Aircraft Interior Expo 2013

Diversos 25

Por Fábio Vilela

Bom, tudo pronto para o inicio da feira, que com certeza foi incrível! O evento é enorme, e realmente o foco é somente para fornecedores, compradores e donos das cias, ou seja, nada interessante do ponto de vista do consumidor final : passageiro.

Mas mesmo assim foi uma experiencia muito valida, pude conhecer várias empresas, entender o processo de negociação, como funciona a parte de compra de equipamentos, fechamento de contratos, etc.

A feira é a maior do mundo na categoria de interior de aeronaves, por isto reune diversos expositores de toda parte do mundo.

Aircraft Interior Expo 2013

O primeiro dia foi na segunda-feira foi só conferências, a feira mesmo só abria na terça-feira.

Aircraft Interior Expo 2013

Eu com meu badge, todo orgulhoso! HEHEHEHE

Aircraft Interior Expo 2013

A sala de conferência montada para receber os convidados.

Aircraft Interior Expo 2013

Separaram pra mim a primeira fila, foi otimo!

IMG_6547

Todo o material era entregue antes do inicio das sessões, e o mesmo continha as informações do que iria ser tratado o nome dos palestrantes, e a programação inteira da feira.

Aircraft Interior Expo 2013

Havia diversas sessões ocorrendo ao mesmo tempo, então tinha esses totens informando em qual sala estava sendo tratado um tipo específico de assunto.

Aircraft Interior Expo 2013

Um dos primeiros que falaram foi o diretor da Lufthansa, que contou sobre as novidades da cia de terminar toda a renovação da classe executiva até o meio do ano que vem, eliminar 75% da Primeira Classe da frota, e introduzir a economica premium em 2014, tudo isto seguindo estudo de mercado e tendências mundiais.

Aircraft Interior Expo 2013

O proximo foi um dos representantes da Boeing que contou os planos da companhia aerea. Um deles é diminuir a produção do 747-800 por causa de demanda, de 2 aviões produzidos por mês, agora vai ser uma média de 1,75. Ele mencionou dos episódios do 787 e disse que sem duvida alguma foi um dos maiores desafios da cia dos ultimos tempos e que estava feliz que estava chegando o final desta historia com um desfecho positivo.

Aircraft Interior Expo 2013

Depois tivemos um painel de discussões abertos a perguntas e respostas com representantes da Delta, Teague, Ascend, Airbus e TNS UK.

Aircraft Interior Expo 2013

Depois tivemos várias sessões com fornecedores de assentos, mas vou representar todos eles (se não o post ia ficar gigante), somente com este modelo que é uma Business Class com cadeiras giratórias, achei interessante o projeto. E vocês?

Aircraft Interior Expo 2013

Depois do final do primeiro dia de conferência teve um coquetel e jantar para business networking. Conheci muita gente bacana que marquei de encontrar na feira no dia seguinte.

Aircraft Interior Expo 2013

Já no segundo dia a feira abriu e fui conhecer alguns fornecedores. O primeiro foi a Expliseat que estava com um assento super inovador feito de titanio e que pesa apenas 4kg por passageiro. Este peso é 50% a menos do que os do concorrente e economiza em torno de USD300,000 e USD500,000 por ano por aeronave. Ja imaginaram? O conforto é normal, tem mais ou menos 2 inches de legroom por causa do fato dele ser pré reclinado do assento da frente.

A cia foi fundada por Benjamin Saada, Jean-Charles Samuelian and Vincent Tejedor em Março de 2011. Eles não possuem uma fábrica de produçao de assento, e sim trabalham em conjunto com empresas líderes na França. Quem está por trás dos investimentos da empresa é o Christian Streiff (antigo CEO da Airbus) e o Gilbert Saad (antigo Head of Investment Eurazeo).

Realmente o assento é muito confortável, só não gostei muito do fato de todos os bancos serem imendados e não reclinarem. Mas eles disseram que já estão trabalhando em um projeto para bancos serem individuais.

