TAP Victoria volta a cobrar taxa de combustível em bilhetes emitidos com milhas saindo do Brasil

Notícias 72

Por Fábio Vilela

Pessoal recebi vários alertas dos leitores que o programa da TAP Victoria voltou a cobrar taxa de combustível (YQ) nos vôos emitidos com milhas saindo do Brasil – e realmente isto está acontecendo.

Fiz uma simulação rápida de uma passagem ida e volta entre Belo Horizonte (CNF) e Lisboa (LIS) em classe executiva, conforme abaixo:

Notem que quando eu clico para desmembrar o preço das taxas cobradas, a bendita “YQ” está lá!

Ou seja, em um bilhete de ida e volta vai ter um adicional agora de quase 400EUR, ou seja aprox. 200 EUR por trecho. Não é um absurdo?!  Qual a vantagem de usar as milhas se tivermos que pagar parte do custo de transporte? Lamentável!

Se for emitir somente ida, o valor cai pela metade, olha:

Agora eu realmente desconheço se a nova regulamentação da ANAC dá margem ao entendimento das cias aéreas que isto pode ser cobrado de forma legal. Alguém mais entendido para poder opinar?

72 respostas para “TAP Victoria volta a cobrar taxa de combustível em bilhetes emitidos com milhas saindo do Brasil”

  1. Rodrigo disse:

    Acabei de simular uma passagem saindo de gru e indo pra FCO emitindo com milhas TAP e apareceu essa bendita taxa YR de quase 213 euros e se for o trecho inverso sai quase 330..podem fazer isso!?tem como pedir ressarcimento não justica!?e pq o caminho inverso é ainda mais caro!?

  2. Rodrigo disse:

    Prezados
    Hoje (06/12), simulei um resgaste voando TAP (GIG – LIS). Olhas as taxas cobradas por techo por passageiro (em euros):
    Total: 211,05
    – Taxa da companhia de aviação (YR) 168,67
    – Portugal – Taxa de Segurança (PT) 3,47
    – Portugal – Despesas de Serviço de Passageiros (YP) 9,26
    – Brasil – Taxa de embarque (BR) 29,65

  3. Alexandre Samori disse:

    Caros,
    Vcs conhecem algum processo em andamento, contra a TAP, requisitando o ressarcimento da taxa YQ?
    Tiveram êxito?
    Comprei passagens em 26/11, utilizando milhas, e fui cobrado. Quase 350 euros por passageiro, um absurdo.
    Gostaria de entender wuais as chances de ter êxito nesse processo.
    Grato,

  4. Leo disse:

    A TAP é &%$#$… agora mudou o nome da taxa para: Taxa da companhia de aviação (YR)….

  5. Simao disse:

    A TAP, depois que foi comprada pelo brasileiro David Neeleman, tornou-se a pior Cia. Aérea para voar para Europa.

    1- Aviões velhos e desconfortáveis, assentos esgarçados e sujos. Monitores velhos, com chuvisco e borrados.

    2- cobram pela seleção de assentos e na hora do embarque colocam os passageiros em qualquer lugar, contrário ao que eles haviam escolhido e pagos,

    3- promovem e incentivam troca de pontos de cartões de crédito de brasileiros e não disponibilizam assentos em voos. Há 20 dias venho tentando reservar 2 assentos na executiva entre GRU e LIS, sem sucesso.
    Não há lugares até Novembro de 2018.

    Meus pontos vão vencer e para poder usá-los vou ter que pagar uma taxa enorme para renovação.

    4- cobram aviltantes taxas de combustível para emissão de passagens,

    5- Alimentacao de bordo bem inferior ao servido pelas empresas Premium.

    6- Desrespeitam a fazem pouco caso dos passageiros. Há mais de 900 reclamações no site Reclame Aqui e milhares no Trip Advisor contra a empresa e ela simplesmente ignora.

    E ainda são as passagens mais caras para voar até Lisboa.

    Uma Cia. ávida em retirar cada centavo dos bolsos dos passageiros, sem que haja uma contra partida em serviço, atenção e qualidade..

    Não se espantem se em breve ela passar a cobrar taxas para emissão de bilhetes com cartão de cartão de crédito

    • Tom disse:

