Smiles inicia operação na Argentina!

Notícias 37

Por Equipe | Passageiro de Primeira

Pessoal, Tudo bem? é o Ale!

Recentemente a revista Isto é Dinheiro entrevistou André Fehlauer, diretor de produtos da Smiles para contar como será a nova empreitada da companhia.

Resumimos alguns pontos que achamos interessantes, mas recomendo a leitura da matéria na íntegra neste link.

André Fehlauer foi para a Argentina para ser o principal executivo da recentemente criada Smiles Argentina, que até o momento não tem uma estrutura física pronta ou alugada, o projeto está começando do zero, como o Fehlauer afirmou “É uma startup”, o início da internacionalização da companhia.

A Smiles escolheu a Argentina pois a GOL já atua em grande parte do mercado argentino, através da parceira com a Aerolíneas Argentinas para compartilhamento de voos. Além disso o programa de fidelidade da empresa parceira tem pouca adesão de seus clientes, abrindo uma oportunidade para o Smiles.

Com a entrada nesse mercado, os argentinos passarão a ter todos os benefícios que os brasileiros já possuem com a Smiles. A empresa também está visando firmar parcerias com os bancos locais.

Além da entrada na Argentina, a Smiles está de olho no Chile como um mercado futuro para explorar.

Ainda segunda a reportagem, o principal projeto da companhia vai ser implantar um novo mecanismo de busca de passagens aéreas.

___________________________________________________________________________________________________________________

Por um lado fico feliz em ver uma empresa Brasileira crescendo e internacionalizando, mas como usuário fico preocupado e esclareço os motivos:

A entrada do Smiles na Argentina não deve aumentar a oferta de voos por pontos e sim a demanda. Ou seja, teremos muito mais usuários resgatando e emitindo as mesmas passagens que já estão carregadas no sistema. Exemplificando: Sabem aqueles poucos voos para Roma, Atlanta, NYC e Doha que ainda valem a pena? pois é, em breve disputaremos com nossos Hermanos! Os lounges podem ficar mais lotados também.

Ainda assim, acho que felizmente o Smiles vai ter sucesso na empreitada. A Argentina ainda não tem um bom programa de fidelidade e acredito ter espaço para um player como o Smiles.

Lembrando que por conta de acordo com a Latam Pass, a Multiplus também se internacionalizará. Em breve eles serão a responsáveis pelos mercados do Paraguai, México, Estados Unidos e todos os países da Europa (além do Brasil).

Vamos discutir sobre o assunto. O que mais vocês enxergam como positivo e negativo? alguém  ficou feliz com a notícia?

 

 

 

37 respostas para “Smiles inicia operação na Argentina!”

  1. Denis disse:

    Alê, eu li a matéria da Isto É (e lendo os comentários aqui acho que poucos leram), e o que mais me preocupou é que o objetivo do Smiles é ser um marketplace de viagens. Um local para se comprar passagens, reservar hotéis, passeios, locações de carros, enfim, tudo menos ser um braço da Gol para reconhecer e premiar seus clientes mais fiéis. Ou seja, o programa vai se preocupar cada vez menos em emitir passagens a valores justos.

    Eu sou muito crítico em relação ao Smiles, acho que os valores que eles cobram são absurdos para qualquer tipo de passagem, inclusive as domésticas (eu sei que tem passagem por 5k, mas eu não posso viajar na quarta-feira às 14h!). Vejo muitas pessoas criticando o TudoAzul, mas as passagens que eu necessito costumam custar menos milhas por lá. A grande vantagem do Smiles é que o produto da Gol é muito superior à concorrência (especialmente para quem é Diamante). Eu fui Diamante durante dois anos, acumulei muitas milhas e não consigo desovar, porque não consigo justificar pagar 15k milhas (mais taxas) por uma passagem que custa menos de R$ 300. Eu sei que o sweet spot do programa são as passagens para os EUA, mas não quero ter que escolher onde vou tirar férias só por causa do programa onde tenho algumas milhas acumuladas.

  2. Rainer disse:

    Olá Ale,

    Sinceramente não entendo o ódio que tantos leitores do blog têm pelo Smiles. Eu entendo que para rotas internacionais o programa é inviável, mas para rotas nacionais eu acho bastante razoável. Faço o trecho Rio de Janeiro – Fortaleza 10 vezes por ano e sempre emito minhas passagens pela Smiles, por outro programa seria bem mais difícil.

