SWISS é única companhia aérea do mundo certificada como “amiga dos alérgicos”

Quando se trata de atender bem ao passageiro, a Swiss International Air Lines foi além e decidiu oferecer em todos seus voos, alternativas alimentares para passageiros alérgicos, ou com intolerância alimentar. Assim como travesseiros e cobertores feitos de outros materiais. Desde o início de maio estarão disponíveis alimentos e bebidas isentos de lactose e glúten (como creme para o café sem lactose e uma versão isenta de lactose do tradicional chocolate suíço distribuído a bordo). A novidade estará disponível em todos os voos, incluindo as rotas que ligam o Brasil a Zurique todos os dias.

Como resultado, a SWISS é agora primeira e única empresa aérea no mundo a satisfazer os critérios ECARF (European Centre for Allergy Research Foundation) e ser considerada uma companhia aérea ‘amiga dos alérgicos’. A empresa pode agora colocar o selo de aprovação da renomada entidade nos serviços que compõem seu mais novo produto.

Dependendo da duração do voo, os clientes SWISS sujeitos a alergias e outras intolerâncias ainda podem solicitar produtos especiais, tais como barras de confeitos, iogurtes e bolos que respeitam totalmente as restrições de cada um. Produtos lácteos e de panificação também estarão disponíveis em todas as salas VIP da SWISS na Suíça. E, assim como já é hoje, aqueles que sofrem de alergias poderão solicitar refeições especiais adequadas as necessidades em todas as classes a bordo em voos de longa duração e na Business Class em voos dentro da Europa até 24 horas antes da partida.

A SWISS também está efetuando modificações ‘amigas dos alérgicos’ nas cabines. Aos passageiros das classes First e Business serão oferecidos travesseiros com enchimento de materiais sintéticos como alternativa às versões com plumas. A SWISS também está eliminando o uso de flores decorativas e produtos para refrescar o ambiente que podem causar irritação no nariz e na garganta; os sabonetes nos lavatórios serão especialmente suaves para a pele.

“Nos últimos anos temos verificado um aumento constante nas necessidades de nossos clientes com relação a um ambiente em voo que respeite devidamente todas as condições de alergia”, explica Frank Maier, Chefe de Produtos & Serviços da SWISS. Ele falou ainda que a companhia aérea está trabalhando com a ECARF para fornecer uma resposta concreta a esta demanda e tornar a experiência da viagem aérea tão agradável e tranquila quanto possível.

“O número de pessoas que sofrem de alergias tem aumentado ao longo dos anos no mundo industrializado”, disse Torsten Zuberbier, Diretor do ECARF, entidade com sede em Berlim, na Alemanha. As estatísticas mostram que mais de 30% da população mundial é afetada diretamente por uma ou mais alergias – para não citar aqueles atingidos indiretamente, como as respectivas famílias. No entanto, somente cerca de 10% recebem tratamento médico adequado enquanto, em muitos casos, as alergias não são levadas a sério, nem pelas próprias pessoas que sofrem com o problema.