendo seu direito garantido.. e quem tem o direito infringido, pode e deve recorrer à Justiça…
    Acho que a única inconsistência que está havendo é da própria Iberia.. ora ela indica que é correta, ora ela indica que é desonesta…
    Quem participou da promoção e queria aproveitar para uso pessoal, tem mais é que mover a ação no JEC…

  2. osso disse:

    Bom parece que a IBERIA vai realmente correr e descumprir a promoção, já esta negando em massa os pontos devido a inconsistências nas passagens. O irônico é que tem gente nos mesmos tickets com conta antiga IP e recebeu os pontos e a outra pessoa no mesmo ticket recebeu o selo de inconsistência.

    Parece que a esperança deles é que todos eram fakes, como não eram estão se apegando a esse papo de inconsistências, inclusive para quem emitiu trechos consistêntes e que realmente iriam voar. Além do que os que receberam pontos cometeram essas mesmas inconsistências. Efim ao invés de ganhar novos clientes, ganharam uma horda de inimigos. Triste sendo a IBERIA propriedade da IAG mesma dona da British.

  3. osso disse:

    Será que a IBERIA vai nos tratar como terceiro mundo? Ela já começou a negar a promoção para vários por aqui, mas no UK é diferente:

    I recieve this mail.Estimado Sr. XXXX:

    De acuerdo con el correo electrónico que hemos recibido en nuestro Centro de Servicios Iberia Plus, en relación a al bloqueo temporal de su cuenta Iberia plus, le informamos que hemos recibido correctamente su documentación y nos gustaría informarle que procedimos a activar su cuenta de Iberia Plus.

    De igual manera, hemos procedido a generarle un nuevo PIN temporal de acceso a su cuenta, el cual recibirá prontamente a la dirección de correo electrónico asociada a su cuenta, asimismo, le indicamos que debe generar un nuevo PIN luego de ingresar con el código que hemos generado a través de nuestro departamento.

    Por último, le indicamos que aún nos encontramos verificando si sus reservas aplican para la acreditación del bono de Avios, le pedimos amablemente esperar un tiempo adicional.

    Lamentamos las molestias que este hecho le haya podido causar y esperamos seguir contando con su confianza.

    Aprovechamos esta oportunidad para enviarle nuestro más cordial saludo.

    Su Centro de Servicios Iberia Plus.

  4. Jean disse:

    Ola. Recebi o segundo e-mail. Acabo de receber a confirmação de recebimento deles. No meu caso eles não efetivaram a compra de 8 das 10 passagens que comprei. Simplesmente cancelaram. Solicitei agora que revalidem todas as passagens. E claro, já reclamei no canal que eles atendem: consumidor.gov.br

    • Marcio Correa disse:

      Fez muito bem Jean. Meu advogado vai entrar com ação na segunda-feira. Este fim de semana vou pesquisar o quanto se pode adquirir com 90K de avios, por exemplo: uma first da BA de LON para SYD, sei lá…vou ver o que mais caro pode se adquirir e juntar na petição para então começar a solicitar as indenizações. Como estes avios não me fazem falta, quero ver este processo demorar bastante e ter o máximo de audiências possíveis, cada audiência vão ter de pagar um advogado para os defender no foro da minha residência. Vai sair mais caro que os 90K de avios. Pense bem se todos (as) lesados (as) fizerem assim? Vão gastar uma grana só de advogados, imagino eu.

    • Bruno disse:

      Jean. Você teve a conta bloqueada e eles creditaram os pontos? Quantos dias depois do envio do email com o passaporte?

  5. Jhonathan disse:

    Mandei duas vezes o email com os documentos, porém não recebi o email de confirmação deles em nenhuma das duas vezes. Devo mandar de novo? Detalhe, o primeiro mandei ontem, as 18:00. O segundo, hoje, por volta das 13:00.

  6. Matheus disse:

    Ola! Mesmo tendo conta antiga nao recebi meus Avios. Realizei a compra logado na conta da minha namorada que tem conta nova e foi cancelada. Liguei na central e no sistema consta como compras realizadas dia 24 mesmo tendo comprado depois das 19 do dia 24.
    Nao sei o que pode estar acontecendo. O SAC e o chat do Facebook não servem p nada!!!! So falam pra mandar o email. Mandei e nao recebi o email automático acusando o recebimento. Entao nem sei se receberam. É de desanimar com a situação.
    Alguem na mesma situação? Alguma ideia? Alguma dica? Valeu

    • Mariana Claro disse:

      Eu to mais ou menos na mesma Matheus! Tenho uma conta antiga e comprei as passagens logada pela conta do meu marido (conta nova)! Em todas as passagens coloquei meu IB plus! Ele consta tanto nos emails q recebi das compras como no sistema quando vou em gerir reservas! Nas 10 passagens meu número IB plus esta linkado! Mas só recebi 45.000 avios! Mandei email para a Iberia e tb ate agora nada além da resposta automática de recebimento!

  7. Tiago disse:

    Eu recebi os dois! Primeiro porque na data da compra criei um usuário e no momento do pagamento não consegui efetuar minha compra, estava dando um erro e depois de inúmeras tentativas resolvi criar uma nova conta para tentar novamente. Criada esta nova conta, consegui efetuar o pagamento e compreis minhas passagens. Ocorre que agora, segundo este comunicado, justamente a conta pela qual eu comprei as passagens foi cancelada! Um absurdo! Nos termos e condições da promoção não havia nada que especificasse sobre novas contas, caso contrario não teria feito uma nova conta, teria ligado pra lá ou tomado outra atitude. Eu não quero reembolso, quero os Avios que a promoção se comprometeu a dar. Já enviei dois emails para a Iberia através do clasico@iberia.es sem resposta alguma até o momento. Vou esperar mais um pouco por um posicionamento, caso não resolvam a situação, entrarei com uma ação no JEC. Entendo o argumento da empresa em fazer esta auditoria, no entanto é injusto prejudicar consumidores que participaram honestamente da promoção.

    • Marcio Correa disse:

      Exatamente meu caso Tiago, inclusive enviei um e-mail para Iberia dizendo que não aceito, e que ingressarei na Justiça, se não reverem a decisão unilateral deles. Vou “colar” o que escrevia antes…. “quando fui comprar, o sistema da IB estava tão instável que criei uma conta e o meu sobrenome saiu duas vezes, por exemplo: Silva Santos Silva Santos. Com temor de dar errado e na impossibilidade de corrigir, o sistema, que é falho, permitiu que eu criasse uma nova conta, desta vez com meu nome e sobrenomes corretos. O que “os gracinhas” fizeram. Cancelaram a que esta com nome certo e que tem as compras, e imagino devem ter preservado a que esta com sobrenome duplo e errado. Como relatei ao leitor Dinarte, estou saindo de férias, mas passando tudo para meu advogado solicitar as mais “pesadas” indenizações. Não quero mais avios, quero encontra-los perante o (a) Juiz(a). Não tenho pressa, tenho ira do tratamento recebido. Nos meus bem vividos 60 anos, nunca fui tratado assim, insinuam má-fé de minha parte. Vou até a corte internacional de Genebra, ou onde for, se preciso”. #tamojunto

      • osso disse:

        Márcio infelizmente na justiça aqui, contra empresa, não tem pesada indenizações. Muito Juiz se limita ao prejuizo corrigido. No caro esses 1200,00 aproximadamente por passageiro.