    É muito fácil ganhar milhas no Smiles, eu sempre aproveito as várias promoções que eles oferecem, talvez por isso elas estejam inflacionadas.

    Já tive muitos problemas com a Gol no passado, mas reconheço que a companhia melhorou muito no quesito conforto/comodidade, sem contar que posso aproveitar sempre o louge no Galeão.

    Dependendo da origem/destino dos voos que vc costuma pegar, a Smiles pode ser o melhor programa em termos de custo/benefício.

    • Henry disse:

      Para um programa que deseja de “internacionalizar” é um paradoxo e tanto só ser viável para voo doméstico…
      Se ele é inviável para voos internacionais, isto deveria estar bem claro para seus associados… e é justamente focado em “fotos” de locais icônicos do mundo que o marketing deles ataca para tentar fazer as pessoas a enviarem seus pontos para lá..
      As pessoas deveriam saber lidar com críticas e elogios.
      Quem critica, não necessariamente “odeia”, assim como quem elogia, não “ama”
      Aqui não se trata de relação de amor e ódio, mas sim do programa ter um mínimo de respeito pelo seu consumidor…é o que se espera de um programa que se intitula de “fidelidade” ou “benefícios”

  3. Ivana disse:

    Boa tarde a todos!
    Alê, desculpe o off-topic, mas vc sabe ( ou alguem mais que ajudar), se existe alguma maneira de acumular milhas no programa da Unite o Milleage Plus, que nao seja Algum parceiro no Brasil?
    Grata

    • Henry disse:

      Não entendi sua dúvida:
      “…que nao seja Algum parceiro no Brasil?…”
      Se não for no Brasil, tem diversos parceiros lá nos EUA.. cartões de crédito, locadoras, supermercados, etc..
      Já no Brasil tem o Livelo que pontua 1 milha para cada 2 pontos Livelo enviado… se vc tiver 100.000 pontos Livelo e enviar pra lá, eles viram 50.000 milhas…

      • Ivana disse:

        Na vdd a pergunta saiu cortada…
        Por favor, considerem a seguinte pergunta: existe alguma maneira de acumular pontos no programa da United, o Milleage Plus, que nao seja voando, algum parceiro no Brasil? Cartao de credito, p exemplo, ou outro qualquer?
        Obs: A Livelo eu ja tenho conhecimento, mas, acho desvantajoso…
        Agradeço a ajuda!

        • Denis disse:

          Ivana, dá pra mandar pontos de programas de fidelidade de hotéis, por exemplo – o Marriott é o melhor para isso. Outra maneira é reservar hotéis pelo PointsHound ou Kaligo ou Rocket Miles. Dá pra tentar comprar algumas coisas pelo shopping portal deles, acho que tem lojas que entregam no Brasil. E eles também costumam vender milhas com promoções relativamente frequentes.
          Sem contar, é claro, com vôos da Azul ou Avianca.

          • Ivana disse:

            Muito obrigada pela dica, Denis!!!
            Vou checar isso!!!
            Pela Azul, achei inviável pelas grande quantidade de pintos necessarios para emissao! Pela Avianca , pela star Alliance, ate esta razoavel. Mas, a emissa lela United, esta imbativel e como ja tenho uma quatidade no Mileage Plus, to precisando so uma pequena quantidade! Vou correr atras das sua dicas!
            Grata e muitas milhas para você!!! 😉

  4. Alex Tavares disse:

    A unica coisa boa na Smiles é o site , de longe o melhor . Só ganha nesse ponto e agora vem dando uns bugs estranhos !!!!

    • Henry disse:

      É justamente aí que nos causa mais indignação..
      O TI deles deveria ser honrado pela gestão da empresa, com um comportamento comercial à altura…
      Eu acho um primor o trabalho dessa equipe… site bonito, telas bem definidas… qq pessoa consegue usar.. pois eles facilitam ao máximo…
      O trabalho do pessoal de marketing tb é pra lá de excepcional… locais bonitos, qualidade plástica de primeira… tudo muito bonito…
      Mas, infelizmente peca pela realidade do programa, que vende gato por lebre..
      E justamente é isso que causa mais indignação nas pessoas.. todo esse trabalho ser perdido por conta da gestão do negócio…
      Dá para ter lucro tendo um mínimo de ética e respeito ao consumidor…

  5. ERNESTO P disse:

    É isso mesmo. Brasil sempre exportando o que tem de pior. Smiles que já é praticamente inútil vai finalmente firmar seu pé na irrelevância. Pobres brasileiros e coitados dos argentinos.
    Fora o timming smiles que é fantástico né. argentina acaba de pedir ajuda do FMI. Quem vai pedir a cabeça do CEO Smiles?

