Promoção Iberia – Estaria a empresa agindo de má fé?

Diversos Programas de fidelidade 171

Por Fábio Vilela

Pessoal, a novela continua! Aparentemente as pessoas que tiveram suas contas congeladas/bloqueadas durante a promoção de 90.000 Avios e enviaram os documentos para a Iberia desbloquear, estão recebendo a seguinte mensagem:

“ Please accept our sincere apologies for the inconveniences we may have caused you for not being able to respond until today the e-mail you sent us regarding our 9,000 Avios promotion and unlock your account.

We correctly received your documentation and we would like to inform you that we proceeded to activate your Iberia Plus account, we generated a new temporary access PIN code for you to enter into your Iberia Plus personal profile. You will receive it soon on the e-mail address associated to the Iberia Plus account.

We are sorry to inform that we have detected inconsistencies in your bookings; therefore, it is not possible for us to credit the promotional Avios into your account. As an exceptional case, you can request the total refund of your bookings (no extra charges).

In case you are interested in proceeding with the cancellation, please indicate us through this via your ticket number and the Iberia Plus account. The deadline to request the refund of your reservations is July 31 2018.

Yours sincerely,

Your Iberia Plus Service Center.“

Pelos relatos que temos recebido, não há qualquer sinal de “inconsistência” na conta dos usuários e aparentemente a Iberia estaria usando “esta desculpa” para não depositar os Avios, e em contrapartida oferecendo o reembolso integral dos bilhetes.

Então agora fica a pergunta: Estaria a empresa usando de má fé?

Aproveitando – alguém que também recebeu este email chegou a responder a Iberia questionando esta tal “inconsistência” ? Quero que vocês usem os comentários para relatar qual é a sua situação no momento – abriu a conta durante a promoção? enviou os documentos? a conta era antiga mas não tinha movimentação? Qual providência você irá tomar? Quando mais informações pudermos compartilhar um com os outros, poderemos entender melhor o padrão que a Iberia está adotando.

171 respostas para “Promoção Iberia – Estaria a empresa agindo de má fé?”

  1. Claudia disse:

    Estamos mandando e-mail com a documentação desde 04/07 e até hoje não recebemos nem aviso de recebimento por parte da Iberia…será que devemos esperar ou entrar no juizado o qto antes?

    • marcelo disse:

      Hj eu recebi meus pontos, mandei só a copia do passaporte, quando desbloquearam minha conta não mencionaram nada para promoção.

      Então depositaram o da minha namorada pois falaram que os dela estava tudo correto, depois que os pontos dela caíram na conta 20 minutos depois apareceram na minha.

      as duas contas foram criadas no dia 23/06 e as passagens compradas também no dia 23/06.

  2. Pedro disse:

    Recebi agora o e-mail confirmando os Avios. Faltaram os pontos referentes apenas a um trecho, vou entrar em contato com eles.

    Mas deu certo!

    “You have now the 81,000 Avios earned in last June’s promotion”.

  3. Maria Cristina disse:

    Ale,

    Você vê a possibilidade de cancelamento, por parte da Iberia, dos 90.000 Avios recebidos em decorrência da Promoção, na hipótese de solicitação da devolução da taxa de embarque por “no show”?
    E, ainda na situação acima, cancelamento de algum bilhete emitido com a bonificação e ainda não voado?

    Grata.

  4. Andre disse:

    Pontos creditados pessoal

  5. Felipe França disse:

    Prezados, bom dia.

    Constas novas, creditadas na data de hoje. Recebemos email para anexar documentos e e-ticktes, depois recebemos email informando sobre novo PIN.

  6. Rodrigo disse:

    Conta nova (já tinha uma antiga com saldo zerado), passagens compradas após as 19:00 horas de Brasilia do dia 24/06/18, e Avios creditados hj com sucesso, após ter enviado RG e cópia dos bilhetes e ter recebido aquele email informando que estava tudo OK e que os Avios seriam creditados em breve!!!

  7. MANUELA PRECARO disse:

    Eu recebi um novo PIN para a conta – que funcionou – e a informação de que os dados das minhas passagens adquiridas durante a promoção foram enviados a um outro departamento e que, caso esteja tudo certo (e está tudo certo!) eles creditarão os Avios na próxima semana. Atualizo aqui qualquer novidade.

  8. Guilherme disse:

    É tranquilo entrar com uma ação? É nos pequenas caisas?

  9. Gustavo Saraiva disse:

    Recebi um e-mail deles dizendo que minhas informações não correspondem aos detalhes de minha compra.
    Eu mandei primeiramente apenas meus documentos em anexo para comprovação de dados. Noutro logo mais mandei os documentos juntamente com todos os bilhetes eletrônicos emitidos assim como as confirmações por e-mail da mesma.
    Enfim, espero que ainda não seja a resposta do segundo e-mail.
    De qualquer forma reenviarei tudo e caso não consiga uma resposta positiva terei que entrar no juizado especial.
    Peço por favor que se alguém tiver os prints da promoção e regulamento que possa me enviar.

    Grato desde já!

  10. Pedro disse:

    Acabei de receber o e-mail informando o desbloqueio com o novo PIN (apesar de eu já ter desbloqueado antes via app) e com a informação, dentro outras:
    “Le informamos que nos encontramos en proceso de anotación, por lo que si todo es correcto, a lo largo de la próxima semana podrá ver los Avios que le corresponden en su cuenta.”

  11. Helton disse:

    Nova resposta:
    De acuerdo con el correo electrónico que hemos recibido en nuestro Centro de Servicios Iberia Plus, en relación a al bloqueo temporal de su cuenta Iberia Plus, le informamos que hemos recibido correctamente su documentación y hemos activado su cuenta de Iberia Plus XXXXXX (conta esta antiga)

    De igual manera, hemos procedido a generarle un nuevo PIN temporal de acceso de la cuenta Iberia Plus 86865482, y lo recibirá próximamente en la dirección de correo electrónico asociada a su cuenta.

    En relación a la campaña 9000 Avios, por comprar en Iberia.com, hemos revisado su solicitud con la información que nos ha aportado. Le informamos que nos encontramos en estudio de su caso para la activación de la cuenta Iberia Plus YYYYYY (CONTA NOVA), por lo que si todo es correcto, a lo largo de la próxima semana podrá ver los Avios que le corresponden en su cuenta Iberia Plus

    Sigo na fé. kkk
    PS: Só queria meus Avios de boa , haha, sem stress. Sou servidor do Juizado Especial de minha cidade, e é realmente uma chatice ter que judicializar por tão pouco.

    • Camilla disse:

      Oi, você tinha duas contas? Eles cancelaram a mais nova? Você comprou em qual conta?
      Aqui abri 2, a primeira não funcionou, e a segunda sim, comprei na segunda conta, eles alegaram que não poderia ter duas contas, e cancelou logo a segunda que eu comprei as passagens, e nao querem dar os pontos. Foi o seu caso?

  12. Andre disse:

    Acabei de receber uma mensagem vaga da Iberia. Sera que vão honrar? Ou vou ter que ir no juizado especial. Lembrando que ja fiz uma reclamacao no consumidor gov e me deram uma carta dizendo que tenho direito aos pontos e era para encaminhar a documentacao para a espanha.

    Please accept our sincere apologies for the inconveniences we may have caused you for not being able to respond until today the e-mail you sent us regarding our 9,000 Avios promotion.

    In relation with the 9,000 Avios campaign for flights booked on iberia.com, we have reviewed your request and the information you supplied. We have sent the information to the relevant department for the awarding of the promotional Avios, if the information in your booking is correct, you should see these credit in your account during the following week.

  13. Rodolfo disse:

    Conta nova e Avios já creditados \o/

    • Pedro disse:

      Boa, Rodolfo!

      1 – Comprou os trechos em que dia da promoção?

      2 – Enviou os documentos em que data?

      • Guilherme disse:

        A minha conta e da esposa foram criadas no dia 23/06 e passagens compradas em 24/06. Documentos enviados praticamente na mesma hora. Na minha entraram os Avios e na dela não. Acho que não tem muito critério, mais na sorte mesmo.

        • Pedro disse:

          Aqui criamos as contas no dia 24/06 e compramos as passagens no domingo à noite.

          Enviamos a documentação + bilhetes dia 04/07 logo após receber os e-mail solicitando-as, e recebemos a confirmação deles sobre a futura análise. Em 11/07 nos enviaram o e-mail informando que a documentação estava ok e que em breve receberíamos a pontuação.

          Até o momento nem eu nem ela recebemos a pontuação.

          • Claudia disse:

            Gostaria de compartilhar que, após uma primeira mensagem da iberia de inconsistências nas minhas reservas e nas do meu marido, resolvi encaminhar tudo novamnete solicitando revisão por parte deles! Encaminhei em PDF as confirmações de todas as reservas, bem como todos os e-tickets e expliquei no texto, detalhadamente, cada reserva! Ontem e hj recebemos e-mail da Iberia confirmando o recebimento dos documentos e que na proxima semana os Avios serão creditados (contas novas/sem duplicidade)! Vamos aguardar, mas acho que vai dar certo!

        • Claudia disse:

          Guilherme vcs chegaram a receber algum e-mail da Iberia após o encaminhamento dos documentos ? Ou foram creditados os avios na conta sem avisarem?

  14. Luiz de Freitas disse:

    AVIOS PROMOCIONAIS DA IBERIA. Ontem minha parceira/namorada recebeu uma resposta da IBERIA nos seguintes termos:
    “Nos ponemos en contacto con usted para informarle que después de revisar los billetes que nos ha enviado, hemos comprobado que existen los siguientes billetes con itinerarios aparentemente incompatibles:”
    No entanto os bilhetes não apresentam qq incompatibilidade de horários pois escolhi ir e voltar de MAD/SVQ 2 vezes no mesmo dia com 40 minutos de intervalo lá em Sevilha.
    Eis as reservas:
    1º voo: MAD(8:45)->SVQ(9:50);
    2º voo: SVQ(10:30)->MAD(11:35)
    3o voo: MAD(17:50)->SVQ(18:50)
    4º voo: SVQ(19:30)->MAD(20:35)
    Também a mensagem contém:
    “Con el fin de proceder a la anotación de los Avios promocionales, necesitamos que nos indique cuál de los billetes anteriormente mencionados desea mantener (el otro será cancelado y reembolsado sin coste), recibirá los Avios promocionales correspondientes a los billetes comprados que cumplan las condiciones de la campaña.

    También Le informamos que para verificar si en las reservas restantes aplica la promoción, es necesario que nos envíe como archivo adjunto el correo que recibió con la confirmación de la compra.
    Cuando nos envíe el documento no olvide incluir su número de Iberia Plus en el asunto del mensaje.”
    Será informado que deseja-se manter (e voar) todos os trechos pois não está claro se os avios serão creditados caso se opte pelo cancelamento e reembolso.

  15. Luis Lopes disse:

    Na maior cara de pau a Iberia me respondeu dizendo que os documentos de cadastro da conta não coincidem com os que enviei. Respondi, novamente enviando print da tela do cadastro com os dados de meu passaporte e cópia do documento.
    Realmente está parecendo que somente restará uma ação no JEC.

    De acuerdo con el correo electr�nico que hemos recibido en nuestro Centro de Servicios Iberia Plus, en relaci�n a al bloqueo temporal de su cuenta Iberia plus, le informamos que hemos recibido correctamente su documentaci�n.

    Sin embargo, la informaci�n contenida en su documento de identidad no coincide con los detalles en su cuenta, por tanto, lamentamos indicarle que no es posible proceder con la activaci�n de su cuenta.

    Reciba un cordial saludo

    Su Centro de Servicios Iberia Plus

  16. Claudia disse:

    Como proceder uma vez que nem o e-mail de confirmação de recebimento dos documentos eu recebi?