        • Marcio Correa disse:

          Mas temos de pensar no que os 90.000 avios podem gerar. Por exemplo: uma ida e volta em executiva GRU-MAD mesmo em baixa temporada, cotei outubro/18 e ficou R$ 11.939,03 E ainda tem os danos morais e uma disputa boa segundo meu advogado. Temos de nos munir de tudo que os 90.000 avios podem proporcionar e o que ficaria em reais. e nos basearmos nisto, fora o preço das passagens que pagamos, os proximados R$ 1200,00

  8. Henry disse:

    Em consideração aos colegas daqui, que estão aguardando pacientemente a Iberia liberar os ávios, como o Leandro, posto abaixo a disponibilidade de passagens em executiva. Pesquisei 2 assentos para cada dia, porque esse é o padrão normal de liberação da Iberia.
    Fiz uma simulação somente do trecho de ida, sendo GIG=>MAD.
    Fiz uma simulação do custo POR TRECHO, de cada assento em executiva. Trabalhei com 2 hipóteses: a pessoa ter pego a promoção no segundo dia, pagando R$ 600,00 por aquelas 10 passagens, ou ter emitido no terceiro dia, com o custo total de R$ 1.200,00… O detalhe é que tem pessoas que, parece, que conseguiram emitir as 10 passagens por R$ 350,00…

    Valor de aquisição das 10 passagens: R$ 600,00
    Custo unitário dos 90.000 ávios: R$ 600,00 / 90.000 = R$ 0,0067.

    Valor de aquisição das 10 passagens: R$ 1.200,00
    Custo unitário dos 90.000 ávios: R$ 1.200,00 / 90.000 = R$ 0,0133.

    Custo do trecho de executiva a 42.000 ávios (ávio = R$ 0,0067) = R$ 281,40.
    Custo do trecho de executiva a 42.000 ávios (ávio = R$ 0,0133)= R$ 558,60.

    Custo do trecho de executiva a 62.500 ávios (ávio = R$ 0,0067) = R$ 418,75.
    Custo do trecho de executiva a 62.500 ávios (ávio = R$ 0,0133) = R$ 831,25.

    TRECHO: GIG=>MAD – VOO EM EXECUTIVA –

    DISPONIBILIDADE DE DATAS POR 42.500 ÁVIOS.
    JAN- 25/26/30/31
    FEV- 2/6/7/9/13/14/18
    MAR- 7/25/28
    ABR- 1/3/8/22/25/29
    MAI- 3/4/6/9/10/11/13/15/16/18/20/22/25/27/29/30
    JUN- 3/5/6/8/12/13/14/15/

    DISPONIBILIDADE DE DATAS POR 62.500 ÁVIOS.
    JAN-SEM DATA
    FEV- 15
    MAR- 15
    ABR- 12/13/17/19/26/27
    MAI-SEM DATA
    JUN-19/20/22/24/26/27/28/29

    Datas encerradas do dia 04/07 para o dia 05/07:
    15 jan/6 mar/24abr/23mai.

    Como vocês ver, decorridas quase 48 horas de liberação dos ávios nas contas que estão em situação normal, temos muita, mas muita disponibilidade mesmo..
    Não pesquisei o ano de 2018.. mas tb tem algumas poucas datas a 42.500 ávios, e isto era antes da Iberia liberar os ávios.
    Verificando o valor de cada assento e considerando que os fake´s user´s foram os primeiros a emitir as 10 passagens pagas, com a consequência de terem os custos menores ainda, dá para entender o desespero que faz com que alguns percam a educação e saiam por aí ofendendo as pessoas…
    Enfim…
    Acho que, diante desta disponibilidade toda de assentos, aquele que comprovarem que abriram contas em nome das esposas, filhos e que estavam querendo aproveitar/curtir o prazer de viajar em família em executiva terão todas as chances de emitir.
    De ontem para hoje, das 64 datas que tinham disponibilidade ontem, apenas 4 sumiram, ficando 60 datas, ou seja, houve uma perda de apenas 6,25% assentos em executiva.
    Certamente se os fake´s user´s tivessem conseguido enganar a Iberia, acho que nem mesmo eu, que recebi meus ávios logo na primeira data, ia conseguir emitir meus dois assentos, pois eu não tenho e não uso “robot´s” para emissão…
    Enfim… é isso…
    Por motivos óbvios fiz a pesquisa saindo do Rio, porque moro aqui… alguém aí de SP podia fazer tb e postar aqui…

  9. Marcus Vinicius disse:

    Recebi o segundo e já enviei a documentação solicitada. Agora é aguardar e ir compartilhando as novidades.

  10. Henry disse:

    Em consideração aos colegas daqui, que estão aguardando pacientemente a Iberia liberar os ávios, como o Leandro, posto abaixo a disponibilidade de passagens em executiva. Pesquisei 2 assentos para cada dia, porque esse é o padrão normal de liberação da Iberia.
    Fiz uma simulação somente do trecho de ida, sendo GIG=>MAD.
    Fiz uma simulação do custo POR TRECHO, de cada assento em executiva. Trabalhei com 2 hipóteses: a pessoa ter pego a promoção no segundo dia, pagando R$ 600,00 por aquelas 10 passagens, ou ter emitido no terceiro dia, com o custo total de R$ 1.200,00… O detalhe é que tem pessoas que, parece, que conseguiram emitir as 10 passagens por R$ 350,00…

    Valor de aquisição das 10 passagens: R$ 600,00
    Custo unitário dos 90.000 ávios: R$ 600,00 / 90.000 = R$ 0,0067.

    Valor de aquisição das 10 passagens: R$ 1.200,00
    Custo unitário dos 90.000 ávios: R$ 1.200,00 / 90.000 = R$ 0,0133.

    Custo do trecho de executiva a 42.000 ávios (ávio = R$ 0,0067) = R$ 281,40.
    Custo do trecho de executiva a 42.000 ávios (ávio = R$ 0,0133)= R$ 558,60.

    Custo do trecho de executiva a 62.500 ávios (ávio = R$ 0,0067) = R$ 418,75.
    Custo do trecho de executiva a 62.500 ávios (ávio = R$ 0,0133) = R$ 831,25.

    TRECHO: GIG=>MAD – VOO EM EXECUTIVA –

    DISPONIBILIDADE DE DATAS POR 42.500 ÁVIOS.
    JAN- 25/26/30/31
    FEV- 2/6/7/9/13/14/18
    MAR- 7/25/28
    ABR- 1/3/8/22/25/29
    MAI- 3/4/6/9/10/11/13/15/16/18/20/22/25/27/29/30
    JUN- 3/5/6/8/12/13/14/15/

    DISPONIBILIDADE DE DATAS POR 62.500 ÁVIOS.
    JAN-SEM DATA
    FEV- 15
    MAR- 15
    ABR- 12/13/17/19/26/27
    MAI-SEM DATA
    JUN-19/20/22/24/26/27/28/29

    Datas encerradas do dia 04/07 para o dia 05/07:
    15 jan/6 mar/24abr/23mai.

