Sala VIP Al Safwa First Class Lounge da Qatar Airways – Aeroporto de Doha (DOH)
Chegando em Doha eu estava tão apressado pra ir logo pro novo lounge da Primeira Classe (já que minha conexão era curta) que acabei esquecendo de tirar foto da recepção dele, sorry! A sala tinha sido aberto fazia 1 semana então minha animação estava a mil.
A funcionária que me pegou na porta do avião me acompanhou até no lounge e me apresentou um dos agentes no balcão. Logo veio um outro funcionário e pegou minha mala e me deu uma senha que era o número do guarda-volumes onde ela iria ficar. Na verdade eu queria ficar com a mala mas ele foi tão insistente que eu deixei.
Vamos começar a falar do acesso à este lounge Al Safwa – a única forma é voando na Primeira Classe da Qatar, ponto! (Inclusive vôos intra-golfo já que são vendidos como First). Quem voa de Business pode usar o Al Mourjan que é fantástico também. Agora se você tem status na oneworld e tiver viajando de econômica pode acessar uma outra sala chamada de First Class Lounge (este é o nome).
Como era minha primeira vez lá um funcionário propôs fazer uma visita guiada comigo para apresentar as facilidades. Preparam-se pois são quase 90 fotos, e por favor rolem a página devagar e leiam minhas descrições hein? Nada de só ver as imagens!
Logo na entrada (ali bem no cantinho vocês conseguem ver a recepção) está o Qatar Duty Free. Sim os passageiros tem a própria loja do free shop com diversos itens, entre roupas, eletrônicos, etc.
Falando em roupas, os homens tem a disposição um alfaite caso eles optem por comprar alguma roupa que precise de ajuste. Aqui está a salinha onde você é atendido. Tinha água e alguns chocolates. Show né?
Passando pelo Dutyfree você encontra este enorme corredor que vai te levar há diversos ambientes.
O primeiro que eu passei foi o SPA, que infelizmente cobra por absolutamente todos os serviços.
Achei o fato de cobrarem um ponto negativo, afinal as concorrentes oferecem o mesmo serviço – gratuitamente.
Este é o corredor que dá acesso às salas de tratamento, chuveiros e jacuzzi.
Se quiser usar a banheira (que é praticamente pública) o custo é 200QAR que equivale praticamente a nossa moeda – R$205,00.
Os chuveiros também são pagos mas não sei o valor.
Os tratamentos começam a partir de 300QAR e tem diversos tipos.
Olhem esta cama que é toda coberta de areia. Você já sai dali empanado pronto pra ser frito, rs.
Cadeira para pedicure e massagem nos pés.
Area de relaxamento enquanto aguarda ser chamado para o tratamento.
Saindo do SPA fui para uma área reservada somente para quem está viajando com família/crianças. Ela tem um buffet separado do resto do lounge (com opções que os menores gostam) e também salas privativas.
Gente, tudo estava impecável, intacto! Impressionante!
Aqui está o corredor que dá acesso às salas privativas que falei pra você. Elas são ideais pois tem sofás e TV’s, e você consegue controlar seus filhos, rs.
Lá também tem uma sala reservada para amamentação e para trocar os bebês.
E neste outro cubículo o funcionário me disse que é para quem viaja com empregados – daí eles esperam aqui e não se misturam. (Palavras dele). Praticamente uma prisão né gente?
Continuando mais ao fundo estava a sala de jogos com fliperama, videogames, brinquedos, pébolim, etc.
Até um simulador de F1 com um carro em tamanho real tinha.
Saindo da ala da família fui pra área de orações.
A sala dos homens é separada da das mulheres.
Como tinha gente rezando lá dentro não tirei fotos, somente da entrada que é onde você lava seus pés.
E terminando a sessão de amenidades nesta parte do lounge estavam os quartos. A sala oferece diversas suítes (gratuitas) para quem tem conexões longas e precisa de um quarto pra dormir.
Há quartos twins com camas separadas.
Neste em específico o banheiro era para deficiente, não sei se os demais são tão amplos.
Melhor você solicitar um quarto, tomar banho de graça do que pagar o SPA, concorda?
O quarto single é praticamente do tamanho da própria cama – vejam que apertadinho.
O lounge também dispõe de um home theater climatizado e com som acústico.
Voltei pro início do lounge onde estava o business center.
Recepção do lugar.
