Saiba como usar o site da Delta para achar passagens no Smiles

Programas de fidelidade Tutoriais 52

Por Fábio Vilela

Pessoal, desde ontem o site da Delta mudou significativamente pra melhor o mecanismo de busca de passagens para emissão de bilhetes-prêmio.

Então hoje vou fazer um tutorial para ensinar para vocês como usar as novas funções para poder buscar disponibilidade de lugares com suas milhas Smiles.

Passagem só de ida (que você pode alterar os campos se quiser ida e volta)

  1. Somente Ida
  2. Origem e destino
  3. Data
  4. Flexibilidade de datas
  5. Milhas
  6. E por fim clique em Busca avançada (Muito importante)

Screen Shot 2014-11-18 at 10.19.34 AM

Na próxima página vai abrir uma tela para você preencher outros dados antes de fazer sua pesquisa e você deve escolher conforme as setas vermelhas abaixo:

  1. Só ida
  2. Milhas
  3. Aeroporto de destino e origem
  4. Datas
  5. Minhas datas são flexíveis
  6. 5 semanas
  7. Quantidade de passageiros
  8. Cabine desejada
  9. Delta somente

Screen Shot 2014-11-18 at 10.31.15 AM

A disponibilidade do Smiles que em 99% das vezes bate com a da Delta é SOMENTE nas datas em laranja no valor de 125.000 – se for classe executiva saindo do Brasil para os Estados Unidos. O programa da Delta ainda não faz resgates one-way, por isto se você buscar ida ou ida e volta o valor vai ser sempre 125.000 já que mesmo resgatando somente um trecho, ele tarifa como sendo round-trip.

Screen Shot 2014-11-18 at 10.33.08 AM

Na próxima tela você vai ver o vôo disponível, horário e quantidade de lugares.

Screen Shot 2014-11-18 at 10.34.53 AM

Agora vamos no site do Smiles tirar a prova para ver se realmente bate a disponibilidade, e voilá, os mesmos lugares:

Screen Shot 2014-11-18 at 10.37.50 AM

E a mesma quantidade de assentos, para 2 passageiros.

Screen Shot 2014-11-18 at 10.38.06 AM

Bom, mas como o sistema do Smiles não é perfeito há inúmeras situações que a disponibilidade não vai coincidir como:

  • 1 situação – Fazendo busca pelo site do Smiles saindo de cidades que não são São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro (que são os aeroportos que a Delta opera no Brasil), pois as vezes a conexão não é montada automaticamente. Neste caso procure sempre por essas 3 cidades que indiquei, e caso encontrar ligue na Central do Smiles e tente colocar a conexão doméstica no mesmo itinerário.
  • 2 situação – Cabines mistas (Econômica, Executiva e Primeira) – A Delta dentro dos Estados Unidos tem 2 classes de serviço – Econômica e Primeira. Se você pesquisa um vôo em executiva no trecho internacional Brasil x Am. do Norte, mesmo tendo disponibilidade ele não vai te mostrar pois o sistema do site não monta vôos com cabines diferentes. Vamos ver um exemplo:

Vou fazer uma pesquisa de um vôo de São Paulo (GRU) para Cleveland (CLE) no site da Delta usando os passos que ensinei no início deste post. Veja que o trecho internacional está na executiva e o segundo em econômica, já que é um Embraer tudo pelo mesmo valor.

Screen Shot 2014-11-18 at 10.47.46 AM

E como falei, se você for pesquisar no site do Smiles, este trecho não vai aparecer, pois são cabines diferentes – Executiva no internacional, e econômica no doméstico.

Screen Shot 2014-11-18 at 10.49.56 AM

A solução para isto que encontro é sempre buscar trecho a trecho, ou seja, usar sempre os pontos de entrada da Delta nos EUA na primeira pesquisa: Atlanta (ATL), Detroit (DTW) e Nova York (JFK), dos pontos de saída do Brasil: São Paulo (GRU), Brasilia (BSB) e Rio de Janeiro (GIG) e somente depois buscar a conexão para o lugar desejado.

