TAM põe balança na porta de avião para barrar malas pesadas

Pessoal, olha a novidade da TAM que vi no site da Folha.

“A TAM colocou uma balança próxima à porta do avião para barrar bagagens de mão que excedam o limite de cinco quilos estabelecido em lei. A informação é da reportagem de Ricardo Gallo publicada hoje na Folha (a íntegra está disponível para assinantes do jornal e do UOL).

A companhia diz tratar-se de um projeto piloto. O alvo são passageiros que não pesam bagagem pois fazem check-in na internet ou nos postos de autoatendimento, o que dispensa a ida ao guichê no aeroporto.

A companhia pôs a balança antes do passageiro entrar nas pontes de embarque em ao menos um voo, há duas semanas, entre Curitiba (PR) e Congonhas (zona sul de SP). A TAM não diz se isso ocorreu em mais dias. Na ocasião, um funcionário pesava todas as bagagens de mão. As com mais de cinco quilos foram levadas para o porão. Os passageiros receberam um canhoto para retirar a mala ao chegar.

Com o boom na aviação e o aumento do check-in pela internet -estimulado pelas próprias empresas, para reduzir as filas nos guichês- os abusos são frequentes, diz Ronald Jenkins, diretor do sindicato das empresas áereas. A consequência são bagageiros mais cheios e confusão ao acomodar a mala, como passageiros que a colocam em local diferente de onde estão sentados, por comodidade ou falta de espaço.

A norma sobre o peso da bagagem é de 2000. Além de não poder ultrapassar cinco quilos, a mala de mão não pode ter volume (soma de comprimento, largura e altura) superior a 115 centímetros. O limite para despachar bagagem é de 23 quilos.”

Créditos: Folha.com