  17. Helton disse:

    Minha situação: Recebi email hj dizendo que minha conta foi desbloqueada, junto com o número de um PIN provisório para acesso e que os Avios seriam anotados.
    PROBLEMA: Ocorre que a conta desbloqueada é um IBERIAS PLUS, que, segundo eles, eu tinha (o mais antigo), e as compras, ÓBVIO, até pq sequer lembrava que tinha algum IBERIAS PLUS na vida, foram feitas na compra nova.
    Quando eu enviei o email com os comprovantes e doc no dia 04/07 eu expliquei isso, que não tinha conta antiga e etc e fiz referencia ao novo numero que deveria ter desb/ativado e creditado os Avios.
    Aguardando aqui pacientemente cenas dos próximos capítulos.
    Alguém por estes dias chegou a entrar em contato com o SAC e obteve alguma resposta?? Vlw flw

    • osso disse:

      As contas duplicadas eles vem negando veementemente, mesmo a culpa não tendo sido nossa. Aqui foi feita outra devido a bagunça de sobrenomes. Que o post aqui do blog ate avisava, mas li com pressa, culpa minha.

  18. Gilberto Gomes Júnior disse:

    Eu, diferentemente do meu amigo, apesar de ser conta nova também, recebi o e-mail abaixo agora, mas aparentemente também vão honrar :

    Estimado sr. GOMES JUNIOR:

    De acuerdo con el correo electrónico que hemos recibido en nuestro Centro de Servicios Iberia Plus, en relación al bloqueo temporal de su cuenta Iberia Plus, le informamos que hemos recibido correctamente su documentación y hemos activado su cuenta de Iberia Plus.
    De igual manera, hemos procedido a generarle un nuevo PIN temporal de acceso, lo recibirá próximamente en la dirección de correo electrónico asociada a su cuenta.
    En relación en la campaña 9000 Avios, por comprar en Iberia.com, hemos revisado su solicitud con la información que nos ha aportado y hemos pasado la información de sus billetes para el proceso de anotación de esta promoción. En breve podrá ver los Avios que le corresponden en su cuenta.
    Reciba un cordial saludo

  19. osso disse:

    Aqui infelizmente nada, nem na duplicada, nem nas sem duplicidade dos meus amigos.

  20. Gilberto Gomes Junior disse:

    Amigo meu acabou de receber essa mensagem:

    Estimado sr. XXXXXX:

    De acuerdo con el correo electrónico que hemos recibido en nuestro Centro de Servicios Iberia Plus, en relación a al bloqueo temporal de su cuenta Iberia plus, le informamos que hemos recibido correctamente su documentación y nos gustaría informarle que procedimos a activar su cuenta de Iberia Plus.

    De igual manera, hemos procedido a generarle un nuevo PIN temporal de acceso a su cuenta, el cual recibirá prontamente a la dirección de correo electrónico asociada a su cuenta, asimismo, le indicamos que debe generar un nuevo PIN luego de ingresar con el código que hemos generado a través de nuestro departamento.

    Nos ponemos en contacto con usted para informarle sobre su solicitud de anotación de Avios por su compra de billetes durante nuestra campaña de 9.000 Avios por compra en Iberia.com, en los proximos dias recibirá 9.000 Avios de premio por cada uno de ellos.
    Reciba un cordial saludo.

    • Luiz disse:

      Minha esposa recebeu este email.
      Eu recebi o email que manda enviar o email com a confirmação dos bilhetes ( não o PDF de compra e print da tela).
      Estranho que mandamos os emais da mesma forma (Print do email de confirmação da passagem).
      As nossas contas IB Plus são novas.

      • ANDRE disse:

        Boa noite Luiz

        So para entender. Oque querem que você faça? ReEncaminhe os 10 emails de todas as suas passagens? Se for, como fazer isso em um unico arquivo? Nao entendi oque queren direito. Poderia explicar oque vai fazer??? Obrigado

        • Luiz disse:

          Boa noite Andre,

          Sim. Querem em anexo os emails de confirmação das compras. Usei o Microsoft Outlook pra mandar aos emails anexos a resposta da solicitação da Iberia . Segue abaixo transcrição do email da Iberia.
          =============================================
          Estimado Sr.

          De acuerdo con el correo electrónico que hemos recibido en nuestro Centro de Servicios Iberia Plus, en relación a al bloqueo temporal de su cuenta Iberia plus, le informamos que hemos recibido correctamente su documentación y nos gustaría informarle que procedimos a activar su cuenta de Iberia Plus.

          Para comprobar si sus vuelos en las reservas aplican la promoción de los 9,000 Avios, es necesario que nos envíe el correo recibido de la confirmación de la compra, como documento adjunto, no el intinerario ni pantallazos .

          Esperamos seguir contando con su confianza y aprovechamos esta oportunidad para enviarle nuestro más cordial saludo.

          Su Centro de Servicios Iberia Plus.

          • MARCELO disse:

            Mandou em PDF ou consegui anexar as mensagens da iberia mesmo e enviar?

            Tem mais de um passageiro nas suas reserva?

  21. Vladson disse:

    Minha conta foi desbloqueada ontem e os pontos creditados hoje!!!!!!👏👏👏

  22. Gustavo Vieira disse:

    Minha conta e da minha esposa (novas) foram desbloqueadas ontem e os Avios entraram hoje!
    Inclusive, já emiti meu bilhetes! Parece que estão resolvendo os casos gradualmente.
    Boa sorte a todos.

  23. Diogo disse:

    Olá, informando que hoje entraram os avios em uma conta nova!

    • andre disse:

      Sua conta estava bloqueada?
      Como foi desbloqueada?
      Recebeu algum comunicado informando qual procedimento, enfim, compartilhe conosco como conseguiu, pois até agora a iberia só encaminhou e-mail’s digamos de “desculpas”.
      Conte como foi.

    • osso disse:

      Pode relatar o que vc fez, quando enviou, se sua conta tinha duplicidade, etc.

  24. Jean disse:

    Pessoal, o cidadão que fez o comentário infeliz está alcançando seu objetivo: dispersar o assunto, sair do foco do problema. Sugiro que os moderadores do blog excluam os comentários deste cidadão e, caso ele seja registrado, excluam a conta.

  25. Alexandre disse:

    Relatando meu caso – Conta Antiga (nem lembrava que existia) + Conta Nova + Avios comprados dia 23/06 e inserido o número Ibeira novamente no dia 24/06

    Após enviar um email na semana passada com meus documentos, recebi imediatamente o email de confirmação de recebimento da empresa. Uma semana depois, recebi um email dizendo que minha conta estava desbloqueada, solicitando, ainda, os emails de confirmação da compra das passagens, já que os prints das telas não serviriam para comprovar que eu havia cumpridos os requisitos da promoção.

    Dois dias após enviar este segundo email, recebi o email abaixo aparentemente informando que estavam em processo de anotação dos Avios promocionais nas contas dos clientes e que por isso, solicitaram que eu esperasse alguns dias para poder receber os Avios correspondentes.

    Dear Mr.

    De acuerdo con el correo electrónico que hemos recibido en nuestro Centro de Servicios Iberia Plus, en relación a al bloqueo temporal de su cuenta Iberia plus, le informamos que hemos recibido correctamente su documentación y nos gustaría informarle que procedimos a activar su cuenta de Iberia Plus.

    De igual manera, hemos procedido a generarle un nuevo PIN temporal de acceso a su cuenta, el cual recibirá prontamente a la dirección de correo electrónico asociada a su cuenta, asimismo, le indicamos que debe generar un nuevo PIN luego de ingresar con el código que hemos generado a través de nuestro departamento.

    Por último, le informamos que nos encontramos en proceso de anotación de los Avios promocionales en las cuentas de nuestros clientes, por lo que le pedimos esperar unos días, para poder acreditarle en su cuenta correctamente los Avios correspondientes.

    Lamentamos las molestias que este hecho le haya podido causar y esperamos seguir contando con su confianza.

    Aprovechamos esta oportunidad para enviarle nuestro más cordial saludo.

    Su Centro de Servicios Iberia Plus.

    • Tadeu disse:

      A cada hora a empresa está encaminhando um novo e-mail somente para postergar o prazo, dando a impressão que estão trabalhando nos casos, mas na minha opinião eles vão “enrolar” todos nós até o dia 31/07 (prazo para pedir cancelamento e devolução dos valores) e a partir dessa data vão liberar as contas sem os devidos créditos de Avios, alegando que a compra foi efetuada sem estar logado, que foi criado outra conta ou qualquer outro motivo e vão ficar com todo dinheiro arrecadado e sem dar nossos devidos Avios.
      Digo isso, pois todos os atendentes do Brasil estão alegando que não podem fazer nada e que todo processo está sendo feito pela Matriz em Madrid. Daqui a pouco vão dizer assim: Quer reclamar, pegue um avião até Madrid e reclame diretamente na Matriz, bem na base do dane-se, para não falar outra coisa.

  26. Hugo Leonardo disse:

    Após o envio do e-mail contendo os documentos e bilhetes adquiridos na Promo (há poucos dias atrás), recebi no dia seguinte mensagem de confirmação do recebimento pela Iberia. Há pouco chegou este outro email enviado por eles:

    “Estimado cliente,

    Le confirmamos que hemos recibido su solicitud en nuestro buzón de Iberia Plus.

    Le pedimos disculpas por no haber podido contestar a su solicitud hasta ahora pero, en la última semana, hemos tenido un gran número de consultas.
    Estamos haciendo todo lo posible por atenderlas en el menor plazo y que usted pueda tener una respuesta a la mayor brevedad.

    Agradeciendo su comprensión, aprovechamos la ocasión para enviarle un cordial saludo.”

    Segue então a esperança de dar tudo certo.

    • GILBERTO Gomes JUNIOR disse:

      Também recebi isso…

    • João Moreno disse:

      Também acabei de receber… e olha que enviei no dia 03/07/2018

      Dear Customer,

      We confirm that we have correctly received your request in our Iberia Plus mailbox.

      We apologize for not having been able to answer your request so far, as we have had a large number of inquiries over the last week.
      We are doing our best efforts to answer all of them within the shortest delay.

      Thank you fou your understanding. Please receive our warmest regards.

    • Pedro disse:

      Também recebi essa mensagem hoje.

  27. Guilherme disse:

    Bom dia,
    Alguem que enviou os docs para Iberia e que tem conta nova recebeu os Avios? E quem comprou depois das 19h?
    Estou preocupado, porque meu primeiro voo é dia 17/07! Alguem sabe o procedimento para pedir ressarcimento da taxa de embarque em caso de no show?

    • Pedro disse:

      Tenho a mesma dúvida sobre o procedimento de no show e ressarcimento das taxas de embarque.

      É necessário avisar com antecedência ou apenas não comparecer e entrar em contato depois (nunca fiz esse procedimento)?

  28. Tati! disse:

    eu mando e-mail, e, o máximo que eu consigo, é uma resposta automática e vazia… 🙁

  29. Cesar Dias disse:

    Deixa eu ver se entendi: vocês, AGINDO DE MÁ FÉ, comprando 10 passagens que não usarão, causando prejuízo às pessoas que necessitam de assento nesses voos, estão questionando a empresa por perceber isso e não entregar os pontos?
    Impressionante. O brasileiro é corrupto por natureza mesmo. Nossos políticos são reflexos da população. E ainda estamos falando de pessoas supostamente diferenciadas, com poder aquisitivo maior.

    • Guilherme disse:

      Deixa ver se eu entendi…
      a iberia afirma repetidamente que a pessoa NÃO precisa voar, e que vale QUALQUER passagem que a pessoa quiser comprar…
      pessoas de TODO MUNDO compram (de países super corruptos a de países super civilizados)
      Conclusão: Brasileiro é corrupto
      ta sertu

    • Henry The Opposite disse:

      Nós agindo de má-fé ???
      Talvez seja funcionário da cia. aérea e vem aqui ofender as pessoas…
      O “santo” aí pensa que foram só os brasileiros que emitiram as 10 passagens e não vão voar ???
      O cara… vai nos sites americanos, europeus e verifica a quantidade de pessoas que compraram as 10 passagens ???
      Vê se lá, tem leitor acusando os outros de estarem agindo de má-fé comprando 10 passagens só pra ganhar 90.000 ávios ???
      Sinceramente eu não entendo como é que o Fábio Vilella e o Alê permitem esse tipo de comentário.. de um cidadão que ofende seus leitores.. ofende as pessoas do seu país e não sai nenhuma nota de repúdio ???
      É Fábio.. por esse motivo que o tópico sobre essa promoção da Iberia serão minhas últimas postagens aqui..
      Porque se eu falo mal do Smiles / Gol (eu sou cruel, né, eles são uns santos) vc vem a público me chamar a atenção e dizer que eu “sou sempre do contra”…
      Ou seja, ofender seus leitores pode, mas falar verdades (ou até mesmo pretensas verdades) sobre os anunciantes é pecado.. errado.. é ser do contra, né ???

