Saiba como é a rotina de um B767 da Delta durante 1 semana

Você já embarcou em um avião e se perguntou de onde ele acaba de vir, ou pensou para onde ele vai após você chegar ao seu destino? A resposta é: qualquer lugar dentro do alcance daquela aeronave.

A frota de 58 aeronaves do Boeing 767-300ER da Delta voam em 31 rotas internacionais sobre o Atlântico, sobre o Pacífico e em alguns destinos domésticos da companhia aérea. O Ship #1609 é uma dessas aeronaves que em apenas seis dias voam milhares de quilômetros para cidades diferentes em vários continentes.

Delta Boeing 767  2

Melhor ainda é acompanhar a rotina de um deles, então segue um resumo do cronograma recente do Ship #1609:

13 de julho

Lagos 22h30 – O voo DL55 decola com destino ao hub da Delta no Aeroporto Internacional de Atlanta Hartsfield-Jackson. A companhia aérea atua em Lagos desde 2007 e é a única a operar durante todo o ano um voo sem escalas diário entre a Nigéria e os Estados Unidos.

O Ship #1609 é uma das sete aeronaves B767-300ER com 208 assentos a incluir a cidade de Lagos em suas rotas. Como todas as outras aeronaves de fuselagem larga na frota da Delta, oferece poltronas-cama na cabine Delta One. Elas são organizadas na configuração 1 x 2 x 1, o que significa que cada passageiro tem acesso direto ao corredor. Há também confortos caseiros, como edredons e travesseiros, feitos de penas verdadeiras, da Westin Heavenly Bedding, desenhados exclusivamente para a Delta pela Westin Hotels & Resorts, e os kits de amenidades TUMI. Enquanto isso, os assentos Comfort+ oferecem reclinação adicional e mais de dez centímetros de espaço para as pernas em comparação com aqueles disponíveis na classe econômica.


14 de julho

5h30 – O voo aterrissa em Atlanta e os passageiros desembarcam. O Ship #1609 é limpo e o avião é reabastecido, recarregado e pronto para a próxima jornada como o voo DL81 para Los Angeles. Esse voo transcontinental coloca a aeronave no lugar certo para atender outra longa rota saindo de L.A.

Sendo um dos voos da frota 767-300ER transoceânica, o Ship #1609 logo será equipado com Wi-Fi internacional, o que significa que os clientes poderão ficar conectados a 30 mil pés. A Delta já opera a maior frota equipada com Wi-Fi do mundo e todas as suas aeronaves oferecerão o serviço até 2016.

Los Angeles

21h10 – Roupas de cama e kits de amenidades novos foram colocados na cabine Delta One e também há novos kits de amenidades para passageiros na Comfort+ e kits de dormir para a Main Cabin. Agora a aeronave está pronta para voar sobre o Atlântico para a capital do Reino Unido, como o voo DL34.


15 de julho

Londres – 15h50 – O Ship #1609 chega no Aeroporto Heathrow de Londres, o qual é atendido pela Delta desde março de 2008. A companhia aérea agora oferece até 27 voos, em um dia de pico, partindo de Heathrow para os Estados Unidos, em conjunto com a parceira de joint-venture, Virgin Atlantic Airways.

17h35 – Pronto para retornar, desta vez dirigiu-se para a Big Apple e o hub da Delta no Aeroporto JFK em Nova York, como o voo DL3. A rota Heathrow-JFK é a mais importante para o mercado de turismo de negócios, o que significa que é vital que a Delta ofereça um produto de alta qualidade para os clientes que voam essa rota.

“O Boeing 767-300ER é um tipo popular de aeronave e a maioria dos clientes da Delta tem essa preferência por causa da configuração janela/corredor,” disse Nadia Clinton, gerente de vendas da Delta para Reino Unido e Irlanda. “Além de oferecer poltronas-cama, mais de 85% dos assentos na aeronave são assentos de janela ou corredor – algo que é a apreciado por passageiros que viajam longas distâncias, principalmente aqueles que estão na Main Cabin.”

Nova York – 22h30 – Hora de taxiar e o Ship #1609 retorna para Heathrow como o voo DL403, chegando às 10h40 da manhã seguinte.


16 de julho

Londres – 13h00 – O voo DL35 está a caminho de Los Angeles novamente. O tempo de voo é de 11 horas e 45 minutos mas há muitas opções para manter os passageiros ocupados.

A Delta é a única transportadora dos EUA a oferecer entretenimento pessoal e on-demand em todos os assentos em voos internacionais de longa distância. Os clientes têm acesso a 250 filmes, centenas de programas e séries de TV, 2.300 músicas e uma seleção de jogos para desfrutarem durante o voo.

Los Angeles – 18h40 – Agora o Ship #1609 está indo em direção ao oeste, cruzando o Pacífico até o Aeroporto Haneda de Tóquio. Todos os voos de e para o Japão possuem comissários de bordo que falam japonês, além de filmes japoneses, filmes e programas de TV com legendas e uma versão japonesa da revista Sky Magazine.


17 de julho

Tóquio – 22h30 – O voo DL637 aterrissa em Haneda após 11 horas e 50 minutos de voo. A Delta atende os aeroportos Narita e Haneda em Tóquio, sendo o Haneda a escolha favorita dos clientes que viajam a negócios.


18 de julho

00h30 – Duas horas depois, o Ship #1609 está no caminho de volta para Los Angeles como o voo DL636. Irá cruzar a Linha Internacional de Data (linha imaginária na superfície terrestre que implica uma mudança de data obrigatória ao cruzá-la) e chegará em L.A. um dia antes de ter saído de Tóquio – às 19h15 do dia anterior!


17 de julho…de novo

Los Angeles – 22h54 – O voo DL1354 decola para Atlanta. Comparada com as recentes viagens da aeronave, uma viagem curta de apenas 4 horas e 19 minutos.


18 de julho

Atlanta, 5h30 – O Ship #1609 aterrissou em Atlanta onde passará por uma parada programada de manutenção de 17 horas.

A principal prioridade da Delta é a segurança e cada avião é checado cuidadosamente pelas equipes de manutenção após cada chegada e antes de cada decolagem. A parada programada regular nas instalações de manutenção de última geração da Delta é realizada em todas as aeronaves da frota como medida adicional para garantir os padrões mais elevados de segurança. A equipe da Delta Tech Ops realiza inspeções nos motores, componentes e outras peças importantes do Ship #1609 antes que a aeronave deixe o hangar para ser preparada para seu novo voo.

23h14 – Os passageiros embarcaram no voo DL54 e o Ship #1609 está pronto para ir em direção a Lagos novamente.


Ao longo de seis dias, essa única aeronave:

  • Voou milhares de quilômetros em algumas das rotas comerciais mais importantes da Delta
  • Aterrissou em seis cidades diferentes, em quatro continentes
  • Recebeu cerca de 2.000 passageiros a bordo
  • Foi composta por uma equipe de 40 pilotos e 96 comissários de bordo
  • Serviu uma variedade de pratos regionais, com menus especialmente adaptados para atender as preferências dos passageiros que voam de e para Lagos e Tóquio

Ufa, esta aí trabalhou hein?!