Smiles anuncia nova tabela de resgate a partir de Julho

Programas de fidelidade 125

Por Fábio Vilela

Já não era de se esperar né? O Smiles anunciou hoje sua nova tabela de resgate que irá entrar em vigor à partir de 30 de Julho.

Para emissão de bilhetes para voos dentro do Brasil os valores permanecerão os mesmos. Segundo o Smiles  “Vale lembrar que, mesmo com o reajuste, nossas tarifas continuam extremamente competitivas no mercado.”.

smiles nova tabela

Estão preparados?

Classe Econômica

Tabela antiga

TABELA DELTA

Tabela nova

classe economica nova tabela smiles

Para a classe econômica, pouca coisa mudou, veja alguns exemplos:

  • Brasil x EUA = Era 25k agora é 35k
  • EUA x Europa = Era 20k agora é 35k
  • EUA x Oceania = Era 20k agora é 50k
  • EUA x Ásia = Era 30k agora é 50k

Classe Executiva e Primeira Classe

Tabela antiga

TABELA DELTA

Tabela nova

classe executiva

Então o pior, lógico foi para as classes premium: A classe executiva entre Brasil x EUA que hoje é 37.500 vai passar à ser 85.000 (mais caro que a TAM cobra). E engraçado que o mesmo preço vai servir para a Europa (que é mais longe). Hoje para ir ao velho continente, você precisa desembolsar 52.500, após a nova tabela, vai precisar de 85.000.

Entre América do Norte e Europa era 30.000 na executiva, e vai passar a ser 85.000! Outra péssima desvalorização é entre América do Norte e Oceania era 30.000 e vai passar a ser 100.000 (3x mais!).

Engraçado que o Smiles está usando a mesma tabela para Executiva e Primeira Classe, ou seja, no caso da Qatar que oferece as duas classes, será que vai ser o mesmo valor?

Sério gente, cada vez estou mais desacreditado dos programas de fidelidade! Por mais que isto já era de se esperar, achei que a mudança foi MUITO desfavorável à nós clientes!

Acesse aqui o novo regulamento do Programa Smiles, que será válido a partir de 30/07.

O Smiles está ressaltando que este é o primeiro reajuste das tabelas internacionais do Smiles em mais de dez anos. E, para serem mais transparentes (e não levarem multa do Ministério Público) resolveram divulgar a mudança com 90 dias de antecedência.

Quem aprovou? Ninguém né?

125 respostas para “Smiles anuncia nova tabela de resgate a partir de Julho”

  1. […] Brasil em classe executiva. No final da transação seu custo real foi de 54.500 – que é muito similar ao que o Smiles cobrava antes de mudar a tabela – 52.500. Esta promoção é uma das poucas que aconselho a usar pelo Smiles. Ahhh e pra quem […]

  2. Vitoria disse:

    Que site enrolado…..e o atendimento por telefone então péssimo……quem diria vcs que entraram no mercado de aviãção como exemple de agilidade e desburocratzação….. Uma pena…muito ruim…..

  3. […] em classe executiva. No final da transação seu custo real foi de 54.500 – que é muito similar ao que o Smiles cobrava antes de mudar a tabela – […]

  4. […] o Smiles anunciou a mudança na tabela de resgate  (pra pior!) em Abril deste ano, eu comecei a pesquisar uma forma de gastar parte do meu saldo em […]

  5. Lucas Cabral disse:

    Fábio, você teria resposta para a seguinte situação:

    Emiti por 30.000 milhas JFK/CDG/BCN para dezembro e preciso agora por motivos de força maior mudar a data da viagem. Será cobrada apenas a multa (se não me engano de R$100) ou multa + diferença de tarifa referente a mudança na tabela?

    Obrigado!

    • Fábio Vilela disse:

      Lucas, pelo o que fiquei sabendo a mudança pode ser feita sem a cobrança adicional de milhas.
      Mas ainda não testei.

      • Lucas Cabral disse:

        Pois é, acabei de “testar” e nada feito. Todos os atendentes (uma dúzia) me informaram que o bilhete tem de ser cancelado e reemitido, valendo a nova tabela. De 30.000 para 85.000…

  6. Luis disse:

    Fábio,

    Consultei hoje o site dos Smiles e encontrei passagens para Europa por 52.500. Será que a nova tabela não entrou em vigor …

  7. Stella disse:

    Alguém conseguiu voo dos EUA (costa oeste) para o Brasil, na costa oeste após 20 de maio de 2015?

