TAM confirma saída da Star Alliance e programa entrada na oneworld para 2014

Notícias 37

Por Fábio Vilela

latam oneworld

Como já se era esperado, A TAM confirmou hoje oficialmente que entrará para a oneworld em 2014.

A oneworld também já postou o anuncio no website da aliança.

A saída da Star Alliance está prevista para o segundo trimestre de 2014, em data a ser anunciada até o fim de 2013. A cia pretende ingressar na oneworld assim que sair da Star Alliance.

Será possível acumular pontos em voos Star Alliance até a saída desta aliança, prevista para o segundo trimestre de 2014.

Todos os pontos acumulados em voos da Star Alliance e registrados no Programa TAM Fidelidade serão preservados após a transição.

Atualmente, os membros da oneworld são: airberlin, American Airlines, British Airways, Cathay Pacific, Finnair, Iberia, Japan Airlines, LAN, Malaysia Airlines, Qantas, Royal Jordanian e S7 Airlines, além de 30 outras afiliadas. SriLankan Airlines e Qatar Airways estão em processo de ingresso à aliança

As categorias dos cartões TAM Fidelidade não serão alteradas e seguirão as regras do Programa. O status Star Alliance será ajustado de acordo com os níveis da oneworld em momento oportuno.

Eu infelizmente não gosto da decisão, apesar de já saber que seria o rumo normal após a fusão com a LAN.

Em questão de parceiros, prefiro muito mais a Star Alliance, agora o jeito é gastar os pontos até o final do ano, ou esperar pra começar a resgatar na oneworld.

Hoje, temos 3 parceiros para Am. do Norte  com saídas direto do Brasil.(United, Air Canada e US Airways) . Com a onewolrd teremos somente a LAN (com escalas na Am. do Sul) e American Airlines como opção de voos diretos.

Já para a Europa as opções ficaram ainda mais reduzidas. Pela Star Alliance, as cias que operam para o velho continente são: Air China, Singapore, Lufthansa, Swiss, TAP, Turkish e a propria TAM. Com a oneworld, saídas direto do Brasil somente com British e Iberia.

Atualmente somente 4 cias da oneworld operam no Brasil: LAN, British, Iberia e American, já que a Qatar ainda não ingressou oficialmente na aliança. Então dá para ser ter uma ideia do tamanho da perda para nós brasileiros que hoje temos 11 cias da Star operando aqui (United, Air Canada, US Airways,Air China, Singapore, Lufthansa, Swiss, TAP, Turkish, South African e Ethiopian (em junho) . Se já era dificil ter disponibilidade em 27 parceiros, imagina nesta quantidade reduzida?

Realmente vai se tornar cada vez mais restrito o uso de pontos para passagens.

Qual a opinião de vocês?

37 respostas para “TAM confirma saída da Star Alliance e programa entrada na oneworld para 2014”

  1. Mario Carvalho disse:

    Olá Fabio sou um grande seguidor do blog… A TAM pode ir ate para as Federaçao Unidas dos Planetas que vai continuar sendo muito ruim.. Ja cancelaram 3 vezes o mesmo vou que irei fazer Curitiba – Santiago em abril… E outra no site eles vendem executiva e primeira classe para esse trecho, mas nao sei como porque eles usam A320 tanto na ida como na volta…

    • Mario Carvalho disse:

      fazendo uma correçao VOO

    • Fábio Vilela disse:

      Olá Mario, seja bem vindo ao Passageiro de Primeira e obrigado pela visita.
      As vezes voce está no A320 de CWB-GRU e depois com o B773 de GRU-SCL, pois nao tem como eles venderem Primeira num A320. Será que não?
      Grande abraço

      • Mario Carvalho disse:

        Olá Fábio, eu nao cheguei a comprar a primeira classe por causa desse muda e nao muda de voo… Mas de acordo com o site so existem A320 operando CWB-SCL

        • Fábio Vilela disse:

          Mario,
          Eu nunca ouvi falar de um voo direto entre CWB-SCL com a TAM nem LAN.
          Voce tem certeza disso?
          Reconfirmei aqui no GDS e não há nenhuma frequencia neste trajeto. Com certeza seu voo é com conexão.
          Se for em GRU, o voo que sai as 07:05AM é no B777 e o que sai as 20:40 é no A320.

    • joao disse:

      Mario também irei fazer esta viagem… Estas alterações são avisadas via email da TAM ? ou de outra forma? Nunca recebi alterações de itinerário da TAM somente da Gol.

  2. joao disse:

    Preciso de uma ajuda… Em vôos dentro da america latina em tarifa normal só irei pontuar 1.000 pontos no Fidelidade da TAM… há algum outro programa em que pontuarei mais na Star Alliance? E como vocês fazem para saber as restrições de pontuação nas Cias Star Alliance e One World? O codigo de tarifas é o mesmo para todas? Obrigado.

    • Fábio Vilela disse:

      Joao, Tudo depende da tarifa comprada.
      Cada cia da Star Alliance pontua uma tarifa de diferente forma da outra.
      A melhor forma de saber é entrar no site da cia aerea que voce deseja pontuar e ir no programa de fidelidade dela e procurar a cia TAM. La voce vai saber quando vai acumular em cada tarifa da TAM.
      Só sabendo o codigo da tarifa (Letra) pra poder te orientar.

    • Eu tive muitos problemas em um voo comprado na TAM e que tinha voos operados pela LAN. Não creditaram no TAM fidelidade os trechos na LAN fornecendo o numero fidelidade na compra da passagem, e quando pedi para creditar via chamado responderam que eu não tinha voado naquele trecho operado pela LAN, tenho o bilhete do embarque e tudo. Depois que desisti mandei creditar os trechos LAN na AA e em poucos dias constava lá. Detesto com todas as minhas forças a LAN, já tive experiencias pessimas com o atendimento deles ha alguns anos e tive novamente fim do ano. Acho péssimo a TAM ser comprada por eles.