Tudo é de muito bom gosto e extremamente bem planejado. Os computadores eram iMac e o wifi disponibilizado era do próprio aeroporto – sem senha.
Continuando andando havia pequenas salas nas laterais do lounge com cadeiras e mesas.
Algumas delas com cabines semi-privativas.
Aqui vocês conseguem ter uma noção melhor.
Na cabine você tem uma poltrona e um Tablet (que é fixo na mesa) à sua disposição.
A sala também tem uma ala “externa” que dá pro saguão do aeroporto.
Amei o design dessas cadeiras – me lembrou “Alice no país das Maravilhas”.
No centro do lounge está uma das esculturas mais bonitas que já vi. É uma fonte toda espelhada que possui apenas um fio de água caindo o teto – é simplesmente uma obra de arte.
Atrás dela está o restaurante à la carte e o bar.
Não consegui ver as opções do menu, mas o funcionário me informou que fazem serviço completo – pães, canapés, entradas, sopas, prato principal, sobremesa, queijos, etc. – Tudo cortesia!
Em uma parte perto das mesas tinha uns doces árabes e cafés.
Adivinhem o que é esta parede espelhada? A ADEGA! Como todo ano tem Ramadam foi o jeito que eles encontraram de esconder as garrafas durante o período. Pensaram em tudo né?
No próprio restaurante tem uma área designada para fumantes.
Não sei se os charutos que ficavam neste móvel eram cortesia, preciso descobrir depois.
O banheiro “comunitário” do lounge era maravilhoso, impecável e todo de mármore (acho que era mármore). Sempre com um funcionário a disposição pra reorganizar as toalhas e enxugar as pias depois que alguém usa.
Nossa gente, já cansei de digitar! Pronto, vou continuar, rs! Continuando por esta lateral tem mais cadeiras e o buffet principal.
Nele tem um chef preparando saladas e sanduíches além de um sushi-bar. Por mais que você tenha um restaurante completo a la carte eu achei que as opções do buffet poderiam ser maiores e mais variadas afinal as vezes você só quer pegar algo e já sair comendo – coisa rápida.
O espaço aqui é bem mais modesto, mas é ideal para você que precisa comer rápido entre as conexões.
Os sushis ficam expostos neste display e você não pode se servir – deve solicitar e aí eles arrumam pra você.
E aqui as opções das saladas e sanduíches.
NOSSA, que tanto de fotoooo! Olha realmente valeu a enorme espera para a abertura deste lounge – ele é realmente incrível. Você consegue ver pelos acabamentos, design e decoração que tudo foi milimetricamente pensado para que o passageiro tivesse a melhor experiência possível.
Bom, mas como nem tudo são flores – preciso confessar uma coisa – achei o lounge grande DEMAIS e isto acaba por prejudicar na personalização do serviço pois você é literalmente uma agulha no palheiro lá dentro. Até os móveis parecem estar dispersos que chega até a causar uma sensação que ainda não mobiliaram tudo de tão espaçoso que é o ambiente.
Um fato que aconteceu comigo (quem me acompanhou no snapchat viu), eu me distrai tanto no lounge que quando eu olhei no visor faltavam exatamente 22 minutos pro meu avião decolar (não pro embarque) e já estava piscando em letras vermelhas – LAST CALL. Aí eu pensei, putz, tô fudido, vou perder o vôo. Larguei meu sushi do jeito que tava, saí catando minhas coisas, fui pegar minha malinha de mão no locker e pedi pra recepcionista ligar no portão e dizer que eu estava chegando que não era para fechar a porta.
Bom, eu achei que eles poderiam anunciar os vôos no alto falante pelo menos as últimas chamadas – mas não! E olha que o lounge é LOTADO de funcionários, muitos deles ficam andando atrás de você igual assombração perguntando se quer algo, etc. Você vira pro lado aparece alguém, tem hora que até dá susto.
Enfim gente, corri tanto, mas tanto, mas tantoooooo porque vocês sabem o tamanho deste aeroporto né?! Cheguei no avião desfalecendo e fui o ÚLTIMO a embarcar, nossa senhora! Isto nunca aconteceu antes e foi a primeira vez que quase perdi um vôo. Pedi uma água quando entrei e até eu voltar ao normal demorou um pouco.