    Consegui comprar a passagem de ida, Navegantes-São Francisco para início de maio. A volta estou procurando todos os dias, a meia noite e em vários horários, de vários aeroportos (Las Vegas, Los Angeles, São Francisco, San Diego…) e não acho nada.

    As únicas opções disponíveis para EUA-Brasil são saindo de Miami, pela Aerolineas Argentinas.
    Alguém sabe se a Delta não está mais liberando voos?

    Queria comprar antes de 30/07, quando a tabela irá aumentar.

  8. […] pena que o acordo vai se consolidar depois da mudança da tabela do Smiles que ocorre agora dia 31/07. Mesmo com a devalorização, um trecho entre Am. do Sul e Oriente Médio (que agora passa a ser […]

  9. Ricardo disse:

    Eu gastei tudo que consegui com milhas!

    Duas pessoas de GRU – JFK – ORD executiva (37.500×2)
    Continuando, duas pessoas de ORD – AMS – BUDAPEST (STOP 3 DIAS) – PARIS – ST PETERSBURG (30.000 x2) executiva KLM até budapest + AF o resto.

    135.000 pts bem usados.

  10. […] Então corra e aproveite, pois vocês só tem mais 30 dias para aproveitar esses valores antes da mudança de tabela. […]

  11. Bruno disse:

    Uma verdadeira piada…Eles falam em reajuste em mais de 10 anos, na verdade só reajustou o mínimo, porque a tabela é dinâmica, não é estática…Todos aqui sabem disso, eles sabem disso, e é simplesmente lamentável o que está ocorrendo…

  12. CarlosCF disse:

    Fábio, alguma vez você viu disponibilidade de Primeira Classe na Air France com o Smiles? Se tiver alguma, seria a única opção razoável para emitir smiles após a mudança, uma vez que 85k num Br-Europa em Primeira Classe é um valor na média das demais…

  13. […] uma opção de resgate para quem quer gastar as milhas antes da mudança da tabela que vai acontecer em Julho. Aliás não deixe de ler meu post de como otimizar o uso das milhas […]

  14. […] resolvi mostrar para vocês alguns resgates interessantes para emissão de passagens antes da mudança desleal que a tabela vai sofrer em Julho. Confira a tabela atual […]

  15. Eduardo disse:

    Acabei de torrar 100k, agora falta mais 100k e já era… smiles por enquanto já era para mim…só não cancelo o cartão de credito por que tenho acesso a sala vip deles…

  16. ANDRE SGROTT disse:

    Smiles é tão lixo, que estou tentando emitir 02 passagens para Chicaco e New York Executiva via GRU desde de quando foi divulgado o aumento na tabela e não estou conseguindo. Quero fazer um stop em Chicago, montei os trechos certinho e na central sempre inventam uma desculpa que os voos nao aparecem para eles. Faço o login novamente e o voo aparece. Preciso fazer via central para realizar o Stopover. Palhaçada!
    O que adianta fazer promoção de 20%, 30% na transferência de milhas do cartão de crédito se sempre é uma dor de cabeça a emissão com o Smiles. O negócio é usar o Amex ou Black Citibank, assim conseguimos jogar para empresas internacionais. #sacocheio

  17. Alguém já conseguiu resgatar milhas Smiles para Business? Por acaso é essa “Tarifa Smiles Comfort”?

  18. Fernando D disse:

    Mais um clube Smiles cancelado aqui e buscando alternativa para queimar tudo que tenho por lá. Vou guardar no banco mesmo por enquanto até achar outra alternativa. Quem sabe a Azul que a partir de 2015 começa a ir para os EUA.

  19. Bruno Alvares disse:

    Fábio, acho que agora o jeito vai ser guardar as milhas no banco e tentar aproveitar uma promoção do Multiplus para o Le Club na proporção de 1:1, já que a atual é 1:0,5. Assim, como do Le Club para Iberia é 1:1, me parece que seria a melhor opção. Pena que os bancos mais comuns, como Banco do Brasil e Caixa, parecem só conhecer as companhias aéreas brasileiras.