    • Nathalia disse:

      Deixa eu ver se entendi: você NÃO LEU o regulamento da promoção nem os esclarecimentos posteriores da Ibéria com relação à compra de passagens não voadas, NÃO ACOMPANHOU que os maiores blogs de viagens do mundo também tiveram a mesma ideia, NÃO ENTENDEU que todos pagaram pelas passagens e que todos procederam com as compras de acordo com o regulamento, e NÃO tem mais o que fazer na sua manhã de terça-feira a não ser criticar os que participaram da promoção. Vai tratar a sua síndrome de vira-lata.

      • Cesar Dias disse:

        Não sou funcionário de nenhuma companhia aérea. Trabalho na área de saúde.
        Talvez minha noção de ética seja um pouco distorcida em achar que – independente de a companhia ter feito cagada na promoção – comprar centenas de passagens que não serão usadas e prejudicar quem realmente precisa delas, com o intuito de benefício próprio seja sim má-fé.
        E é verdade, corrupção e Lei de Gérson não é exclusividade do Brasil. Existe em todo lugar.
        E não estou nem aí se vocês vão conseguir ou não a passagem. Isso não vai mudar minha vida.
        O que me atentou foi a ironia sobre quem está agindo de má fé e as respostas obtidas já me deram a resposta. Muito obrigado.

        • Osso disse:

          Aproveitar uma promoção dentro das regras é ser corrupto? Aliás chamou o Ale é o Fabio de corruptos.

          • César Dias disse:

            Se prejudicar outrem em benefício próprio tem outro nome, então podemos usar esse termo diferente.

          • Henry The Opposite disse:

            Não adianta.. eles só virão aqui se você falar mal dos anunciantes do site…
            O resto, vc pode xingar à vontade que está valendo…
            É “Tele Cash”, quer dizer, Telecatch”…

          • Putz. Henry… Triste em ler este seu comentário.
            Eu to de férias e o Fabio viajando neste exato momento.
            Não estamos conseguindo responder na velocidade usual.
            Completamente injusto da sua parte.

          • Pessoal,
            O Fabio está voltando de Toulouse e eu, de férias no nordeste, um pouco limitado para moderar os comentários.
            Por favor, peço a todos que sejam civilizados…
            Um abs,
            Ale

          • Henry disse:

            Injusto é um leitor vir aqui, ofender seus leitores e vc ser totalmente leniente com os insultos que ele dirigiu aos seus leitores…(aliás, ele tb chamou vc e Fábio de corruptos)
            Eu trabalho duro no meu ofício… não aceito favores de ninguém, não vendo minha opinião, posso errar como todo ser humano… e não aceito ser chamado de corrupto por ninguém…
            O cara vem aqui, de graça, insulta vc, Fábio e seus leitores e vc direciona as suas críticas a mim e é totalmente cuidadoso nas palavras com o cara ???
            Já há alguns dias eu não posto nada nos outros tópicos do PP… estava apenas finalizando os comentários no tópico da Iberia, porque eu cometi um erro…
            Assim que recebi meu ávios, eu emiti minhas passagens e vim aqui compartilhar com os colegas… infelizmente, nem todos receberam…. e do nada veio um cara aqui no PP dizer que eu estava sendo demagogo e desonesto quando disse que a Iberia deveria dar uns 2/3 mceses a mais para as pessoas que ainda não receberam seus ávios..
            Não vi vc vir aqui defender o seu leitor (eu) dizendo que o outro cara foi injusto e mal educado…
            Enfim…. eu já tinha formado um juízo de valor sobre que realmente tem importância aqui no PP… e estes episódios apenas reforçam isso…
            Sinceramente, me desculpe por estas palavras… eu sempre tenho que na casa dos outros não se falam certas coisas… e aqui é a sua casa e a do Fábio…e estas palavras, as últimas, realmente não são coisas educadas….
            Não que isso tenha valor para vc e Fábio, porque vcs permitem que de forma gratuita alguns poucos leitores (que até se desconfia que sejam das empresas que tanto reclamamos) venham aqui nos ofender…mas para mim educação é coisa fundamental….
            Podemos discordar sempre… para isso existem os argumentos…
            Mas… ofensas pessoais, não levam a nada…
            Enfim… desejo a todos os colegas que ainda não resolveram seus problemas com a Iberia que tudo seja resolvido…
            Continuarei postando comentários em outros locais… vcs sabem os locais…
            Boa sorte a todos…

        • Lissandro Dauer disse:

          Com certeza sua noção de ética está distorcida.
          Não sei se você tem conhecimento,a própria Ibéria entrou em contato com sites de viagem da Espanha e reafirmou que não havia necessidade de voar.
          Você está focando nas pessoas erradas,criticar contas fakes concordo,agora criticar e sugerir má fé de quem comprou dentro das condições é totalmente injusto.

        • Henry The Opposite disse:

          Você devia pegar a sua “ética” e enfiar…
          Enfiar na UTI…
          Pois ela precisa de um pouco de cuidados, não sou médico, mas claramente podemos prescrever o que sua “ética” está requerendo:
          – 2,4 Kg de Dicloridrato de Educação, como a deficiência é grave, sugere-se o fracionamento em 24 doses de 100 gramas, a cada 60 minutos… diluídos em Soro Filosófico (quem sabe um pouco de Filosofia te ensina a ter um mínimo de educação);
          – 2,0 gramas de Dipirona Sádica, pois o paciente apresenta sadismo e delírio causado pela rejeição à sua candidatura como beato por parte da Santa Paciência, quer dizer, Santa Sé. Aconselha-se o uso sob a forma de supositório. Quem sabe assim o paciente apresenta rápida melhora de humor;
          – 1.750 miligramas de Amor Xícilina, como posologia em 2 doses, a cada 12 horas, de comprimido de 875 miligramas. ;
          – 1 litro de água oxigenada, para limpeza sistemática do pensamento e higiene bucal, pois, pelo visto, houve um desvio no final do intestino grosso.
          Ah…se nada disso resolver, indica-se uma hospedagem no Centro Hospitalário Padre Menni – localizado a Avenida Cantabria 52 BAJO 39012 – Bairro de Cueto – Cidade de Santander – Espanha.
          Não precisa levar roupa de cama, podendo ir apenas com a roupa do corpo, pois o hospital fornece vestuário aos pacientes. São tão educados que até ajudam a fechar a roupa, geralmente por trás…
          Fala sério…. cidadão se diz ético, mas não tem um pingo de educação na cara..

        • Marcelo disse:

          Cara, apaga que ta feio. Vc acha que outras poessoas serao prejudicadas? A companhia sempre vende mais assentos do que oferece. Já ouviu falar de overbooking? Ninguem vai ficar sem voar porque outras pessoas compraram tickets e nao voarão. Se situa!

    • Tadeu disse:

      Creio que a partir do momento em que uma empresa de propõe a fazer algo, seja um desconto, uma promoção, uma gratificação a qual ela mesmo determinada como isso se dará, não importa o tamanho da proporção que tal fato irá gerar, ela simplesmente tem que arcar com as consequencias.
      Já quanto a dizer que todos também erraram ao comprar diversos bilhetes que não voarão, também acho um tremendo absurdo, pois quantas pessoas diariamente perdem seus voos por diversos motivos, seja um atraso, uma doença, etc e nem por isso a empresa te penaliza por isso, então não tem que dizer que os clientes foram desonestos.
      Desonestidade seria comprar, voar e não pagar, agora a partir do momento em que a empresa me deu a possibilidade de comprar e pontuar antes mesmo dos voos, onde foi que erramos?
      LEMBRANDO QUE TODAS AS LEIS TEM BRECHAS E ATÉ OS POLITICOS SE APROVEITAM DESSAS BRECHAS, PORQUE A EMPRESA NÃO FEZ UMA PROMOÇÃO, DIGAMOS BLINDADA A FIM DE EVITAR BRECHAS.
      E o povo é que é desonesto, desonesto são esses leigos que escrevem sem mesmo ler os termos e condições da promoção, leia, entenda, estude a materia para depois opiniar de forma coerente e correta.

    • Dinarte Rodrigues disse:

      Há certos comentários que não deveriam ser comentados mas… o sangue ferve…

      Toda a gente COMPROU os voos que entendeu, pelo PREÇO que a companhia VENDEU.
      Ninguém agiu de má fé, ninguém roubou a companhia. Apenas CUMPRIU os requisitos DA COMPANHIA para participar da promoção e obter a contrapartida PROMETIDA pela companhia.

      Se amanhã uma empresa qualquer de lingerie feminina fizer uma promoção na qual quem comprar 50 calcinhas de renda cor de rosa choque de 10Reais cada (independentemente de as usar ou não) ganha automaticamente um apartamento numa cidade à escolha, diz lá César Dias se a esta hora já não estaria na fila guardando lugar?

      Mas… toda a gente tem direito à sua opinião, apesar de absurda como a tua…

    • Cadu disse:

      Disparado, o pior comentário dos últimos meses.
      Comprar algo e não usar está longe de ser “má fé”. Qualquer pessoa tem o direito de comprar a passagem, independente da intenção de voar ou não. A Iberia inclusive deixou isso claro durante a promoção (que não seria necessário voar o trecho adquirido). Ficou claro que, para a Iberia, o que interessava era o “caixa” da venda das passagens. Não há prejuízo para nenhuma das partes nessa relação, muito pelo contrário. Se ela dimensionou mal a quantidade de pontos que precisaria dar, aí é outra história.
      Aliás, se a Iberia for mesmo esperta, ela pode (e tem todo o direito) de vender 150% da capacidade do aviao de Santander para Madrid nas datas que provavelmente terá um alto índice de “no show”. Pronto, está lá a Iberia ganhando de novo. Ou você acha que ela não fará isso? E repito: ela tem todo o direito.
      Portanto, a única má fé nessa história é a Iberia não ceder os pontos prometidos, independente de ser conta nova ou não. Fim da história.

      • Henry The Opposite disse:

        Eu acho que a única má-fé que existe é a empresa Iberia ficar obrigando os funcionários a virem nos sites defender a empresa.
        E o pior: fazendo os mesmos se passarem como pessoal da área de saúde…
        Aliás, má-fé e falsidade ideológica…
        De repente foi esse cara aí que cuidou da “saúde financeira” da empresa, propondo ela vender um monte de passagens prometendo dar monte de ávios e, depois, inventando historinha pra não cumprir com o combinado..
        Realmente.. o “casto” deve ser da área de saúde… saúde financeira…
        Fala sério… segurando a língua pra não usar o termo mais adequado…

    • Cesar, tudo bem? leia minha resposta num tom calmo, ok? sei que os ânimos estão exaltados, mas não o meu.
      Eu entendo seu ponto, mas discordo.
      A promoção foi feita sem pé nem cabeça desde o incio… Sem sentido e muito mal feita.
      Não foi um bug. A própria Iberia declarou durante a vigência da promoção que não seria necessário viajar para ter o crédito dos Avios…
      A promo foi divulgada em vários países, nao somente no Brasil. Neste caso não cola o discurso de “o Brasileiro”.
      A sua resposta deveria ser mais detalhada, mas to de férias na Bahia… Depois continuamos.
      Um abs,
      Ale

    • Adriano R. disse:

      Kkkkkk…. tem que rir pra não chorar.

      Realmente, sua visão de ética está distorcida.

      Se eu compro 10 passagens aéreas e eu não as utilizo. Então, o problema é meu, pois sou eu quem resolveu gastar o MEU dinheiro.

