Santander Esfera e Smiles!

Programas de fidelidade 45

Por Alexandre Zylberstajn

Olá Pessoal,

Muitas das recentes promoções do SMILES tem deixado os participantes do Santander Esfera de fora.  Segue exemplo dos termos da última transferência bonificada (ainda vigente):

Outros programas também fazem restrições. Segue o exemplo de uma promoção  (já expirada) excluindo grandes bancos na Multiplus:


De certa forma eu entendo que cada programa tem uma negociação diferenciada entre os parceiros, mas a restrição do Smiles com Santander começou a ficar acima do que considero normal.

Sem entender o motivo, perguntei ao departamento de comunicação do Banco, e hoje chegou a resposta:

“O Esfera, rede de parcerias do Santander, oferece aos clientes diversos produtos, serviços, viagens e experiências próprios e de parceiros, em campanhas que se alternam periodicamente conforme fatores estratégicos e sazonais.”


Qualquer coisa que escrevesse seria pura especulação… Considero o ESFERA um ótimo programa e espero que voltem a participar das próximas promoções junto ao SMILES.

E vocês, tinham reparado na restrição? tem alguma especulação sobre o motivo de ficarem de fora? sazonalidade? ou quais poderiam ser os fatores estratégicos?

Abs,

Ale

 

45 respostas para “Santander Esfera e Smiles!”

  1. Pedro E S Silva disse:

    Concentro meus gastos no cartão santander unique justamente porque viajo sempre no smiles, o qual sou cliente ouro. Sempre faço parte das promoções de bonificação na transferência de milhas. Porém, com estas restrições ( já vi 2 promoções de bonificações do smiles com o santander esfera de fora), estou considerando a troca de cartão e inclusive de banco. Santander esfera andando pra trás, seguindo esta ideologia retrógada cairei fora do cartão e provavelmente do banco. E olha que não gasto pouco. Burros.

  2. Jorge Costa disse:

    Está inspirando outros blogs a escrever sobre o assunto hein? rsrss

  3. Hugo disse:

    Alê, outro fator que notei é que a quantidade mínima de milhas para fazer a transferência ESFERA –> SANTANDER é de inacreditáveis 30 mil pontos! Está me parecendo que o ESFERA quer desincentivar estas transferências …

  4. Genaro Date disse:

    Procede a informação?

  5. Alex disse:

    pessoal , alguem mais está com um bug no site da Smiles quando pedimos um voo ?

  6. Gustavo disse:

    O Itau esta sempre fora tb. Nao tenho cartao deles mas ja cogitei pedir para poder comprar pontos por 35, ja que costumo comprar a 42 no livelo para transferir com bonus.

  7. Jorge Costa disse:

    Traduzindo: ?

    Não somos honestos em admitir os reais motivos, sabemos que nossas estratégias deveriam beneficiar os clientes, e sabemos também que 10 a cada 10 clientes odeiam ser excluído das parcerias Smiles/Multiplus/TudoAzul/Etc… Como não temos o que falar, também não seremos transparentes com o Passageiro de Primeira, e enviaremos poucas palavras, fingindo estar tudo sob controle.

  8. Wanderley disse:

    Alê, aproveitando a oportunidade, gostaria de deixar aqui uma sugestão de post: que tal uma análise dos melhores cartões oferecidos por cada banco??? Uma análise completa dos benefícios, sem deixar de analisar o custo com anuidade e possíveis desvantagens (como é esse caso dos cartões Santander). Atualmente estou gostando dos cartões que pontuam na Livelo (BB e Bradesco), principalmente porque vez ou outra surge aquela promoção Bumerangue da Multiplus que eu considero sensacional.

    Enfim… É isso. Parabéns pelos seus posts; e como já disseram sua contribuição para o blog é de grande valia. Foi uma grande “sacada” do Fábio!!! Parabéns aos dois por sinal.

    Valew!!!