  20. Tiago disse:

    Fábio,
    Você tem conseguido emitir passagens pela Smiles com o vôo saindo de outro lugar que não GIG ou GRU? Queria emitir uma passagem pela Ibéria saindo de Brasília, mas a Smiles não inclui o trecho interno. Liguei na central e eles se recusam a fazer, dizem pra eu comprar o bilhete “por fora”, Até reclameaqui já registrei mas não deu em nada.
    Essa história de comprar trechos separados a gente sabe que não funciona. Além de pagar muito mais caro, você fica com bilhetes separados e assume o risco de qualquer atraso ou cancelamento. Agora nem a franquia de bagagem eles honram!

    • Fábio Vilela disse:

      Tiago, faz tempo que não tenho emitido bilhetes Smiles, por isto não sei como anda a emissão ultimamente.
      Realmente é um problema para nós que não moramos em hubs das cias internacionais como SP ou RIO.

  21. JESSICA disse:

    Cancelei o meu, aliás não me trouxe nenhuma vantagem. Com o valor que gastaria em um ano para ganhar 12.000 milhas compro uma passagem que não trocaria nunca com estes pontos. UM ABSURDO!!!! A nova tabela.
    Fábio, acho melhor dar dicas de classe econômica, assim podemos gastar o restante das milhas.

  22. Tlars22 disse:

    Cancelei meu Clube Smiles também !!! 😛

  23. Vitor Botelho disse:

    Acabei de cancelar também meu clube smiles.
    Acho que todos deveriam fazer isso para sentirem que estamos descontentes.
    Deveríamos abrir uma página no Facebook contra o aumento discrepante da Smiles e notificar a todos a palhaçada que estão fazendo com nós consumidores finais. O que acham?

  24. Fabio, você acha que programas internacionais também correm risco de aumentar as tabelas pra classes premium? Tenho muitas milhas na BA e como elas não expiram desde a conta tenha uma atividade a cada 3 anos, gostaria de usar com calma.

    • Fábio Vilela disse:

      Danilo,
      Muito difícil prever se um programa irá ou não aumentar a tabela.
      Mas como os AVIOS da BA são baseado em distância, acho dificil aumentarem a tabela por agora.

  25. Andre Brandao disse:

    Cancelei hoje mesmo meu clube smiles e vou gastar o mais rapido possivel as milhas que tenho. Já era dificil emitir passagem pro EUA por falta de disponibilidade agora o programa acabou de vez.

  26. Lucas disse:

    Pessoal, estou tentando emitir passagens há dois dias, e só recebo esta mensagem: “Error:Alguns dos argumentos necessários estão ausentes. Tente entrar em contato com o administrador de sistemas.”

    Qual é mesma a vantagem de ser fiel?

  27. Tlars22 disse:

    Pedro,
    já tentou vc emitir driblar o sistema e primeiro emitir para uma pessoa primeiro e depois voltar a busca novamente e emitir para a 2a pessoa? Não dá certo este truque não?

    Fábio,
    Não sou um exptert em milhas mas ao que parece o Smiles corrigiu a tabela deles em relação ao programa do Skymiles da Delta que é a cia parceira deles, pois estavam um pouco defazados. Deem só uma olhada:

    Exemplo: Voos Brasil – EUA

    – Para a Classe Economica:

    Pelas Tabela atual::
    SMILES: 25.000
    SKYMILES: 30.000

    – Pelas Novas Tabelas:
    SMILES (em vigor a partir de 30/07/2014): 35.000 (reajuste de 40%)
    SKYMILES (em vigor a partir de 01/012015): 30.000

    – Já para a Classe Executiva:

    Pelas tabela atual:
    SMILES (atual): 37.500
    SKYMILES (atual): 62.500

    – Pelas Nova Tabelas:
    SMILES (em vigor a partir de 30/07/2014): 85.000 (reajuste de 127%)
    SKYMILES (em vigor a partir de 01/012015): 62.500 (nao sofreu reajuste)

    Bom, agora com este anuncio só nos resta torcer para que esta mudança seja benéfica para o consumidor.

    Em outras palavras, vamos torcer para que haja mais mais assentos-prêmio disponíveis nos níveis mais baixos de resgate!

    Mas realmemte aqui no Brasil os programas de milhagem fazem o que querem com o consumidor e anunciam as coisas muito em cima da hora. Ou seja, enquanto lá nos EUA a DELTA publicou a nova tabela do seu programa SKYMILES 2015 com uma antecedência de 9 nove meses, o SMILES vem e anuncia esta mudança brusca e significativa na tabela de resgate deles com apenas 45 dias de antecedência pegando todo mundo de surpresa!!! Que pais é esse hein?!

