TAM apresenta seu novo programa – LATAM Fidelidade

A TAM, LAN e suas filiais anunciam que os seus programas de fidelidade adotarão novos nomes: LATAM Fidelidade e LATAM Pass, respectivamente. A mudança faz parte do processo de consolidação da nova identidade do grupo (LATAM) e também da evolução dos programas, que inclui a ampliação de benefícios já existentes e a introdução de novos.

LATAM Fidelidade Logo

Assim como o LATAM Pass, o LATAM Fidelidade muda os nomes das categorias de ambos: o Branco passa a ser chamado de Latam; o Gold substitui o Azul e Platinum é o novo Vermelho; o Black e o Black Signature são as novas denominações do Vermelho Plus e do Black, respectivamente. Os benefícios das categorias serão os mesmos para todos os passageiros das companhias aéreas do Grupo LATAM e para os clientes das empresas áreas que fazem parte da aliança oneworld.

Screen Shot 2016-03-02 at 02.58.35

O LATAM Fidelidade continua com o acúmulo em pontos Multiplus e o LATAM Pass em quilômetros.
“A partir desta mudança, começamos a implementar a nova marca e identidade do Grupo: LATAM. O trabalho realizado está focado em nossos passageiros, já que, para eles, é fundamental contar com um bom programa de passageiro frequente. O LATAM Pass e o LATAM Fidelidade apresentam melhorias e mais benefícios e que aportam significativamente à experiência de viagem promovida pela LATAM”, diz Jerome Cadier, vice-presidente de Marketing do Grupo LATAM.

Durante março de 2016, os clientes LATAM Fidelidade e LATAM Pass receberão os novos cartões com as suas categorias atualizadas. As novas categorias serão válidas a partir de 1º de abril de 2016.

Confirmação de upgrade cortesia

A maior novidade para os clientes do LATAM Fidelidade elegíveis ao Upgrade de Cabine Cortesia será a confirmação do benefício antes do voo de forma mais rápida e cômoda. Aqueles que solicitarem o upgrade entre 72 e 12 horas antes da viagem passam a ter confirmação da cortesia 12 horas antes do voo, mantendo a prioridade em relação aos demais clientes.

Screen Shot 2016-03-02 at 03.17.48

Este benefício será implementado de forma gradual ao longo do ano e estará disponível em todos os voos TAM e LAN até o fim de 2016.

Upgrade para Cartões Azul e Vermelho
Cliente LATAM Fidelidade Platinum (antiga categoria Vermelho) poderá solicitar o UPGRADE CORTESIA DE CABINE de Classe Econômica (elegíveis bundles FLEX e PLUS) para a Premium Economy ou Premium Business, sem custo adicional usando Cupons. Estes clientes terão 6 cupons por ano para poder usar nas rotas LAN e TAM. Já os clientes LATAM Fidelidade GOLD (antiga categoria Azul) terão 2 cupons por ano.  Abaixo na tabela você pode conferir a quantidade necessária de cupom por trecho.
Screen Shot 2016-03-02 at 03.02.27
Upgrade para Cartões Vermelho Plus e Black
Como cliente LATAM Fidelidade BLACK (antiga categoria Vermelho Plus) e LATAM Fidelidade BLACK SIGNATURE (antiga categoria Black) continuam com upgrade ilimitado de cabine. Além disto, a novidade é que agora você poderá solicitar o UPGRADE CORTESIA DE CABINE para seus acompanhantes (modalidade que vai ser introduzida gradativamente ao longo de 2016), da Classe Econômica para a Premium, sem custo adicional. Para isso, basta seu acompanhante utilizar seus cupons. Cada cliente Black ou Black Signature tem 6 cupons para acompanhantes para serem usados seguindo a mesma tabela já mencionada ali em cima.

Screen Shot 2016-03-02 at 03.02.27

Os associados do LATAM  Fidelidade e do LATAM Pass que tiverem cupons de upgrade de classe poderão utilizar o benefício tanto em voos TAM quanto LAN, independentemente do programa em que estão cadastrados.