    Como vocês ver, decorridas quase 48 horas de liberação dos ávios nas contas que estão em situação normal, temos muita, mas muita disponibilidade mesmo..
    Não pesquisei o ano de 2018.. mas tb tem algumas poucas datas a 42.500 ávios, e isto era antes da Iberia liberar os ávios.
    Verificando o valor de cada assento e considerando que os fake´s user´s foram os primeiros a emitir as 10 passagens pagas, com a consequência de terem os custos menores ainda, dá para entender o desespero que faz com que alguns percam a educação e saiam por aí ofendendo as pessoas…
    Enfim…
    Acho que, diante desta disponibilidade toda de assentos, aquele que comprovarem que abriram contas em nome das esposas, filhos e que estavam querendo aproveitar/curtir o prazer de viajar em família em executiva terão todas as chances de emitir.
    De ontem para hoje, das 64 datas que tinham disponibilidade ontem, apenas 4 sumiram, ficando 60 datas, ou seja, houve uma perda de apenas 6,25% assentos em executiva.
    Certamente se os fake´s user´s tivessem conseguido enganar a Iberia, acho que nem mesmo eu, que recebi meus ávios logo na primeira data, ia conseguir emitir meus dois assentos, pois eu não tenho e não uso “robot´s” para emissão…
    Enfim… é isso…

  11. Guilherme disse:

    Estou ansioso para receber meus avios, comprei depois das 19h (Brasilia), espero que de certo.
    O meu acesso estava bloqueado, fiz o procedimento de esqueci o PiN e consegui, estou tentando simular algumas datas com Avios, aparece as classes disponiveis, eu seleciono e aparece uma mensagem “Pedimos desculpas pelo erro produzido. Por favor, tente de novo e se erro persistir entre em contato conosco”. Tentei 2 datas praticamente todos os meses (GRU – MAD). Voces sabem se é porque nao tem mais disponibilade ou é porque nao tenho as milhas suficientes? No fds passado eu conseguia ver quanto ficaria o trecho mesmo nao tendo as milhas ou será uma estratégia da Iberia para reduzir o prejuizo e forçar as pessoas a cancelarem as compras?

    • Luis Rocha disse:

      É pq vc apenas recuperou o acesso, mas a conta continua bloqueada. Você não consegue emitir e nem pesquisar. Só vai estar funcional deppis que eles receberem e considerarem a tua documentação enviada por email.

  12. PC disse:

    Recebi este e-mail do IP na noite de ontem e mandei um print com os meus 10 bilhetes comprados através do App Iberia mais a foto do meu passaporte. Agora é esperar..

  13. Dinarte Rodrigues disse:

    Depois de tudo isto e das comunicações da Iberia… só ainda não entendeu quem não quis entender.

    Para quem já tinha conta no IP e criou uma nova porque não se lembrava e tal, se comprou os bilhetes apenas na nova conta, é só informar isso e a Iberia verá que não foi tirado proveito das duas contas… acho bem simples

    • Marcio Correa disse:

      Ola Dinarte, infelizmente não é bem assim. Gostaria que fosse, e o amigo tivesse razão. Acabei de receber um e-mail da IB, informando que eu tinha contas criadas com mesmo nome. Informam ainda que, a que criei, e comprei os bilhetes, foi cancelada. A opção que tenho, e ter o que paguei pelos bilhetes devolvidos, sem multas, até 31/07/2018. Eles são muito bonzinhos mesmos. Não obstante, recebi este e-mail dois dias depois de ter enviado cópia do meu passaporte e print de tela de todos meus bilhetes associados ao Ibéria Plus novo. Estou saindo de féria amanhã, mas vou deixar tudo em andamento com meu advogado para entrar com ação junto aos tribunais do Brasil para ter meus direitos preservados, e agora, não quero mais avios, até porque estão esgotando as opções de emissão com os mesmos, vou buscar uma indenização dentro de tudo que o CDC e o Código Civil permite.

      • Dinarte Rodrigues disse:

        Boa tarde Márcio,
        Para quem tem mais que uma conta (por algum motivo, não interessa) mas fez reservas apenas numa conta, acho que a Iberia deveria honrar e creditar os avios porque aí é fácil de entender que não houve má intenção. Se ainda não fizeste, deverias enviar um email (preferencialmente em espanhol) expondo a situação e fazendo notar que não tiraste benefício nenhum em ter duas contas.
        Se ainda assim eles decidirem não creditar os avios, acho que é mais do que correcto intentar uma acção contra a Iberia e, no final eles vão se arrepender por não terem sido nada claros nos termos e condições da promoção.
        Infelizmente, no final das contas, todos vão ficar no prejuízo: a Iberia porque fica com uma péssima imagem em todo o mundo e todos os clientes porque duvido muito que a Iberia lance mais alguma vez na vida dela uma promoção igual a esta.

        • Marcio Correa disse:

          Então Dinarte, boa tarde! Obrigado pela atenção. Eu enviei hoje um e-mail, em espanhol e inglês, o qual não recebi confirmação de recebimento, fato que sempre ocorria, explicando que não fiz por “maldade” e nem o faria, até mesmo porque o sistema me permitiu criar outra conta. Mas como eles foram enfáticos em dizer que a solução era a devolução do que paguei, o que de maneira nenhuma me interessa, disse que os encontraria nos Tribunais do Brasil. Mesmo assim, e tentando uma ultima solução amigável, o que sempre é bom para todas as partes, enviei novamente os bilhetes que comprei onde consta o IP associado a conta que eles desativaram. Vamos ver se posicionam-se. O problema, é que os bilhetes para emissão com avios, estão esgotando. As datas que pretendia não consigo mais emitir em avios. Como estarei em férias com a família no Algarve, como fazemos todos que somos Portugueses no verão, até meados do agosto, não quero me aborrecer com isto agora. Como disse, esta com meu advogado, salvo se a Ibéria creditar os avios. Realmente lamentável.

        • Henry disse:

          Sim e o correto
          Lembrando que a Iberia ha anos eh muito confusa com esse negocio de nome, sobrenome, apelido
          Os caras fazem uma confusão danada com isso, levando as pessoas a fazerem novo cadastro

          • osso disse:

            oh Diante menos né meu filho? A ?Iberia fez a bagunça toda, jé esta descumpridor prazos e agora escolhe um critério que é só bom para ela? Vai apanhar na justiça.

  14. Gustavo Saraiva disse:

    Fábio, no meu caso, criei minha conta para participar da promoção. Assim que criei, recebi por e-mail dois números Iberia Plus, como se eu tivesse criado duas vezez, mas somente o fiz uma única vez. Contudo, fiz a compra dos 10 bilhetes e todos eles ficaram atrelados ao número Iberia mais recente.. mandei todos os bilhetes pra eles agora e meus documentos para comprovação. Acredito que criaram essa conta em duplicidade já agindo de má fé. Contanto, na conta mais recente onde está atrelada a compra recebi o segundo e-mail (na qual diz que ficará válido o Iberia mais antigo)… e na conta mais antiga, recebi o e-mail pedindo pra comprovar meus dados. Enfim, vou aguardar e ver o desenrolar disso, caso contrário terei que me indispor com a empresa.