    Segue a nova tabela do SKYMILES 2015 (em vigor a partir de janeiro de 2015)

    http://www.delta.com/content/dam/delta-www/skymiles/2015-program/2015SMP-award.pdf

    • Fábio Vilela disse:

      Tlars22, o grande problema é que o Smiles agora colocou “trechos a partir”, o que permite ao programa então praticar qualquer quantidade de milhas em um trecho específico.

  28. Luiz disse:

    … talvez seja bom aproveitar a possibilidade de comprar milhas do SMILES com 50% de desconto e usar antes da mudança na tabela … também aproveitar a transferencia com 20% de bonus de validade semestral e emitir pela tabela atual … escolhi ser pró-ativo utilizando as milhas que possuo nos cartões nos termos agora vigentes …

  29. Pedro Nogueira disse:

    Fabio
    a maior dificuldade e conseguir passagens atraves dos parceiros pra mais de uma pessoa, apesar de termos milhas suficientes .Ridiculo essa parceria com a Delta . Tratamento deplorável

  30. Pedro Nogueira disse:

    Fabio
    O problema e que não conseguimos emitir passagens a curto prazo via parceiros Smiles.Tenho 300k nesse programa e não posso fazer nada .

  31. ANDRE SGROTT disse:

    Fábio. Será que a melhor alternativa agora, com essa alteração é pontuar na Iberia nos voos Gol?
    Tenho 600K e não consigo queimar na tabela antiga. Início do próximo ano não achei nada de executiva.
    Estou revoltado, já cancelei o clube Smiles meu e da minha esposa.

    • Fábio Vilela disse:

      O problema é que na hora da compra do site da GOL nunca sabemos qual a classe que a passagem vai ser emitida e se ela vai ser mesmo pontuada.

  32. Raphael Barão disse:

    Bom dia
    Acredito que esta mudança abusiva seja contra a lei, não?
    Algum advogado pode ajudar?
    em contratos entre empresas, já ouvi falar que aumentos abusivos como este foram reclamados judicialmente e não foram aplicados.
    A Multiplus foi obrigada judicialmente a aumentar a validade dos pontos, porque a Smiles não pode ser obrigada a voltar atrás nesta mudança?
    Não custa tentar….
    Abraços

  33. Heber R. da Cruz disse:

    Parece-me que é possível transferir pontos do Banco do Brasil para a Azul via Dotz. Isto é interessante?

  34. Frederico H. disse:

    Fábio,
    Dia de luto para os milheiros. Dizer que não reajustavam a tabela há 10 anos é uma meia verdade. Há 10 anos o Smiles era da Varig. O Smiles, passou a ser da Gol se não me engano na metade de 2008 e a emissão pelas cias parceiras acho que foi no começo de 2009. Alías a tabela da Varig para os Eua em Executiva era 75K ida e volta. Alías até hoje o Brasil vai paga e vai pagar pela saída da Varig do mercado. Perda de referência!
    Abraços,
    Frederico

  35. clovis disse:

    Fabio,
    Acompanho o seu site.
    Acho que a mudança de regras do smiles tem uma peculiaridade.

    Como eles vendem pontos do programa e permitem a transferência entre usuários, está claro o valor monetário dos pontos do programa, não podendo ser dita a mesma tese esdrúxula do fidadelidade de que é um programa oferecido gratuitamente. Eles cobram o clube smiles, que cancelei agora mesmo, e vendem milhas, fazendo grande alarde do desconto. Ocorre que tendo em vista que eles já sabiam da mudança da pontuação, agiram com má-fé e violaram o direito de informação do consumidor (e trata-se de negociação mediante paga).

    Deste modo já notifiquei o smiles para me indenizar pelas minhas milhas de acordo com a tabela de venda de pontos que eles disponibilizam…

    • Fábio Vilela disse:

      Clovis, depois conta pra gente o que que deu.

      • Guilherme S. disse:

        Eu não faço e nem pretendo fazer parte do Clube Smiles, mas a primeira coisa que associei foi: Primeiro oferecem “fidelização” (clube smiles); depois de uma grande leva de consumidores cairem na rede, eles aumentam as milhas e tornam a bonificação do clube insignificante para resgaste de passagem.

        Evidente que esses dois passos, criação do clube smiles e reajuste da tabela de milhas já faziam parte do mesmo plano, sabotagem, má-fé.

        Sugiro que todos cancelem seus clube smiles.