      A empresa, por outro lado, está saindo no lucro, pois recebeu uma injeção violenta de dinheiro, o que certamente melhorou o fluxo de caixa dela (pois para fazer uma promoção dessas só podia estar com o fluxo de caixa apertado), ao vender 10 passagens que não serão utilizadas, em troca de uns avios.

      Isso representa 10 passagens a mais que ela poderá vender a preços maiores (a famosa técnica do overbooking) ou, se não as vender, serão 10 lugares vazios que representarão economia no serviço de bordo, bem como economia de combustível ao voar com um avião mais leve.

      É só pesquisar sobre a lei da oferta e da demanda. Matéria da economia. Bem comum nos países capitalistas como o Brasil, Espanha, EUA, França, Inglaterra, etc.

    • Adolfo disse:

      Única má fé por parte dos passageiros nesta história toda é do pessoal que criou 2-3-10 contas no mesmo nome para tentar enganar o sistema e somar 90.000 pontos por conta.

      A empresa infelizmente não contava com o alcance e a procura da promoção, muito menos nas “artimanhas” para conseguir os pontos. Bastava colocar como cláusula que “os pontos serão creditados a medida que voados.” Ainda assim, muita gente ainda compraria as 10 passagens para Santander (o Fabio seria um deles com certeza).

    • Carlos disse:

      Esse pessoal é muito chato, putz. Falar que somos corruptos por comprar as passagens e não voamos, aproveitando uma condição que a empresa deu, nos faz corruptos e que prejudicamos os passageiros que vão deixar de voar… Caramba, quanta asneira alguns tem a capacidade de escrever. Se as passagens estão disponíveis para compra, e, compramos e pagamos por elas, se voarmos não somos corruptos, mas se não voarmos, somos desonestos. Depois que compramos, temos o direito de usar ou não o bilhete. O benefício ou prejuízo cabe a nós sabermos como administrar. A empresa vendeu o assento e recebeu por ele. Qual a corrupção envolvida?

    • Guilherme disse:

      Alguém que enviou as reservas recebeu os avios?

  30. Gustavo Vieira disse:

    Pela demora na resposta (aparentemente de todos, já que ninguém aqui teve sua conta reativada), a empresa deve estar parada resolvendo o que vai fazer. É óbvio que uma parcela significativa das pessoas recorrerá a justiça, e com isso eles terão custos adicionais relevantes. Não acho uma estratégia inteligente da empresa pois, além de incorrer em gastos enormes com esses processos, tem um dano de imagem enorme. Espero que cheguem a uma conclusão rápida e realizem a liberação das contas, já que não há argumentos razoáveis para um cancelamento em massa sem a comprovação de irregularidades.

    • Cláudia disse:

      Bom dia,

      Encaminhei uma mensagem eletrônica à Iberia solicitando que detalhasse que “inconsistências” haviam nas minhas reservas. Estou apenas aguardando essa reposta para ingressar no JEC.
      Participamos da promoção totalmente de boa fé, nos enquadramos no regulamento da promoção, encaminhamos a documentação solicitada para provar que nossa conta era real e agora a empresa inventou um motivo para não creditar os avios.
      Entendo que nosso é direito é bom e vou brigar por ele.

  31. Gustavo Vieira disse:

    Pelo demora nas respostas (aparent

  32. Jake disse:

    Má fé tem sido generalizado. Além desta da IBERIA, o SMILES tem disponibilizado voos esdrúxulos entre o Brasil e Lisboa com conexões sempre no nordeste. Apesar da tabela UNITED mostrar disponbilidade nos voos diretos, o SMILES só mostra executiva com conexões com voos entre 20 e 30 horas ou em classe economica com valores exorbitantes. Vale um POST dedicado a isso. IBERIA e SMILES = BANDIDOS.

    • osso disse:

      Smiles e Tudo Azul é ônus e não bônus. Agora se espera mais de uma empresa Europeia, ou não?

      • Jake disse:

        Simulando uma passagem entre Brasil (GRU, FLN, BSB ou CWB) para MADRI ou PARIS no dia 06 de agosto, na Latam fica em pontos 32 mil (eco) 69 mil (executiva), Tudo Azul por 86mil (eco) e 186mil (executiva), Smiles 95 mil (eco) e 140mil (executiva). LATAM voos diretos, Tudo Azul apenas Paris tem direto e SMILES, ha ha, SMILES com voltas e mais voltas. Sério, qual a razão dessas passagens sem noção do SMILES? Parece pegadinha do CANDID CAMERA. Inflacionaram o programa que antes se emitia a 25mil o trecho hoje esta 95 mil! BANDIDOS! Ale ou Fabio, vale um post comparativo desses absurdos do SMILES e tambem TUDO AZUL. Meus sentimentos a turma que está na batalha com a IBERIA. Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come!

    • Henry disse:

      Fala mal do Smiles / Gol não… senão vc vai ser acusado de ser sempre do contra…
      Né nom ???

  33. osso disse:

    Mais uma novidade, para correr de honrar a promoção o 0800 serve, aceitam cancelar as passagens sem custo pelo telefone. Mas para todo o resto email para a espanha. O povo desonesto.

  34. osso disse:

    Não entendo pq a IBERIA não acaba logo com essa palhaçada. Adimite que foi uma promoção equivocada, cancela a mesma e devolve a grana de todo mundo.

    • Andre disse:

      Simplesmente porque a promoção é legítima, no entanto o que está acontecendo com os usuários de contas novas não é justo.
      Agora, a tua sugestão é inconcebível e descabida. Algo do tipo: “Não deu certo pra mim, não tem que dar pra ninguém”.

      • osso disse:

        Vc não entendeu. Ela não da conta de honrar para todos. Dar para alguns e não para outros não é justo e vai gerar milhares de processos e insatisfação contra a empresa. Eu estou falando pelo lado da honestidade com todos, ou da para todos ou cancela logo para todos, é o melhor para eles como companhia.

        9s fora o meu caso meu amigo, quem tem conta nova é líquido e certo que não vão honrar. Prezado eu não estou nem ai se vc recebeu e eu não, eu não gosto é de desonestidade, de 2 pesos e 2 medidas. Mesmo que eu tivesse recebido defendo igualdade para todos.

        • osso disse:

          Alias é um dos mais fortes dos argumentos nas ações vindouras é a IBERIA honrando para contas antigas e negando para contas novas, com os mesmíssimo modos operanti para fabricar tais pontos nas contas antigas. Há inclusive em mesmas reservas marido e mulher, o marido com conta antiga recebendo e a mulher com inconsistências.

          • Leandro Esteves disse:

            Exatamente meu caso. Minha mulher se cadastrou e comprou logada na conta dela 6 trechos, 1 em cada reserva, tendo ela e eu como passageiros. Eu tinha conta antiga e creditaram certinho, ela tinha conta nova e não creditaram até agora.

        • gus disse:

          você já viu que não vai ganhar e agora quer que a Iberia cancele de todos? patético

          • gus disse:

            a Iberia não cancelar é bom para todo mundo:

            quem não recebeu – ganha um argumento forte na justiça uma vez que as antigas receberam (ou pede reembolso da grana)

            quem recebeu- obviamente ganhou os pontos e está feliz

    • Guilherme disse:

      amigo, vc tem direito líquido e certo nessa promoção… marque um encontro no juizado especial que lá eles cumprem à força oq prometeram

    • Henry disse:

      Primeiro vc propôs o banco devolver a grana de todo mundo que se cadastrou durante a promoção..
      Agora cancelar tudo….
      Por acaso vc é do departamento jurídico da cia. aérea ??
      Porque essa é solução ideal para eles….

      • Edimar disse:

        Essa é fácil de responder…
        ele não é do setor jurídico da empresa… ele apenas não gosta de ver terceiros tendo sucesso e ele não
        em vez de buscar os direitos dele, prefere estragar a festa de todo mundo

  35. Adan disse:

    Pessoal…

    Assim como a maioria(acredito eu), também criei minha conta para participar da promoção, recebi o e-mail da Iberia e encaminhei a documentação conforme solicitado. No sábado recebi a resposta informando da tal inconsistência que julgo não existir, pois fiz tudo com muita atenção.
    Porém, hoje estava analisando os meus e-tickets para ver se encontrava algo que pudesse ser considerado inconsistência e para minha surpresa percebi que a informação referente ao número do documento de identificação “Bilhete de identidade/Identity document” está em BRANCO.

    Mais alguém percebeu isso?

    Alguém que possui conta antiga poderia confirmar se nesse caso esta informação está preenchida?

    • Dinarte Rodrigues disse:

      Bom dia Adan,
      Se as tuas reservas dizem respeito a voos intra-Eurooa, o facto de não ter número do documento de identificação não é inconsistência nenhuma.
      Tenho uma conta antiga, recebi os 90k avios, acho uma estupidez o que a Iberia está fazendo com as contas reais novas (alguma hora eles vão acordar para a vida, mas takvez já seja tarde demais).
      Fiz as 10 reservas (não devo voar nenhuma delas, a Iberia fez questão de esclarecer que não cancelaria os avios mesmo se as reservas não fosses utilizadas), em nenhuma delas tem número de documento de identidade. Aliás, aqui na Europa nenhuma companhia pede isso no acto da reserva para voos intra-europeus, já que é um dado irrelevante e a pessoa terá que apresentar um documento no check-in. Daí que quando se faz a reserva não aparece isso como campo obrigatório, como aparece, por exemplo, quando se faz uma reserva Europa-Brasil ou EUA, na qual é obrigatório incluir o número de identificação.
      Então, esse facto não é de todo uma inconsistência. Continua brigando pelos teus avios que são teus por direito.
      Aliás, espero que todos (com direito) que não receberam continuem brigando porque só assim as companhias aprendem a respeitar os passageiros.

  36. Rita disse:

    E o povo ainda continua atrás de promoçoes da Iberia…de uma executiva que só perde para a TAP…Acorda pessoal!!!!

  37. Guilherme disse:

    Situação: conta nova criada durante a promoção. Recebi e-mail solicitando documentos, sem problemas de duplicidade. Entrei em contato via FB para ter uma ideia de prazo de retorno e recebi essa resposta. Bem genérico, mas parece que vão honrar.

    “Hola Guilherme, si enviaste todo lo solicitado podrás ver tus Avios próximamente en tu cuenta IB+. Hemos tenido un pequeño retraso en el sistema debido a la cantidad de beneficiados de nuestra promoción, te enviamos una disculpa por ello. Esperamos en breve se compatibilice tu cuenta, un saludo.”

  38. Guilherme disse:

    Olá… Minha analise sobre a situação é a seguinte:

    Desde que recebi a promoção, saberia que poderiamos estar passando por isso. Já voei muito com bugs e em até certo aspecto me aproveitando de erros para beneficio próprio. Alguns podem pensar que é má fé, outros nem tanto, mas uma coisa eu digo. O erro não pode levar a outro erro.
    Estava ciente de que a avaliação e aceitação perante o caso pela Iberia é de responsabilidade dela própria. Conhecendo o bem próximo pensamento espanhol do brasileiro, a companhia não vai honrar os pontos. No meu caso, comprei 50 passagens para 5 pessoas da minha familia, certamente me aproveitando da situação, mas não vou entrar na justiça ou coisa qualquer, pois estou errado em pedir isso.

    Sim, a companhia prometeu, mas não contava com a peculiaridade e as brechas da promoção. Si, muitas companhias, como a AA, United, Alitalia etc. já bateram o pé e honraram preços muito mais agressivos… mas é decisão deles…

    A questão bug é bem complexa.. e quem entrar neste mérito têm que estar ciente dos riscos e não questionar se nada ocorrer… opinião minha.. ë como ganhar um presente sem nota e ir tentar devolver na loja… no Brasil vai ser dificiu, nos EUA vai acontecer… tudo relativo !!!

