Terminal 2 de Heathrow é eleito o aeroporto do ano em premiação internacional

O aeroporto de London Heathrow e a Star Alliance conquistaram a premiação de Aeroporto do Ano da Air Transport World´s (ATW), em sua 41ª edição anual realizada para a indústria aérea, em homenagem à parceria e o trabalho conjunto entre as duas empresas no Terminal 2 de Heathrow. A distinção foi concedida a Andy Garner, diretor de Desenvolvimento de Negócios do Aeroporto de Londres – Heathrow; e Mark Schwab, CEO da Star Alliance, no Omni Shoreham Hotel, em Washington (DC), na noite do dia 25 de fevereiro.

Uniformed staff in LHR T2 check-in (1)

“O Aeroporto de Heathrow realmente destaca-se por seu projeto de readequação excepcional no Terminal 2 e pela demonstração do que pode ser alcançado quando os aeroportos e as companhias aéreas trabalham em conjunto. London Heathrow e Star Alliance têm produzido uma maravilhosa facilidade, que é uma conquista para os seus passageiros em todos os aspectos”, afirmou Karen Walker, editor-chefe da ATW.

A premiação é uma das primeiras obtidas pelo novo Terminal 2 , conhecido como Terminal da Rainha, inaugurado no dia 4 de junho de 2014. A construção proposta, a facilidade do estado da arte foram concebidos em conjunto entre o Aeroporto de Heathrow, Star Alliance e suas companhias-membro, com objetivo de estabelecer um hub perfeito em um dos primordiais aeroportos internacionais do mundo. O edifício foi projetado pelo arquiteto espanhol Luis Vidal para ser simples e intuitivo, com um ambiente bem iluminado e arejado. O investimento de 2,5 bilhões de libras esterlinas (mais de R$ 11 bilhões) é parte de uma modernização geral para o Aeroporto de Heathrow, que teve um custo total de 11 bilhões de libras esterlinas (cerca de R$ 49 bilhões) nos últimos cinco anos.
Mark Schwab comenta: “Em junho do ano passado, iniciou-se uma nova era para os nossos clientes, transportadoras membros e funcionários do London Heathrow. As avaliações que recebemos até agora confirmam que oferecemos aos nossos consumidores uma experiência de viagem superior. Estamos criando novas oportunidades de negócios para nossas companhias aéreas e proporcionando um melhor ambiente de trabalho para os funcionários. É muito bom ver nossos esforços conjuntos culminarem com o recebimento do prestigiado prêmio de Aeroporto do Ano em Transporte Aéreo Mundial, na primeira vez que a homenagem é concedida conjuntamente a um aeroporto e uma aliança de companhias aéreas”.

Andy Garner disse: “Estamos absolutamente encantados por ganharmos este cobiçado prêmio. É uma menção muito valiosa do nosso sucesso no setor da indústria de aviação e nosso sucesso é o resultado de uma forte colaboração com mais de 180 organizações, particularmente a Star Alliance, por entregar um projeto tão complexo. Nossos passageiros estão satisfeitos com o resultado. Nossas análises mostram que, se o Terminal 2 fosse um aeroporto único, teríamos as melhores pontuações de atendimento ao cliente na Europa. Nós não poderíamos estar mais orgulhosos e este prêmio é um passo no sentido de cumprir a nossa ambição de nos tornarmos um dos melhores aeroportos do mundo”.

Ser capaz de operar a partir de um único terminal em Heathrow garante que as companhias da Star Alliance podem oferecer aos seus mais de 12 milhões de passageiros, que utilizam o aeroporto anualmente, uma imensa melhora na experiência de viagem, incluindo tempos mais curtos de ligação. A mais recente tecnologia é utilizada em todo o terminal de passageiros para controlar a jornada. A área de check-in foi especialmente concebida para propiciar velocidade e eficiência. As companhias aéreas agrupam-se em áreas, enquanto uma linha de 81 quiosques de autoatendimento para uso comum pode ser utilizada por qualquer passageiro ao fazer seu check-in e/ou imprimir um bilhete antes de entrega de bagagem a um agente de despacho rápido. Mesas de check-in tradicionais com serviços completos são fornecidas para o uso de primeira classe, classe executiva e para passageiros Star Alliance Gold. Este grupo de passageiros também conta com a opção do Gold Track para passar com rapidez pelas áreas de segurança.

Oito dos 12 portões no satélite T2B permitem o auto-embarque, ou seja, os passageiros simplesmente passam por uma barreira mecânica para embarcar em seu voo.
Três lounges de companhias aéreas estão atualmente disponíveis para passageiros premium, incluindo aqueles com status Star Alliance Gold. Eles estão localizados no edifício principal do terminal e do satélite. Assim, os passageiros elegíveis podem relaxar perto de sua porta. Um quarto lounge deverá ser inaugurado nos próximos meses.

O terminal também abriga algumas das melhores lojas do varejo britânico, incluindo John Lewis, Cath Kidston e Mulberry.
As companhias aéreas da Star Alliance que atendem em Heathrow são: Aegean Airlines, Air Canada, Air China, Air India*, Air New Zealand, ANA, Asiana Airlines, Avianca, Brussels Airlines, Croatia Airlines, EGYPTAIR, Ethiopian Airlines, Austrian EVA Air, LOT Polish Airlines , Lufthansa, Scandinavian Airlines, Singapore Airlines, South African Airways, SWISS, TAP Portugal, Turkish Airlines, THAI e United.
Juntos, elas operam mais de 121 voos por dia para 47 destinos em 26 países. Cada um desses voos atua como uma porta de entrada para a rede da Star Alliance, composta por mais de 18.500 voos diários para 1.321 aeroportos em 193 países
(* opera atualmente do T4)