  15. N disse:

    No meu caso, ainda não tive nenhum avio creditado. Nao recebi nenhum email com comunicado da Iberia. Tenho cadastro antigo no Iberia Plus e efetuei a compra no site do brasil no dia 24 após as 19h , tendo tds as confirmacoes recebidas em meu e-mail no dia 24. Estava aguardando o décimo dia para tomar providências e amh entrarei em contato com a Iberia . Ao que me parece , não honraram a questão do horário local tb, mesmo tendo sido feita a compra no site local e no período de vigência do anúncio . Alguém na msm situação?

    • Rosiane Carvalho disse:

      Olá, N! Eu estou na mesmíssima situação. Meu marido tbm. Não sei como proceder

    • Anderson disse:

      Eu comprei as passagens no dia 24 após as 19:00 e recebi ontem os avios.

      • Rosiane Carvalho disse:

        Sua conta tbm era antiga? A minha tem no mínimo 2 anos! Emiti 7 trechos para 2 pessoas. Mesmo não tendo recebido nenhum e-mail da Iberia, mandei os documentos e comprovantes para o endereço de e-mail que eles disponibilizaram. Que ansiedade!

  16. N disse:

    Poderiam disponibilizar alguns prints da pagina da promoção e de trechos disponíveis para facilitar as ações dos que forem prejudicados. Se puderem , será bastante útil. Agradeço.

  17. Pedro disse:

    Recebi o segundo e já enviei a documentação solicitada. Agora é aguardar e ir compartilhando as novidades.

  18. José Geraldo disse:

    As passagens podem ser emitidos com esses Avios para qualquer pessoa ou só para o titular do IBP?

  19. osso disse:

    Obviamente a saida deles é a mais desonesta possível. Deveriam apenas estar evitando da pessoa receber avios em duplicidade, essa da primeira conta criada é obviamente uma artimanha para não honrar o que foi comprado, que invariavelmente nos honestos foi a ultima criada e não a primeira. O certo era olhar se a pessoa tinha tickets comprados, honrar os dessa conta, bloquear as contas sem ticket. No caso de ter tickets comprados em duas, creditar avios apenas em uma, simples. Isso depois de ver se não são pessoas diferentes mesmo, afinal existem honominos.

    Além disso a baixaria de tratar todos como bandidos, bloquear contas sem avisar, tudo depois de dar os avios para as contas já existentes.

    A comunicação continua zero e não há noticias de ninguém que esta no bloqueio ter recebido ponto algum.

    Vão tomar muito processo para aprender.

  20. Osso disse:

    Bom o meu caso parece ser da duplicidade mas não recebi email algum. E a solução é para lá de desonesta. No meu caso criei a conta com sobrenome no lugar errado. Para não dar confusão, criei novas com sobrenome certo e emiti. A Iberia devia ter pensado nisso antes usando um simples CPF. Vão ser processados já que não cometi fraude alguma e cumpri a oferta da promoção.

    • Marcio Correa disse:

      Imagino que pode ter acontecido o mesmo comigo, pois quando fui comprar, o sistema da IB estava tão instável que criei uma conta e o meu sobrenome saiu duas vezes, por exemplo: Silva Santos Silva Santos. Com temor de dar errado e na impossibilidade de corrigir, o sistema, que é falho, permitiu que eu criasse uma nova conta, desta vez com meu nome e sobrenomes corretos. O que “os gracinhas” fizeram. Cancelaram a que esta com nome certo e que tem as compras, e imagino devem ter preservado a que esta com sobrenome duplo e errado. Como relatei ao leitor Dinarte, estou saindo de férias, mas passando tudo para meu advogado solicitar as mais “pesadas” indenizações. Não quero mais avios, quero encontra-los perante o (a) Juiz(a). Não tenho pressa, tenho ira do tratamento recebido. Nos meus bem vividos 60 anos, nunca fui tratado assim, insinuam má-fé de minha parte. Vou ate a corte internacional de Genebra, ou onde for, se preciso. #tamojunto

  21. Luiz de Freitas disse:

    … estou registrado no IB Plus há uns 6 anos … viajei pelo menos 15 trechos em Business entre EZE/MAD, GRU/MAD, GIG/MAD, MAD/FCO, ORY/MAD e MAD/LHR, ida e volta, e em todos esses trechos não tive nenhum problema com a empresa … inclusive há muitos anos tive uma disputa sobre a transferencia de pontos entre a rede ACCOR->Ibéria e o assunto foi resolvido satisfatoriamente … Creio que ao ser lançada a campanha a empresa não pretendia/imaginava que a campanha pudesse ser utilizada como uma forma barata de compras de Avios razão pela qual seus sistemas entraram em colapso … nada de assombroso nisso … tampouco pretendiam com a campanha aumentar enormemente e rapidamente o número de filiados ao programa IB Plus de sorte ser perfeitamente compreensível todos os acontecimentos inesperados ocorridos … há anos tive minha conta bloqueada pela sistema automático anti-fraude e tal como agora enviei documentos comprobatórios similares aos ora requeridos pela IB Plus … em praticamente todas as atividades humanas aqueles que já são membros de um clube, de qualquer espécie, em geral, exatamente por conta do maior tempo de fidelidade ao programa, têm maiores vantagens que os recém chegados. No caso a promoção foi anunciada antes da abertura das novas contas e para os filiados existenetes sem que, entretanto, se possa assumir que a promoção tenha também liberado as novas contas das necessárias averiguações. Assim, a simples inscrição e outorga do número IB Plus não garente a essas novas contas, de imediato, os mesmos direitos das demais já existentes.
    Como empresa comercial a Iberia, imagina-se, deve almejar aumentar o número de filiados ao programa, com as devidas cautelas, sendo exemplo dessa cautela a devida verificação da real existencia do pretendente a membro do IB Plus fato que descarecterizaria eventual alegação de má-fé.
    Endosso a sugestão, apresentada pelo Henry, de um prorrogação no prazo de prescrição dos Avios advindos dessa promoção àqueles que ultrapassarem a verificação de admissão ao IB Plus. Convém alertar que todos os dias novos voos e, portanto, novas disponibilidades de emissão são acrescentados ao inventário de passagens pagas com Avios no IB Plus.

