Saiba tudo sobre a taxa que será cobrada para turistas entrarem na Europa

Notícias 6

Por Equipe | Passageiro de Primeira

Pessoal, no final de abril foi aprovada pela União Europeia a implementação de uma taxa para turistas e profissionais (provenientes de países em que não é exigido o visto Schengen) para entrar em seu território.

O imposto fará parte do ETIAS (Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem), e está programado para entrar em vigor a partir de 2021, após aprovação do Parlamento Europeu.

Com isso, os turistas antes de viajar terão que acessar o site do ETIAS, preencher um formulário e pagar uma taxa. Serão solicitadas informações como: dados pessoais, escolaridade, informações profissionais, quais países serão visitados na UE, se possui parentes por lá além de um questionário de segurança.

Separamos aqui algumas dúvidas frequentes.


Quais países vão exigir o ETIAS?

Será exigido o ETIAS para países que fazem parte do Tratado de Schengen, são eles:

Membros do Schengen (e da UE):

Membros do Schengen (mas não da UE):

Membros do Schengen (cidade-estados):

Vão fazer parte do Schengen (ainda não fazem):


Quem precisa solicitar o ETIAS?

Deverá solicitar o ETIAS cidadãos de países em que atualmente não é exigido que tenham o visto Schengen, veja quais são:

Além desses, cidadãos de Hong Kong, Macao e Taiwan. Para os Britânicos existem regras específicas sobre quem deve solicitar.


Como solicitar o ETIAS?

O processo será todo online. Um site será disponibilizado pela UE.


Quanto tempo demora para solicitar o ETIAS?

Segundo a UE o preenchimento do formulário vai levar menos de 10 minutos. Após o envio você receberá uma resposta em até 72 horas.


O que acontece se meu ETIAS for negado?

Caso você receba uma resposta negativa será fornecido o motivo pelo qual o ETIAS não foi aprovado. O solicitante poderá apelar sobre a decisão ou fazer ajustes no formulário. Sem um ETIAS aprovado você não poderá entrar em nenhum país citado acima.


Qual o custo do ETIAS?

Será cobrado um valor de 7 euros para maiores de 18 anos, os menores serão isentos.


Por quanto tempo o ETIAS é válido?

A validade do ETIAS será de cinco anos, ou a data de vencimento do passaporte (o que acontecer antes), e pode ser utilizado para viagens de até 90 dias dentro do intervalo de 180 dias.


A entrada do ETIAS não vai atrapalhar o trânsito livre que já existe entre os países membros de Schengen, mas passará a ser um requisito obrigatório para entrar nesse território.

O intuito é diminuir a entrada de terroristas na UE, porém esse sistema conseguirá ir além, pois vai filtrar passageiros que possuem antecedentes criminais relacionados a terrorismo, que sejam potenciais imigrantes irregulares ou que apresentem algum risco à saúde pública.

Mais informações sobre o ETIAS você encontra aqui.

 

Qual a opinião de vocês sobre o assunto?

6 respostas para “Saiba tudo sobre a taxa que será cobrada para turistas entrarem na Europa”

  1. Giovanni Marchi disse:

    O critério para exigência do ETIAS é só o país do passaporte ou o país de residência? Pergunto pois sou brasileiro mas também tenho passaporte europeu (Italiano).

    • Equipe | Passageiro de Primeira disse:

      Olá Giovanni.
      A princípio para cidadãos de países que fazem parte do Schengen (Itália faz parte) não será exigido. Tudo muito recente ainda, muita informação para ser esclarecida até a implementaÇão que está prevista para 2021.

      • Denis disse:

        Giovanni, quem tem passaporte italiano tem cidadania, independente de onde more (seja no Brasil ou qualquer lugar do mundo). Dessa forma não tem como ser exigido qualquer documento ou taxa para acessar o território

        • Giovanni Marchi disse:

          Olá Denis. Sei que sou tbem cidadão europeu, sem restrições. Minha dúvida é, se o foco é segurança, um cidadão italiano ou espanhol, nascido e residente na Síria ou Irã, por exemplo, vai pagar os 5 euros e “tudo resolvido”?? Abs

  2. Márcio Spimpolo disse:

    Mais uma burocracia pra arrecadação.

    God!!!

Deixe uma resposta

Tudo sobre Programas de Fidelidade
As melhores avaliações de cabines de Primeira Classe e Classe Executiva do mundo
Luxuosas suítes de hotéis