Star Alliance

Já fiz vários posts mencionando a Star Alliance, mas nunca expliquei em detalhes o que ela é e o que representa. Bom, hoje vou dar os detalhes.

A Star Alliance foi a primeira aliança de cias aéreas, fundada em 14/05/07. É a maior aliança do mundo, tendo hoje 27 membros afiliados a marca.

O principal intuito de uma aliança aérea e oferecer aos passageiros benefícios, conexões e integração(fazerei um post extra sobre o serviço da Star Alliance de volta ao mundo) não importando em qual cia aérea ele estará voando.

A Star Alliance hoje tem mais de 21.200 partidas diarias em 1.172 aeroportos em aproximadamente 81 países.

Mas com certeza o que mais agrada os clientes são os benefícios dos programas de fidelidade compartilhados entre as cias, pois você pode pontuar e resgatar bilhetes em todas elas.

No Brasil a TAM se afiliou a aliança em 2010, passando a oferecer diversos benefícios aos clientes preferenciais – Fidelidade Azul, Vermelho e Black.

Existem 2 tipos de níveis para ser reconhecido em todas as empresas membros: o Silver e o Gold. 

Na TAM, o status Silver se equipara ao Azul e oferece as seguintes vantagens:

  • Lista de espera prioritária para reserva
  • Lista de espera prioritária de stand-by nos aeroportos

O Fidelidade Vermelho e Black equivalem ao Gold da Star Alliance, proporcionando ao cliente:

  • Lista de espera prioritária para reservas
  • Lista de espera prioritária de stand-by nos aeroportos
  • Embarque prioritário
  • Balcão de check-in exclusivo (Executiva e Primeira – dependendo da cia aérea)
  • Prioridade na entrega de bagagem
  • Assentos preferenciais
  • Liberação de excesso de peso (1 volume extra aonde o limite é por peça, ou 20kgs adicionais aonde o limite é por peso)
  • Salas VIPs em todas as cias aereas membros (é necessário estar voando no mesmo dia com alguma cia aérea membro)
Este vídeo mostra um pouco dos benefícios que você pode esperar, sendo Star Alliance GOLD.
Além disso, vale lembrar que cada cia aérea também oferece benefícios extras quando você é membro do programa de fidelidade deles e opta por voar por eles. Por ex,: Na United e Continental, você ganha upgrade automatico em voos domésticos se você é Gold dos seus respectivos programas de fidelidade.
Então vai de cada um optar por qual vantagem mais lhe convém. No Brasil como só temos a TAM, acabamos por ficar atados a sempre concentar os pontos no programa Fidelidade, que por sinal não preza de forma alguma os passageiros mais frequentes conforme as outras cias fazem lá fora.
De qualquer forma é sempre bom ser reconhecido em todas as cias aéreas não importando em qual lugar do mundo você está, afinal tratamento VIP é sempre bem-vindo!