    • Ernesto, eu tbm pensei no timing… Baita momento hein? Será que isso muda o plano?

      • Henry disse:

        Ale..
        Veja pelo aspecto do objetivo do Smiles:
        O que eles querem, e isso é muito claro para quem tem alguns anos de “estrada” no programa, é ARRECADAR…
        Então, embora realmente não seja o melhor momento para eles entrarem no mercado argentino, os investimentos deles para fazer isso são pequenos..
        O Smiles sempre teve o melhor site de programas de fidelidade…pelo menos isso eu sempre citei… em que pese aquela pesquisa de disponibilidade em sistema de carrocel que é feita para dificultar a emissão de passagens e que algumas pessoas sonhadores, inocentes mesmo, acham que é algo que eles possam modificar…
        Com o sistema que eles têm, erro, bug, ou modificações eles corrigem/fazem muito rapidamente.. o TI deles é primoroso.. dá para perceber isso… já fui analista de sistemas e sei disso…
        Além deles terem uma equipe de marketing que é excelente… vendem gato por lebre, mas fazem isso de forma extremamente agradável.. as propagandas são sempre alegres, com cenários deslumbrantes…
        Claro que a “imagem” é uma e a realidade é outra.. mas isso é detalhe..
        Então, no momento eles querem passar ao mercado interno que estão “crescendo”…que estão “internacionalizando” o programa…querem passar a imagem de um programa forte..
        Mas.. nós aqui no Brasil sabemos que isto não corresponde a realidade…
        Perderam muitos clientes no Club Smiles… e muitos clientes não enviam mais ponto ou compram milhas lá.. o programa está em franco declínio…
        Então, que melhor lugar para lançar um programa para fazer “propaganda” no mercado nacional ??
        Na Argentina mesmo… pois muitos argentinos já tem o Smiles brasileiro… (lembra quando eles lançaram o Club Smiles com bônus de 6.000 milhas por R$ 35,00 ?? muitos argentinos entraram no Club.. transferiram as milhas para o Le Club e depois simplesmente cancelaram… milha com custo de R$ 0,005.. 6.000 milhas geravam um voucher de 40 euros, ao custo de 6.000 x R$ 0,005 = R$ 30,00…tivemos outras promoções, como aquela de transferir milhas entre contas dando 200% de bônus, com custo de R$ 0,03 por milha… tudo isso o Smiles fechou para os hermanos….)
        Então… com custos mínimos ,eles vão lançar mesmo… não é o melhor momento, mas veja que esse lançamento é propaganda para o mercado brasileiro..
        Para aparentar crescimento do programa, quando nós sabemos que isso não é verdade…

        • Eu concordo em muita coisa que você falou. Você é muito critico com Smiles e em partes, eu também sou.
          Deixa eu aproveitar para te perguntar (e para todos os outros leitores) algumas coisas:
          1) Você acha o Smiles um programa decente para uso em rotas domesticas?
          2) Se o Smiles diminuísse os pontos necessários para emissão de rotas internacionais de parceiros puras de milhas – em uns 40% (me refiro aquelas que não são passagens pagas fantasiadas em milhas), vc acalmaria?
          3) Alem da ganancia financeira, quais outros pontos mais te incomodam? o que efetivamente te deixa tão irritado a ponto de investir tempo em quase todos os post contra o programa?
          As minhas perguntas são exclusivamente para entender seu raciocínio sobre o programa e provavelmente, me elucidar sobre o assunto.
          Tks, abs,
          Ale

          • Henry disse:

