Problema com excesso de bagagem, conclusão e sorteio

Problema com excesso de bagagem

Antes de concluir este trip report, quero relatar a situação que ocorreu comigo na chegada no Brasil até mesmo como alerta para todos os viajantes.

Como nosso vôo de Dallas atrasou quase 2 horas pra sair, acabei perdendo minha conexão de Congonhas para Uberlândia, pois eu ainda teria que fazer a troca de aeroporto.

Pois bem, ao chegar no guichê da TAM (meu voo doméstico era TAM) em Congonhas, fui orientado a me dirigir a loja de passagens para resolver o problema. Cheguei la, expliquei o que tinha acontecido, e a atendente por um milagre, super gentil, disse que como todos meus trechos estavam em um só bilhete, e como a American Airlines que era dona do eticket, somente eles poderiam reemitir. Mas que ela iria fazer uma excessão e entrar em contato com eles pra poder fazer esta reemissão e me orientou da proxima vez ja procurar a cia aerea direta em Guarulhos quando isto acontecer. Então ela ligou pra eles na minha frente e reemitiu o bilhete pro proximo voo. Até aí tudo OK.

Quando voltei para fazer o check-in o atendente falou que eu teria que pagar excesso por todas as malas, pois meu bilhete estava emitido separado. Nessas horas, cansado de viagem, querendo ir embora pra casa, a unica coisa que me falta é paciência com funcionário BURRO! Falei que ele estava totalmente equivocado e que meu bilhete era continuação da minha viagem da China e dos EUA e que a minha franquia de bagagem teria que ser honrada até o final pois era interline e o trecho até Uberlandia não estava separado dos demais.

Ele insistiu que estava certo, pois quando a AA reemitiu o bilhete pra Uberlândia, eles o fizeram como um bilhete separado e não linkado a reserva antiga. Mostrei pra ele então o e-ticket internacional, contei que tinha perdido o voo, etc. Mesmo assim ele estava irredutível, sabe quando os funcionários de qualquer cia aérea resolvem implicar e sem motivo? Mas enfim, ele com certeza implicou com a pessoa errada. Ah, esqueci de falar, além disso, o “abençoado” disse que viajante Star Alliance Gold só pode levar 10 kgs a mais. Peguei o iPhone, abri as regras e mostrei pra ele, que ficou mais puto ainda. Além do mais ele veio me falar que TAM e AA eram de alianças separadas, quase que disse pra ele “Você quer me dar aula?” Eu tava muito p*** !

Como ele queria cobrar de qualquer jeito, falei que com ele eu não iria discutir mais, que era pra me chamar um supervisor pois eu estava 100% certo dos meus direitos. Ele relutou, até que foi chamar. Quando o supervisor chegou, eu contei tudo, mostrei os bilhetes originais, contei que a AA reeemitiu o bilhete separado porque perdi o voo, e que como todos os trechos estavam linkados (interline), a franquia de bagagem honrada é sempre a do trecho internacional. Pra minha surpresa o supervisor falou: ‘Senhor, mas é isto mesmo, qual está sendo o problema?’ Eu falei “Seu funcionário desinformado quer me cobrar o excesso de bagagem.”

Aí o funcionário pega e diz “Mas veja, o bilhete até Uberlandia está emitido separado”. O supervisor falou ” Você está errado, faz o check-in e despacha as malas deles.”

Pra mim, isto foi a GLORIA ne? Eu adoro ver funcionário metido a besta querer tirar proveito de passageiro e se dar mal. O azar dele foi que infelizmente eu não sou desinformado e sei exatamente meus direitos quando viajo. E pra irritar mais ele ainda, vi que ele etiquetou todas as malas sem a etiqueta laranja de PRIORITY. Depois que ele etiquetou as 8 malas, falei “Você pode reetiquetar, pois não colocou a etiqueta de Prioridade?” Já imaginaram a cara de B**** dele né? Não estavam nem aí, queria mesmo que  ele se F*** com os argumentos furados dele.

Eu só estou relatando isto pra vocês para que todos fiquem bem atentos quando um funcionário afirmar qualquer coisa pra vocês. Quando uma viagem é emitida com trechos domésticos  no Brasil(TAM ou GOL) no mesmo bilhete que os demais trechos internacionais, elas são OBRIGADAS a honrar a franquia de bagagem do trecho maior até seu destino final. Isto é uma regra! Agora se você comprar os bilhetes separados, você não tem direito algum! Bom, foi isto, final das contas, cheguei em UDI com todas minhas malas, e deu tudo certo.

Conclusão

Chega aqui o fim de mais um TRIP REPORT. Esta viagem apesar dos imprevistos que aconteceram foi muito bacana. Ter conhecido a Asia foi uma experiencia muito legal, e por mais longe que seja, valeu a pena.

Ter a oportunidade de ter voado no novo 77W da American Airlines pra mostrar pra vocês, foi o que compensou tudo isto.

Conhecer novas salas vips e novos aeroportos é sempre um prazer pra mim, e passar a maior parte do tempo voando, ah, isto não tem preço!

Aproveito a oportunidade para agradecer os parceiros que apoiaram esta viagem: Hilton Wangfujing, American Airlines e CatherineLu Tours.

E agora vamos começar a planejar as próximas né?

Gostaria de um feedback de vocês, a respeito das fotos, do trip report em si, se vocês gostaram, o que faltou, etc?

Sorteio

Aproveitando, pra comemorar os records que o Blog tem batido e a marca de 6.000 fãs no Facebook. vou fazer um sorteio de 4 Amenity Kit’s da Classe Executiva da American Airlines para vocês. Todos os kits são novos e estão lacrados com plástico e nunca foram usados.

american airlines business class amenity kit

Além dos produtos na foto, o kit também irá acompanhado de uma pantufa.

Para concorrer é simples, basta visitar a página do Passageiro de Primeira no Facebook, curtir e compartilhar o post da promoção e ir na aba Promoções e clicar em “Quero Participar”. O sorteio será realizado dia 29/03/13.

Boa sorte!