Caso encontrar, ligue no Smiles e explique o problema, na maioria das vezes eles aceitam fazer, e algumas vezes irredutíveis não o fazem. Lembrando que se você viajar de classe econômica no internacional não há este problema, já que o sistema tarifa tudo em um resgate só, tanto doméstico quanto internacional se tudo permanecer na mesma cabine.

Vale lembrar que antes da mudança da tabela se você estivesse na executiva no trecho internacional e quisesse voar de “primeira” no trecho doméstico nos EUA, o Smiles iria tarifar tudo como sendo Primeira Classe. Como agora a tabela considera Executiva/Primeira os mesmos valores, acredito que você consiga adicionar este trecho no mesmo bilhete pela mesma quantidade – 85.000 milhas, tudo pela central de atendimento. Aliás, se alguém já testou poderia contar aqui pra gente.

Screen Shot 2014-11-18 at 10.56.32 AM

E se todas as tentativas não conseguir ainda montar a conexão, use da regra do stopover que já expliquei aqui, onde você pode fazer uma parada intermediária no meio da viagem e continuá-la posteriormente.

  • 3 situação – Sistema não mostra todas as opções de conexão – Vou fazer uma simulação de Cleveland para Fort Lauderdale no site da Delta, que vai me apresentar inúmeros resultados todos na classe econômica (N) que é a mesma que o Smiles usa. Aqui vou colocar o print só da primeira página, mas tem mais de 20 opções.

Screen Shot 2014-11-18 at 11.01.57 AM Screen Shot 2014-11-18 at 11.02.13 AM

Agora se pesquisar pelo site do Smiles, vai aparecer somente 4:

Screen Shot 2014-11-18 at 11.05.17 AM Screen Shot 2014-11-18 at 11.05.23 AM Screen Shot 2014-11-18 at 11.05.28 AM

E para provar que esta classe “N” é a mesma que o Smiles usa, fiz uma pesquisa separada, trecho a trecho, e misteriosamente os trechos aparecem. Escolhi o voo disponível no site da Delta DL 932 que sai de Cleveland as 08:05 e vai para Atlanta e depois conecta pro vôo de Fort Lauderdale DL 2446 às 12:00hs.

Screen Shot 2014-11-18 at 11.07.59 AM Screen Shot 2014-11-18 at 11.09.22 AM

Quem entende? A conexão entre os trechos é de 1h50, ou seja, totalmente viável para o sistema tarifar, mas por alguma razão ele não mostra.

Novamente a solução é tentar pela Central de Atendimento, que raramente tem a boa vontade de montar trecho a trecho, já que sempre usam a mesma desculpa: “Senhor, se não está aparecendo no site, não existe a disponibilidade”.

Enfim, tentei mostrar para vocês os prós e contras do sistema, que ainda têm muitas falhas e prejudica, sem sobra de dúvidas, a vida do usuário na hora de usar suas milhas para resgatar.

Espero que pelo menos com este tutorial vocês consigam pelo menos minimizar o tempo gasto na busca de passagens para voar com a Delta. E se alguém tiver mais dicas, compartilhe com a gente.

Publicidade
Publicidade

52 respostas para “Saiba como usar o site da Delta para achar passagens no Smiles”

  1. Fernando disse:

    O que aparece em laranja no site da Delta, não bate com o do Smiles, acho que deveriam atualizar essa dicas!!!!Abs

  2. […] meu tutorial da Delta (leia aqui) [OBS: Valores que aparecem na Delta por 74k ou 98k geralmente estão disponíveis no Smiles], eu […]

  3. Luciana disse:

    Fiz a busca no site da Delta VIX-MCO e apareceu várias opções de passagem categoria (N) por 40,000. No smiles, não aparece nenhuma opção na data que achei no site da Delta. Acha que consigo emitir direto com a Smiles – pelo telefone? Obrigada!

  4. Gustavo disse:

    Bom dia Fabio.

    Fiz essa busca cruzada como vc falou, trecho GRU-ORL, e no site da Delta aparece a opção de voo direto na executiva, que não aparece no site da SMILES. Sabe como fazer para resolver isso?
    Abs e obrigado

  5. Pilar Martins disse:

    Estou tentando emitir o trecho BOS-ATL-GIG de executiva. Já verifiquei que existe disponibilidade do trecho ATL-GIG no dia que eu quero, mas quando tento procurar BOS-GIG só aparece vôos com duas conexões, ou com conexão muito longa. O curioso é que ao procurar BOS-ATL aparecem várias opções de vôo porque BOS e ATL são hubs da delta e tem vários voos diários entre eles (embora a maioria das opções sejam de economica, mas nao me importaria em fazer esse trecho interno nessa classe). Minha pergunta é: a central pode emitir o trecho BOS-ATL-GIG, combinando um vôo em economica (num horário melhor) com o trecho internacional de executiva?