        Coaduno com teu pensamento Clóvis, E MAIS, como a bonificação do clube são milhas (moeda fictícia) e o único parâmetro para saber quanto elas realmente valem é o número de milhas exigidas para os trechos; eles não poderiam alterar, onerar, tão rapidamente após a criação do clube o consumidor.

    • Guilherme S. disse:

      Se for o caso, e queira elaborar uma tese, estamos aí, rsss!

  36. Fabio De Venz disse:

    Emiti agora mesmo GRU-ATL ida e volta em executiva para marco/2015, la se foram as milhas.

  37. Daniel disse:

    Péssima notícia!
    Ao menos evitei de pegar um cartão Smiles.
    Mas tendo somente a Multiplus como segunda opção, não sei como usarei as milhas.

  38. Tiago disse:

    Agora tá explicado porque nos últimos meses sumiu a disponibilidade para emissão de bilhetes na executiva pelos parceiros. Eu entendo que toda empresa precisa buscar rentabilidade, mas agir dessa forma é antiético, é tratar o cliente como idiota. Lamentável.

  39. Eduardo disse:

    Sou diamante, tenho cartao smiles, e faco parte do club, mais essa foi demais, segunda ja vou cancelar tudo… Fala serio… Isso sim que è fidelidade dos clientes…

  40. LeoNS disse:

    O mínimo a ser feito e se DESCADASTRAR do Clube Smiles, URGENTE!!

  41. Vitor Botelho disse:

    Fábio, sabes me dizer com quantas milhas consigo resgatar pela Tam, utilizando sua parceira a AA, em classe executiva para os EUA?
    Lembro que ano passado consegui resgatar primeira classe pela United por apenas 100.000 milhas trecho de ida e volta utilizando o call center da TAM.

    • Fábio Vilela disse:

      Vitor, 75 mil por trecho.
      Voce deve ter conseguido antes de Junho que foi quando mudaram a tabela.

      • Vitor Botelho disse:

        Então vale mais a pena comprar milhas na própria AA e resgatar por 50 mil o trecho em executiva, certo?
        Obrigado.
        Abraços

        • Fábio Vilela disse:

          Qual conta você fez pra chegar nesta conclusão?

          • Vitor Botelho disse:

            Não é necessário fazer contas. Verifiquei no próprio site da AA e havia passagens em executiva por 50 mil o trecho partindo do Brasil para os USA.

          • Fábio Vilela disse:

            Mas você disse no comentário anterior que era mais vantajoso comprar as milhas da AA. Por isto te perguntei qual conta você fez para achar que era mais vantajoso pagar por essas milhas.

          • Vitor Botelho disse:

            Ah sim. É que creio que seja mais caro acumular ou comprar 75 mil milhas pela TAM ou qualquer cartao nacional do que comprar diretamente as 50 mil milhas pela A A. O que achas? abracos

          • Fábio Vilela disse:

            Acumular as milhas pelos metodos normal não tem custo, (cartão de crédito e ou voando), já que você está ganhando como um benefício. Portanto não é “mais caro”.
            Agora para comprar depende, o Multiplus não faz promoção, e o AA de vez em quando faz, então pode ser mais vantajoso.

          • Vitor Botelho disse:

            Bem Fábio, eu penso um pouco diferente. Por exemplo, para conseguir acumular 50 mil milhas no cartão, no meu caso pelo Amex Platinum Card que dá 2.2 pontos por 1 dólar gasto, teria que gastar em torno de 22 mil dólares em compras, com dólar cartão a 2,33. Agora, para adquirir 50 mil milhas pelo AA gastaria apenas 1.375,00 dólares. Não sei se você conseguiu me entender? Levei em tese o valor do dinheiro e não o benefício da gratuidade das milhas que o cartão oferece. 😉

          • Heber R. da Cruz disse:

            Vitor,
            Supondo que não se faça gastos no cartão apenas para ganhar milhas, elas saem “de graça”. O que quero dizer é: suponha que eu precise fazer despesas no cartão que amontem em US$22.000. Vou receber o que paguei e mais 50.000 milhas. Se optar em comprar as milhas, vou gastar US$22.000+US$1.375.

          • Vitor Botelho disse:

            Fábio, eu entendo plenamente o que queres dizer. Meu intento era articular que milhas no cartão saem mais caras, se fizer a matemática das conversões.
            Então comprando 1.375 no cartão ganharia mais 3.025 milhas…rsrsrsr
            Um forte abraço!

