Uma análise completa das mudanças do TAM Fidelidade à partir de Junho

Bom, como todos já sabem as regras do TAM Fidelidade irão mudar à partir do dia 01/06 – isto mesmo, mês que vem. logo_tam_fidelidade

Resolvi fazer este post para fazermos em conjunto uma análise da mudança ressaltando as vantagens e desvantagens desta mudança. Vamos começar pelas vantagens:

Vantagens

Trechos voados contam para upgrade de categoria

  • Se você voar 100 trechos e pontuar somente 10.000 pontos, você ja será promovido a categoria Vermelho Plus. Isto é muito bom pois na maioria das vezes as passagens nacionais em promoção não são pontuáveis, e você acabava por voar muito e jamais subir de categoria. Regra válida somente a partir de 2014.

Novo período de resgate: 360 dias de antecedência da data do vôo

  • Uma ótima notícia, afinal todos os programas por aí a fora já tem esta política, o que facilita muito quem programa com antecedência, achar lugares nos vôos.

Upgrade cortesia da Econômica para Executiva (independente de classe) para clientes Vermelho Plus e Black

  • Se tem lugar na classe executiva sobrando, passageiros Black e Vermelho Plus (nesta ordem) terão upgrade cortesia independente da tarifa paga. O upgrade cortesia não será válido da classe Executiva para Primeira Classe

Tabela preferencial de resgates nacionais para clientes Black, Vermelho Plus e Vermelho

  • Clientes elite terão acesso à mais disponibilidade na hora de resgatar passagens nacionais do que os demais, além da quantidade de pontos também ser menor.

100% de bonus na pontuação de vôos TAM e LAN

  • Clientes elite (Vermelho Plus e Black) terão 100% de pontos bonus na hora do acumulo, já o Vermelho 75%.

Resgates variam de acordo com a antecedência do vôo

  • Quanto maior a antecedência, menor a quantidade de pontos necessárias para o resgate.

Baixa e alta temporada

  • Não há mais periodos de baixa e alta temporada, agora o ano todo é um só valor para resgates.

Desvantagens

Quantidade de pontos para resgate dobrou para a maioria das regiões

  • Se antes você precisava de 80.000 para uma passagem de ida e volta pros EUA em classe executiva (em baixa temporada), agora serão necessários 150.000. Uma mudança muito injusta!

Pontos bonus serão válidos somente para vôos TAM e LAN

  • Conforme descritos nas regras, a partir de 01/06, todos os pontos bônus dos cartões só serão válidos para voôs TAM e LAN. Vejam na regra numero 5. “5. Os pontos bônus, antes válidos em voos TAM e alianças, passam a valer apenas para voos TAM e LAN.”

Valores para remarcação

  • Clientes que desejarem remarcar ou até mesmo pedir reembolso dos pontos, terão que pagar valores em dinheiro. Os valores para vôos internacionais variam de U$115 à U$200 e para vôos nacionais entre R$100 a R$150,00. Ao que tudo indica a multa de pontuação de 10% será abolida. A remarcação somente de data hoje para vôos internacionais é gratuita.

Resgate na tarifa Relax – Vôos com classe executiva dentro do Brasil

  • Serão necessários 45.000 pontos para resgatar um trecho dentro do Brasil na tarifa Relax – que é a executiva presente em alguns trechos como GRU-MAO.

Acumulo de pontos permanece o mesmo

  • A quantidade de pontos para resgate dobrou, mas a quantidade de pontos base para acumulo permaneceu a mesma. Sou a favor de receber o montante de milhas voadas e não pontos fixos.

Resgate de pontos para regiões diferentes

  • Alguns destinos como Ásia e Oriente Médio não tem vôos diretos do Brasil com parceiras, forçando muitas vezes fazer conexão em algum lugar.  Infelizmente a TAM cobra o número de regiões percorridas, mesmo sendo apenas um vôo de conexão. Por ex. São Paulo > Frankfurt > Beirut. A TAM vai cobrar um trecho da Am. do Sul para Europa e outro da Europa para Oriente Médio, ao invés de cobrar Am. do Sul p/ Oriente Médio.

Assento+ continua sendo pago para elites

  • Os passageiros elite não receberão cortesia para marcação do Assento+ sem custo na classe econômica. Eles somente terão acesso com uma antecedência maior que os demais passageiros, mesmo assim terão que pagar.

Bom pessoal, enquanto temos algumas vantagens significativas, as desvantagens acabaram pro prejudicar e muito a vida do cliente TAM.

Por isto eu aconselho a quem tiver pontos no Fidelidade a gastá-los até dia 31/05 (ultimo dia da tabela antiga). Lembrando que você pode viajar com até 06 meses da data de emissão, ou seja, a volta da sua viagem pode ser até 30/11.

Então aproveitem este último mês enquanto é tempo! Depois disso somente acumulando MUITOS pontos para poder conseguir resgatar passagens usando o Fidelidade.

Realmente uma pena!

Qual a opinião de vocês? Vão mudar de programa ou continuar acumulando no Fidelidade?