Mas porque estou contando isto? Justamente para enfatizar que “tamanho não é documento” no quesito individualidade do serviço. Por ex. no First Class Terminal da Lufthansa – apesar de ser 1/5 do tamanho, você tem seu próprio personal assistant que JAMAIS vai te deixar perder seu vôo ou conexão, afinal eles te avisam a hora de embarcar e um motorista te acompanha até a aeronave. Sim pessoal, preciso fazer a comparação pois este é o meu trabalho, afinal a experiência de viajar de First não é somente à bordo e toda a gama de serviços que envolvem a viagem. E não estou apontando esta “falha” só porque quase perdi o vôo não, e sim para analisar melhor todo o sistema por trás da experiência.
O mesmo caso acontece com o lounge da First Class da Emirates em Dubai – a sala é praticamente o 4 andar inteiro do terminal e você fica literalmente perdido lá dentro sem nenhum serviço personalizado – ponto negativo.
Então a minha conclusão é esta: as vezes o menos é mais. Concordo que Doha é um hub para a cia e que talvez a magnitude deste lounge seja para atender a demanda sem prejudicar o conforto do passageiro, mas mesmo assim acredito que ainda há o que melhorar na prestação de serviço ainda mais em se tratando de um lounge de Primeira Classe. O hard product (instalações, amenidades, espaço) é fantástico e impressionante mas o soft product, que seria o atendimento – deixa a desejar.
O que vocês acham? Quero saber a opinião de vocês!
Sala VIP Admirals Club - Aeroporto de São Paulo (Guarulhos)
Primeira Classe da American Airlines no B777-300ER - São Paulo para Dallas
Classe Executiva da American Airlines no B777-300ER - Dallas para Hong Kong
Classe Executiva da Royal Jordanian no B787 - Hong Kong para Bangkok
Sala VIP THAI Royal Orchid - Aeroporto de Bangkok (BKK)
Primeira Classe da Qatar Airways no A380 - Bangkok para Doha
Sala VIP Al Safwa First Class Lounge da Qatar Airways - Aeroporto de Doha (DOH)
Classe Executiva da Qatar no B777-300ER - Doha para Cairo (Vendido como Primeira Classe)
Daytour em Cairo com a Cairo Overnight Tours
Four Seasons Cairo Nile Plaza
Cairo VIP Lounge - Aeroporto do Cairo (CAI)
Classe Executiva da Oman Air no B737 - Cairo para Muscat
Sala VIP Oman Air Business Class - Aeroporto de Muscat (MCT)
Classe Executiva da Oman Air no A330 - Muscat para Bangkok
Mandarin Oriental Bangkok
Sala VIP Cathay Pacific First and Business Class Lounge - Aeroporto de Bangkok (BKK)
Classe Executiva da Cathay Pacific no A330 (regional) - Bangkok para Hong Kong
Primeira Classe da American Airlines no B777-300ER - Hong Kong para Dallas
Sala VIP American Airlines Flagship Dining - Aeroporto de Dallas (DFW)
Classe Executiva da American Airlines no B767 - Dallas para Los Angeles
American Airlines Flagship Check-in e Flagship Lounge - Aeroporto de Los Angeles (LAX)
Classe Executiva da American Airlines no B787 - Los Angeles para São Paulo
Conclusão - Quantas milhas gastei e como emiti minhas passagens
Avaliação
- Tamanho:
- Atendimento:
- Internet:
- Conforto:
- Buffet:
- Chuveiros:
- Business Center:
- Entretenimento:
9,1
Chegarei a Doha por volta das 23:30h com conexão no dia seguinte, sabe se é possível/conveniente pernoitar nestas acomodações?
Se você estiver de First, sim.
Tem o limite máximo e 6 horas.
Fábio, acompanho o site diariamente e gostaria de parabenizá-lo!
Fiquei com uma dúvida, estou com voo marcado na First da Qatar de CDG -DOH. Consigo acessar o Al Safwa mesmo viajando em outra classe ou a partida de Doha tem que ser em First também?
Abs,
André
Complementando: A passagem partindo de Doha ainda não comprei, ou seja, não é uma conexão, por isso fiquei na dúvida.
Fabio, voarei business CDG(a380 uhul!)-DOH-RGN, sei que terei acesso a Sala VIP Al Mourjan Business Class Lounge, mas ao mesmo tempo sou Emerald na Oneworld (LATAM). Você acha que consigo acesso a Al Safwa?
Obrigado!
Betinho
Infelizmente não.
Fabio, ótimo review !
