United, Avianca e Copa – JUNTAS?

Notícias

Por Equipe | Passageiro de Primeira

Segundo o The Wall Street Journal, a United está em fase final de fechar um acordo com a colombiana Avianca. A parceria envolveria um empréstimo para German Efromovich, empresário boliviano que possui pouco mais de metade das ações da companhia. O empréstimo seria utilizado para reduzir o endividamento do empresário com o fundo multimercado Elliot Management Corp. As ações da Avianca seria usadas como garantia para o empréstimo.

Imagem: Semana.com

Segundo a Exame, a Avianca tem uma dívida de cerca de 4 bilhões de dólares e quase 40% desse valor tem vencimento nos próximos dois anos. Apesar disso, o exato valor do empréstimo da United não foi divulgado. A revista brasileira considerou como sendo um negocio fechado.

Ainda como parte do acordo, as companhias aéreas formariam um acordo comercial conjunto com a Copa para integrar serviços e preços em suas redes entre os EUA e a América Latina.

A United já estava de olho em uma parceria com a Avianca há mais de dois anos em um movimento para expandir sua atuação no exterior. Atualmente a companhia está atrás apenas da American Airlines em número de vôos para a América Latina.

Entretanto, antes de começar a expandir a sua atuação em conjunto as companhias aéreas teriam primeiro que eliminar as barreiras regulatórias que também prejudicaram os esforços da American Airlines e da Delta em aprofundar seus laços com as parceiras na América Latina.

A parceria com a United poderia também favorecer uma possível fusão entre a Avianca e a Avianca Brasil. Atualmente a companhia brasileira é controlada pelo irmão de German Efromovich, José Efromovich. As duas empresas já vem tentando realizar uma fusão desde pelo menos 2017 quando formaram um grupo de trabalho para estudar a união dos negócios. 


Agora vamos fazer um exercício. Se a United comprar a Avianca e Copa… A Delta levaria qual empresa? E a American?

E nossas milhas LifeMiles, iriam para onde? Não me importaria se virassem MileagePlus 🙂

 

Tudo sobre Programas de Fidelidade
As melhores avaliações de cabines de Primeira Classe e Classe Executiva do mundo
Luxuosas suítes de hotéis