            Alê,..
            Primeiro vou ter responder de forma cronológica, conforme suas perguntas:
            1- O Smiles não é um bom programa para emissão em rotas nacionais tb… explico porque.
            Eles têm para algumas datas em que a qtde. de milhas é razoável…mas, tente emitir uma passagem para voar em épocas perto de feriados…é uma quantidade de milhas maior que os outros programas de fidelidade cobram para voar para os EUA/Europa…
            Não acho que no dia anterior ao feriadão, eles têm que cobrar qtde. razoável, mas não precisa cobrar 5x/6x mais… cobra o dobro…é inaceitável eles cobrarem 45.000 milhas por um trecho em econômica para voar para Foz do Iguaçu…ou 45.000 milhas para Recife….
            Mesmo nos períodos de menor procura, eles o valor razoável deles é alto… muitas vezes é bem mais barato vc comprar a passagem em outra cia. aérea… por exemplo, na Avianca, que tem um serviço de bordo infinitamente melhor que o da Gol, em que pese a Gol ter melhorado sim o serviço dela…
            2- Passagens internacionais…para mim, se ela tivesse a honestidade de cobrar os valores que cobrava antes, isto é, 35k para EUA pela Delta, 35k para Europa pela AF/KLM ou mesmo Alitália, tava de bom tamanho…
            Mas.. sem fazer conexão da Alitália em EZE ou SCL…
            E principalmente, sem limitar a emissão a 1 ou 2 passageiros… se a parceira libera 9 assentos em saver, não tem porque o Smiles limitar em 1 ou 2 passageiros… libera até 9 passageiros…
            Mais importante: é eles terem uma tabela de resgates para voar para EUA/Europa pela Delta/AF/KLM/Alitalia… não adianta vir com essa história de tabela flutuante…não existe tabela flutuante…tarifas flutuantes… se o negócio flutua fora do nosso controle, nós temos que procurar outro programa que tenha tabela fixa…porque as pessoas querem se programar…
            O programa SEMPRE teve disponibilidade para emissão na Delta/AF/KLM/Alitalia por 25k/35k, até mesmo em datas boas, tipo, jun/jul/ago/dez/jan/fev… claro que isso sempre exigiu COMPRAR COM ANTECEDÊNCIA.. mas tinha e não tinha trava de 1 ou 2 passageiros..
            Ninguém aqui acha que o Smiles tem que “parir” passagens por 35k a qq hora do ano… nós sabemos que existe procura e os que emitem primeiro conseguem e os outros não… mas, de jul/17 pra cá, eles simplesmente sumiram com a disponibilidade.. e o pior.. dava pra perceber ação conjunta com as parceiras, porque vc verificava nos sites das aéreas e tinha disponibilidade em tarifa saver para viajar pro mundo todo…mas não tinha SÓ de/para o Brasil… isso rolou com Delta, AF/KLM/e mesmo Alitalia… (não use a desculpa da recuperação judicial, porque tinha Alitalia a rodo no trecho FCO=>MIA/JFK, em saver, todos os dias, no ano todo e não tinha nada SÓ para o Brasil…).
            3- O que deixa irritado em relação ao Smiles ???
            Imagina se eu tenho irritação ao programa…
            O que eu realmente tenho feito nos últimos meses é alertar as pessoas que não conhecem o programa, da forma como eles agem…não é uma irritação…se fosse isso, não iria perder meu tempo…
            Vamos aos fatos:
            A- O Smiles têm, disparado, o melhor site de programa de fidelidade do planeta.. o site é um primor de qualidade, segurança, facilidade de uso, operacionalidade e principalmente marketing e visual… neste ponto eles são nota 1.000…
            Mas.. aí, surge as seguintes situações:
            a.1. Porque com uma equipe de TI dessas, o Smiles NUNCA ofertou a pesquisa de disponibilidade de voos por mês ??? pra esse TI do Smiles, eles fazem isso “com os pés nas costas”… sabe porque não fazem ??? justamente para dificultar a emissão de passagens…. bem, não precisa explicar o motivo porque eles dificultam…
            a.2. Porque quando tem “bug” no sistema deles que os prejudique, eles simplesmente corrigem imediatamente ou tiram o site do ar, mas quando é bug/erro de emissão de passagens, a coisa se arrasta ??? não dá para ter dois comportamentos.. porque as pessoas notam…
            a.3. Se você já cancelou passagem emitida pelo Smiles já notou que, em termos de sistema, a coisa é um primor…. eles te mostram a qtde. de milhas que voltarão (em alguns casos, algumas expiram), fazem a conta do que tem a pagar/receber… mas porque aumentaram a taxa de cancelamento mais de 200% em apenas 1 ano e meio ???antes nós pagávamos R$ 120,00, agora estamos pagando R$ 350,00 ?? em alguns casos parece que é US$ 250.00 …
            B- O marketing deles abusa de táticas desonestas… é impressionante… colocam um título: Viagem internacional a partir de 12.000 milhas.. colocam a foto de alguma cidade dos EUA na chamada.. aí, vc vai simular a tal viagem de 12k e é o trecho Porto Alegre => Montevidéo.. um voo de 1,5 horas.. que é igual a um voo tipo Rio x Brasília.. e 12.000 milhas não seria nem qtde. boa..porque as terças-feiras o voo direto deles cobra na faixa de 5.000 milhas…Aí, o tal destino que aparecia na foto da chamada, um voo para os EUA, realmente está em “promoção”.. ao invés das usuais 72.000 milhas, eles estão cobrando “apenas” 50.000… fala sério…
            Eu tenho Smiles desde 2010.. e desde 2011 uso bastante… já cheguei a ter 2 milhões de milhas acumuladas lá.. hoje só tenho algo em torno de 400k…
            Em 2013 o Smiles fez a primeira pegadinha: deu bônus de 20% para o envio de pontos dos cartões.. meio mundo, inclusive eu, envio muitos pontos pra lá.. não deu 2 meses eles aumentaram a tabela de resgates para os EUA/Delta.. a econômica passou de 20k pra 35k e a executiva de 35k para 70k…
            E depois, eles criaram a tal tabela flutuante.. só que na prática ela flutuou para aumentar a qtde. de milhas..
            O que o programa precisa é instituir uma tabela de resgates para Brasi/EUA/Europa.. tabela fixa… e se eles forem aumentar a tabela, tem que comunicar com 1 ano de antecedência… como alguns programas internacionais fazem…
            Ah.. e essa dos bônus de milhas durarem apenas 6 meses é brincadeira, né ?? isso cria uma pressão danada nas pessoas para pagarem qq valor de passagem, porque senão a pessoa perde as milhas…
            O dia que eu realmente me irritar com o programa, vou simplesmente pegar todo o material que eu guardei nesses anos e protocolar uma denúncia na promotoria de defesa do consumidor do MPERJ… eu sou advogado e sei que tipo de provas são necessárias para demonstrar que o programa tem agido de forma desleal com o consumidor…
            Não é pra ser “santa na zona”, mas não precisa ser capeta, né ???
            A gente sabe que negócios têm suas particularidades, mas dá pra ter um mínimo de respeito ao seu consumidor e não ficar fazendo pegadinha e enganando a toda hora.. porque depois, não tem ação de recuperação de imagem que dê jeito.. as pessoas simplesmente deixam de acreditar…(as que conhecem a prática do programa)…