Concordo com você… às vezes, menos é mais, e perder um vôo de first porque não tinha um personal assistant é coisa imperdoável e que pode acontecer com qualquer um que, por exemplo, adormece na poltrona da Alice …
Não adianta venderem um pacote caro, quando o simples não é feito. Lógico, prefiro esse lounge do que ficar no pedala-class comendo batata chips, mas acredito que a Qatar deveria considerar situações como a que você acaba de relatar (e que são perfeitamente plausíveis) para melhorar ainda mais o produto deles.
Fabio,
Primeiramente obrigado pelas dicas! Eu e a minha esposa estamos agora mo lounge esperando o voo parq bkk. Duas coisas: O nosso voo nao é conexao e estamos usando o quiet room. Todos podem usar se chegarem cedo para o voo. Chegamos 4 horas antes. Jantamos e agoram estamos descansando. Com relacao ao voi, logo após o check-in o funcionario que te leva ao lounge pergunta se voce quer que ele te busque para o embarque. Ajuda bastante!
No dia 16 vamos voar de first na Etihad e ver se conseguimos pegar o novo lounge em abu dhabi. Abs.
P.s.: quando for para Floripa te pagamos um jantar em retribuicao pelas dicas!
Obrigado Fausto, fico feliz de saber que deu tudo certo por aí com as dicas do site.
Pode deixar, aparecendo em Floripa te aviso 😉
Fabio, graças ao Passageiro de Primeira, eu e minha esposa fizemos nossa primeira viagem de primeira classe e o destino foi Dubai, passamos nesta sala no dia 01/11/2015, realmente a sala é fantástica.
A comida é excelente e o atendimento é incrível.
Como na ida para Dubai a escala tinha sido rápida, na volta eu quis experimentar o simulador de Formula 1, e para isto 3 funcionários foram me auxiliar, um trouxe o volante, que não fica no brinquedo e só vem quando um funcionário busca, e mais dois que foram configurar o jogo. Foi muito legal, eu me senti como um piloto com o pessoal dos boxes a me paparicar.
Não tivemos problema para pegar o Voo pra Paris na Primeira Classe do A380 pois a funcionária que havia nos recepcionado na saida do voo que veio de Dubai, foi nos pegar no Lounge para nos levar até a porta do A380.
Realmente foi uma experiencia ímpar.
Vou lhe enviar a foto do arranjo de flores na entrada do Lounge para você complementar o post.
Obrigado pois sem o Passageiro de Primeira esta experiência não teria sido possível.
Abraço
José, que maravilha ler um feedback desses.
Você não sabe como fico feliz com este tipo de relato.
Que bom que conseguiram desfrutar de tudo isto graças as dicas do site.
Grande abraço.
Ótimo relato, um dos melhores do site.
E que lounge fantástico heim! Parece maior que o T3 de GRU…rs
Mais ou menos por aí mesmo Danilo!
Olá Fábio. Primeiramente parabéns pelo post. Eu e minha esposa vamos estar em Doha em Janeiro. E iremos voar para BKK em first graças ao seu post dos vôos smiles por R$700,00. Será a nossa primeira viagem em First. Somos pobres e estamos fazendo essa viagem com bastante economia e tudo parcelado… Então, essa viagem em First será para nós parte do passeio. O que queria saber é qual sala VIP você recomenda para que tenhamos a melhor experiência e possamos também aproveitar ao máximo o tempo no aeroporto? Iremos no voo da 1 da manhã. Obrigado.
Olá Luciano, que bom que irão aproveitar a First com a dica do site.
Então, você tem muito tempo no aeroporto? Se sim te sugiro a conhecer os dois lounges porque são incríveis – o Al Mourjan (Classe executiva) e o Al Safwa (Primeira classe).
Agora se seu tempo for curto, fique só no Al Safwa que é mais exclusivo e com menos movimento. Aproveite para jantar no restaurante e peça o serviço completo – é tudo cortesia – bebidas e comidas.
E depois me conte como foi viu?
Então Fábio. Como o passeio na sala vip vai fazer parte do nosso roteiro. Pretendo ficar o maior tempo possível. Você saberia dizer quantas horas antes do voo, dá pra fazer o check-in?
Eu já fiz check-in com mais de 8 horas de antecedência – como o aeroporto fica aberto 24 horas já que tem vôo o tempo todo, não vejo problema.