  9. Junior Paes disse:

    Quando o Santander lançou a promoção que chegou, como no meu caso, a 6,6 pontos por dólar gasto eu troquei meu cartão do Bradesco pelo do Santander achando que seria uma boa, porém após o fim da promoção não houve mais transferencias com bônus da esfera para nenhum parceiro.
    Acredito que devido a essa promoção da bonificação se eles transferirem com mais bônus eles tenham um certo prejuízo e devem estar dando uma segurada, forçando as emissões no site próprio.

  10. Schack Bauer disse:

    O Smiles nunca tem passagem a milhas minimamente decentes. Sempre que preciso emitir, tenho que recorrer ao Fidelidade. Smiles parece que virou só um grande esquema pra empurrar milhas nas pessoas. Milhas que depois dificilmente poderão ser resgatadas de forma justa pelo cliente.

  11. Henry disse:

    Não tenho enviado pontos para o Smiles… nem que ofereçam bônus de 100%… aliás, nem bônus de 200%… pra que ?? pra depois ficar que nem um maluco atrás de passagem ?? e quando acha, são aquelas tarifas estratosféricas..
    Muito mais negócio esperar tranquilamente as promoções do Amigo de 100%…pelo menos, por enquanto o Amigo tem sido um programa razoável..
    Mas.. nem mesmo o Amigo me leva a mexer nos pontos… porque ainda acho mais negócio enviar para o Iberia Plus…
    Os cartões do Santander dão bônus de 6,6 pontos para cada US$ 1.00… só isso já um baita bônus.. na verdade, para quem acumula “apenas” 2,2 pontos, são 200% de bônus.. e não vou desperdiçar isso no Smiles, né ???
    Mando pro Iberia e descolo passagens para Europa por 17.000 ávios apenas… ou apenas 25.000 ávios para os EUA.. isso a todo momento, sem ter que esperar por promos fakes…
    Sinceramente…respeito que gosta do Smiles… para emissões domésticas para quem pode viajar as tercas/quartas e de madruga/bem cedo é um programa até razoável….
    Mas fora, isso, é muito complicado esperar mais alguma coisa deles…
    Além do fato que o Smiles está se lixando para a atuação dos tubarões das milhas, like MaxMilhas / HotMilhas…

    • Henry,
      Mas imagine que vc queira ir para ROMA e o Smiles tenha transferência bonificada de 50% (e emissao a 95k de executiva). Nem assim?
      Zero tolerância? Eu entendo seus pontos, mas dependo do caso, eu transfiro tranquilo.
      Abs
      ALe

      • kit disse:

        o ponto é conseguir conciliar a promo x sua viagem x e a sorte de pegar uma tabela baixa de emissao :/ lá tem sido difícil, queimei todas as minhas milhas esse ano por lá pois estava cada vez mais difícil emitir algo bom em executiva

      • Carlos disse:

        Ale , o grande problema da Smiles é que são muito instaveis . Semana passada tinha executiva Tap para toda a europa a 120k , e por ser Smiles acho até barato , mas ,,,,,,,,,,, Essa semana desapareceu .
        Sem confiança , sem relação .
        Smiles só no FIADãO

      • Carlos disse:

        Ale , o grande problema da Smiles é que são muito instaveis . Semana passada tinha executiva Tap para toda a europa a 120k , e por ser Smiles acho até barato( 80K no Amigo ) , mas ,,,,,,,,,,, Essa semana desapareceu .
        Sem confiança , sem relação .
        Smiles só no FIADÃO

        • Eu concordo, mas sabendo usar pode ser muito vantajoso…
          Não mandaria sem finalidade, apenas pelo bônus, mas temos que reconhecer que em alguns casos, pode ser um excelente negocio, não acha?

          • kit disse:

            oque deixa a desejar nos bonus smiles é o tempo de 6 meses de uso, oque deixa ainda mais dificil, mas tendo sorte acredito ser possível achar tickets interessantes, mas tendo sorte :/

          • Carlos disse:

            Pelos bonus do cartão de credito não sei não . Só se eu já ter uma emissão no fiado deles . Acho de verdade que o Henry está certo quanto ao bonus deles , vale muito mais mandar para outros planos .
            Quanto a outro bonus ainda vejo alguma vantagem de vez em quando .