      Simão, concordo em tudo com o que escreveu.
      A TAP é a pior empresa aérea para viajar para a Europa e que serve a nós, pobres brasileiros, que somos obrigados a suportá-la pois é a única que oferece vôo direto para Lisboa, o ponto de chegada mais próximo do Brasil na Europa.
      É por toda essa coisa ruim da TAP que ela tem 5 pontinhos (de 10) nas avaliações do Skytrax
      http://www.airlinequality.com/airline-reviews/tap-portugal/
      Creio que devemos entrar no Skytrax e qualificar sem dó, porque a ressonância é internacional, pois 5 pontos é até muito para uma empresa que, pelos seus abusos, ilegalidades e maus serviços merece no máximo 2 pontinhos. Tenho tido experiências muito desagradáveis em toda viagem que faço com a TAPada – aeronaves sucateadas, serviços de bordo ruim, arbitrariedade na marcação de assentos e já tive até a desagradável experiência de chegar no Aeroporto de Lisboa e ser informado que o vôo havia sido cancelado e remarcado para o dia seguinte, embora nada tivesse sido comunicado com a antecedência devida e sem que oferecessem o pernoite no hotel.
      Parece que a TAP odeia os brasileiros que tentam utilizá-la para irem a Portugal.
      A cobrança dessa taxa de combustível já mereceria ação rigorosa e intervencionista da ANAC porque está sendo uma ilegalidade reiterada.

  6. GABRIEL PAIVA disse:

    E se entrar na justica, sera que e certeza de ganhar?

  7. Renata disse:

    Pessoal,

    não tenho conseguido fazer pesquisas no site da TAP. aparece sempre sem disponibilidade. nenhuma data, nenhum destino, nenhum aerporto de partida… vcs sabem o que esta acontecendo? não é possivel que não tenha nada para abril-2018.

    • Vinicius disse:

      Boa Tarde, Renata!

      Também percebi isso. Qualquer pesquisa de voo com origem saindo do Brasil o resultado é que está indisponível.

      Testei voos NYC -LIS, LIS-MXP e magicamente há passagens disponíveis.

      Me parece que as passagens com origem saindo do Brasil estão todas bloqueadas. Já tentei com diversas cidades brasileiras e muitas datas diferentes, nenhuma pesquisa dá certo.

  8. José Luis Simonetti disse:

    Prezados,
    Tentei emitir South Africa com a TAP e estão me cobrando esta taxa também. Isto vale para parceiros????? A taxa de combustível não seria apenas para voos dela?

  9. carlos moura disse:

    buenas!
    alguem tem conseguido o ressarcimento da taxa?!

    • Alexandre Samori disse:

      Solicitei reembolso por email e pelo messenger. O email não foi respondido até agora, 8 dias após a compra. Pelo messenger me enviaram a seguinte mensagem:
      “Informamos que as taxas que compõe as tarifas cobradas pela TAP estão inteiramente dentro da legalidade em todos os mercados para onde a companhia opera.”

  10. Henrique Carvalho disse:

    Fala Galera. Entrei em contato por telefone com a TAP/Victoria e o atendente me informou que a taxa passou a ser cobrada a partir de 6/11/2017 mesmo. Parece que a taxa veio para ficar. Uma pena. Vou gastar minha milhas TAP em alguma companhia parceira. Vocês têm uma lista das companhias da Star Alliance que não cobram a taxa de combustível? Avianca? Copa? United? Swiss? Lufthansa?

  11. […] Как сообщает passageirodeprimeira, на этой неделе в программе TAP V…. Непонятно, является ли это лишь временным явлением… Другие программы пока не включают в цену ненавистные сборы. […]

  12. Andre disse:

    O problema do Smiles é a quantidade de pontos pedida! Normalmente, os trechos para Europa na TAP custam 65k na econômica, o que é um absurdo!

  13. Rivas disse:

    Emitam pelo smiles não é cobrado, comprei hoje !

  14. Nelson Junior disse:

    Lembram a promoção da libelo de 100% para transferência para a TAP? Pois bem, comprei os pontos suficientes e transferi para emitir ida em primeira e volta em executiva para duas pessoas. No meio do caminho decidi usar 110 mil pontos para emitir uma volta da europa com a TAP para duas pessoas (não estava programado isso, mas como tinha estas milhas usei e vou repor mais a frente). Não tinha prestado atenção de que se pagaria esta taxa de combustível se emitisse apenas uma perna, mas, mesmo assim emiti e paguei 700 EUROS para uma perna e dois passageiros. Mesmo assim ficou mais barato que o valor normal, mas é uma puta grana.

  15. Igor BArreira disse:

    Pessoal, comprei no dia 31/10 passagem para viajar agora no final de novembro. Não paguei a taxa de combustível, porém eu só tinha disponibilidade de comprar na TAP ida e volta da minha esposa, e a minha ida. Precisava comprar o meu trecho lis-bsb, pesquisei no dotz e livelo ( para emitir com eles mesmo) e eles estavam cobrando só de taxa R$ 830, 00 reais, ou seja acho que eles já estavam cobrando esse retorno. Entrei no site da smiles eles tinham o trecho de volta + 120 reais de taxa, fechei na hora.

  16. Lucas disse:

    Fica a dúvida, se a TAP Victoria era uma das últimas esperanças de boas emissões, para onde jogar as milhas dos cartões agora?

