fbpx

A “grande dama” de Bariloche: Llao Llao Hotel

Hotéis Notícias

Por Fernanda Fehring

Olá, pessoal, td bem? Aqui é a Fernanda Fehring, colunista de hotelaria do PP. Hoje vou continuar a escrever sobre a viagem que fiz em Janeiro pela Patgônia Argentina e Chilena com minha família. Meu último post foi sobre o Hotel Correntoso, em Villa La Angostura, (para ler o artigo, clique aqui), e hoje escreverei sobre o icônico Llao Llao Hotel, em Bariloche, Argentina.

Mas antes de postar aqui meu review, gostaria de frisar, que todos os hotéis desta viagem foram pagos por nós, Família Fehring. Não recebemos cortesia, nem mesmo desconto na tarifa, em nenhum deles.

Porém, caso venha a ser convidada para visitar algum hotel, e decida postar meu review aqui no PP, começarei meu texto com um “recebi um convite para conhecer esse hotel …”. Tendo dito isso, garanto que meus reviews de hotéis são e serão sempre imparciais, aqui no PP e no meu blog pessoal. Meu compromisso é, em primeiro lugar, com o leitor.

Esclarecimentos feitos, e…. vamos a Bariloche?


Bariloche

Bariloche é um destino muito popular, desde sempre, para turistas brasileiros. Cresci ouvindo sobre essa cidade na Patagônia Argentina, e sua pistas de esqui, para onde muitos viajam nos meses de inverno do hemisfério sul. De tantos turistas vindos do Brasil, a cidade ganhou o carinhoso apelido de “Brasiloche” pelos locais. rs

Confesso nunca ter sido louca para conhecer Bariloche, que imaginava ficar super lotada durante os meses de férias, e não fazia idéia da beleza espetacular do lugar. Fiquei chocada, de verdade, com a natureza exuberante de suas montanhas, lagos e florestas, e comecei a entender um pouco o porquê de tamanho frenesi.

Bariloche é linda demais, e seus habitantes são muito gentis e profissionais, e sabem receber muitíssimo bem seus visitantes. Escolhemos o verão para ir para lá pela primeira vez, mas.. quem duvida? Já estamos pensando em uma visita (num futuro próximo) para conhecer esse lugar belíssimo durante o inverno.


Llao Llao Hotel e sua localização privilegiada

Escolhemos como acomodação o icônico Lllao Llao Hotel, um dos hotéis mais antigos e conhecidos da região. A localização é seu atrativo número 1, o tipo de lugar que hotel nenhum conseguiria licença para construir nos dias de hoje, de tão espetacular.

O hotel tem uma história, no mínimo, curiosa. Aberto em 1940,  com projeto do famoso arquiteto local, Alejandro Bustillo, e com muita madeira em sua estrutura, o Llao Llao Hotel foi destruído por um incêndio pouco tempo após sua inauguração. Um ano mais tarde, foi reaberto com uma estrutura reforçada de pedra e aço, e funcionou até 1976, quando fechou por falta de recursos para manutenção. Só reabriu em 1993, e virou membro do selo hoteleiro Leading Hotels of the World em 1999. Desde então vem recebendo inúmeros prêmios de vários órgãos e revistas de turismo do mundo.

Há 25 minutos do centro de Bariloche, cercado pelo belíssimo Cerro Lopez, e às margens do Lago Perito Moreno, o hotel tem ainda vista para o Vulcão Tronador e para o Lago Nahuel Huapi. E essa é, sem sombra de dúvidas, uma das localizações de hotel mais privilegiadas que já conheci.


O Hotel

O nome completo do hotel é Llao Llao Resort Golf & Spa, e por aí já dá para entender que essa propriedade é um “hotelão”, com muitas atividades disponíveis para os hóspedes. E são muitas mesmo, e todas muito bem organizadas e de alta qualidade.