    • Henry disse:

      Guilherme…
      Respeitosamente penso é a sua opinião que está “bugada”….rsrs (sem ofensas, ok ??)
      Primeiro.. vamos ver o que é um “bug”.. ok ??
      A gente tem a noção do que seja, mas não custa nada consultar o “pai dos burros” (o burro aí é pra mim, não pra vc.. please)…
      A definição de bug:
      “…defeito, falha ou erro no código de um programa que provoca seu mau funcionamento….”…
      Desde 1982, quando eu desenvolvia sistemas, que os programas davam “bug”…
      Hoje o bug é percebido diretamente pelas pessoas na internet em sites de venda… quando eles ocorrem..
      No caso da Iberia.. em momento algum houve “bug” de sistema, de programa ou de algo parecido…
      Simplesmente a empresa fez uma oferta, com um regulamento mínimo…
      Oferta foi expressamente clara: Você compra um voo, no período da promoção, e, para cada trecho, vc ganha 9.000 ávios de bônus… estes ávios terão validade até 01/12/2018 e a promoção limita estes bônus em 90.000 ávios…
      Se vc não voar, os ávios creditados serão estornados de sua conta… e durante a compra o seu número de Iberia Plus será validado para compra…
      Como se vê, foi um regulamento bem franciscano… simples….sem outras “imposições” e PARECE (fiz a ressalva do parece porque eu não vi em nenhuma tela do programa a oferta, para mim foi um oferta direcionada por e-mail), mas parece que eles colocaram a oferta em tela, convidando as pessoas a se cadastrarem no Iberia Plus e aproveitarem a promoção…
      E as pessoas aproveitaram a promoção.. alguns já tinham IP, outros fizeram o cadastro antes de comprar as passagens…
      Eu tinha cadastro, comprei as 10 passagens.. recebi os ávios (posso não ter sido o primeiro a receber, mas tenho certeza que fui o primeiro a usar… rsrs).. emiti as passagens… já escolhi os assentos, fiz reservas em hotéis, estou pesquisando carros para alugar.. ah.. já emiti as passagens de volta (retornarei de Roma pela Alitalia… eu fiz a emissão da ida pela Iberia, já contando com uma disponibilidade de volta pela Alitalia.. tudo bem que vou ter que ficar quase 20 dias na Europa com minha esposa… que coisa boa, né ???rsrs.. o detalhe é que eu movimento bem essa conta da Iberia.. estou sempre emitindo passagens por lá.. usando meus ávios que tenho no IP/EC….
      Eu comprei 10 passagens de Santander => Madri.. a data delas é consecutiva.. isto é, o primeiro voo é dia 29/05/19, o segundo 30/05 e assim por diante…
      Quase certo que eu não voarei nestes dias.. provavelmente vai dar no-show…só que eu não vou pedir a devolução das taxas aeroportuárias.. até seria meu “direito” ao pé da letra.. mas, a minha posição particular é não pedir…
      Existe algo errado em emitir uma passagem, não viajar para obter algum benefício com isso ???
      Acho que não, né ???
      Quantas e quantas vezes eu já emiti passagens e depois precisei cancelar em função de compromissos que surgiram e que não podiam ser adiados ??? uma quantidade imensa de vezes eu fiz isso… em quase todas as vezes, eu paguei a multa e obtive os ávios/milhas de volta… outras vezes, dei a sorte de, dias antes do voo, a cia. ter mudado o voo por questões climáticas e nem multa precisei pagar…
      E quantas vezes eu perdi voo, porque fiquei retido em engarrafamento, alguns por acidentes, outros porque meia dúzia de gatos pingados estavam protestando porque o vale refeição que eles recebem lá na “estatal” é muito baixo, de apenas R$ 80,00 por dia, valor que não dá pra eles pagarem uma refeição “decente” ???? os caras vão, fecham a polla da rua e ferram com meio mundo…
      Nestes casos, eu arquei com a perda do voo.. tive que pagar taxa de remarcação e ir num dos voos seguintes.. noutros, nem adiantava mais… foi no-show… e pronto…
      Assim, a primeira coisa que constatamos é que no-show não é errado, não é crime e ocorre… a menos que o código penal estabeleça uma nova hipótese de incidência que configure como crime, tipo “Art. 6969 – No Show premeditado – Pena: ficar sem voar por 30 anos”, é apenas um fato que continuará a ocorrer sem maiores problemas…. aliás, já li em algum lugar que tem um “software” que as cias. aéreas usam para vender mais de 100% dos assentos, justamente porque existe uma quantidade razoável de no-show nos voos… às vezes isso falha e surge o overbooking… (por favor, não coloque a culpa no overbooking nos passageiros, só porque alguns se aproveitam disso e pedem compensações muito altas… o overbooking é um erro da cia. aérea, não dos passageiros…)
      Aliás, eu senti em você um certo “sentimento de culpa” por aproveitar essa promoção e emitir 50 passagens, 10 para cada parente seu…
      Rapaz… não é caso para seções de psicanálise não… num precisa isso não… vc não é culpado de nada…
      A sua “culpa”, talvez seja a mesma “culpa” que eu tenho e que talvez a humanidade toda tenha…
      Quando nós vemos uma coisa boa, legal, uma barganha, uma “promo tipo galinha morta”, nós queremos aproveitar e COMPARTILHAR isso com a família…(aqui eu imagino uma família com tamanho tradicional: um casal, filhos, irmãos, e não um cara que seja um sheik árabe reprodutor, que tenha um harém com 30 mulheres e 200 filhos… isso pra mim já escapa um pouco da noção/tamanho de família.. pra mim já configura uma tribo…e tb, sheik árabe não precisa de barganha pra viajar, até porque os caras tem seus próprios 777, A-300, né ???)
      Nós somos “culpados” por isso de querermos compartilhar isso com a família ???
      Se culpa existe, ou se é errado, acho que a única “penalidade” é sermos “condenados” a aproveitar a promoção ao máximo e sermos felizes com isso…
      Então.. desencana.. vc não fez nada de errado…
      Quanto a você aceitar que a Iberia não honre a promoção ofertada, é uma posição sua.. é pessoal e eu respeito por isso…
      Eu mesmo, desde o início, disse que se a Iberia informasse que houve um erro, que não tinham feito um trabalho prévio de projeção e que iriam suspender a promoção, devolvendo os valores pagos e cancelando as passagens emitidas, eu aceitava de boa.. não ia rolar processo, reclamação.. etc… afinal, ela nunca tinha feito nada parecido com isso e devemos dar às pessoas/empresas o direito de errar…não era igual um certo programa que já tinha feito uma promoção exatamente igual anos atrás e agora repetiu e simplesmente a tirou do ar…
      Mas.. a Iberia não emitiu nenhum comunicado.. não reconheceu nada.. e mais, RATIFICOU que a promoção era válida e que os que já tinham o número IP nas passagens emitidas, que estes iriam receber os ávios… e os demais, que abriram conta exclusivamente para aproveitar a promoção precisariam comprovar a veracidade das informações, enviando os documentos, para, após, receberem seus ávios…e os que não fizessem isso, até mesmo os que tentaram criar fake user, receberiam seus valores de volta…
      Eu achei correta essa posição da empresa e apenas fiz uma ressalva que os que recebessem os ávios depois dos outros, deveriam ter de 2 a 3 meses mais, para terem uma compensação para poderem encontrarem disponibilidade em meses mais adiante…
      Mas, infelizmente a empresa mudou tudo o que disse… simplesmente não vai honrar para as contas novas e fim de papo…
      E no parco regulamento não tinha nada disso… ao contrário, como eu disse, parece que a própria empresa incentivou às pessoas a fazerem isso…
      Então, quem não receber seus ávios, pode sim e deve acionar judicialmente…
      Se existe alguém errado aqui é a Iberia… e ela não pode transferir o ônus do seu erro para a parte inocente…
      Sim.. quem emitiu as 10 passagens e não vai voar.. quem fez isso só para ganhar os 90.000 ávios é inocente.. não fez nada de errado… a pessoa apenas cumpriu uma regra… uma oferta…
      Se vc aceita de boa o cancelamento e a devolução dos valores pagos, eu entendo.. como disse, que faria isso também…
      Mas, agora, diante de tudo que a empresa está fazendo, se cancelarem a passagem que eu emiti, com os ávios obtidos regularmente, eu acionarei a empresa, até porque teria despesa cancelando as passagens de volta pela Alitalia, reserva de hoteis, e tb locação de carro e bilhetes de voos intraeuropa e de trem…
      Não sei o que eles pretendiam com essa promoção… era algo pra lá de certo que ia acontecer o que acabou acontecendo… não dá pra acreditar que eles sejam inocentes…
      Apenas acho que os fake´s user´s é que eles não pensaram nisso realmente e devem tentar evitar…. já as outras pessoas, eles têm que cumprir com a oferta…

  39. Andre disse:

    Pessoal…
    Não tenho nenhuma intenção de ser “o correto” mas eu vejo isso pelos dois lados.
    O 1° é respeitar o que a campanha propunha por parte da empresa. Vendeu passagem credita os pontos e assunto encerrado.
    O outro lado é que estão todos reclamando que a empresa nao cumpriu o contrato mas também vejo que a absoluta maioria comprou 10 bilhetes que jamais irão voar. A empresa notou o movimento de um zilhao de pessoas voando Madrid-Santander 10 vezes seguidas em poucos dias e percebeu que isso parecia nao uma fraude propriamente dita mas uma algo no mínimo atípico. Sem contar os que depois de receberem os pontos iriam cancelar o bilhete pedindo reembolso…
    Na minha humilde opinião estão todos errados.
    E numa avaliação mais ampla penso que enquanto não se revogar no país a “Lei de Gerson” não iremos muito longe.

    • Luis Rocha disse:

      Não foi o meu caso, pois comprei voos para alguns paises diferentes e pretendo voar. O problema é que no momento que isso não está especificado no regulamento, acabando dando margem para que possa ser comprado qualquer voo, para qualquer rota e por qualquer preço. E para fortalecer ainda mais, a empresa prometeu liberar os avios mesmo antes dos voos serem completados. Feito isso, é dado ainda mais margem para que os clientes “comprem” 90 mil avios pelo menor tempo possível. O consumidor não está totalmente certo, mas a Ibéria está longe de ser a coitadinha nessa situação.

    • Raphael disse:

      Muito incoerente seu comentário, se quem comprou respeitou as regras da promoção (não criou fake accounts), como você pode chamar essas pessoas de “aproveitadoras”? (lei de Gerson).
      Eu não participei da promoção, pois nao tinha disponibilidade de viagem em 2018 e 2019, então minha opinião é a mais isenta possível. Se por vontade própria eu quiser comprar todos os voos disponíveis Madri – Santander, um por dia, pela semana inteira, eu posso comprar e ninguém pode julgar isso como “fraude” ou “atípico”. Talvez o único envolvido que pudesse jugar isso como atividade atípica é o cartão de crédito, mas mais uma vez confirmado e cobrado, tudo certo.

      Não interessa se eu for pegar o voo ou não, existe um contrato onde caso eu não apareça, dá no-show e um abraço.

      Que se respeito o contrato, por ambas as partes.

    • osso disse:

      Prezado para de falar caca, a IBEIRA premiou que tem conta antiga e não pretendia voar, como por exemplos o Ale e o Fábio aqui do PP. São desonestos? É isso que vc esta falando? E ninguém ia cancelar já que a Iberia falou que não precisava voar, mas que se cancelasse ela retiraria os pontos. Pare de m idir os outros por sua régua torta.

      Fizeram uma promoção atrapalhada, deram com os burros nágua e agora querem correr. O mais honesto era cancelar tudo para todos.

      • Andre disse:

        Prezado Osso (esse é seu nome?).
        Vc provavelmente nao deve ter entendido o que eu escrevi. A empresa está errada em não cumprir o que prometeu (ou vc nao leu isso?) Tem que cumprir. Mas a grande maioria só comprou as 10 viagens pensando em “se dar bem” numa promoção desastrosa da Iberia. A empresa nao teve a capacidade de avaliar o impacto da promoção e que pessoas comprariam os bilhetes para nao voar. Clientes antigos devem ter conseguido receber logo pelo histórico junto à empresa. Os perfis novos e, às vezes, fakes, estão sendo checados. Muitos estão transtornados pq nao estão recebendo os avios, vão pagar os bilhetes e nem sabem onde fica Santander. .
        Aplicar a lei de Gerson nao fala em desonestidade. Apenas em levar vantagem em tudo.