      • Henry disse:

        Alexandre…
        Quando eu era criança (e isso já se vão alguns anos….rsrs), uma das histórias que meu pai me contava era essa:
        Tinha um menino, muito travesso, que ia pra floresta e chegando lá, ele gritava: “socorro, socorro… o lobo quer me comer!!!!!….”
        (claro, comer no sentido literal….rsrs)… as pessoas corriam e quando chegavam lá, o menino tava de boa e ria da cara de todo mundo… fez isso uma, duas, três vezes…
        Um dia o menino foi pra floresta e apareceu o lobo mau, querendo realmente comê-lo… ele gritou “socorro, socorro.. o lobo quer me comer”….
        E acabou que comeu mesmo, porque as pessoas falaram: “… não perde tempo, porque é brincadeira do Smileszinho… ele vive de enganar pessoas….”
        Ah… o menino tinha o apelido de Smileszinho porque vivia rindo da cara das pessoas, porque vivi mentindo e tirando sarro da cara delas…
        Entendeu porque Smiles é um caso que não se considera ???Não dá pra ficar esperando uma simbiose de fatores ocorrerem todos ao mesmo tempo para poder viajar usando milhas Smiles… sinceramente…
        Com Iberia Plus, não precisa de nada disso… emito a hora que quiser, pagando 17kávios na econômica ou 42k na executiva…
        E o melhor de tudo: não preciso viajar sozinho (Smiles muitas vezes trava mais de 1 assento) e não fico com a impressão que me fizeram favor…
        Um dia me olhei no espelho e falei pra mim mesmo:
        “… vc é um homem livre… que pensa… então DESAPEGA Smiles…”
        E, dai em diante, dei um “fod—-” pra esse programa…
        É uma pena o programa ser assim, porque o site é primoroso…gostaria muito que eles assumissem um compromisso de criarem um regulamento, com uma tabela de resgates fixos, e que não mudassem o regulamento sem aviso prévio de 1 ano…
        E que a disponibilidade voltasse… mas isso não vai rolar…é tudo uma questão de olhar o passado deles…

    • Carlos disse:

      Henry , vc está certo em tudo que diz e eu me sinto traido pelo Smiles . Mas hoje uso sem fidelidade e somente nas oportunidades . Se ficar muito atento com as reservas de hoteis , vc consegue boas milhas bonus , mas atenção pois as vezes é mais caro que o proprio Booking.com . Quando tem compras com 8×1 as vezes também vale a pena pois é o unico programa que paga suas milhas sem precisar telefonar cobrando . Do resto concordo 100% oque vc fala do Smiles. Hoje quando emito uma passagem Smiles , sei que fiz o melhor negocio pois foi muito facil juntar . pelos meios que te falei e somente por esses meios .

      • Henry disse:

        Sim… eu ainda tenho 400k lá com eles… todo dia rezo, faço “convocação geral” nos céus para aparecer algo decente…
        Até agora só apareceu o mesmo de sempre.. tudo “metade do dobro”….então, eu passo…

      • Henry disse:

        Eu adotei uma postura de não enviar nenhum centavo pra eles… nem que me deem 1000000 milhas por R$ 100,00… zero de tolerância para fluxo financeiro pra eles…
        É fácil pra k—– pra eles ficarem distribuindo milhas… no final soma naquele caldeirão de milhas que eles têm…
        Eles criaram a nova versão do “dinheiro de Banco Imobiliário”… um papelzinho bonitinho, mas que não serve p.p.n….
        Pra mim é só o programa funcionar minimamente decente..ou seja, nós conseguirmos emitir uma passagem para Europa/EUA, por 25/35k na econômica…
        Carlos, aprende uma coisa: quando alguém se dá muito bem, geralmente é as custas de outras pessoas.. é isso que o Smiles faz…pega meia dúzia de pessoas que conseguem se dar bem (nada a criticar das pessoas… elas não têm nada a ver com isso…) e elas servem de propaganda para as outras, que, claro, não se dão bem…

        • E nós tentamos te ensinar a ser o cara que se da bem! 😉

          • Fernando Garcia disse:

            nesse cenário de econômica pros eua a 35k..

            Considerando um bônus de 70% (beeeem fácil conseguir), você precisaria de aproximadamente 21k milhas no cartão..