          • Henry,
            Obrigado por investir tanto tempo em responder minhas perguntas.
            Demais leitores,
            Eu vou transformar isso e outros pontos num post sobre o Smiles. Talvez não seja esta semana, mas ele vem!
            Aguardem…
            Gosto MUITO de debates civilizados! Nós (o Fabio e eu) gostamos muito de comentários embasados!
            Obg, abs,
            Ale

    • Henry disse:

      Sim..
      Mas cuidado… tem “entendido” na área que vai falar que seu comentário não agrega valor à discussão…rsrs

      • Marcos disse:

        A verdade é que o Henry tem razão em muitíssimos aspectos em relação ao Smiles. A única coisa boa que você pode fazer para se livrar do valor exorbitante para viajar em feriados (trechos nacionais) é sendo cliente Diamante, onde consegue travar em 25k qq trecho para qq lugar do país. É um bom benefício? É… Mas, eu não mando 300k pro Smiles só pra ter essa benesse. Eu já resgatei um CGH-FOR direto, em 24/12 a 4000 milhas no Amigo, pra 4 pessoas. Pechincha! Não to exigindo isso sempre e toda hora, mas é o tipo do sweet spot que você não irá achar nunca no Smiles e também na Multiplus. O Amigo, muitas vezes, respeitando a boa antecedência, libera assentos em datas concorridas como férias e feriados a 10 mil pontos/trecho. Depois sobe. Isso sim é decente e demonstra respeito pelo consumidor.
        Hoje, meu esquema com o Smiles é total Earn and Burn, pois eu não tenho confiança alguma no programa. Sempre espero uma pegadinha deles. Hoje temos que manter os olhos abertos com todos os programas de fidelidade, pois sempre surge alguém como uma ideia maléfica. O último deles foi o TAP Victoria. É outro que só mando no esquema Earn and Burn agora. Quase me ferrei bonito na mudança de tabela as escondidas que quiseram fazer e perdi a confiabilidade neles. Com o Smiles eu nem cochilo. Tenho um saldo na casa de 20k lá, pra alguma eventualidade, mas não mais que isso. Não dá pra defender um programa de fidelidade que, por exemplo, cobra 160.000 pontos num roundtrip com a TAP pra Europa e chega na hora de pagar as taxas, te cobra quase R$ 2 mil em taxas diversas. Isso foi a maior piada que já inventaram lá…
        Ainda existem oportunidades pontuais? Existem… Neste momento mesmo combinei duas promos (a de 80% de bonus e a de 60% bonus CAIXA + cupom de 20% para voar GOL) e deu pra tirar uma boa emissão para viagem em alta temporada. Mas, na mesma hora que recebi os pontos, bônus e cupom, já parti pra emissão; obviamente só transferi aquilo que precisava para emissão.
        A questão é essa. Você precisa ser um mago pra combinar várias promos e achar um quociente legal para emissão.

        • Henry disse:

          Ou seja Marcos,
          Tem que ser “mago” como vc falou..
          E não é isso que se espera em algo que se intitula: “programa de fidelidade” ou “programa de benefícios”, né ???
          E realmente, HOJE (e torçamos para que continue assim), o único que tem tido uma atitude decente é o Amigo, apesar do site deles ser algo de arrancar os cabelos…
          Nada que não se resolva no 0800, que tb é dose pra ser atendido, mas depois de quase 1 hora ouvindo música vc é atendido de forma gentil e emitem a passagem pra vc..
          O mais importante, por enquanto, eles têm: disponibilidade de passagens e por uma quantidade certa e com valor bem razoável…

          • Marcos disse:

            Concordo Henry. Por ‘n’ motivos, nem todo mundo consegue pensar em estratégias mirabolantes para fazer seus pontos valerem o suor que gastamos para serem ganhos. Claro que, isso é evidente, a gente vê que quem se aprofunda no assunto consegue fazer um uso mais apurado dos seus pontos. Mas, veja, se eu não combinasse as duas promos, não conseguiria fazer baixar uma emissão de 74.000 pontos pra duas pessoas, ida e volta, SP-Fortaleza, para efetivos 34.000 pontos transferidos de cartões. Você tem que ser extremamente estratégico, pra pensar em como otimizar. Deveriam haver alguns resgates mais acessíveis, pra quem não manja alguns macetes, o que acho que representa boa parte das pessoas que põem seus pontos nos programas de fidelidade. Porque pra cobrar com milhas os valores exorbitantes que vemos, muitas vezes é melhor pagar com dinheiro mesmo…

          • Marcos,
            Isso é EXATAMENTE a base do que penso.

  6. Henry disse:

    Passageiro de primeira..
    Postei um comentário em espanhol.. para os “hermanos” e tá com uma mensagem de que está aguardando moderação ??
    Não entendi… aqui nunca teve esse tipo de censura prévia…

    • Henry,
      Eu não sei ao certo pq alguns comentários precisam de aprovação. Temos um “backoffice” do WORDPRESS onde podemos moderar os comentários. Só excluímos quando tem xingamentos, sabe? raramente acontece e na maioria são usuários fakes, que do mesmo ip comentam 100x.
      O seu, desta vez, caiu no filtro de spam (talvez por ser em espanhol), mas já liberei.
      Abs,
      Ale

      • Henry disse:

        Obrigado Ale….