  3. Gustavo disse:

    Eu achei péssimo, péssimo, péssimo!! Época boa era emitir AA pelo Smiles e Star pela TAM…

  4. Joao disse:

    Já era algo esperado e achei o prazo de transição pequeno. Pelo que entendi quem não quiser arriscar tem até o fim do mês para emitir bilhetes na Star Alliance usando milhas da TAM.

    Com relação à utilização de milhas para voar pros EUA não vejo diferença alguma. Pelo contrário, vejo mais facilidade. Explico: hoje, como o Fábio escreveu, seriam três os parceiros para voar pra lá (Air Canada, United, US). Mas a US vai acabar e a nova American vai ficar na Oneworld, então na verdade só restariam duas cias. Com a nova aliança continuaríamos com duas opções de parceiras: Lan e AA.

    Voando pros EUA, a Lan costuma ter bons preços (em milhas) se você emitir com antecedência e o programa de milhagem da AA é excelente para procura e emissão. Acho que aqui ganhamos.

    Pra Europa é que o bicho pega…acho que vai depender muito dos rumos da Ibéria. Mas hoje é extremamente fácil emitir tanto nela como na British, principalmente na Executiva e First. Apenas temo que a entrada da TAM na OW leve a uma diminuição dessa disponibilidade (caso contrário a TAM vai perder e feio na competição).

    Quanto a pontuar para AA ou BA voando TAM, eu não teria muita ilusão. Hoje em dia é extremamente difícil pontuar pra United voando TAM (as tarifas promocionais nunca pontuam e as normais pontuam menos, exceto as full price). De novo aqui: se eles facilitarem isso, matam o Fidelidade.

    Agora curiosa vai ficar a situação da Qatar. Atualmente ela é parceira do Smiles. Quando entrar na Oneworld virará da TAM. Acredito que em algum momento ela deva cortar o vínculo com o Smiles (o que seria uma grande perda para o programa).

    • Fábio Vilela disse:

      Joao, achei que o prazo foi até que satisfatorio, 1 ano e meio de antecedência.
      A saida vai se dar no segundo trimestre de 2014, não entendi porque voce diz até o final do mês.

      Em relação aos voos pros EUA eu até concordo, mas o percurso é sempre mais distante, tendo em vista que todos os voos da LAN tem conexão na Am. Latina antes de prosseguir pra Am. do Norte.

      Tambem acho que as tarifas restritas da TAM podem não ser pontuáveis na AA, só aguardando pra ver.

      Com certeza a Qatar deve terminar a parceria com o Smiles, assim como fez a AA quando a Delta comprou parte das ações.

      O que sugiro pra todo mundo que tem o Fidelidade é que limpem suas contas até 31/05 deste ano, já que a quantidade de pontos para resgates irá duplicar a partir desta data.

      • Joao disse:

        Fabio, realmente confundi o ano. Culpa da pressa. O prazo é mais que razoável. Mas com você disse: o prazo real é 31/05, por conta da nova tabela da Tam. No mais acho que concordamos em tudo.

    • geoshina disse:

      Tenho uma dúvida. Sempre li que o que torna os preços proibitivos da British são as taxas. Por vezes até mais cara que a passagem. Adquirindo uma passagen da BA com milhas, ainda tenho que pagar essas taxas, certo? (mas espero estar errado, muito errado).

      • Fábio Vilela disse:

        Geoshina, para voos iniciados no Brasil não são cobrados Fuel Surcharges, que sao essas taxas exorbitantes.

      • Joao disse:

        Ainda assim, se você parar em Londres, vai pagar um bocado de taxas aeroportuarias. Vou dar um exemplo: emiti uma ida e volta GRU-LHR na First e paguei uns US$350 de taxas. Se eu fosse pra Dublin pagaria cerca de US$190.

        Ainda assim, sabendo usar o Executive Club é um baita programa de milhagem.

        • Fábio Vilela disse:

          Joao, se voce fizer somente ida GRU-LHR vai pagar somente U$36 de taxas
          O problema são os voos de lá pra cá, que as taxas realmente são carissimas.
          No mesmo voo de la pra ca, pagara no minimo U$300.
          Grande abraço

  5. Matheus disse:

    Oi Fábio,

    Alguma ideia se US Airways entrará para a oneworld, após concluir a fusão com a AA?

    Abraço,

    Matheus

  6. geoshina disse:

    Viria a calhar a compra da TAP pela Avianca e a integração com o Lifemiles, ou até mesmo a fusão com o Victoria, não é?

    Realmente ficamos bem restritos em cias européias. Já estou falando tchau para os aeroportos de Frankfurt, Zurique, Lisboa e Barcelona 🙁

  7. Cleverson disse:

    Gostei! Apesar de ter menos companhias voando para os EUA na Oneworld a American tem muito mais opções de saída e de voos para a maioria dos brasileiros, enquanto United, Air Canada e US Airways voam apenas de São Paulo e Rio.

  8. Giuliano disse:

    Talvez a unica coisa boa é que voanda TAM poderemos pontuar AA.

  9. Cris disse:

    Adorei….minhas Cias favoritas AA e TAM….

  10. Polido disse:

    Tam vai conseguir estragar a One World

Deixe uma resposta

Tudo sobre Programas de Fidelidade
As melhores avaliações de cabines de Primeira Classe e Classe Executiva do mundo
Luxuosas suítes de hotéis