A estrutura do Llao Llao é a de um resort, com 205 quartos e 6 restaurantes, campo de golf, piscina coberta, piscina de borda infinita, agência de viagens (para organizar todos os programas e atividades) spa e kids club. O hotel oferece muito boas opções de entretenimento para todos os tipos de hóspedes.

O hotel é dividido em duas alas, a Ala Bustillo, a mais antiga e parte do prédio principal do hotel, e a Ala Moreno, a mais nova e  mais moderna, com vista capotante para o Lago Moreno e o Tronador. A decoração do Llao Llao Hotel é clássica, faz uso de muita madeira, e suas instalações são espaçosas e aconchegantes.

A primeira impressão que tive ao entrar no Llao Llao Hotel, foi a de que aquele era um hotel familiar, e que oferecia tudo para que o hóspede pudesse realmente descansar durante sua permanência por lá. O serviço foi eficientérrimo e muito simpático, e fomos tratados com gentileza por, absolutamente, todos os funcionários do hotel.


Os quartos

O hotel tem 205 quartos, divididos em duas alas. A Ala Bustillo, parte do prédio original, inaugurado em 1940, tem 5 categorias de quartos e 4 categorias de suítes. Os quartos têm decoração clássica, com mood “antiguinho”, com cortinas florais e camas de madeira. Os banheiros lembram a casa da nossa avô, com luminárias e objetos que ainda datam da abertura do hotel.

O quarto dos nosso filhos era da categoria standard “Montanha” e era pequeno mas aconchegante, e tinha uma  bela vista para a montanha.

O nosso quarto era da categoria Lago Room, um pouco maior e com vista belíssima para o lago. O mood também era antiguinho, e a decoração era bem romântica (adoro!). Tínhamos TV e frigobar, banheira e cofre, e room service 24 horas. Apesar de termos gostado de tudo, sentimos falta de um ar-condicionado nos quartos, pois fez calor e passamos os dias debaixo do sol.

A Ala Moreno, construída em 2007, é moderna e tem 1 categoria de studio, e 3 categorias de suítes. Todos eles são amplos e têm vista deslumbrante para o lago. Está ligada à Ala Bustillo por uma ponte panorâmica, e todos os quartos tem banheira de hidromassagem e ar-condicionado split. Porém, os preços dos quartos são muito mais altos do que os da Ala Bustillo.


Gastronomia

O hotel conta com 6 restaurantes e bares espalhados pela propriedade, todos muito bonitos e com serviço simpático. A começar pelo elegante salão Llao Llao (fotos abaixo), onde é servido o café-da-manhã. Com pé-direito altíssimo e belos lustres, o espaço é o maior do hotel e tem uma vista lindíssima para o Lago Moreno.

O Café Patagônia (fotos abaixo) tem menu com especialidades locais, pratos de culinária internacional e ambiente aconchegante. No nosso jantar por lá pedimos carpaccio e risotos, uma garrafa de Pinot Noir da região e uma tábua de queijos para finalizar. Estava tudo saboroso, com exceção do vinho, que estava espetacular.

O Bar Moreno (fotos abaixo) fica localizado na moderna Ala Moreno, e fica de frente para o visual mais lindo de todo o hotel. O local é animado e tem uma varanda deliciosa. No menu, tapas, sanduíches, saladas e sopas. Para beber, cafés, sucos e excelentes vinhos locais. Um lugar delicioso para um almoço sem hora para acabar.

O hotel tem ainda: o Asador Criollo, que serve churrasco feito com a técnica que dá nome ao restaurante; o Winter Garden, que serve pratos leves e chá da tarde; o Lobby Bar, que serve almoço, cafés e drinks; e o Club House, que fica localizado no campo de golf, e serve almoço e chá da tarde.


Atividades

Dentre as atividades oferecidas pelo hotel, as nossas preferidas foram todas as que fizemos no Lago Moreno. Amamos o fato do Llao Llao Hotel disponibilizar kayaks, canoas e pranchas de SUP, e fizemos bom uso deles. O lago é lindo, de água calma e cristalina, e com muito pouco movimento de outras embarcações, por isso era também muito seguro para navegação.

