US Airways deixa a Star Alliance no dia 30 de Março de 2014

Hoje foi concretizada oficialmente a fusão da American Airlines com a US Airways, com isto, a aliança oneworld lançou um comunicado dizendo que a US deixa a Star Alliance no dia 30/03/14 e se junta à oneworld no dia 31/03/14 – Coincidentemente no mesmo dia que a TAM também deixa a *A.

us airways amerian merge

O comunicado está todo em inglês e pode ser conferido aqui, mas vou ressaltar alguns pontos importantes:

  • A US se tornará membro oficial dia 31/03/14, um dia após a saída da Star Alliance.
  • Durante o processo de transição os programas de fidelidade operarão separados.
  • Todas as milhas acumuladas no Dividend Miles permanecerão e serão honradas, assim como os status.
  • Novos cartões com a logo da oneworld serão enviados a partir de 31/03/14.
  • A categorias do Dividend Miles perante a oneworld serão as seguintes: Status Chairman – oneworld Emerald, status Platinum e Gold – oneworld Sapphire, e status Silver – one world Ruby.
  • A partir de 31/03/14 membros Chairman, Platinum e Gold da US Airways poderão acessar mais de 600 lounges ao redor do mundo pertencentes as cias membro da oneworld, sendo que membros Chairman terão o benefício dos lounges de primeira classe.
  • A partir de 31/03/14 todos os membros do DM poderão acumular milhas nas cias da oneworld (inclusive na TAM). O resgate será anunciado logo após (sem data prevista). Os clientes elite das outras cias também receberão benefícios de status voando na US Airways.
  • A US Airways vai deixar de existir, e somente carregará o nome de American Airlines.

Bom, até o que tudo indica membros do DM poderão fazer resgates até dia 30/03, e como o período engloba 330 dias de antecedência, acredito que possamos emitir voos Star Alliance usando as milhas do Dividend Miles para voar até 24/02/15.

Ainda não foi falado sobre a fusão dos programas de fidelidade e transferência de milhas entre eles, mas acredito que logo mais será postado informação sobre isto. Para quem aproveitou as promoções que sempre posto aqui da US Airways de compra de milhas, vai ficar com a conta do AAdvantage bem turbinada por um preço super camarada.