    • Henry disse:

      Citando André:
      “….E numa avaliação mais ampla penso que enquanto não se revogar no país a “Lei de Gerson” não iremos muito longe….”

      Por acaso vc acha que a “Lei de Gerson” tem vigência nos EUA, Europa, América do Sul, Ásia, enfim, no mundo todo ??? porque não foram apenas os brasileiros que aproveitaram da excelente OFERTA da Iberia…o mundo todo aderiu e boa parte está se ferrando na medida em que a empresa não está cumprindo com o combinado..
      Eu comprei, recebi meus 90.000 ávios.. emiti as passagens com esses bônus, e, até a Iberia não informar que não vai honrar com o que ELA prometeu, achava que ela estava sendo correta..
      Eu sempre pensei que era direito dela não creditar nas contas que foram abertas para gerar passagens que não fossem para uso pessoal.. mesmo contas antigas… se for para comercializar passagens, então não é uso pessoal e foge ao objetivo dos programas de fidelidade…
      Mas… agora, ela mudou o posicionamento e está prejudicando quem abriu conta nova para aderir AO CONVITE feito por ela..
      A iniciativa de aderia foi dela… então, ela não pode recusar…
      Eu emiti as 10 passagens de Santander para Madri, um dia após o outro e recebi os ávios.. e nunca pensei em voar.. apenas comprei para ganhar os 90.000 ávios e isto é perfeitamente legal…
      Se no-show fosse errado, crime ou algo do gênero, por dia milhões de pessoas no mundo seriam presas, porque isso ocorre a todo momento..
      E a cia. aérea até se dá bem e CONTA com isso, tanto que sempre vendem mais de 100% da lotação do voo… não por outro, quando todo mundo se apresenta para voar, ocorre o chamado overbooking…..
      Se uma empresa sólida e séria te oferece: compre a entrada para a seção do filme do dia 20 de dezembro e ganhe 3 entradas para usar em outro dia qualquer, o que tem de errado vc comprar, ver os 3 filmes e no dia 20 de dezembro não comparecer ao cinema para ver o filme ???
      É um problema de quem oferece e não de quem aceita…
      Aqui, mais uma vez, os grandes problemas ocorrem quando aparecem pessoas para gerar os famosos fake´s user´s, com o objetivo de vender passagens…
      Mas. os novos usuários que comprovaram a identidade, estes não poderiam ser prejudicados, teriam e tem direito a receber os ávios….
      Se a Iberia não creditar, fica claro que ela estava agindo da má-fé.. impossível eles alegarem que não sabiam que as pessoas iam comprar as passagens, receber os ávios, emitir as passagens com esses ávios e não voar com as passagens pagas cash..
      Não tem idiota trabalhando na Iberia, e ainda que tivesse, isso não é ação coordenada por apenas por uma pessoa: é ação de um grupo.. que agora mais parece que está sendo uma ação de um bando…
      Não ofenda as pessoas dizendo que são desonestas, espertas, que usam lei de Gerson.. se vc quer ofender alguém que escolha quem realmente causou tudo isso: Iberia…

      • Lissandro Dauer disse:

        Perfeito Henry.

      • Denis disse:

        Rapaz (Henry), qdo vejo um post no PP já procuro seu texto.
        Tipo qdo Diogo Mainardi escrevia pra VEJA. Era a primeira coisa que eu lia (qdo lia a VEJA)…
        Pra ficar claro, estou elogiando vc: tem uma capacidade de argumentação rara e, até onde percebo, nunca vi um comentário seu que fosse desonesto, embora duro as vezes. Tô contigo.
        Ah, sobre meus AVIOS, estou “a ver nAVIOS”. Conta nova, comprei 10 trechos, mandei documentação, mas até agora, nada…

        • Henry disse:

          Vlw pelo elogio
          O topico sobre essa promoção da Iberia serao meus ultimos comentários no PP…
          Sinceramente eu nao sei ser mal educado na casa dos outros e este local aqui ñ é minha casa.
          Em determinadas situações eu tive que travar algumas discussões mais rispidas com um dos editores do site e isso me incomoda muito porque eu me sinto sendo mal educado agindo assim…e eu tenho sempre a opção de não entrar na casa
          Eu ñ quero atrapalhar os negócios dos outros..
          Ha dois anos eu fui banido dos Melhores Destinos porque fiz criticas aos anunciantes do site, especificamente ao Smiles e Tudo Azul…. eu achei uma covardia eles fazerem isso, nao comigo, mas com as pessoas que ainda estao conhecendo o mundo das milhas como um dia eu comecei a aprender e ainda hoje continuo aprendendo… nao se deve impedir as pessoas de educadamente exporem suas posições….e no PP nunca tive comentários bloqueados, sempre tive liberdade de postar o que eu quis, mas, por outro lado deu pra perceber que existe um mal estar com minhas criticas aos Smiles, pela forma que eles agem com seus associados, e isso passa a impressão de que eu tenho algo particularmente contra o programa, e ate eu tenho muita coisa contra, mas eh porque eles aprontam muito e eu acho que seria muito mais relevante eles trabalharem e corrigir esse lado negro do programa e adotarem uma postura mais correta com seus associados do que ficarem com ações direcionadas em sites para turbinar a imagem do programa….
          O programa tem muitas coisas boas, mas tudo isso se torna irrelevante diante da maneira desonesta de agir deles e da total perda de objetivo dele como programa de fidelidade/ benefícios que eh propiciar que se emitam passagens domésticas e internacionais para os destinos de maior interesse por um custo de milhas que seja razoável…
          Eh essa minha posição que me faz ser taxado de ser do contra..e se eu critico o Smiles a todo momento eh justamente porque a todo momento eles vêm na midia tentar limpar imagem com coisas irrelevantes se lembrarmos que, na essência, eles continuam mentindo e enganando…
          Imagina a assessoria do Lulla dizer que ele esta mais preparado para um quinto mandato como presidente porque teve tempo na prisão de aprender a falar corretamente, e agora tb fala fluentemente o inglês, mandarim e francês…
          Eu apenas faria uma pergunta: ele aprendeu a ser honesto e deixar de ser mentiroso????
          Embora nunca tenha votado nele é um cara que tem um potencial imenso, não ha como negar, mas, infelizmente usa isso para o mal….
          Eh uma pergunta que sempre me faço: o Smiles mudou sua essência???
          Ate hoje penso que ñ…
          Assim me procure ai pelo site do Eloy, do Guilherme e da Beatriz…
          Pelo nenos ate o momento em que eu ñ esteja incomodando…

          • Denis disse:

            Henry, você me representa…rs
            Td o que você disse poderia ser dito por mim, sem nenhum ajuste…
            Some não. Esteja certo de que vc ajuda muitos leitores (incluo-me) com seus comentários. Aprendo muito com eles.
            E acho que de algum modo, eles ajudam também os sites onde você escreve.
            Dia desses li uma réplica elogiosa do Alê a você.
            #tamojunti
            Abraço.

          • Ricardo disse:

            Não faça isso Henry, você é a melhor parte dos comentários aqui desse blog, você me representa e tenho certeza que pra muitos outros também. Não desista kkkk, um grande abraço.

    • Larry Lima disse:

      Prezado Andre,

      Para que a necessidade de inferiorizar os brasileiros? Não foram somente os brasileiros aproveitaram da promoção e que compraram 10 passagens que não serão utilizadas única e exclusivamente para ganhar os pontos ofertados pela IBERIA. Pessoas de diversos países participaram.

      Vale destacar que a própria empresa, IBERIA, se manifestou oficialmente dizendo que não era necessário voar os trechos comprados.

      Ou seja, a promoção era bem essa… era uma grande oportunidade de adquirir AVIOS licitamente a um custo menor.

    • Lissandro Dauer disse:

      Com todo respeito você está equivocado,não existe isso de estão todos errados,o regulamento deixa bem claro que bastava comprar 10 trechos independente do local, inclusive em sites de viagem da Espanha a Ibéria fez questão de confirmar que não havia necessidade de voar.
      A única situação que creio seja passível de verificação é a criação de contas fales,de resto quem confirmou a identidade tem direito sim a ganhar os avios.
      Ps:Sou cliente antigo e recebi os avios promocionais.

    • Elton disse:

      A própria empresa incentivou essa prática, já que várias pessoas perguntaram se precisava voar ou não, e a empresa reafirmou que não precisava. O que na verdade aconteceu é que a empresa queria encher os bolsos e melhorar seus números e usou essa promoção como um artifício pra isso. Só que não contava com as proporções que isso iria tomar.

      Quem comprou, sendo para voar ou não, seguiu exatamente esse estímulo criado pela própria Iberia. Compraram, pagaram, e não levaram. Então, se tem alguém praticando a “lei de gerson” é a Iberia.

  40. João Moreno disse:

    Aqui nada de resposta, já passei o caso para um amigo advogado, infelizmente a Iberia se sujou muito comigo e pelo jeito com milhares de pessoas!

  41. Rodolfo disse:

    Cometi um erro ao preencher o cadastro no IP, vocês podem me ajudar?

    Ao preencher meu cadastro no IP coloquei como documento de identificação o RG e ao digitar coloquei com um número a menos (foi um erro mesmo). na hora de mandar o comprovante solicitado que fui ver o erro. Na hora ajustei através da minha página do IP, tirei printin da tela com o numero digitado errado e da tela com o número já corrigido e mandei o e-mail para eles já dizendo que eu havia cometido esse erro no cadastro:( Será que vão se apegar a isso para descaracterizar a compra? Alguém dopmina o assunto e pode me dar uma dica? TKS!!!

  42. Claudia disse:

    Nós,nem o aviso de que receberam a comprovação nos foi enviado…qual será a política da Iberia qto aos e-mails recebidos

  43. Henry disse:

    Agora, diante do que leio aqui e em alguns sites americanos, penso que a Iberia está agindo de forma errada… diria até mesmo que, à partir desse momento, passou a agir de má-fé..
    Ora, é direito de qualquer empresa/programa de fidelidade fazer a verificação/confirmação dos dados enviados para ela… tudo bem que no Brasil existam milhares de João da Silva”, mas veja que, mesmo no caso de homônimos, bancos, empresas, governos conseguem tratar disso e “desempatam o nome”, através da filiação, data de nascimento etc..
    A empresa se recusar a creditar os ávios para os casos em que não houve a comprovação da identidade da pessoa, é aceitável… porque ela estava fazendo uma ação direcionada à pessoas reais, não a fraudes, etc e tal…
    Já pessoas que fizeram o cadastramento de contas novas, mas que são reais e, mais importante, iriam dar destinação aos ávios para uso pessoal, conforme é regra geral nos programas de fidelidade, e cuja comprovação de veracidade foi comprovada pelo envio da documentação, para estes casos a empresa tem obrigação de creditar os ávios e tb deixar a passagem comprada disponível para embarque (algumas poucas pessoas irão, realmente, usar estas passagens)…
    Mas, o que estamos vendo é que a Iberia está afirmando, com todas as letras, que não irá honrar o que prometeu… pior ainda, fez que as pessoas (inclusive eu), acreditassem que ela estava fazendo um trabalho de triagem, separando o joio do trigo…e, ACHO, que viram que as maioria das pessoas comprovaram que eram pessoas reais, que iriam utilizar os ávios para fins pessoais..
    Se ela realmente for adotar este posicionamento, estará cometendo, em tese, um crime contra as relações de consumo: ela fez uma oferta, tem que cumprir o que prometeu…
    Em termos práticos, quem solicitar o estorno da operação e o crédito no cartão, estará dificultando uma futura ação contra a empresa o JEC…..
    Penso que, diante dos fatos, existe uma grande possibilidade daqueles que entrarem no JEC terem o pedido deferido, com o crédito dos ávios (claro, que validade do mesmo prazo de dias que os que tiveram seus ávios creditados), além de um valor a ser fixado pelo juiz a título de dano moral…
    Enfim… a se confirmar este procedimento da Iberia, está está dando uma guinada em tudo que disse oficialmente e passa a ser errada em todo esse procedimento…
    Agora, não só a VERDADE foi para o espaço, mas tb todos aqueles que não estão tendo seu direito garantido.. e quem tem o direito infringido, pode e deve recorrer à Justiça…

  44. Marcelo disse:

    Até agora não recebi nada depois do envio.

    aguardando…..