  17. Pedro Henrique Rodrigues disse:

    Fabio, eu havia recentemente questionado a ANAC acerca desta cobrança por parte da TAP e obtive as seguintes respostas oficiais:

    “Prezado Senhor,
    A ANAC impede a cobrança de valores relativos a custos ou serviços indissociáveis do transporte aéreo, sem os quais não é possível a prestação do serviço, separadamente do valor da tarifa. Podem ser classificados como serviços ou custos indissociáveis: combustível, manutenção da aeronave, tripulação, entre outros.
    Portanto, as empresas aéreas estão impedidas de cobrar, por exemplo, o adicional de combustível, na comercialização dos bilhetes de passagem, à parte do valor da tarifa, de forma que o custo com combustível fique incorporado à tarifa cobrada do usuário pelo serviço de transporte aéreo, para voos com origem no Brasil.

    Fonte: Resolução ANAC nº 400, de 13/12/2016 (Arts. 2º e 4º).

    Atenciosamente,
    Agência Nacional de Aviação Civil – ANAC”

    “Prezado Senhor,
    Em referência à sua solicitação, informamos que a Resolução ANAC nº 400 somente se aplica em passagens aéreas para voos com origem (só ida) ou destino (ida e volta) no Brasil. Quando a origem for no exterior, outras regras podem ser aplicadas, devendo o passageiro se informar previamente.”

    Portanto permanece ILEGAL segundo a própria ANAC.

  18. Daniel A..J. disse:

    Claramente a TAP está enveredando-se pela ilegalidade.

    Basta reclamar na ANAC e abrir um processo no JEC (antigo pequenas causas).

  19. Luan D disse:

    Eu temia que isso poderia acontecer, ADEUS TAP, os pontos que eu ja tenho irei usar a tabela da Star Alliance e focar em outro programa.

  20. Alexandro disse:

    Em um grupo de viagens, um usuário falou que essa taxa se aplica à compra(ou troca de pontos), independente se for 01 ou mais passagens. Alguém que tenha os pontos no Victoria teria como fazer essa simulação, para confirmar essa situação?

  21. Maria José disse:

    A TAP é a empresa do espanto e os bilhetes são impagáveis com ou sem milhas. Com ou sem taxa de combustível. Comprando ou não antecipado. Em classe econômica ou executiva.
    Em setembro, simulei um vôo Lisboa – NY pela TAP que custava R$4.000,00 reais. No mesmo dia ela cobrava R$8.800,00 por um bilhete Rio-Lisboa-Rio. Um assalto!
    Daria para ir do Rio a NY, ficar por lá e ir depois para Lisboa pela TAP ou outra empresa pelo mesmo valor. É escândalo e leniência de autoridades luso-brasileiras.
    Monopólio de vôo direto do Brasil ao ponto mais próximo de entrada na Europa que é Lisboa provoca essa extorsão.
    Evito a TAP o máximo que posso porque é uma companhia ruim que pratica preços abusivos para os brasileiros. No ano passado, voei em aeronave da TAP velhíssima e mal cuidada, digna de sucata. E paguei caro pelo bilhete.
    Quando outra empresa vai poder entrar nessa linha Brasil – Portugal? Dizem que a LaTão pleiteia, mas se for oferecer o mesmo do pior que a TAPada nos oferece, melhor deixar quieto.

    • Tarcísio Medeiros disse:

      No Smiles tem promoções boas da TAP ao menos pro nordeste. Facilmente se consegue entre 40.000 e 50.000, e já emiti até executiva por 45.000 pra voar em janeiro deste ano. Foi um baita valor pagar 85.000 Smiles pra ir de econômica e voltar de executiva, ainda indo pra Fernando de Noronha no mesmo bilhete

  22. Raphael Koniz disse:

    Fabio, isso vale também para as passagens emitidas com as companhias parceiras da Star Alliance via Victoria ou apenas para as passagens da TAP?

  23. Marcos disse:

    A TAP, num passado não muito distante, sempre cobrou YQ nos seus vôos, mesmo saindo do Brasil, antes da mudança de regras da ANAC. Mas não cobrava nas emissões com parceiros Star Alliance, qualquer um que fosse, desde que saísse do Brasil. Depois de muita briga na justiça, pararam de cobrar. Depois, veio a mudança nas regras, que não deu qq liberdade pra voltar a cobrar e ela voltou a cobrar. Retirou a cobrança de novo em dois dias. E agora, voltou de novo. Estou vendo relatos do pessoal que emitiu bilhetes com Turkish e Swiss, sem a cobrança da YQ. Seria útil simular no Call Center. Mas, pelo que vejo, ela deve ter voltado a cobrar só nos vôos dela, e não em todas as emissões. Se for assim, não é o fim do mundo. É só deixar de usar a TAP para emitir e dar preferência aos parceiros Star. Porque realmente, é uma piada essa cobrança. Mês passado eu emiti duas passagens em business pelo Victoria, para voar Swiss. Paguei EUR 200 de taxas no total. Totalmente dentro da normalidade… Agora, é totalmente absurdo pagar EUR 360 de taxas pra 1 pessoa, num vôo ida e volta, partindo do Brasil.