Início do processo de renovação do programa
Em novembro do ano passado, a empresa anunciou a alteração das regras de acúmulo de pontos Multiplus, que passam a valer a partir de abril de 2016. Nos voos domésticos, o programa deixou de considerar apenas o perfil de tarifas e levará em conta também o valor pago pelo bilhete.

Screen Shot 2016-03-02 at 03.16.02
Assim, o cliente LATAM Fidelidade que adquirir uma passagem no perfil Básico receberá 2 pontos Multiplus por cada Real pago na tarifa. Nos perfis Flex, Top e Relax, o cliente receberá 3 pontos Multiplus por cada real pago. Isso significa que, quanto maior o valor pago pela passagem, mais pontos Multiplus os clientes irão acumular.

Screen Shot 2016-03-02 at 03.08.04

Além disso, clientes das categorias Gold (antigo Azul), Platinum (antigo Vermelho), Black (antigo Vermelho Plus) e Black Signature (antigo Black) terão o benefício de acumular no mínimo 500 pontos Multiplus a cada viagem, independentemente do perfil e valor da tarifa, o que corresponde a pontuação mínima atual. Também cabe ressaltar que eventuais taxas cobradas não serão consideradas para o cálculo da quantidade de pontuação acumulada. Tal regra é válida somente para voos dentro do Brasil.

Já em voos internacionais, a partir de abril de 2016 os pontos Multiplus serão calculados com base na distância percorrida em milhas entre a origem e o destino final, além do perfil de tarifas, como mostra a tabela abaixo. Mesmo que o voo tenha conexões domésticas, será considerado o total de milhas de todos os trechos percorridos.

Screen Shot 2016-03-02 at 03.09.25

O acúmulo de pontos Multiplus em companhias membro da aliança oneworld e/ou parceira permanece inalterado.

Os clientes das categorias Gold, Platinum, Black e Black Signature terão garantidos no mínimo acúmulo de 5.000 pontos Multiplus em viagens para os EUA.
Outro ponto que mereceu destaque é referente à nova forma de cálculo de trechos domésticos e internacionais. Cada trecho percorrido passou a entrar no cálculo, incluindo conexões. Com isso, um voo de São Paulo para Manaus com conexão em Brasília, por exemplo, passou a ser calculado como dois trechos voados, facilitando o upgrade de categoria.

O acúmulo de quilômetros em voos com companhias membro da aliança oneworld e/ou parceiras permanece inalterado.

Resgates diferenciados
Os passageiros das categorias Platinum, Black e Black Signature têm tabelas preferenciais e podem resgatar passagens de uma forma exclusiva.

Acesso às categorias superiores
As regras para o upgrade de categoria também foram alteradas em novembro do ano passado. Os clientes passaram a acumular os pontos Multiplus e/ou o total de trechos necessários no período de janeiro a dezembro.

Screen Shot 2016-03-02 at 03.13.05

Além disso, o upgrade de categoria contempla a possibilidade de combinar a quantidade de pontos Multiplus com o número de trechos voados na Preminum Business, de acordo com a tabela abaixo.

Screen Shot 2016-03-02 at 03.12.16

Com isso, ficará mais fácil os clientes mudarem de categoria e, assim, experimentar os acessos às principais Salas VIP da América Latina, bem como ter prioridade no aeroporto e no upgrade de cabine nos voos internacionais, por exemplo.

Bom pessoal, pelo visto há bastante mudança positiva o que faz o programa se tornar atrativo para quem deseja escolher onde pontuar em 2016. Se não fosse pelo fato dos resgates internacionais em cabines premium nas parceiras serem tão instáveis – às vezes cobram 200k, ou 100k ou até mesmo 450k pela mesma viagem [sistema às vezes cobra cada região percorrida e às vezes não, ou até mesmo cobram cabines mistas separadas em um único itinerário] – eu até consideraria o Fidelidade como meu programa principal, mas por enquanto ainda vou deixar esta minha escolha de standby.

O que acharam as mudanças? Quem vai optar por ter o LATAM Fidelidade como seu aliado em 2016?

Todas as informações sobre as mudanças estão no site LATAM Fidelidade e do LATAM Pass.