      • Marcio Correa disse:

        Henry e Ale. Há algum tempo acompanho o PP e os comentários do Henry, aqui e em outros sites, acho que ela as vezes “pega pesado” com o Smiles, mas tem suas razões Eu, particularmente, concordo com ele em 99% dos relatos. Mas, as vezes fico pensando: o Smiles, agora “a” Smiles, veio “de graça” quando a Gol adquiriu a parte boa da Varig, hoje, o Smiles pode dizer que é dono da Gol, pelo que investe nela e vale, na BMF, bem mais que a Gol, que ironia, o que era para ser um programa de fidelidade de uma cia aérea, virou um ganancioso empreendimento de venda, renovação, transferência de milhas e fundou até um clube, além de criar seguidores, menos o multiplus, que salvo engano começou primeiro, não precisava ser assim. Eu só queria ser fiel a uma cia e ter o respeito da mesma, quando for usar os benefícios por esta fidelidade. Só isso! É muito ruim esta relação de amor e ódio que tenho pelo Smiles.

    • José Antonio disse:

      Na verdade seus comentários não agregam nenhum valor para as discussões. Deveria postar algo útil.

  7. José Antonio disse:

    Eu acho bacana isso.
    Não vem ao caso aqui, mas eu acho que o sistema de busca deveria ser melhorado. Atualmente o princípio para as buscas é data, origem e destino. Será que só eu busco por preço(milhas)? Passo longas horas simulando para escolher o próximo destino pelo preço.

  8. Henry... disse:

    Aló personal de Argentina ..
    Smiles es un programa de fidelidad que engaña a los consumidores.
    Ellos sólo quieren saber de su dinero .. es para eso que ustedes servir, así como nosotros servimos aquí ..
    Ellos van a recoger su dinero y jugar allí en la Gol para tapar los daños de la empresa y financiar inversiones en la cia. aire.
    La consecuencia es que ustedes tendrán la misma dificultad que tenemos aquí en Brasil para emitir pasajes en los socios … e incluso en Gol …
    Tarifas en millas estratos ..
    Es fría ese programa ..

    • Andres disse:

      Hola Henry, gusto en saludarlo.
      Muchas gracias por su aviso, pero los que ya tenemos algunos años en el mundo de las millas conocemos bastante a smiles por aca.
      Recuerdo una promocion de compra de millas 3 x1 que era mostrada en dolares en la pantalla de pago y luego cobrada a ese mismo valor en pesos, permitio a la gente emitir para Europa por 1/3 de lo que se paga un pasaje normal.
      Luego con otra promocion similar empezaron a exigir ser brasileño o miembro del club(y para ello tener CPF), pero mucha gente no vio la letra chica y quedaron muy enojados cuando cancelaron pasajes emitidos (principalmente por AR) https://www.minutouno.com/notas/1281344-la-polemica-las-millas-una-compania-cancelo-compras-cientos-argentinos
      Dado el contexto que teniamos antes de que lleguen level o norwegian (ningun pasaje para Europa costaba menos de 1000, 1100 Usd), Smiles continuo siendo una alternativa aceptable hasta el punto que el consulado de Brasil estaba mas lleno de compatriotas que la playa de Buzios en enero. El consulado tuvo que dejar de tramitar el alta de CPF por este motivo.
      Personalmente ya dejo de ser mi programa principal y solo lo uso para viajes a Brasil por Gol donde aun se consiguen valores razonables.
      Mas alla de lo que comentas, creo que smiles noto que aca no existe ningun programa de lealtad decente y viene a tratar de convencer con su clube (modelo que ya adoptaron de diferente manera TAP y Lifemiles).
      Esperemos como bien dice la nota se convierta en una sinergia con AR y no se continuen inflacionando los rescates.
      Saludos

      • Henry disse:

        Andre ..
        Placer en conocerte también.
        Como usted demuestra un buen conocimiento de programas de fidelidad, y, principalmente el comportamiento pregreso de Smiles, por favor, cuando el programa sea lanzado ay, sea la voz crítica, para que sus compatriotas no se engañen con el marketing del programa.
        Saludos.

  9. Fernando Garcia disse:

    Eu acho positivo, uma Smiles mais forte é melhor para nós. Pode significar novos voos, novos parceiros.. Pode ajudar a Smiles a entrar numa aliança.. O que daria mais oferta de voos para nós..

    Aguardando o Henry (e outros) virem meter o pau na smiles em 3..2..1.. (brincadeira Henry kkkk.)

Deixe uma resposta

Tudo sobre Programas de Fidelidade
As melhores avaliações de cabines de Primeira Classe e Classe Executiva do mundo
Luxuosas suítes de hotéis