Fizemos um passeio de canoa, que foi simplesmente extraordinário. Numa tarde deslumbrante e sem vento nenhum, demos uma volta e conhecemos o lago inteiro. Uma das experiências mais marcantes da nossa viagem para a Patagônia.

Outro programa delicioso que fizemos (e que foi pago), foi uma pescaria no lago. A reserva foi feita pela agência que fica dentro do Llao Llao, e a lancha nos pegou no píer do hotel. Fomos para pescar trutas e pegamos 3, sendo que uma delas escapou na última hora. O dia estava lindo, o lago calmíssimo e a montanhas mais bonitas até do que na véspera. Nosso filhos simplesmente amaram o programa, e todos nós tivemos uma manhã maravilhosa.

Os peixes foram todos devolvidos imediatamente ao lago após o merecido registro (a foto!). Uma lembrança de um programa inesquecível!

A lista de atividades pagas e não-pagas do Llao Llao inclui ainda: golf; cavalgadas; trilhas; rafting; esqui (durante temporada); arco e flecha; aventuras em 4×4; observação de pássaros; rappel; caminhadas e uma gama enorme de jogos e aulas para adultos e crianças.


Como chegar

Para chegar a Bariloche, pegamos um vôo saindo de Buenos Aires com a cia aérea low cost Jet Smart. O vôo saiu do confuso e bagunçado aeroporto de El Palomar. Apesar do bom preço da passagem, a experiência em El Palomar é algo que não gostaria de ter de repetir.

Li aqui no PP alguns posts recentes sobre vôos diretos do Brasil para Bariloche durante a temporada de inverno e achei super interessante. Vale a pena dar uma lida (para ler os posts, clique aqui e aqui).


Comentários

Nossa estadia no Llao Llao Hotel foi muito gostosa. O hotel nos ofereceu exatamente o que estávamos procurando: atividades para fazermos ao ar livre com nossos filhos; espreguiçadeiras à beira do Lago Moreno para descansarmos e pegarmos sol; uma boa estrutura gastronômica para não precisarmos sair do hotel; e contato com a natureza exuberante e intocada do local. Nossos filhos gostaram tanto do Llao Llao, que quase cancelamos a nossa ida ao Chile (que aconteceu em seguida), para ficarmos mais uns dias por lá.

A equipe do hotel é afinada e está acostumada a lidar com as demandas dos hóspedes de forma suave e eficiente. A simpatia e gentileza foram traços marcantes de todo o staff.

O cenário da região foi dos mais bonitos que já vi (sem exagero), de uma beleza e uma tranquilidade irretocáveis. Imagino que seja muitíssimo especial também no inverno. E tenho certeza que uma temporada de esqui como hóspede do hotel seja confortável ao extremo.

O Llao Llao Hotel é um lugar especial, querido por todos que lá estiveram, e o tipo de lugar para se voltar muitas outras vezes. Recomendo fortemente!


O que amei

  • a localização espetacular do hotel
  • o equipamento disponível no hotel para esportes aquáticos
  • as atividades pagas e não pagas
  • a variedade gastronômica
  • a natureza exuberante
  • a simpatia e gentileza da equipe do hotel

O que poderia melhorar

  • os banheiros precisam de modernização
  • o hotel precisa instalar ares-condicionados nos quartos da Ala Bustillo
  • o café-da-manhã poderia oferecer mais opções de pratos
  • os quartos da Ala Moreno são caros demais

Llao Llao Resort, Golf & Spa

Endereço: Av. Ezequiel Bustillo Km. 25, R8401 San Carlos de Bariloche, Río Negro, Argentina
Telefone: +54 294 444-8530

Tarifas a partir de US$260

Para mais informações e reservas, clique aqui.

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.