  45. Dinarte Rodrigues disse:

    Bom dia,
    Está visto e comprovado que a Iberia meteu os pés pelas mãos e a “resposta” aos problemas criados está sendo bem pior do que a esperada.
    A Iberia incentivou a criação de contas, incentivou a compra de voos (dizendo inclusivamente que não era preciso voar os bilhetes comprados).
    Agora só tem um caminho que é creditar os avios nas contas (verdadeiras) sendo elas novas ou antigas, porque não faz sentido nenhum excluir as contas novas… enfim… um absurdo.

    A quem possa interessar… a Iberia ainda não saiu desta e já tá com outra promoção: até 45% de desconto na compra de avios (não seria melhor resolver o que tem para resolver primeiro e ficar quieta por uns tempos?!)

    Para o pessoal do blog: é possível emitir um round the world na one world com avios? Se sim, como? Porque na página da Iberia não encontro essa informação… obrigado

    • Dinarte Rodrigues disse:

      Apenas para completar o post anterior acerca das novas contas IP criadas:

      Tenho lido alguns outros blogs por causa desta confusão toda da Iberia e, ainda antes desta trapalhada, houve quem confirmasse com a Iberia que, quando alguém subscreve o programa IberiaPlus recebe automaticamente o seu número e pode começar a utilizá-lo logo para acumular pontos (isto dito pela Iberia num email enviado a um blog).
      Portanto, quem está na situação das contas novas sem avios, deve insistir com a Iberia (se tiver paciência) ou entrar com uma acção contra.

      • Henry disse:

        Sim…
        A empresa, até pouco tempo atrás, dava todo o indicativa que iria honrar a promoção para aqueles que comprovassem a titularidade das contas…
        Mas.. mudou o rumo…
        Acho que as pessoas que fizeram tudo certo, deveriam insistir com a empresa e caso ela continue desonrando a promoção, mover uma ação judicial, pedindo tudo o que for permitido..
        Muito errado isso por parte da empresa…

  46. Pedro disse:

    Recebi a solicitação do envio de documento e bilhetes no dia 04/06 e respondi alguns minutos depois. Logo em seguida recebi a confirmação de recebimento deles.

    O mesmo procedimento foi efetuado pela minha esposa. Ambos somos usuários novos na Iberia e compramos as passagens no último dia da promoção.

  47. Daniel disse:

    Mandei a documentação hoje e veio isso pra mim:

    Estimado cliente,

    Su mensaje ha sido recibido correctamente. En breve nos pondremos en contacto con usted.

    En el caso de que su consulta sea sobre gestiones relativas a reservas de vuelos futuros, por favor, llame a su Centro de Servicio Iberia Plus.

    Le recordamos que en iberia.com encontrará toda la información relativa al Programa: beneficios de su tarjeta, tablas de obtención y utilización de Avios, ofertas especiales, compañías asociadas, etc.

    Reciba un cordial saludo,

    Su Centro de Servicios Iberia Plus.

    Dear Customer,

    We have received your message and will contact you shortly.

    If your enquiry is regarding bookings for future flights, please call to your Iberia Plus Service Centre.

    Remember, our website iberia.com contains full details about the programme: benefits of your card, Avios earning and redemption tables, special offers, partners, etc.
    Yours sincerely,

    Iberia Plus Service Centre.

  48. Leonardo disse:

    Parabéns por abrir este espaço para seus leitores trocarem informações a respeito dessa trágica (para alguns) ou maravilhosa (para outros) promoção. Meu caso. Contas novas (eu e minha esposa). Mandei os emails com as informações, após receber a solicitação por email, contas desbloqueados, mas sem avios.

  49. Eds disse:

    Uma dúvida: vocês acham que pedir o reembolso das passagens impediria uma eventual ação no JEC? De um lado, a empresa alegaria que cancelei as passagens e não mais faria jus à promoção. De outro, eu alegaria que só cancelei pq eles alegaram as inconsistências e não creditaram os Avios dentro dos 10 dias, regulamento dela mesma.

  50. Alexandre disse:

    Sexta feita ingressei com uma ação contra a Iberia aconselho que todos façam o mesmo, PROCON não resolve nada , é meramente administrativo .

  51. osso disse:

    Começaram a cancelar de quem recebeu os Avios e emitiu:

    I just logged into my Iberia account and none of my 10 bookings show up now. What’s even worse, the redemption I booked with the Avios doesn’t show up either. The system says they cannot find my bookings. Has anyone else experienced this?

  52. Edu Pic disse:

    Eu participei da promoção no primeiro dia, segui todas as regras, comprei os bilhetes com meu IBERIA logado no site, já tinha conta antiga, inclusive com movimentação e também não recebi.

    Me enrolaram pelo Twitter dizendo que meus pontos seriam creditados até hoje, no dia seguinte, a mesma coisa, e assim por diante…

  53. José Júnior disse:

    Henry, cadê você, suas soluções gerais e seus elogios à Ibéria? Volta, precisamos de você!!!

  54. PEDRO disse:

    Eu não recebi está mensagem
    Enviei cópia do passaporte e de todos os bilhetes e dois dias depois eu recebi uma mensagem dizendo que eu não tinha informado o número IBERIA Plus que foi informado em todos os mails que enviei
    Acho que estão enrolando

  55. José Júnior disse:

    Henry, cadê você, suas soluções geniais e seus elogios à Ibéria? Sumiu?!

  56. Marcio Correa disse:

    Ale, Fábio, amigos e amigas do PP, estou saindo de férias amanhã e vou passar uma temporada fora. Mas meu advogado já esta tratando do assunto. Não me cabe aqui discutir o óbvio, lógico que é, no minimo estranha e suspeita, esta atitude da Ibéria. Dentre minhas ponderações para a tal “inconsistência”, acho o seguinte:
    Não consigo imaginar o motivo da inconsistência nas reservas, porque o próprio sistema da Ibéria aceitou as compra e emitiu os e-tickets, eu as paguei, e elas ainda estão ativas, tanto que a Ibéria está querendo, entenda-se forçando, que eu receba o reembolso, pois como são muito bonzinhos, não vão cobrar multa. Menos né?

  57. Marcelo disse:

    Oi Fabio, eu mandei o e-mail perguntando sobre as tais inconsistências. Ainda não tive resposta. Vamos aguardar o transcurso da próxima semana para ver o que eles vão dizer. Minha conta era nova com o agravante de ter tido numero duplicado por conta de um erro do sistema.

  58. Deyvisson disse:

    Pessoal da Agentina também está recebendo o email:

    Andrea 07/07/18 a las 19:51
    Esto es lo que me llegó a mi por mail:
    “Le informamos que teniendo en cuenta las condiciones de la campaña, hemos verificado y no aplica compra para abono de los 9000 Avios por inconsistencias en los vuelos.

    Si desea reembolsar los billetes que adquirió puede hacerlo, excepcionalmente, sin coste alguno enviándonos a clasica@iberia.es el número de billetes (comienzan por 075), con un plazo hasta el 31 de Julio del 2018.”

    Son todos vuelos Santander-Madrid los que compré, claramente para aprovechar la promoción. No me aclaran si son todos los vuelos lo que no aplican o solo algunos de ellos. en mi cuenta sigo con 0 avios.
    Valdrá la pena seguir intentando? O ya pido el reembolso? Si pido el reembolso, solo le habré prestado dinero a Iberia por unos cuantos días a tasa 0…tendría que haber invertido en Lebacs y comprarme el pasaje al contado me parece!

  59. Frederico Silva (Fred) disse:

    Abri a conta durante a promoção, mas precisamente dia 23 de Junho. Realizei 10 compras de bilhetes (todos logados na conta) e recebi todos os TICKETS e não somente reservas. Me certifiquei de estar fazendo tudo certinho. Antes mesmo de completar 10 dias, como prometido na promoção, vocês do PP começaram a postar que já haviam recebido os AVIOS e outros Blogs também, incluindo problemas com alguns usuários.

    Percebi que a minha conta havia sido bloqueada. Realizei o resgate do PIN através do App Iberia e recuperei o acesso. Passou os 10 dias e não recebi os 90K. Depois de toda divulgação aqui e vários relatos, finalmente recebi um email IBERIA pedindo que eu confirmasse minha conta. Seguindo as dicas daqui, antes mesmo de receber esse email eu já havia enviado um com todos meus 10 tickets adquiridos e meu documento nacional de identificação. CONTINUO aguardando um retorno da IBERIA com meus pontos da PROMO.

    CONCLUSÃO: Realmente era uma promoção mágica que tomou uma proporção que nem eles imaginavam e com certeza várias pessoas criaram contas e subcontas para participar e receber bônus. Eu criei 03 contas: a minha, uma para minha esposa e uma para o meu sogro; usuários REAIS! Estou bem tranqüilo quanto aos procedimentos adotados e tudo está documentado através de PRINTS das telas da promoção, bilhetes adquiridos e comprovantes de cartão de crédito. Lamento que a IBERIA esteja demorando tanto para regularizar a situação de quem já comprovou sua conta, mas caso aconteça comigo (de receber uma msg de inconsistência), eu entrarei na Justiça com toda certeza. E convicção de que será uma causa ganha!

  60. PC disse:

    Porém.. mesmo depois de dois dias da acusação do recebimento do meu e-mail por parte da Iberia. Até o momento os meus Avios não foram adicionados

  61. Gilberto Gomes junior disse:

    Eu comprei pra 6 pessoas. Eu, esposa, pais e sogros. Desses 6, 3 são contas antigas. Das 3 antigas, 2 receberam 90mil e uma 27mil.

    Eu e meus sogros criamos contas novas e enviamos a documentação solicitada.

    Como creio que não honrarão, face às resposta que alguns aqui tiveram, entrarei no Juizado Especial aqui do MT. Sou advogado, tenho certeza que o êxito é garantido.

    • Marcus disse:

      Te deram algum posicionamento sobre os avios da conta antiga que não entraram?

      • Gilberto Gomes Junior disse:

        Nao me deram não, mandei email avisando sobre isso. Creio que o cadastro dela no Iberia Plus está com o nome e primeiro sobrenome no campo de “Nome” e os dois outros sobrenomes no campo de “sobrenome”, diferentemente da emissão dos 7 bilhetes que não entraram que todos os Três sobrenomes estão no campo de sobrenome….

  62. PC disse:

    O meu caso recebi este e-mail antes de ontem.

    Estimado cliente,

    Su mensaje ha sido recibido correctamente. En breve nos pondremos en contacto con usted.

    En el caso de que su consulta sea sobre gestiones relativas a reservas de vuelos futuros, por favor, llame a su Centro de Servicio.

    ————————————————————————– Su mensaje / Your message ————————————————————————–
    Sigue todos los dados y documentos solicitados

    IP 868xxxxx

    No aguardo da anotacion do mis Avios corresponde a promocion 9.000 por boleto aereo.

    Total de 10 boletos x 9.000 Avios. = 90.000 Avios.