    • Henry disse:

      Engraçado que teve um cidadão que não contribuiu em nada para avisar que os ávios entraram na conta…eu vim aqui neste site e em outros poucos minutos após emitir minha passagem… aqui no PP fui o primeiro a postar a informação para que os colegas emitissem suas passagens…aí, o cara se acha no direito de ofender pessoalmente dizendo que eu sou desonesto, demagogo…
      Atribuo seu desespero talvez ao fato que o cara tenha tentado criar muitas contas para obter lucros financeiros…e a Iberia está fazendo um pente fino… a empresa cometeu muitas falhas nesse processo todo… desde o início da promoção eu falei isso aqui e em outros sites… o maior dele a falta de comunicação…
      Mas.. ela está creditando os ávios das pessoas….
      Não é a primeira vez que a Iberia tem problemas de acesso nas contas… eu tenho conta lá desde 2012 e umas 2 ou 3 vezes não consegui acessar… numa delas, precisei enviar documentos… e não tava rolando promoção…..
      Pelo visto a empresa tem uma política de combater fake users…. não é só no Brasil que tem pessoas se usando dos programas de fidelidade para aferir lucros financeiros, o que foge ao objetivo dos programas e que ferram com os verdadeiros usuários. pessoas que procuram dar um uso pessoal aos programas….
      Infelizmente, nesta promoção tiveram pessoas que abriram conta em nome da esposa, filhos, o que totalmente lícito e que foram prejudicados pela enxurrada de pessoas que tentaram cadastrar fake users, pois a empresa detectou e pediu a comprovação…
      E esse é o desespero dos fake users… talvez não possam comprovar que são os Jason Bourne, o James Bond e a Cinderela, que, pelo visto, tb perdeu seu sapatinho de cristal…
      A empresa está estendendo a promoção além do previsto..
      Até onde se sabe, ela enviou e-mail para seus associados… e nas regras de emissão ela disse claramente que receberiam os ávios aqueles que conseguissem ser identificados como associados do IP….
      Mas.. mesmo os que não conseguiram ser identificados como tal, ela está dando a chance de receberem seus ávios…bastando comprovar através do e-mail…
      E, de forma correta, está informando que os que não se identificarem, terão os valores devolvidos, enviando os dados da emissão…..
      Não é demagogia alguma informar que as pessoas que receberem seus ávios depois devem ter um prazo de 2 ou 3 meses para poderem levar a pesquisa de disponibilidade até fevereiro de 2020…
      Tb não é desonesto ter emitido e aproveitado a promoção… eu recebi o e-mail, comprei as passagens, e, no meu caso, não corri risco algum, porque além de ter recebido o e-mail meu cadastro no IP estava ok.. dias antes tinha emitido passagens para mim… ontem emiti as duas executivas…e ainda corri o risco de ficar sem as passagens para sair de Madri… porque dei o alerta nos sites, sem ter emitido o trecho doméstico na Europa… o aviso de que os ávios estavam na conta, ia gerar, como gerou, uma imensa demanda por emissão de passagens, tornar o site mais lento…. mas, aí sim, eu assumi um risco pessoal, em troca de poder fazer com que os colegas dos sites pudessem se sentir feliz emitindo logo suas executivas, como eu fiz…
      Se não der para sair de MAD com Iberia, tento Alitalia, AF, TAP…. sem problemas…. de repente aquelas 400k milhas Smiles podem prestar pra alguma coisa…
      Impressionante como certas pessoas se acovardam em denunciar as rasteiras que o Smiles dá nos associados, mas se tornam leões em ofender os colegas de fórum….
      Os que abriram contas em nome de esposa, filhos e que iam dar uso pessoal, se não resolverem seus problemas de emissão com a empresa, devem sim correr atrás de seus direitos..
      Já os fake user´s que estavam tentando aferir lucro financeiro, que tentem… ou então podem comparecer ao caixa pra pegar a grana de volta….
      Na cabeça dessas pessoas, se aplicarem na “bolsa de valores”, vão se achar no direito de reclamar quando o preço da ação cair…
      O que os caras queriam é que a Iberia aceitasse os fake user´s, vender os ávios, e permitir exatamente o que as empresas que compram milhas no Brasil fazem: simplesmente detonam a disponibilidade de assentos porque possuem mega logística/estrutura…
      Isso essa pessoa não acha desonesto….

  22. Marcos Almeida disse:

    Curioso isso…
    Tenho 2 contas, uma foi aberta em 2016 e nunca usei pra nada.
    No fim de 2017 fui comprar uma passagem e de jeito nenhum consegui acessar com o Iberia Plus de 2016, etão acabei criando um novo registro.
    Participei da promoção usando meu registro de 2017… e recebi os avios normalmente!
    Parece que a “implicância” é só com contas criadas durante a promoção. Eu tenho 2 contas antigas e não fui afetado, tendo recebido os 90k.
    Alguém com 2 contas antigas recebeu esse e-mail?

    • Henry disse:

      Eu recebi o e-mail… e, como em várias promoções que já rolaram antes, nem sempre a promoção é aberta para todos… não tenho absoluta certeza que essa foi aberta a todos…
      Este semana mesmo… acho que foi o Alê, deu um feed back que não conseguiu o status na ANA porque não tinha recebido o convite… ele tentou, mas não rolou…
      Se as pessoas lerem o regulamento da promoção é bem claro que a Iberia iria dar os ávios a quem fosse identificado com seu numero IP durante o processo de compra das passagens….

      “…….Los Avios se anotarán en la cuenta Iberia Plus de todos los clientes identificados como miembros del programa Iberia Plus durante el proceso de compra, en un plazo de 10 días tras realizar la compra…..

      Mas… A Iberia está estendendo o crédito de ávios a todos que comprovarem com documentos a regularidade do cadastro…
      Ah… se vc realmente fizer os 10 voos comprados, não esquece que eles tb dão direito a ávios… leia o regulamento que fala que “….Le regalamos 9.000 Avios ADICIONALES…”…
      Era isso que estava no e-mail que recebi….

      • GILBERTO GOMES JUNIOR disse:

        A promoção dos 9mil avios estava em letras escandalosas na página inicial da Iberia, em português, para qualuquer um, logado ou não, ver. Não foi promoção direcionada à quem tinha conta antiga. Inclusive no email recebido por alguns, a Iberia convidava para se cadastrar no Iberia Plus e participar na promoção. O que vejo em alguns comentários é a inversão dos valores: a presunção da boa fé é transformada em presunção de má-fé. Presumi-se que todos que criaram as contas no período da promoção fizeram de maneira desonesta e são Cinderelas, James Bonds e Jasons Bournes. A Ibéria teve 10 dias para rever os cadastros novos, solicitar documentos, fazer o que bem entende-se. Mas não, preferiu aguardar o prazo prometido para o crédito dos pontos para “realizar” protocolos de segurança. É pra lá de irrazoável essa atitude.

  23. Rodrigo Diniz disse:

    Pessoal, sem desespero , eu também nunca tive conta e me mandaram e-mail dizendo que tenho outras e cancelando a da conta promocional , já mandei o e-mail e vou separar 7 dias úteis para entrar com processo judicial , tenho o regulamento , os prints da promoção .
    Se não cumprir o combinado , vai ficar pelo dobro do preço com dano moral, simples assim🙂

  24. Diego disse:

    Eles estao deliberadamente agindo de ma Fe. Nunca fui cliente Avios e so tenho umaconta, feita na promocao! Alegaram q tenho varias, que a Mais nova foi cancelada (obvio, pois era a q eles deveriam creditar os Avios) e PONTO! Sequer pediram envio de documentacao pra provar qqer coisa, simples assim! Indignado!

    • Nilton "Tchô" disse:

      Estamos juntos nessa Diego! Indignado ….

