Trem com ligação ao Aeroporto de Guarulhos já está operando parcialmente

Pessoal, depois de 13 anos de atraso o trem com ligação ao Aeroporto de Guarulhos começou a operar parcialmente – desde o último dia 22/03.

A fase inicial de testes irá durar dois meses, a linha 13 Jade irá ligar as estações Engenheiro Goulart e Aeroporto Internacional de Cumbica, que vem sendo adiada para ser entregue desde 2005 e que agora pretendem inaugurá-la no final de março ou começo de abril.

A linha 13 Jade faz parte da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), e possui 12,2km de extensão com três estações, a Engenheiro Goulart, Cecap e Aeroporto Internacional de Cumbica. Seu trajeto é por cima da rodovia Ayrton Senna, do Parque Ecológico Tietê e na rodovia Presidente Dutra.

Durante o mês de abril, a linha funcionará em esquema de operação assistida, entre a estação Estação Engenheiro Goulart e até Aeroporto-Guarulhos, com intervalos de cerca de 30 minutos, aos sábados e domingos, das 10h às 15h, o trajeto será feito em cerca de 15 minutos. A partir de seu terceiro mês de operação, a previsão é que a linha funcione das 4h00 às 00h00, com um adicional, o Connect, que irá percorrer as três estações sem precisar de baldeação na Engenheiro Goulart. Já para o quarto mês, a previsão é que entre o serviço Airport-Express, que levará os usuários sem paradas da estação aeroporto até a estação da Luz, com horários programados, e cerca de 35 minutos de duração o trajeto, que também contará com uma tarifa diferente ainda não divulgada.

Em todos esses anos de planejamentos, o que antes era planejado para que a linha ficasse próximo ao Terminal 3 internacional, hoje por ser financiado pela iniciativa privada, irá deixar próximo ao terminal 1. E mesmo com a nova linha será necessário passar por uma passarela + um ônibus gratuito do aeroporto, até o mesmo. Complicado né? Mesmo assim não deixa de ser uma opção para os passageiros – resta saber se o trem será confortável e terá espaço para bagagens. Alguém já testou? Qual o valor da passagem?