Bom dia, Fabio acompanhei sua luta pra embarcar via snapchat muito engraçado. … bem irei passar por la na próxima semana e ja estava ansioso por este post. … so tem uma dúvida quem sabe vc poderia me ajudar… chego de Jakarta em executiva e depois vou a Bangkok em First, nesse caso sim que poderia usar essa sala certo??? A duvida surge agora pois regresso de Bangkok em first porem meu seguinte voo é em executiva…..poderia usa-la novamente ou no lounge da executiva mesmo….. Abraços. …
No primeiro trecho sim, você teria acesso.
No segundo pelo o que me informei somente se sua conexão for maior que 5 horas.
Mas não custa tentar.
Fabio, sim passerei a noite lá, chego as 23:30 e saio para cingapura as 9:30….se tiver possibilidade passarei nas duas….
Então reserve um dos quartos no Al Safwa para dormir – também é cortesia.
Vantuil, tenho a mesma dúvida que você, pois estou em situação idêntica para o meu no ano que vem. Vou e volto para BKK de first, mas o meu voo seguinte é de business com umas 7h de conexão. Depois da sua viagem, será que é possível você nos contar como foi? Boa viagem.
Parabéns pelo TR! O mais completo que já li, rico em detalhes (mesmo com o curto tempo que teve). Fotos ficaram excelentes
Concordo plenamente com seu ponto de vista! Comentei no FR do A380, esperava um atendimento mais intimista, mas não houve. A QR não tem muitos voos com F (desconsiderando intra-golfo), seeia totalmente viável ter uma experiência mais personalizada neste lounge. Tudo muito grande mas falho em outros aspectos. Pagar para usar o SPA ok – mas oferecer algum tratamento free seria o ideal já que as demais oferecem.
Os chuveiros são pagos também, não me recordo o valor, mas se for usar a lógica, toma banho nos quartos privativos (sabe quantos são?) ou vai para o J lounge que não é pago e o serviço é muito bom também.
Preciso ter $$$ pra fazer um voo na F da LH – conhece algum FFP que emite cabine mista (J intra-europa e F)?
Em janeiro terei uma conexão em Doha, chegando de BKK em F e seguindo para LHR pela BA na Club World Business. Em códigos distintos e tempo de conexão muuuito longo (23 horas). Nesse caso tenho acesso ao lounge Al Mourjan?
Infelizmente não Marcos.
Pelo seu relato e outros que já li, não gostei muito não. De tão minimalista que a decoração ficou acabou me parecendo meio estéril. A comida também não parece ser muito especial e o spa pago (sem nenhuma oferta nem de 15 minutos grátis) é ridículo. O resultado no Al Mourjan ficou bem melhor, mas ainda é possível corrigir algumas destas falhas.
Concordo que o resultado do Al Mourjan foi mais satisfatório!
Bem observado sobre o “menos que às vezes é mais”. Será que eles têm público para encher essa sala? Nas fotos, deu uma impressão de ambiente vazio (certamente pelo horário, mas vai lá saber).
Boa pergunta!
Quando passei por lá em maio ultimo observei o painel de arrivals e departures e fiquei impressionado com o numero de voos … Eles estáo no meio de campo entre sudeste asiatico, africa, mediterraneo, russia, georgia, azerbaijan, india, paquistan, bangladesh, tailandia, australia e a europa ocidental … acho que eles tem uma posiçao geografica interessante … o problema é estarem no golfo pérsico e próximo de uma zona em ebuliçao …
Mesmo o lounge da business class é também enorme e fantástico!
Fábio,
Parabéns pelo relato, muito bem detalhado. Ansioso por conhecer o lounge ano que vem. Mas essa parte do spar ser todo pago, até para tomar banho, é bem negativo mesmo em relação ao que você já falou das outras cias. Um mega produto que não está sendo bem/totalmente explorado pela empresa em relação à aedqueção do serviço-espaço. Fiquei curioso em saber se as salas individuais de repouso. que tem banheiro, são mesmo somente para os passageiros com longas conexões ou qualquer outro passageiro de fisrt que tenha embarcado lá poder solicitar? Considerando que é um lounge muito novo, você acha que algumas coisas possam mudar no futuro? Espero que sim e que evoluam nos pontos negativos que você falou.
Realmente é um ponto negativo cobrarem pelos tratamentos e até pelo chuveiro – precisavam rever esta política.
E em relação aos quartos, acredito que qualquer passageiro possa solicitar independente se está conectando ou não.