Aircraft Interior Expo 2013

Logo depois fui visitar a AIM que é especialista em bares a bordo e galleys. Eles tinham um display do bar da Qatar Airways a bordo do 787 e tambem os bancos dos novos aviões da Virgin Atlantic.

Aircraft Interior Expo 2013

Uma outra visita que fiz super válida foi a Allegiant System que lançaram o inovador sistema chamado Flydesk que é um sistema de gerenciamento de compras e operações a bordo que dispensa o uso de papel. Com o FlyDesk as comissárias podem fazer vendas, ler manual de instruções da aeronave, escrever relatórios de acontecimentos durante o vôo, mandar mensagens para o centro de comando, entre outros. Tudo é feito através do iPad e cada comissária tem seu próprio iPad, que pode levar pra casa, usar como bem pessoal também. Esta é a primeira solução baseada em iPad disponível no mercado do mundo.

No mundo 4 companhias aereas já testaram e tiveram um retorno super positivo deste equipamento, Allegiant Air, Eurolot, VivaAerobus and Air Baltic.

Para novas empresas que estão focando em vendas a bordo, como é o caso da GOL, este sistema seria extretamente eficaz, pois ele trabalha somente com cartão de crédito, sendo assim , gerando uma margem minima de ter problemas com dinheiro, já que a laranjinha só aceita cash nas vendas a bordo.

Também penso que seria uma ótima solução para a AZUL que por mais que não tenha venda a bordo, faz a anotação dos pedidos tudo manualmente, o que é com certeza um trabalho muito grande, desperdiçando tempo a bordo.

FlyDesk Buy-on-Board POS System

Aircraft Interior Expo 2013

Logo em seguida me dirige ao stand da Thompson que fazem os famosos assentos staggered da classe executiva, usados por várias cias como Delta, Swiss, Brussels, Austrian e agora também Air Canada.

Aircraft Interior Expo 2013

Um tema que foi muito discutido e mostrado durante a feira foi conectividade a bordo e grandes nomes estavam presentes lá como GoGo, onAir (tecnologia que a TAM usa) e Lufthansa Systems.

Aircraft Interior Expo 2013

Passei no stand da Regent Aerospace Corporation para ver os produtos para classe executiva de média distancia. Há varios modelos, cores e designs de poltronas. Fico imaginando porque será que não temos isto aqui ainda no Brasil? Temos vôos tão longos dentro do país que com certeza mereceríamos viajar com mais conforto. Vocês não acham?

Aircraft Interior Expo 2013

No stand da Boeing tinha esta maravilha de um modelo do Boeing 747-800 que quase pedi pra levar pra casa!

Aircraft Interior Expo 2013

A Linstol também estava presente mostrando seus diversos tipos de headphones para uso a bordo.

Aircraft Interior Expo 2013

A United Aerospace apresentou um modelo inovador de assento que quando reclinado (sem divisorias) sem transforma em uma cama de casal que acomoda até 2 adultos e uma criança.

Aircraft Interior Expo 2013

Para os fãs da Rimowa, a Formia é responsável por produzir as necessáries mais desejadas do mercado, como da Thai Airways, Turkish, Lufthansa, etc.

Aircraft Interior Expo 2013

A Transtars Corporation é responsável por toda a parte de amenities que envolve tecido na aeronave, como pijamas, mantas, cobertores, travesseiros, amenity bags, pantufas, etc.

Aircraft Interior Expo 2013

Bom pessoal tentei resumir ao máximo o que vi de mais interessante na feira, que achei super organizada. Em todos os stands só pode entrar com hora marcada, o que achei uma grande iniciativa, evitando assim aglomerações de pessoas desinteressadas somente fazendo “soca” no lugar.

A feira foi uma grande oportunidade que tive e realmente valeu cada minuto e cada hora que passei lá pelos 4 dias. Queria poder postar as milhões de fotos que tenho, mas o post iria ficar muito grande e muito pesado, ficando até mesmo desinteressante, então resolvi focar somente em alguns produtos chaves.