  6. Fabio disse:

    Baita post. Infelizmente na maioria das vezes atendente diz so ter aquela disponibilidade que mostra no site. Sad

  7. […] somente fazer isto se tiver certeza de disponibilidade de lugar na Delta. Aliás, tenho um  post eu ensino como buscar assentos usando o site da Delta. Leiam o passo a passo pois está explicado claramente o porquê […]

  8. […] E por fim, use o meu tutorial que ensino como buscar as passagens e achar sem precisar ficar procurando data po… […]

  9. […] Como geralmente as passagens são bem reduzidas sugiro usar minha técnica de usar o site da Delta para achar disponibilidade.  […]

  10. […] Usei o método que já ensinei aqui de pesquisar pelo site da Delta antes, e vejam: […]

  11. […] as cias da Skyteam eu uso o site da Delta (post aqui) e o da oneworld uso o site da British (post […]

  12. […] Neste post eu ensino como buscar lugar em executiva usando o site da Delta, então dê uma olhada que o tutorial está ótimo! […]

  13. […] o método que ensinei aqui de usar o site da Delta para achar disponibilidade, vi que tem várias datas para emissão com milhas na tarifa promocional a 30K (econômica) – […]

  14. […] a leitura do meu artigo de como emitir passagens na Delta usando o Smiles, pois há várias falhas no sistema que não permitem que vocês encontrem as passagens pelo site. […]

  15. Giancarlo disse:

    Parece a Delta está permitindo one way agora. As em laranja estão 62.500

  16. Giancarlo disse:

    Muito bom esse post Fábio! Só não dá pra dar nota 10 é pra disponibilidade da Delta, mas aí já não é com você… Abs!

  17. Rodrigo disse:

    Fábio … De antemão parabéns pelo post… Dúvida.. Da pra fazer um upgrade na delta por milhas !? Alguma dica !?

  18. Mauricio disse:

    Fábio,

    normalmente você emite o trecho internacional pelo site e liga para o Smiles para eles incluírem o trecho nacional?
    Ou faz tudo pelo telefone?
    Eles cobram algo?

    Obrigado.

    • Fábio Vilela disse:

      Quase sempre faço tudo pela Central já que o sistema nunca consegue montar a conexão doméstica de Uberlândia.
      Se você emitir pelo site e depois alterar pela Central o valor é de R$100,00 por passageiro.

      • Mauricio disse:

        Moro em Maceió, e sempre passo pelo mesmo problema. Por mais que explique várias vezes para a atendente que buscando separado aparece o MCZ-GRU e o GRU-ATL e junto não, raramente adianta. Parece que elas todas seguem um script, com as mesmas frases feitas e prontas para negar sempre.

  19. Gustavo Henrique disse:

    Fábio,
    Parabéns, o post está excelente como todos os outros!!
    Muito obrigado por essas dicas, vão ajudar demais!!
    Obrigado,
    Gustavo.

  20. Julio disse:

    Muito obrigado pelo excelente post, Fábio.
    Nota 100000

    Realmente, por enquanto, a informação feita pelos atendentes com relação à inclusão do trecho doméstico varia. Depende do atendente q vc pega. Quando emiti MGF-ATL deu o que fazer pra achar um atendente que se dispusesse em fazer essa inclusão. Mas como não desisto fácil, consegui!
    Fica a dica!

  21. Henry disse:

    Fui lá no site da Delta.. depois de penar um pouco, seguindo à risca as suas orientações ele mostra o período de 5 semanas..
    A pesquisa ficou melhor, porque agora na mesma tela vc muda algum parâmetro e já manda refazer a pesquisa sem precisar trocar de tela..
    E os dois aviões rodando ficou charmoso..
    O ruim continua sendo a INdisponibilidade da Delta… isto não tem jeito..
    E, para aparecer no Smiles só quando a Delta mostrar o trecho a 60k,econômica, ida/volta..