    • Diego disse:

      Apenas complementando, no comunicado que recebi eles afiram que várias contas em duplicidade foram criadas RECENTEMENTE em meu nome!!! Ou seja, agora sim esta mais claro ainda para mim que querem se livrar do problema, pois nao é o caso de eu ter uma conta antiga da qual eventualmente poderia nao me lembrar. Aos que estao dizendo disso (conta antiga que nao se lembra), leiam novamente o comunicado da IBERIA, o meu esta escrito am alto e bom tom contas RECENTEMENTE criadas. O que definitivamente nao é o caso (mto menos conta antiga)

  25. andre disse:

    Pessoal,
    Por acaso, quem já mandou email pra iberia esta recebendo dela alguma confirmação de recebimento desse email ou nao? Eu encaminhei, porem nao recebi nada dizendo se eles receberam.Poderiam reportar como aconteceu comvcs

    • Claudia disse:

      Estou recebendo sim, Andre! Uma confirmação de que receberam corretamente a mensagem eletrônica!

      • GILBERTO GOMES JUNIOR disse:

        Hoje cedo mandei e recebi uma confirmação. Agora a tarde mandei outro, com os tickets, e não recebi nada.

        • andre disse:

          Pois e , ontem mandei e recebi confirmação de que receberam. Agora mandei a documentação e nao recebi nada tambem. Claudia, por acaso essa confirmacao que recebeu ocorreu por agora ou em emails anteriores.

          • Claudia disse:

            Assim que eu mandei o e-mail com copia do documento (passaporte) e os comprovantes dos bilhetes! Por volta de 13h45!

        • Marcio Correa disse:

          Enviei e-mail ontem e recebi confirmação de leitura e que iriam entrar em contato. Hoje, enviei outro, sem resposta que foi recebido. Tem coisa errada ai. Justiça na IB. Amanhã vou conversar com meu advogado. Não quero, nem preciso, de qualquer indenização para usar o pequenas causas (20 sálarios), pretendo ingressar pedindo tudo que meu advogado conseguir pleitear, dentro da Lei. Tenho que pensar que receberam meu dinheiro, que esta com a IB, e não me bonificaram com os avios da promoção. Estão usando como álibi, uma “suposta conta antiga” para não honrar a promoção de quem abriu conta nova, sem saber ou lembra-se que já tinha conta na IB. Lamentável.

  26. Nilton disse:

    Fábio, eu recebi os pontos mas minha esposa recebeu esse primeiro email. Foi ACUSADA de ter 2 contas! Como assim? Ela não fez 2 contas, NUNCA ! E ai como faz pra resolver ? Ela está arrasada pelo simples fato de ter sido acusada de algo que não cometeu.

    • Fábio Vilela disse:

      Nilton,
      Sugiro que sua esposa mande um email com o documento dela, numero IP e os bilhetes para o email da Iberia e espera uma conclusão.

      • NIlton "Tchô" disse:

        Mas eles CANCELARAM a conta, simplesmente não existe mais !

        Já mandamos todos os comprovantes, nesse caso em específico a CNH e todos os 10 tkt em pdf. Agora é só Jesus na causa… e por falar nisso acabei de conversar com meu advogado e ele entendeu que seria melhor ajuizar a questão pela falta de respeito, por nos gerar improdutividade nos forçando a perder horas de um dia resolver um problema que nos foi trazido pela empresa.

        Vou esperar até segunda-feira, se não obtiver resposta, entraremos em juízo não somente para que honrem a promoção, tanto como seja feito o pedido de dano moral e material. Posto a sequência dos fatos, pode contar comigo.

  27. Daniela disse:

    Fábio, meu esposo criou uma conta para ele e para mim no dia da promoção. Ele fez a compra na conta dele e colocou o meu IB Plus para que eu também pudesse receber. Ele recebeu o segundo e-mail e vai mandar a documentação solicitada. Eu ainda não recebi o e-mail. Você acha que eu deveria mandar os meus documentos juntos com os tickets dizendo que foi meu esposo que comprou? Obrigada!

  28. andre disse:

    Uma duvida Fabio ou participantes. Mando esse email em portugues ou ingles?

  29. Claudia disse:

    Estou no segundo caso! Ja mandei os bilhetes! Agora vamos aguardar!

  30. Dirceu Pereira disse:

    Estou na situação das contas novas. Vou enviar a documentação mas estou preocupado. Afinal, o atraso no crédito pode significar menos opções de voo.

    Ademais, espero que eles honrem a promoção. Eu estou honrando a minha parte.

    • Fábio Vilela disse:

      Eu faria o mesmo Dirceu – depois nos conte a conclusão.

    • Douglas disse:

      Dirceu, eu tive meus Avios creditados, mas minha esposa e filha não. Printei as telas de resgate nas datas que tenho interesse em viajar, para que, eventualmente, peça indenização, caso não haja mais vagas ou então os valores de resgate tenham subido.
      Se eles tivessem tomado esse cuidado de ter feito isso no dia seguinte ao término da promoção, ou seja, antes do crédito dos Avios nas contas, esse problema não teria ocorrido.
      Ou seja, uma empresa Espanhola dando uma de brasileira, só depois que viram a encrenca que se meteram.

  31. Henry disse:

    Tenho conta antiga.. recebi meus ávios ontem, por volta das 16:05 hs.. por volta das 16:07 emiti duas executivas pra MAD.. às 16:12 já tinha enviado mensagem aos principais sites, inclusive este aqui, informando aos colegas sobre o crédito dos ávios..
    Até agora a cia. não tinha liberado um comunicado oficial, o que era muito ruim.. agora sim, fez a coisa certa e nos parece que o comportamento é o adequado…
    Apenas penso que, os que tiveram conta bloqueada, mas que não fizeram nada de errado, deveriam ter os seus ávios com validade aumentada por uns 2 a 3 meses..
    Pela simples razão que eles ficaram em desvantagem em relação aos demais, como eu, que fui um dos primeiros a receber e na mesma hora emiti as passagens…
    No mais é parabenizar a empresa que não se comportou com certas empresas que, quando verificam que a promoção é muito boa para o cliente, tiram do ar e e voltam com ela “reformatada”, retirando a vantagem que o cliente tinha…
    A empresa está assumindo um possível erro de comercialização…

    • Fábio Vilela disse:

      Concordo Henry – quem tiver atraso no crédito vai sair na desvantagem – uma pena!

    • José Júnior disse:

      Henry, você é um cara bastante participativo nos blogs de viagens nacionais, portanto, fácil reconhecer… da mesma maneira que é notável que és uma pessoal safa, digamos assim, no assunto. Então, convenhamos… você sabe que o problema não é dar mais prazo lá no final… o problema é o hoje. Ninguém pensa em emitir em dezembro ou janeiro, porque não terá mais nada lá na frente… como você bem falou, já o fez rapidinho… então, você, tanto quanto ou melhor do que todo mundo aqui, sabe que a opinião que emitiu é pura demagogia relacionada ao conforto de já está com o seu garantido. Um comportamento comum, mas obviamente indesejável, tanto quanto é desonesto. Você sabe que não adianta darem mais um mês ou dois lá na frente para os que não receberam… pq esse pessoal queria e deveria é ter tido a mesma oportunidade que você de emitir a mesma passagem que você já emitiu e, portanto, não tem nada a ver com lá na frente.

