TAM – Saiba qual classe tarifária pertence sua passagem

Muitos leitores tem me pedido para postar a relação das classes tarifárias da TAM que aparecem nos recibos dos bilhetes e quais as características de cada uma.

Toda passagem comprada pertence a uma tarifa específica (uma letra) e cada letra carrega consigo uma série de diferenças. Há classes que pontuam mais, há outras que não contam pontos, outras permitem upgrade para uma classe superior, prioridade no check-in, excesso de bagagem, etc.

Como elas são muitas, o Passageiro de Primeira fez uma tabela para mostrar com mais clareza o que as letrinhas significam.

Esta tabela é unica e exclusivamente para perfis de tarifa de bilhetes da TAM.

Legenda:

  • TKT Prêmio TAM = Bilhetes emitidos com pontos do fidelidade na TAM
  • TKT Prêmio Star = Bilhetes emitidos com pontos nas demais cias da Star Alliance
  • ID/AD e Grupo = Bilhetes cortesias e acordo de permuta de passagens
  • Permite Upgrade Pontos = Classe que permite usar seus pontos para fazer upgrade para uma classe superior

Nos vôos da TAM (JJ, PZ), determinadas tarifas promocionais, tarifas específicas e pacotes turísticos, acordos especiais e viagens realizadas com a utilização dos pontos fidelidade não são válidas para acúmulo de pontos (tarifas “T”, “X”, “N”, “R”, “I” e “O”).

Para saber quais clases tarifárias das cias parceiras da Star Alliance são válidas para pontuação basta acessar o site da própria TAM e clicar no item ” 16. Pontuação não válida“.

Bom, espero ter ajudado a todos com esta pequena explicação de cada uma das tarifas.

E vale lembrar que a classe tarifaria vem impressa no recibo do bilhete e NÃO no cartao de embarque. Geralmente no cartao de embarque vem impressa somente a tarifa mais cara da classe que voce viaja (economica Y, executiva C ou D ou primeira F), independente da qual voce pagou.

Se tiverem dúvidas não deixem de postar comentários.