  22. Henry.. disse:

    Parabéns pelo tópico.. super bem explicado…
    Eu sempre pesquisei muito pela Delta para depois ir no Smiles.. isto porque a Delta permite a pesquisa pelo mês todo e depois, só clicando a seta > ou JFK. só que a Delta só tem GRU => JFK…
    Na Delta, eles montam o trecho doméstico para a consulta para 1 vaga…aí, vc vai no Smiles coloca as 5 pessoas e não aparece… se vc pesquisa GRU=>JFK para até 9 pessoas, ele até mostra que tem… aí, vc coloca novamente no Smiles GIG=>JFK, agora para 4 pessoas e ele mostra disponibilidade…aí, a quinta pessoa vc tem que emitir 2 trechos: primeiro GIG=>GRU e depois GRU=>JFK…
    Mesmo tendo disponibilidade de 9 passagens no trecho internacional pela Delta, a Gol não libera mais que 4 no trecho doméstico.. então 1 passageiro vc vai ter que emitir o trecho doméstico e o internacional a parte…
    Não tina visto a alteração do lay-out de pesquisa da Delta.. vou olhar para aprender…
    Se tiver algo interessante que vc não tenha dito, o que acho meio impossível porque vc falou tudo, eu posto aqui..
    Abs.

  23. Rafael Mesquita disse:

    Olá Fábio! Mais uma dica!
    Para achar disponibilidade pelo aerolineas argentinas via smiles há alguma dica?
    Estou procurando para bariloche!
    Obrigado

  24. Rafael disse:

    Show de bola esse post!
    Pena que eu não consigo achar voos EUA-BR pra maio de 2015.
    Mas sigo olhando diariamente.
    Abraço

  25. Adriano disse:

    Fabio
    Tem como fazer essa pesquisa de disponibilidade do Smiles usando a Qatar?

  26. Jose disse:

    Fabio,
    com relação às regras Smiles de stop-over, é necessário que os dois voos sejam pela mesma companhia aérea?
    Abraço e sempre muito obrigado!

  27. Denis disse:

    Fábio,
    será que dá pra usar o site da Delta pra pesquisar os vôos AF/KL? Ou tem outro site melhor?
    Abraço!

    • Fábio Vilela disse:

      Sim, basta marcar a opção Delta e cias parceiras na hora da busca.
      Só que a AF regula os assentos pro Smiles e dificilmente a disponibilidade é a mesma.

  28. Frederico disse:

    Mais uma vez, as companhias aéreas brasileiras mostram que seus programas de milhas estão cobrando valores abusivos, bem acima da média… A solução é não mais usar os programas da GOL ou da TAM, verdadeiros assaltos às milhas alheias.

  29. Mauro disse:

    Obrigado pelo post Fabio, muito útil.
    Fiz dois testes, um para Fevereiro e um para Agosto, vôos diretos para NY.
    O de agosto apareceu, o de Fevereiro não….
    Abs

  30. Adolpho disse:

    Alguém sabe como consultar pela internet a disponibilidade das companhias parceiras para emissão pelo Multiplus?

  31. Alexandre disse:

    Oi Fábio,
    Parabéns pelo post!
    De fato na semana passada liguei para a central Smiles e fui informado de que a inclusão do trecho doméstico não poderia mais ser feita. Que a central a partir de agora apenas providencia o stopover. A atendente ainda tentou montar o trecho que eu queria, POA-BSB (faria BSB-ATL executiva), mas disse que o sistema estava bloqueando.
    Portanto não sei se foi um caso isolado ou se realmente a orientação é geral.
    Abraço,
    Alexandre

    • Fábio Vilela disse:

      Alexandre,
      Esta parte da inclusão do trecho doméstico vai muito de atendente para atendente.
      Sempre tento desligar e ligar novamente, as vezes tenho sucesso com uma, e as vezes com outra, é sorte.
      Grande abraço.

Deixe uma resposta

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Tudo sobre Programas de Fidelidade
As melhores avaliações de cabines de Primeira Classe e Classe Executiva do mundo
Luxuosas suítes de hotéis