      • Luis Rocha disse:

        Concordo plenamente, José Junior.

      • Henry disse:

        Todas as pessoas que tinham conta regular na Iberia, como eu tinha, receberam seus ávios e puderam emitir suas passagens… em uma das opções que desejavam…
        As pessoas que não receberam os ávios foram as que abriram contas novas… o regulamento não proibia a abertura de contas novas, além do que o sistema no mesmo momento fornece um número do IP e permite a emissão do cartão virtual…
        Mas, pelo que se comenta, algumas pessoas tentaram aproveitar a promoção para criar contas com nomes que não existem, com o intuito de gerar passagens baratas para, quem sabe, vendê-las…
        O que a Iberia fez ?? travou as contas novas e pediu que as pessoas que fizeram a abertura de forma correta, para família, que estas pessoas enviassem os documentos.. e terão seus ávios creditados na conta e poderão emitir suas passagens..
        Estas pessoas estão em desvantagens ?? sim estão.. eu disse isso… tanto que achei que o mais correto é a cia. prorrogar suas milhas por mais 2/3 meses…
        Mas.. veja que, os programas de fidelidade estabelecem promoções em que aquele que já tem algum relacionamento com o programa, pode emitir com um certo tempo de antecedência em relação aos que não tem..
        O Smiles faz isso: quem é do Clube Smiles ou Diamante, tem 24 horas de vantagem para emitir passagens…por um acaso nunca vi vc vir aqui nos fóruns dizer que o Smiles é desonesto…. e ele faz isso a toda hora…
        As pessoas que tiveram suas contas bloqueadas, não receberam seus ávios por culpa daqueles que tentaram usar a promoção de forma a obter lucro financeiro…..
        Então, direcione sua ira para essas pessoas que tentaram criar contas fakes para emitir passagens baratas para lucrarem com isso…
        O que parece é que vc se encaixa nesse grupo, que teve a conta bloqueada porque a Iberia desconfiou que aquela conta que vc criou em nome de Jason Bourne, James Bond e Cinderela, não eram apropriadas…
        De qq forma a cia. está dando a chance de você provar que é o Jason Bourne, o Bond ou até mesmo a Cinderela…é só enviar o sapatinho de cristal…
        Eu fiz aquilo que achei certo:
        Assim que comprei meus bilhetes na promoção, comecei a pesquisar a disponibilidade… fiz o dia alvo, mas pesquisei mais 30 opções, caso não conseguisse..
        Recebi meus ávios, emiti as 2 passagens no dia alvo, e comuniquei aos colegas que já estava com os ávios na conta para que eles olhassem suas contas e corressem atrás…
        Fiz aquilo que nem pretendia fazer mais, que é postar comentários aqui no PP.. mas em respeito aos colegas que estavam ansiosos, postei tb aqui…
        E acho que a Iberia deve sim dar uns meses a mais para as pessoas que tiveram contas bloqueadas…
        Isso não será a solução perfeita… mas vá reclamar com aquelas pessoas que tentaram usar a promoção de forma inadequada, aferindo lucro financeiro…
        Mas.. acho que talvez não dê pra você se olhar no espelho e reclamar de você mesmo…

        • Luis Rocha disse:

          Henry,

          Entendo o seu argumento sobre fidelidade mas não se enquadra nesse caso. Se você fizer uma rápida pesquisa nas materias dos blogs internacionais e ler os comentários, verá que contas antigas sem movimentação ou que nunca tiveram AVIOS também já receberam os pontos. Isso é ser cliente fiel da IBERIA? Acho que não. O mais justo seria prolongar o prazo de recebimento dos avios até ser normalizado a situação de todos e que começassem a ser postados nas contas de acordo com a data de compra. Quem comprou dia 22 receberia primeiro e assim por diante.

          • Henry disse:

            Luis Rocha…
            Se a cia. prorroga o prazo para creditar os bônus, para além dos 10 dias, aí, os que não tiveram problemas com o site diriam que foram prejudicados…
            Infelizmente, o que parece é que muitas pessoas criaram conta nova com o claro intuito de obter vantagem financeira comercializando as passagens…
            Seria o velho problema das pessoas que vendem milhas para as empresas que compram milhas para emitir passagens..
            Vc tem alguma dúvida que tem muitas pessoas que estão pu**s da vida porque não vão poder vender seus ávios para essas empresas ??
            E mais, se a Iberia libera o período de emissão ao mesmo tempo para todo mundo, inclusive quem já tinha conta no Iberia, aí mesmo só essas empresas é que iam emitir passagens, porque a logística delas é imbatível..
            A gente não consegue emitir…. simplesmente eles iam deitar e rolar..
            Até mesmo os colegas que abriram contas para usar com a família iriam ficar tb no prejuízo…
            As pessoas que assim agiram é que acho que vc e o seu colega devem direcionar sua ira….
            Eu apenas “comprei” esses ávios baratos para emitir, como emiti, 2 passagens.. só isso…

        • José Júnior disse:

          Henry, pelo conteúdo de suas mensagens e das minhas, percebe-se que o único com ira aqui é você mesmo… e foi desonesto mais uma vez ao acusar as pessoas com mentiras e desvirtuando o sentido da nossa mensagem, inclusive com argumentos falaciosos.

        • Elton disse:

          Creio que o caso em questão realmente não se encaixa na categoria de “Quem já tem relacionamento tem vantagem”, como acontece no Smiles. Porque no caso do Smiles isso já esta explícito em muitas campanhas quando estas são lançadas. Nesse caso, em nenhum momento a Iberia alertou que quem tivesse relacionamento anterior, ou tivesse o status X receberia o Avios primeiro, ou que quem abrisse contas novas passaria por um processo de auditoria que poderia atrasar o crédito dos pontos. Isso não seria um problema tão grande se os Avios tivessem a validade padrão do programa, já que alguns dias a mais ou a menos não fariam tanta diferença. Mas nas condições que foram colocadas na promoção, esses dias são cruciais. E outra, a empresa teve 10 dias para fazer essa auditoria, mas esperou até finalizar o prazo de crédito dos Avios, para só então começar a mandar e-mail, que depois ainda terá um prazo para ser respondido e só então os Avios serão creditados. Realmente uma lambança colossal.

          Outra questão é que somente estender o prazo de quem tem conta nova não vai resolver o problema da maioria das pessoas, já que muitos criaram contas para parentes que vão viajar juntos. Por exemplo, se o marido já tinha uma conta e recebeu os Avios, mas a esposa tem uma conta nova e não recebeu, mesmo que estendam o prazo dos Avios creditados para a esposa, os avios do marido ficariam com o prazo original, e se eles vão viajar juntos, isso não resolve nada.

          A questão é que as pessoas fizeram um planejamento com base nas regras divulgadas pela companhia na promoção, aí a companhia simplesmente mudar as regras no meio do jogo e prejudicar uns e beneficiar outros, realmente não há justificativa pra isso.

