Um país e apenas 2 grandes programas de fidelidade. Qual escolher?

Pessoal, toda semana recebo centenas de perguntas à respeito de qual programa fidelidade devemos concentrar nossos pontos para poder fazer resgate.pontos-smiles

Antes de mais nada gostaria de deixar bem claro antes de receber críticas e comentários que este não é um post patrocinado e estou exclusivamente expressando minha opinião.

Infelizmente temos somente 2 grandes programas de fidelidade no Brasil (que são parceiros de 99% dos bancos), que são o Multiplus Fidelidade (TAM) e o Smiles (GOL).

Pois hoje vou falar, porque EU, tenho o Smiles como meu programa favorito.

Vou começar explicando os benefícios de categoria Diamante, que é a que eu sou no momento:

  • Receber bônus* de 100% sobre as milhas acumuladas pelas companhias aéreas parceiras GOL e Delta Air Lines. Ou seja, além de acumular milhas de acordo com a tarifa do bilhete de viagem escolhido, você recebe o dobro de milhas Smiles por ser cliente Diamante;
  • Acumular 10 mil milhas Smiles de bônus quando conquistar a categoria Smiles Diamante;
  • Voar pela GOL em assentos especiais (sujeito à disponibilidade) gratuitos, podendo optar pelo assento sem ninguém ao seu lado;
  • Mais fácil de atingir a categoria máxima – 35.000 milhas voadas
  • Acesso gratuito ao assento GOL+ Conforto (sujeito à disponibilidade), disponível nos voos da ponte aérea Congonhas-SP/Santos Dumont-RJ. O GOL+ Conforto oferece mais espaço entre os assentos e privacidade ao passageiro, já que o assento do meio é bloqueado.
  • Voando GOL: Ter direito a um excesso de bagagem de até 20 quilos (nos países que usam o conceito de peso na franquia de bagagem) ou a uma peça de até 32 kg (nos países onde esse conceito se aplica);
  • Ter atendimento diferenciado no check-in GOL e acesso à Sala VIP Smiles, independente da classe em que estiver voando;
  • Ter atendimento benefícios diferenciados voando Delta Airlines.
  • Ter uma Central de Atendimento Smiles Exclusiva.
  • Milhas têm validade de 5 anos

Bom, cada passageiro tem um estilo de vida e uma forma de viajar, eu sempre escolho por voar em classe executiva e primeira classe, por isto, a tabela do Smiles é muito mais vantajosa que a do Fidelidade, veja alguns ótimos exemplos de resgate (por trecho):

  • Brasil x Am. do Norte = 37.500 em classe executiva
  • Europa x Oriente Médio = 30.000 em primeira classe
  • Brasil x Europa = 52.500 em classe executiva
  • Am. do Norte x Europa = 30.000 em classe executiva
  • Am. do Norte x Oceania = 30.000 em classe executiva

Além disto, o programa permite um Stopover (que é uma parada intermediária) na região de destino, tudo isso usando a mesma quantidade de milhas. Para saber mais, clique aqui. Outro ponto que vale a pena mencionar é que o programa não cobra por regiões percorridas (como o Multiplus Fidelidade) e sim baseado em origem e destino, independente por quantas regiões você passar.

O programa também oferece facilidades como: Compra de Milhas, transferência de milhas entre contas, reativação de milhas expiradas, etc. E por mais que os valores não sejam muito amigáveis não deixa de ser um benefício oferecido aos clientes.

Não posso claro, deixar de comentar que nem sempre é fácil (ou quase missão impossível) achar lugares nas parceiras aéreas (Qatar, Iberia, Air France, KLM e Delta), porém ainda continua sendo muito mais lucrativo e econômico usar o programa da GOL do que o da concorrente da TAM.

Uma grande desvantagem que vejo no Smiles é a forma de acúmulo para vôos domésticos no Brasil, que desde Outubro do ano passado passou a ser vinculado ao valor da passagem e não a quantidade real de milhas efetivamente voadas, o que pra quem aproveita promoções acaba sendo uma grande perda.

Bom, tentei explicar resumidamente porque eu continuo e vou continuar usando o Smiles como meu programa brasileiro favorito. Lógico que existem programas de cias estrangeiras que também podemos usar, mas isto vai ficar para outro post, pois este quis focar somente nos programas que tem parceria com a maioria dos bancos brasileiros.

E aí, entre Fidelidade e Smiles, qual a preferência de vocês?