O mais interesante foi saber que quando a cia compra um avião, geralmente é só a fuselagem, todo o resto do interior são de fornecedores diferentes, os assentos, o tecido dos assentos, a lampada de iluminação, o sistema de movimento da cadeira, o entretenimento de bordo, a galley, a maçaneta da porta do banheiro, o iluminador de cabine, etc.. cada supplier oferece um tipo de serviço.

Espero que vocês tenham gostado!

25 respostas para “Aircraft Interior Expo 2013”

  1. João Alfredo Santos disse:

    Muito bom o relato! Queria eu, estar presente em um evento desses.
    Corrigindo uma informação: Vooei duas semanas atrás com a GOL, e eles já estão aceitando pagamento em cartão de crédito. O que facilita pra quem deseja comprar algo do serviço de bordo.
    abcs,

  2. Thomas Hisamura disse:

    Eu tb sempre defendi que uma classe executiva doméstica teria publico no Brasil. Tipo essas poltronas da Regent nas fotos. Aliás acho que a nova business da Copa tem essas poltronas. As rotas mais longas como GRU/GIG – MAO, BEL, FOR, REC e até SSA poderiam ter aeronaves com umas 8 poltronas do tipo (tirando 18 poltronas da econômica). E para as rotas executivas curtas CGH-SDU, CWB, POA, CNF ou BSB poderia haver a opção que já é oferecida pela Gol, com o assento do meio bloqueado (aliás, essa opção ainda existe?).
    No começo da operação dos A-319 na ponte aérea, a Tam oferecia uma cabine com 8 poltronas executivas (iguais aos dos A-320 do Mercosul). E a Varig oferecia uma executiva doméstica de 12 poltronas nos 737-300 para rotas nacionais longas, além dos MD-11 que operavam GRU-REC e os 747-300 que operavam GRU/GIG-MAO. A Tam tb por um bom tempo operou o A-330 na rota GRU-REC.

  3. Matheus disse:

    Lí um post seu sobre a providencia da AA devido a sua insatisfação com a troca de aeronave e fiquei impressionado com a atenção e respeito ao cliente. Estou passando pela mesma situação a Tam trocou a aeronave de meu voo para Brasília de um a330 para um 767 que é horrível e ao ligar para reclamar, recebi a resposta que a companhia não honra a troca de aeronave e que não podia fazer nada mesmo eu sendo cliente fidelidade e viajar somente pela vermelha,mas afinal, hoje infelizmente não se poderia esperar nada diferente da tam.

    • Daniel disse:

      Matheus, estou na mesma, comprei 5 trechos na Executiva bsb-mia-bsb, o que recebi de resposta da TAM é que a partir do meio do ano as aeronaves serão as utilizadas pela LAN (767), ou seja, executiva superior a do A330. Mas aí vem a questão, e se no dia do meu voo ainda for o 767 antigo? Vou só no final de setembro. A TAM me informou no SAC exatamente assim “são poltronas com reclinacao de 180º…” Desrespeito da TAM, impressionante!!

    • Fábio Vilela disse:

      Olá Matheus, vejo aqui no blog que essa insatisfação com a troca de aeronaves da TAM é geral!
      E realmente as explicações que a cia está dando é a mesma para todos.
      Resta mesmo aguardar o meio do ano para ver se as novas aeronaves já chegaram.
      E realmente no contrato de transporte da cia, não fala nada em troca de aeronave.

  4. CarlosCF disse:

    Excelente post. Achei o máximo a family first class!!

  5. Matheus disse:

    Fábio,parabéns o post ficou ótimo.Não conhecia essa feira muito legal e com certeza concordo com você,deveríamos ter uma Bussiness domestica,hoje esse produto se não me engano só existe na rota GRU-MAO e é muito interessante.

  6. Petronio disse:

    Fábio,
    Ficou ótimo o post! abs Petronio

Deixe uma resposta

Tudo sobre Programas de Fidelidade
As melhores avaliações de cabines de Primeira Classe e Classe Executiva do mundo
Luxuosas suítes de hotéis