          • Fábio Vilela disse:

            Vitor, consegui te entender sim, mas o que vale lembrar é que você não está comprando estas milhas.
            Penso desta forma: Você está comprando uma mala de U$22 mil dólares, e esta mala se torna um bem seu. Além de ter a mala, você ainda vai ganhar 50 mil milhas.
            Ou seja, você não está comprando essas milhas, você está comprando uma mala, e como benefício está ganhando as milhas.
            Diferente do caso da AA, aonde você vai desembolsar o valor somente para comprar milhas e não um bem em si.

  42. Guilherme S. disse:

    Engraçado que acabaram com a única vantagem que tornava o smiles atrativo; a quantidade de milhas por trecho. Sem esse diferencial tornou-se mais um programa “meia boca” entre tantos outros ofertado ao consumidor.

    Outro ponto é que o reajuste das milhas veio em um momento onde voar tornou-se muito barato. Entre você conseguir um voo com milhas, está mais fácil encontrá-lo diretamente com as cias aéreas.

    Uma salvação seria se realmente houvesse o tal do “Smiles and Money” ou mesmo o “Smiles Milhas Reduzidas”, coisa que até hoje eu nunca vi mostrando no sistema das cias parceiras do smiles.

  43. Thomas Hisamura disse:

    Na nova tabela da executiva, a opção “menos pior” é Am. do Sul – Asia por 200k ida e volta, que é igual à AA. Nessa rota, a UA é melhor.

  44. Marcio disse:

    Agora, acabou mesmo….já era previsto. Imagina, executiva por 85k. Como venho fazendo ha tempos, milhas, na TAP e AA.

    • Fábio Vilela disse:

      Sim, da TAP concordo que é vantajoso. Agora o da AA ficamos bem restritos, já que o cartão mais top do brasil do Citi que é o Black só pontua 1,5 por U$.

      • andregustavo@yahoo.com.br disse:

        A TAP não é interessante para a emissão com milhas.A taxa “de combustível” que pode chegar a trezentos euros,inviabiliza a operação.A Cia nega,mas é só fazer uma busca no Google que a verdade aparece.
        O que precisa é a Avianca e Azul saírem do marasmo.A filial brasileira da Jet Blue deu o primeiro passo,a emissão no Tudo Azul já é possível para voar para o exterior e a conversão está bem razoável.Se a Avianca alinhar seu fraco programa Amigo ao LifeMiles e junto com a Azul buscar parcerias com os cartões de crédito brasileiros,creio que TAM e Gol irão rever suas políticas de concessão de crédito….

      • andre gustavo disse:

        Então,Fábio?Eu saio de REC,há voo direto daqui para LIS. Agora,não sei se emitindo pela Azul essa cobrança permanece…

      • andre gustavo disse:

        Faz pouco tempo um amigo emitiu pela TAM REC/LIS na TAP e pagou a famigerada taxa

    • Marcio disse:

      Amigos e amigas, eu concordo que os € 220 que o Victoria da Tap cobra, pelo menos nos seus voos, é um absurdo. Mas vejam o seguinte: quando eu digo que concentro meus pontos neste programa, e no da AA, é sempre visando emitir em executiva, neste caso acho que, mesmo sendo um absurdo, vale pagar a “taxa”, pois a disponibilidade deles é sempre muito boa. Emitir em econômica, não vejo, sinceramente, muita vantagem em qualquer programa, pois pelos preços e promoções que sempre acontecem, acho melhor pagar e emitir, e ainda ganhar uns pontos. O Smiles, que deveria doravante chamar-se CRYING, aumentou para 70000 milhas, ou seja, mais 20000 milhas para ir e voltar a America do Norte, o que não é pouco, concordo. Mas, equiparou as mesmas milhas, no caso 70000 para Europa, na TAP por exemplo em econômica, fora Lisboa e Porto, são 80000. Agora em executiva, foi que o aumento do Smiles, foi estratosférico, extorsivo. Acredito, que estes aumentos devem ser questionados nos tribunais, para quem tem milhas as poder usar de acordo com a tabela antiga até o fim da validade das mesmas, afinal, o associado “junta” as milhas baseado na expectativa criada pela tabela e promoções dos programas e para usa-las em médio prazo, até mesmo porque a validade delas chega aos 5 anos. Desculpem o texto um tanto longo.

