United Airlines Nomeia Oscar Munoz Como CEO

A United Continental Holdings, Inc.anunciou a nomeação de Oscar Munoz como presidente e CEO. Munoz também continuará atuando no Conselho de Administração da United. Além disso, o conselho apontou Henry L. Meyer III, diretor independente da United, para servir como chairman não-executivo do Conselho de Administração. A companhia informou que Jeff Smisek renunciou às posições chairman, presidente e CEO. Estas alterações entram em vigor imediatamente.

UAL_Oscar-Munoz
Munoz traz a esta função profunda e ampla experiência na indústria de transporte e grandes marcas de consumo, incluindo a AT&T, Pepsico e Coca-Cola Company. Recentemente, ele atuou como presidente e diretor de operações da CSX Corporation.
Henry Meyer, chairman não-executivo do conselho de administração da United Continental Holdings, Inc., disse que “o histórico de Oscar demonstra que ele tem a combinação certa de visão estratégica e forte liderança para continuar a trajetória ascendente da United. A companhia está bem posicionada para continuar a execução de seu plano estratégico para melhorar ainda mais o desempenho e o valor e serviço que presta aos seus clientes. Estou honrado por ter sido eleito presidente não-executivo pelos meus colegas diretores. O conselho agradece a Jeff por seu serviço na United Airlines e na Continental Airlines”.

“É realmente um privilégio servir como CEO da United. A United tem uma oportunidade incrível de melhorar uma experiência que é essencial para a vitalidade do negócio global e para as vidas pessoais de milhões de pessoas, de inovar e de aumentar os lucros”, afirmou Oscar Munoz, presidente e CEO da United. “Nos meus anos servindo no conselho, eu tenho ficado impressionado com a dedicação e a habilidade dos meus novos colegas de trabalho. Juntos, faremos da United a companhia aérea de maior desempenho”.

Antes de entrar para a United Airlines, Munoz atuou como presidente e chief operating officer da CSX Corporation, grande empresa de transporte dos Estados Unidos. Munoz também atuou como diretor da CSX, que se transformou em líder do setor em foco no cliente, confiabilidade e desempenho financeiro durante o mandato de Munoz. A CSX foi nomeada uma das Empresas Mais Reverenciadas pela revista americana Institutional Investor, por uma década de excelente desempenho financeiro, incluindo aumento de sua receita operacional em aproximadamente 600%. Antes de ingressar na CSX, Munoz serviu em diversas capacidades financeiras e estratégicas de alto nível em algumas das marcas mais reconhecidas do mundo, como AT&T, The Coca-Cola Company e Pepsico.

Ele atua no Conselho de Administração da United Continental Holdings, Inc. desde 2010 e no Conselho de Administração da Continental Airlines, Inc. desde 2004. Munoz está ativo em várias coalizões da indústria e em organizações filantrópicas e educacionais, como o conselho de administradores da Universidade do Norte da Flórida e do conselho consultivo da PAFA (Associação de Parentes e Familiares) da Universidade Vanderbilt.
Munoz é bacharel em administração de empresas pela Universidade do Sul da Califórnia e tem MBA, no mesmo ramo, pela Universidade Pepperdine. Munoz foi nomeado um dos “100 hispânicos mais influentes” pela revista Hispanic Business.
A United também anunciou que o seu vice-presidente executivo de comunicações e assuntos governamentais e seu vice-presidente sênior de assuntos corporativos e governamentais renunciaram.

As partidas anunciadas têm ligação com uma investigação interna referente a um inquérito federal associado à Autoridade Portuária de Nova York e Nova Jersey. As investigações estão em curso e a companhia segue cooperando com o governo.
A investigação interna da empresa e as circunstâncias relacionadas não levantam qualquer preocupação contábil ou financeira.

A United Airlines realizou na última terça-feira, dia 08, uma teleconferência para discutir o anúncio. O webcast está disponível no site ir.united.com.