Qatar Airways anuncia compra de 10% da LATAM

Notícias 12

Por Fábio Vilela

A LATAM Airlines Group S.A., e a empresa aérea de classe mundial Qatar Airways – ambas membros da aliança oneworld, anunciam que firmaram hoje um acordo (“Subscription Agreement”) para que a Qatar Airways possa adquirir até 10% do total da participação acionária da LATAM, por meio de um aumento de capital.

Screen Shot 2016-07-12 at 07.48.03

O Grupo LATAM Airlines realizará uma reunião Extraordinária de Acionistas, no máximo até o dia 2 de setembro de 2016, para propor o aumento de capital no valor de US$ 613 milhões, mediante a emissão de ações a um preço de US$10 por ação.

O anúncio foi realizado na Feira Internacional Aeronáutica de Farnborough, em Inglaterra, onde ambas as empresas foram representadas pelos seus respectivos CEOs: Akbar Al Baker, Group Chief Executive da Qatar Airways, e Enrique Cueto, CEO do LATAM Airlines Group.

“A LATAM representa uma grande oportunidade de investimento e suporte ao desenvolvimento da nossa relação de longo prazo. Como o grupo de companhias aéreas líder na América Latina e membro da oneworld, este investimento poderá representar futuras oportunidades para a rede global da Qatar Airways, complementando o bem-sucedido investimento que já fizemos no grupo IAG”, disse Akbar Al Baker, CEO da Qatar Airways.

“Estamos muito orgulhosos em anunciar a entrada da Qatar como acionista da LATAM, o que reafirma os laços que ambas companhias já tem como membros da aliança oneworld. Este investimento valoriza o que temos construído como LATAM e respalda o projeto do grupo para o futuro. Além de fortalecer nossa posição financeira, isso nos permite explorar novas oportunidades de conectividade com a Ásia e o Oriente Médio, bem como outras áreas de cooperação”, destacou Enrique Cueto, CEO do Grupo LATAM.

As companhias esperam que essa transação seja concluída até o fim do quarto trimestre de 2016. A Qatar Airlines foi assessorada por HSBC Bank plc, Weil, Gotshall & Manges LLP e Carey, enquanto o LATAM Airlines Group S.A. foi assessorado por JP Morgan, Claro & Cía e Sullivan & Cromwell.

Publicidade
Publicidade

12 respostas para “Qatar Airways anuncia compra de 10% da LATAM”

  1. Alex disse:

    Que alterem os espaços das poltronas pra mais alguns centímetros!!!Como já é a Avianca!

  2. Maslow disse:

    Se for concretizado o investimento, acho que podemos esperar maior sinergia no compartilhamento de vôos com AA (Am. do norte), Latam (Am. do sul), IAG (Europa) e Qatar (Oriente médio e Ásia).

  3. Maslow disse:

    Faz todo o sentido este interesse em investir na Latam, uma vez que o grupo já investiu anteriormente no grupo IAG (British-Iberia- Vueling-Air Lingus), e que este opera atualmente em parceria com o grupo Latam e AA.

  4. Daniel A J disse:

    Curioso como o anúncio imediatamente leva todo mundo a pensar sobre melhoria no nível de serviço. A Latam tem de terminar com esse downgrade de nível de serviço imposto pela LAN, pois está muito, mas muito claro que a principal insatisfação dos passageiros, quer seja de primeira, executiva ou de “pedala-class”…
    Eu também sou um desses passageiros, e definitivamente deixei de voar Latam de executiva tobogã para voos internacionais, além de não mais voar de pedala-class para voos de até 4 horas de duração. O preço elevado comparado aos outros não compensa, pois o nível de serviço não justifica o preço.
    Como eu sempre disse: Latam = TAMo na LAma, e outros simplesmente dizem Latão.

  5. Victor disse:

    Será que vão encerrar a parceria com o Smiles? E quem já tem bilhetes emitidos para os próximos meses e ano?

  6. Pedro disse:

    Enquanto isso a LATAM continua cortando benefícios. O único que eu ainda considerava ser bom era a emissão de passagens nacionais por 15 mil pontos. Ontem recebi um e-mail dizendo que a partir de outubro será 25.000 pontos. Ou seja, vai ficar melhor emitir passagem internacional. Os preços das passagens nacionais estão absurdos.

    • MARCOS JOSÉ disse:

      Ano passado investi mais de 15 mil reais e fiz quase 70 voos pela Tam, com o intuito de me tornar RED, hoje Platinum, para ter direito a emitir 35k por 15k. Final do ano, os blogs especializados, incluindo este, fizeram uma divulgação com base em informações da própria empresa, de que não haveria alteração na tabela de resgate para clientes elite. Alguém aí lembra? Desde a fusão dos programas no dia 1º de abril (data bem sugestiva), venho percebendo alterações, de modo que, se tornou inviável investir pra buscar a qualificação. Pra mim, existe um Multiplus antes e depois da data de hoje. Essa empresa não é séria! Ludibriou seus clientes mais fiéis e certamente irá pagar um preço por isso. Como não acredito nas empresas brasileiras, não fiz e não farei nenhum voo pela Latam este ano, buscando a qualificação. A parceria com o Km de vantagens já ficou quase que impraticável, agora a própria Latam deu o golpe de misericórdia no seu programa. Multiplus virou Smiles! Bye Bye Latam!

  7. Sidney disse:

    Espero que essa uniao possa ensinar aos menbros da Latam/tam um pouco sobre customers service porque nunca viajei numa cia onde o staff e super mal educados e não se preocupam nenhum pouco com seus clientes!! Qd vc viaja pela Virgem e outro nivel Pena que não faz voos Brasil/londres 🙁

  8. Paulo disse:

    Vai ser interessante se trouxerem um pouco da excelência do serviço de bordo da Qatar para os voos da Latam.
    Pelo visto a Qatar é uma das primeiras a se mobilizar, ainda que timidamente, para a abertura do mercado que o Brasil deve passar.
    Ponto pra eles e boas perspectivas pra nós.

  9. Daniel disse:

    Quiçá, com tal acordo, encontremos com maior facilidade passagens em business ou First da Qatar para emissão com milhas LATAM (ou, pelo menos, um treinamento “menos pior” das atendentes LATAM que com frequência se perdem ao procurar disponibilidade).

    • Fábio Vilela disse:

      Acho muito precipitado pensar em qualquer coisa principalmente em relação a fidelidade. Veja a Delta e AF/KL que possuem participação na GOL e o Smiles continua operando da mesma forma – sem influência.

Deixe uma resposta

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Tudo sobre Programas de Fidelidade
As melhores avaliações de cabines de Primeira Classe e Classe Executiva do mundo
Luxuosas suítes de hotéis