  24. Marcio disse:

    Fábio, estou usando o google chrome e não consigo desmembrar para achar a taxa YQ. Aparece taxas PT, YP e BR que somam € 29,89 mas cobram os mesmos € 401,60 Ou seja, pelo menos na minha pesquisa, estão suprimindo informação, o que penso ser no minimo “sem transparência”. Tenho print da tela comigo.

    • Fábio Vilela disse:

      Na primeira tela não mostra mesmo – eu estava com o mesmo problema.
      Mas quando você clica em avançar, ele vai aparecer uma coluna do lado que tem como você clicar em Detalhes das taxas, aí mostra desmembrado.

  25. Marcelo Curi disse:

    Fabio, como você consegue ver a disponibilidade em business?? Desde a última reformulação do site deles não vejo essa opção e só me dão econômica!!

  26. Simao disse:

    Que picaretagem essa TAP …Transferi todos os meus pontos do LIVELO para ela.
    Estou tentando fazer reserva na executiva, de GRU para LIS, há mais de um mês, para voar no período Julho a Outubro de 2018 e não encontrei nada.
    Estou com meus pontos micado na TAP, não posso usá-los e agora cobram combustível ..vigararistas..

    • Alceu disse:

      Tenta marcar com uma parceira da Star Alliance. Marquei uma viagem na mesma época em business sem problemas. No site da TAP não aparecem mais as disponibilidades em business nem da própria companhia.

  27. Ernesto P disse:

    Emiti 3 passagens Exec pelo TAP VIctoria para Europa ida Turkish e retorno Swiss e não cobraram nada a mais. 130 euros total por pessoa de taxas por bilhete ida e volta.

  28. Cinthia Rangel disse:

    Emiti 3 bilhetes em business, sendo 1 de criança, em voos puros TAP, para outubro de 2018, saindo de POA destino final OTP e volta com destino final GRU, dia 30/10/17, segunda-feira, e tb não paguei taxa de combustível não!

  29. Alexandro disse:

    Alguém sabe dizer se as emissões para os EUA, por meio do Victoria, teriam essa taxa de combustível?

    • Fábio Vilela disse:

      Não, pois todas as cias que operam para os EUA saindo do Brasil não cobram esta taxa, portanto não tem como a TAP repassar.

      • Alexandro disse:

        Ufa! Menos mal, então. Com isso, vou usar o Victoria somente para emissões para os EUA e América do Sul. Estou com os pontos no Livelo só aguardando uma promoção de transferência. Acha que para esse caso ainda valeria a pena, Fábio? Estou até pensando como alternativa o Amigo, da Avianca (nessa promoção dos 100%)…

  30. Rodolpho disse:

    Emiti em 19/10 2 bilhetes i/v GIG-LIS em business e não foi cobrada a tx de combustível. Dei sorte.

  31. Guilherme disse:

    Acho que nao custa nada entrar com um processo, fica claro que essa taxa de combustivel eh um adcional para uma passagem que deveria ser de milhas, eh uma palhaçada na verdade.
    Entrei contra a avianca que cobrou 1000 reais de taxa de combustivel da africa do sul pro brasil (voando South African) e eles fizeram um acordo comigo.

  32. Geraldo Machado disse:

    Em Abril desse ano, comprei uma passagem GRU-JNB com milhas TAP, voando South African em Junho, e foi cobrada a mesma taxa. Ida e volta deu 496 euros.

    Na época, fazia 1 mês que a ANAC tinha liberado a cobrança da taxa de combustível e o atendente me informou que era por isso que estavam cobrando.

  33. Ney Duarte disse:

    Eu vou te contar, essa TAP hein, não voarei com nenhuma cia que começar essa cobrança, e acredito que muitos passageiros meus vão migrar p outras também…

  34. vm disse:

    Eita que balde de agua fria…. uma galera esperando a promo de 100% bonus…
    agora com essa noticia podem dar 300% de bonus….

    ixi pensando oq fazer 600 k tenho la parado.

  35. Henrique Santos disse:

    Eu estava a poucos minutos falando com a minha noiva que não teremos mais problemas com emissão por milhas pela parceria da “One”world da American com a LATAM, que agora estavamos acumulando milhas em um programa mais vantajoso, e eis o que acontece…………. =/

  36. henrique disse:

    Será que vão cobrar nas emissões de cias star alliance?

Deixe uma resposta

Tudo sobre Programas de Fidelidade
As melhores avaliações de cabines de Primeira Classe e Classe Executiva do mundo
Luxuosas suítes de hotéis