          • osso disse:

            A verdade é que a IBERIA fez uma cagada de elefante. Vai dar um monte de processo. Quem acha que ela foi honesta é só quem recebeu pontos antes e já emitiu suas passagens.

        • Rosiane Carvalho disse:

          Olá, Henry!
          Minha conta e de meu marido na Ibéria são antigas, inclusive já tinha la alguns avios de uma viagem anterior. No momento das compras, ao informar os dados dos passageiros, coloquei o nº Ibéria direitinho. Recebi todas confirmações de compra, quando entro na minha conta, todas aparecem corretamente. No entanto, até agora não recebi absolutamente o crédito dos avios, nem qualquer e-mail sobre o assunto. Não sei como proceder.

  32. Helton disse:

    Pera, quer dizer que a compra que eu fiz na sua conta do IBERIA PLUS (sim, abri uma, já que nem de longe eu sabia/recordava que ja tive alguma), não terei direito a receber os Avios? Somente o reembolso??

    • Fábio Vilela disse:

      Helton,
      Eu no seu caso mandaria o email para a Iberia com seu documento e todos os bilhetes – independente de qual email/comunicado você recebeu.

    • Rodrigo disse:

      Estou na mesma situação. Não tive má-fé e abri uma conta nova pq não me recordava da antiga. Comprei apenas uma vez (90k avios). Recebi o segundo email. De qualquer forma se não creditarem os pontos vou ter que recorrer à Justiça, pois não vou aceitar a devolução.

      • Marcio Correa disse:

        Exatamente, acho que não é bem assim. Muito sinistro este posicionamento do IP. Muita gente, inclusive eu, não se lembrava de ter conta antiga no IP. As pessoas que compraram de boa fé, ou seja, viram a promoção e criaram uma “nova conta”, tem de serem atendidos e os avios bonificados. Se o sistema permitiu criar uma conta com mesmo e-mail e nome, ele é falho, penso que ao tentar se abrir uma conta “ja existente” deveriam informar algo como: “Identificamos que este e-mail/nome possui uma conta ativa em nosso sistema”. Agora, quem criou varias contas e fez varias compras, neste caso concordo que possa ter algo errado, até mal intenção, e não devem bonificar mesmo.

      • João Moreno disse:

        Poderíamos organizar uma ação coletiva com todos que tiveram o mesmo problema que você e eu.

        Não temos como recuperar o número antigo pelo e-mail, já começa por aí…

        • Marcio Correa disse:

          João, podemos sim. Eu nem ia comprar, e o fiz no “apagar das luzes”, inclusive o sistema estava tão instável que quase não consegui. Tenho amigos que compraram, até por minha influência, e pode ser que algum deles esteja com mesmo problema. Não recebi, até o momento, nenhum e-mail. Mas, se receber nos termos de “nós vamos devolver sem multa porque somos bonzinhos”, minha resposta será: ” Não aceito devolução, nos vemos nos tribunais”. Não tenha dúvidas. Que culpa tenho se os Russos deram uma “chinelada” na seleção de España. Querem descontar na gente? Desculpe, mas não aguentei, kkkk

          • João Moreno disse:

            Haha, realmente não temos culpa!

            Mas vamos esperar mais uns dias, até eles conseguirem se organizar e ver como vamos ficar.

            Vai ser muito importante organizar posteriormente essa ação coletiva caso nossos interesses não sejam solucionados. Mas vamos dar um prazo, pois sabemos que está sendo um problema global e tenho alguma esperança…

            Vamos torcer.

  33. João Moreno disse:

    Eu recebi esse email, eu nem lembrava de uma conta antiga minha… nesse caso só vou conseguir o reembolso? =/

    • Fábio Vilela disse:

      Mas você tem conta antiga ou não?

      • João Moreno disse:

        Aparentemente sim! Recebi 2 emails, acabei de ler o conteúdo da segunda… (deveriam ter um meio de recuperar senha por email ou não aceitar um mesmo email em 2 contas…

        “Dear customer,

        We have noticed that several Iberia Plus accounts have recently been registered in your name. For your security, we have cancelled the duplicated accounts, leaving the original and oldest one active.

        You can continue to enjoy all the benefits of the programme through this account. Likewise, if you took part in the 9,000 bonus Avios promotion for purchasing at Iberia.com from 21 to 24 June 2018, we will record the relevant Avios to your account.

        If you have purchased a ticket associated with the cancelled account and would like a refund or would like to perform any other transaction regarding it, please contact us via email…”

        Me ferrei.. Transferi uns pontos Esfera (para a conta nova), minha esposa vai receber os Avios e eu…

        • Fábio Vilela disse:

          Ixiiii, mas pelo menos eles estão dando a opção de reembolso integral.
          O que você pensa em fazer?

          • João Moreno disse:

            Enviei um email como solicitado, porém requerindo os Avios, o reembolso para mim não é interessante… Se não me creditarem os Avios, tenho terei argumentos e evidencias para a justiça….

            1) Como deixam criar uma conta com um e-mail já existente

            2) Não existe a possibilidade de recuperar o número de afiliado apenas com o email

            3) Tenho essa conta e pelo jeito não acesso ela tem mais de 10 anos (se um dia cheguei a acessar)!

            4) Fiz todo o processo como combinado no termo de uso (se a conta não fosse válida, que não deixasse autenticar)

            5) Os pontos que transferi do Esfera estão lá na conta nova!

            6) O transtorno causado (minha esposa vai receber, mas eu não), o prejuízo (meus pontos Esfera)

            Eles sabem que fizeram caca e agora querem dar de espertos..

            Mas valeu! Continuo confiante que vai dar certo!

            Ps: Parabéns de verdade pelo blog (sou muito viciado no site)

  34. José Júnior disse:

    O problema é o time desigual. Não basta receber, tem que ser tempestivo. Receber daqui a um mês, ou uma semana que seja, não é o mesmo que receber hoje… porque é sabido por qualquer um que esta promoção tem o viés de ser ágil na emissão. Assim, receber depois configura desigualdade de condições e tratamento, o que não poderia ser feito a esse pretexto

  35. Mick disse:

    Tenho cadastro antigo. Pontos devidamente creditados com sucesso. Obrigado PP!

  36. FREDERICO DONAGEMMA disse:

    Eu recebi o segundo comunicado solicitando o envio do documento e dos tickets para crédito dos Avios, já enviei o que foi solicitado e assim que tiver algum resultado eu posto aqui.

    Mais uma vez, obrigado pelo bom trabalho que o Passageiro de primeira faz!

  37. Hugo Leonardo disse:

    Tenho conta já há algum tempo no programa, e consegui receber os Avios normalmente ontem. Fizemos uma conta nova para a minha esposa visando aproveitar a promo, os Avios ainda não foram creditados e nenhum email foi recebido até o momento.

  38. Denis disse:

    Recebi o segundo comunicado. Minha conta é nova, aberta para participar da promoção.
    Vamos ver quanto tempo demoram para processar tudo isso…

Deixe uma resposta

Tudo sobre Programas de Fidelidade
As melhores avaliações de cabines de Primeira Classe e Classe Executiva do mundo
Luxuosas suítes de hotéis