    • andre gustavo disse:

      Fabio,falo da emissão pelo Tudo Azul,já que agora é possível tirar passagem em qualquer cia aérea com pontos da Azul…

  45. Edison disse:

    Pelo site da Tam tento colocar LAX e não aparece…

    • Fábio Vilela disse:

      Nunca foi possível emitir parceiros aereos direto pelo site da TAM, sempre pelo Call Center.
      E no caso da AA a mesma coisa, você só vai emitir pelo Call Center da TAM.

  46. Edison disse:

    Fábio, que péssima notícia mesmo.. esse ano marquei todos meus vôos pela gol justamente para obter status gold ou diamante, mas estou muito arrependido. Agora resta saber como será a tabela de pontos da Azul nos vôos da United.. :/
    Você sabe se já tem como emitir passagens pelo fidelidade Tam nos vôos da AA ?
    Abraço

  47. Guilherme disse:

    Fábio, que tiro no pé, ein?!
    O fidelidade, a partir de agora, até não ficou parecendo tão ruim. rsrsrsrs
    Isso sem contar a maior disponibilidade em decorrência da OW.
    Duvido que alguém vá conseguir achar passagens em business dentro dos 90 dias para EUA e Europa pelo preço antigo. Com certeza vão bloquear e usar a velha desculpa da disponibilidade.
    Fico feliz que já garanti uma ida em business para a Europa com a patroa pela tabela antiga (52.500 pp), no A333 da Ibéria, e de lá para África no A388 da Air France, também em business (essa sim uma barbada – 30.000 pp).
    Agora, a melhor opção de business para os EUA e Europa ficou com a TAP (dos programas mais populares entre os CCs).
    Bem que tu poderia fazer um post detalhado sobre o TAP Victoria (benefícios, níveis, one-way, stopovers, tabelas e principalmente países e regiões – não achei em nenhum lugar quais países correspondem às regiões respectivas).
    Na internet tem pouquíssima informação sobre ele, inclusive muitas vezes contraditórias (vide os comentários de um post teu sobre uma promoção do Victoria com relação aos stopovers e one-way com as cias. *A).
    Enfim, mais uma notícia ruim para os FFs.
    Abraços.

  48. Ricardo disse:

    O que mais me preocupa é o “Trechos a partir de:”

  49. Hoje só notícias boas no setor

  50. Claudia Rodrigues disse:

    Olá Fábio! Você acredita que o Clube Smiles seja um dos fatores de aumento da tabela? Ao meu ver, se é mais fácil conseguir milhas (através de um valor baixo), acabam aumentando a tabela para evitar grande aumento nos resgates. Obviamente existem outros fatores, mas este me parece um deles! O que você acha? Abs!!

    • Fábio Vilela disse:

      De forma alguma Claudia, acredito que a abertura de capital do Smiles, assim como a demanda de passagens por milhas foi o que desencadeou o aumento da tabela.

      • Heber R. da Cruz disse:

        Fábio,
        É fato que a lei da oferta de procura no capitalismo dita que se a procura está grande e a oferta pequena o preço suba. Mas se o objetivo for cortar despesa, não vejo necessidade de aumentar o custo da emissão de passagens, considerando que a oferta é tão pequena que não deve estar sendo custoso para a Gol.

  51. Marcelo disse:

    Que absurdo!!! Entre Europa e Oriente Medio (na nova tabela Asia) custava 30.000 milas em primeira classe na Qatar.agora 100.000 !!! Revoltante

  52. Heber R. da Cruz disse:

    Fábio,
    Realmente é lamentável. Mas considerando que a Gol anda mal financeiramente não era de se esperar nada de bom. Aquela ausência de disponibilidade de vagas que você reportou também era um indicativo.
    Desejo emitir passagens na classe executiva para a América do Norte (com os valores anteriores queria a primeira classe) para voar entre dezembro e janeiro. Na sua opinião a TAM é a melhor opção agora?

    • Fábio Vilela disse:

      Heber,
      A tabela só vai mudar dia 30/07, como o Smiles permite emitir passagens com até 1 ano de antecedencia, voce ainda pode emitir para Dezembro e Janeiro (se o fizer antes desta data) com a quantidade de milhas no valor antigo. A Delta não tem primeira classe, somente classe executiva e é a unica parceira da GOL que vai pros EUA.

Deixe uma resposta

Tudo sobre Programas de Fidelidade
As melhores avaliações de cabines de Primeira Classe e Classe Executiva do mundo
Luxuosas suítes de hotéis