    Saludos,

    PC

    Sent using the WEB.DE mail app

    On 04/07/2018 at 20:30, IBERIA PLUS wrote:

    >
    >
    > Estimado cliente:
    >
    >
    > Gracias por el interés mostrado en el programa Iberia Plus y su confianza en Iberia.
    >
    >
    > Como parte de nuestro proceso habitual para garantizar su seguridad, es necesario comprobar los datos de registro de su cuenta Iberia Plus. Para ello, por favor, envíe a la dirección
    > mailto:clasica@iberia.es
    > clasica@iberia.es el documento de identificación oficial que utilizó en el registro. Es necesario que en el asunto del correo incluya su número de Iberia Plus para poder tramitar la petición y que nos la haga llegar hasta el 31 de julio (GMT+2). De no recibir esta documentación antes de la fecha indicada, no podremos darle de alta en el programa Iberia Plus y por lo tanto usted no podrá disfrutar de los beneficios asociados.
    >
    >
    > Además, si usted participó en la campaña de 9.000 Avios adicionales por compra de billetes en Iberia.com, por favor es necesario que adjunte los billetes comprados en este periodo para beneficiarse de la campaña en los mismos plazos indicados anteriormente.
    >
    >
    > Una vez recibido el documento y el adjunto con la copia de los billetes, procederemos a la anotación de los Avios correspondientes según las condiciones de la campaña.
    >
    >
    > Reciba un cordial saludo y esperamos verle pronto a bordo de nuestros aviones.
    >
    >
    > El equipo Iberia Plus
    >
    >
    > Dear customer,
    >
    >
    > Thank you for your interest in the Iberia Plus programme.
    >
    >
    > It is a standard requirement of our programme to check the registration details for your Iberia Plus account. To help us do this, please email a copy of the official identity document you used for registration to
    > mailto:clasica@iberia.es
    > clasica@iberia.es . The subject line of the email must include your Iberia Plus number in order for us to process it and you must send it to us by 31 July (GMT+2). If the documentation is not received before this date, we will be unable to register you for the Iberia Plus programme and you will not have access to any of the associated benefits.
    >
    >
    > If you took part in our recent 9,000 extra Avios promotion for the purchase of tickets at Iberia.com, please attach a copy of any tickets purchased during the period and send it to us by 31 July 2018 in order to collect your Avios.
    >
    >
    >
    > Once we have verified your identification and proof of ticket purchase we will award the Avios due—as per the campaign terms and conditions—
    >
    > INFORMACION SOBRE PROTECCION DE DATOS
    >
    > Esta dirección de correo está destinada exclusivamente al envío de información y no está habilitada para la recepción de mensajes. Esta comunicación electrónica le es remitida por Iberia Lineas Aereas de España S.A. Operadora U. (“Iberia”), en calidad de responsable del tratamiento de sus datos, para cumplir con la relación contractual que nos une con Usted, y está sujeta a los términos de nuestra

    > http://www.iberia.com . En esta Política podes conocer el detalle de la información sobre la protección de sus datos, incluido el ejercicio de sus derechos de oposición, acceso, portabilidad, rectificación, limitación y supresión de datos. Sus datos podrán ser comunicados a entidades del Grupo IAG al que Iberia pertenece así como a las demás compañías aéreas asociadas a On Business y a otros partners del programa. Gracias.
    >
    > INFORMATION ON DATA PRIVACY
    >
    > This email address is meant for sending information only and is not enabled to receive any messages. This email is sent to you by Iberia Lineas Aereas de España S.A. Operadora U. (“Iberia”), as a controller, to comply with the contractual relation we have with
    > http://www.iberia.com . In this Policy, you can find additional information about your personal data protection, as well as information about your rights to object, to access, to data portability, to rectification, to restriction of processing and to erasure. Your personal data may be shared with other IAG Group companies, to which Iberia belongs as well as to the rest of On Business partner airlines and other On Business partners. Thank you.
    >
    > Calle Martínez Villergas, 49, Madrid, Madrid, 28027. ES.

    IBERIA.com
    Tu viaje de principio a fin

    ¿Seguro que necesita imprimir? Iberia con el Medio Ambiente

    IBERIA.com
    Your journey from start to finish

    Do you really need to print? Iberia with the Environm

  63. Marcus Santos disse:

    Minha conta é antiga e esta funcionado normalmente. Mas nada dos avios da promoção entrarem.
    Conta da minha namorada foi criada na mesma época que a minha e os pontos entraram normalmente.
    Meus pagamentos foram confirmados e até o momento não recebi nenhum e-mail da iberia, além das confirmações de reserva.

  64. Osso disse:

    Recebemos um e-mail falando que o assunto do email deveria conter o número ip, o que já continha.

    Estão só enrolando pra todos desistirem e pedirem o reembolso. Há varias versões de respostas evasivas, inclusive do número Iberia não está linkada com os tickets, o que claro estava. Há simplesmente em alguns casos o cancelamento unilateral dos bilhetes.

    No exterior há pelo menos 1 caso de gente com conta antiga e que recebeu os aviso e depois o cancelamento dos tickets.

    Quem recebeu aviso praticou as mesmas inconsistências.

    Não é à toa que a IBERIA sempre aprece entre as 15 piores CIS Aereas do mundo.

  65. Maikon Merces disse:

    Já não bastasse os golpistas daqui,agora o Brasil resolveu importar empresas para dar mais golpe.

  66. Ronald disse:

    Pessoal eu não participei da promoção exatamente pelo risco de acontecer coisas desse tipo! Enfim…
    O medo agora é a cia aérea resolver aumentar a emissão com pontos de voos saindo do Brasil, ou sendo obrigada a creditar os Avios, fazer alguma manobra obrigando nós todos à pagar mais caro mas emissões. Afinal como dito aqui é a cia que cobra menos em executiva saindo do Brasil. Será?

  67. Marcos vieira bousquet disse:

    Estou na mesma situação, ja mandei o documento 3 vezes e nada. Só nos resta a justiça.

  68. Felipe França disse:

    Fabio, o título do texto já pode ser inclusive alterado. A IBERIA ESTA AGINDO DE MÁ FÉ. Um amigo meu acabou de receber esse email informando sobre as inconsistências. So que nao há nada de errado. Criou conta nova, comprou as 10 passagens logado no IP dentro do período da promoção, enviou prontamente todos os bilhetes aéreos e passaporte. Se possível, tentem nos ajudar com o contato VIP com a Iberia. É um absurdo o que estão fazendo e todos os consumidores buscarão os JECs. A conta vai ficar muito mais cara para Iberia do que honrar as compras e avios para todas as pessoas que agiram de forma correta. Tente nos ajudar com eles para evitar um enxurrada de ações no Judiciário.

  69. Claudia disse:

    Mandamos e-mail mesmo antes de recebermos o e-mail da Iberia e assim fizemos tb após o recebimento.Mandamos mais de um e-mail em ambas as vezes porém nada de aviso de recebimento por parte da Iberia.Ligamos na Espanha p sabermos qto a política de recebimento se mandan ou não aviso e a atendente não soube nos informar,pois pelo q tenho visto alguns receberam aviso de recebimento por parte da Iberia e outros não. Então como saber se receberam? O que pode a Iberia alegar? Q não recebeu e-mail com a documentação exigida? Mta coisa ainda pela frente rsrsrs

  70. Rafael disse:

    Fabio, boa tarde!!! Sim a minha conta era nova, feita durante a promoção, liguei no call center, a primeira informação deles foi que deveria enviar um email, com uma cópia o documento que foi feito o cadastrado no caso o meu passaporte (então não tem como ter inconsistência). Após isso foi recebido um e-mail no qual eu deveria enviar o documento de cadastrado, juntamente com os bilhetes. Isto foi feito, conforme eles solicitaram. E devido à má fé deles estão inventando essa história de inconsistências no cadastro pra não liberar os AVIOS. Na minha opinião eles dimensionaram mal a programação e perderam o controle. A medida que deverei tomar é procurar meus direitos pois, agi de acordo com as prerrogativas da promoção. Deveremos aguarda nossa justiça, pra poderemos ter a justiça que merecemos como consumidores de boa fé! Mais sempre continuaremos parceiro deste maravilhoso site!!

  71. Rodrigo Diniz disse:

    Também recebi este e-mail , e eles não respondeu as mensagens nem no messenger , pessoal já registrei a reclamação no consumidor.gov, eles visualizaram e não respondem , já estou pronto pra entrar com ação na justiça , acredito que ação coletiva seria mais efetivo , se alguém quiser podemos alinhar

    • Rafael disse:

      Rodrigo, boa tarde!! Sim acho que deveríamos partir pra isso sim. @Fabio, acho q poderíamos ver uma forma de juntar nos companheiros do site, pois são inúmeros os seguidores desse blog, afetados desonestamente por essa Cia, desonesta. Rodrigo, pode contar comigo! Grande abraço, parceiro.

  72. João Moreno disse:

    Estão desde o início, quando não começaram essa “auditoria” dentro do prazo dos 10 dias… Logo que bloquearam a conta nova e mantiveram a antiga que muitos nao lembravam da existência (meu caso).

    Para mim nem responderam ainda, e olha que logo que você publicou a notícia eu comprei e logo que deu os 10 dias eu enviei o email, até teirei selfie segurando o passaporte, além de enviar rg, cnh (mesmo nao gostando da idéia, por achar perigoso meus documentos fora do meu controle). Campanha de marketing fail. Erraram feio! Fiquei com uma imagem extremamente negativa da cia.

    Estou aguardando dar os 10 dias para dar entrada no JEC.. E Jean, vou abrir uma reclamacao no consumidor tb, aparentente é o único lugar que respondem.

    Um abraço a todos!

  73. José Carlos disse:

    Eu mandei os comprovantes solicitados, não recebi nenhuma resposta, porém na sexta feira recebi 7 e-mails cancelando todas as reservas e efetuando o reembolso integral que eu não solicitei. Já respondi novamente relatando que o cancelamento unilateral, sem meu consentimento, é um absurdo e atitude criminosa da empresa. Na minha conta eu recebi os avios (90,000), conta antiga com movimentação. Já na conta nova da minha mãe fizeram o cancelamento e reembolso unilateral. Se não resolverem, irei processar a empresa, pois eu recebi os pontos e minha mãe não, portanto não existe nenhuma razão para a conduta empresa. Irão perder na justiça, não tenho a menor dúvidas. A empresa é mau caráter, fraudulenta e espero que o máximo de pessoas processem a mesma, para eles terem o maior prejuízo possível. Eles poderiam ter cancelado a promoção, mas afirmaram que estava tudo certo e depois querem dar para trás.

  74. Adriane disse:

    Todas as contas novas foram preteridas . Fraude feia da Iberia. Como já disse, já entrei com ação contra a Companhia pleiteando ressarcimento por danos morais e materiais . Uma ação coletiva não é recomendada , pois o valor a retiraria da competência do JEC. Minha audiência j está marcada , darei notícias em época oportuna .

  75. Luis Rocha disse:

    Além dessas “inconsistências”, teve um clie te que recebeu esse retornando onde alegaram que as reservas não foram vinculadas ao IP. Oras, todo mundo sabe que o sistema tinha uma limitacão em demorar a reconhecer contas novas. Eu comprei dia 24 e só consegui vincular dia 25. Só estou esperando o retorno, se for igual esse acima, entrarei nas pequenas causas.

  76. Helton disse:

    Encaminhei uns 3 e-mails com todos os comprovantes necessários, até então não obtive nenhuma resposta. Vou aguardar por 10 dias, após isso, entrarei no JEC.

  77. Uli haus disse:

    Quem agiu de má fé foram os espertalhões que entraram na promoção. Compraram vários trechos que NÃO voarão. Sem dúvida a maior parte dos espertalhões vem de países do 3o mundo

  78. Maikon Merces disse:

    A empresa está agindo de MÁ FÉ, ela depositou os Avios nas contas antigas por se tratar de minoria já
    que as contas novas são corresponde por mais da maioria nessa promoção.
    O mais sensato nesse caso é todos entrar com uma ação coletiva já que os direitos do consumidor brasileiro
    foi agredido pela Ibéria, o próprio regulamento da promoção da todo o direito aos consumidores de reclamar.
    Já não basta a TAP que enganou milhares de consumidores ano passado agora vem a Ibéria.

  79. Jean disse:

    Ola.

    Eu mandei meus documentos mas ainda não obtive retorno. Em paralelo ja registrei reclamação no site consumidor.gov.br. Caso eles realmente não confirmem as passagens e creditem os pontos a solução é simples: JEC neles

Deixe uma resposta

Tudo sobre Programas de Fidelidade
As melhores avaliações de cabines de Primeira Classe e Classe Executiva do mundo
Luxuosas suítes de hotéis