            Isso seria ótimo, mas mto barato na minha opinião.. smiles eh inflacionada pq eh mto fácil de ganhar milhas..

          • Henry disse:

            Mas eu não preciso de programas de fidelidade pra me dar bem, principalmente se isso for em detrimento dos outros… se eu percebo que um programa está sendo desonesto, não vou fingir que está tudo bem, me dar bem e se lixar pro resto…

        • Carlos disse:

          Henry , vc gosta de contos , ent~so deixa eu te contar um . Meu Cardiologista era comunista fanático e anti americano e para resumir nunca tinha ido à Disney , até que um dia ele percebeu que quem estava perdendo era somente ele e acabou indo . Cuidado com seu radicalismo que as vezes quem pode perder é vc !
          Um abraço e gosto das suas colocações

          • Henry disse:

            Carlos
            Comunista fanático é redundância….rsrs
            Não é questão de fanatismo…. não querer enviar grana pro Smiles é apenas não querer participar de algo que cada vez mais me parece ser uma fraude, pior ainda se eu obtiver lucro com isso e endossar a coisa… eu sou uma insignificância nesse mundo das milhas, não tenho pretensão de sair desse patamar, e sinceramente lamento muito que o Smiles haja comercialmente como age… porque, tirando o comportamento da estratégia direcionada a enganar as pessoas para encher o caixa de dinheiro, o site deles é sensacional… na minha insignificante opinião é o melhor site de serviços do mundo, consegue a façanha de ser melhor que o do Itaú Banking, que é outro primor de site ….claro tem que abstrair aquele sistema de busca de passagens da época das diligências… já parou pra pensar que ele é ruim pra dificultar a busca de passagens ???
            Quanto ao seu cardiologista, é paradoxal que alguém que cuida do coração dos outros seja displicente com o seu próprio coração, ñ faz bem evitar ser feliz, ainda mais se for por viés ideológicos…

          • LUIZ C DA COSTA JR disse:

            Concordo, o extremismo não é positivo, concordo com o Henry no sentido de o programa ser maquiavélico, contudo, da pra usar o Viaje Fácil e resgatar com 330 dias, e depois ir usando essas mil promoções para pagar!!!
            Não enxergo nenhum programa 100% transparente!!! e sobre os Avios, eles tb podem reajustar as tabelas tal qual a TAP fez…não espero caridade desses programas!!!

  12. thiago disse:

    Oi Ale, pelo que eu vi as restrições não são especificas do Esfera, o ITAU apresenta as mesmas restrições.

  13. Gabriel disse:

    Querem que os clientes utilizem os pontos e comprem
    as passagens pelo próprio hotsite. Talvez o ponto estratégico seja esse. Participar dessas promoções é interessante para o emissor quando precisam acabar com algum estoque de pontos que tenham adquirido (smiles, multiplus, etc)

  14. Aukai Pilotti disse:

    É verdade Ale… muito estranho isso. Eu também estou pensando em mudar de cartão, e de programa de fidelidade.

  15. Romulo disse:

    Eu penso que o problema seja exatamente devido à quantidade de pontos bônus que o Esfera tem dado. Talvez isso desvalorize os pontos frente às parceiras aéreas.

  16. Matheus Gonçalves Pousada dos Santos disse:

    Ale,

    Será que pode ter alguma relação com uma tentativa de incentivo a aquisição dos cartões de parceria Santander Smiles?

    • Matheus,
      Eu não apostaria nisso.
      Eles devem ter um contrato com negociação de preço por ponto transferido. Podem estar renegociando!
      Mas tudo especulação. Eu não sei mesmo… Queria saber para ajudar quem tem SANTANDER!
      Tks,
      ALE

  17. Victor disse:

    Tb notei essa falta de parceria com o Smiles que é o q mais transferia, estou avaliando usar os cartões de outros bancos e deixar de usar os do Santander em função disto

Deixe uma resposta

Tudo sobre Programas de Fidelidade
As melhores avaliações de cabines de Primeira Classe e Classe Executiva do mundo
Luxuosas suítes de hotéis