Conforme noticiamos em primeira mão, a Delta anunciou a compra de 20% das ações da LATAM, movimento que deve gerar grande impacto no mercado. Como parte do investimento, a Delta também anunciou que auxiliará na transição de saída da LATAM da oneworld e que deixará de ter participação, atualmente em 9%, na GOL.
Mudança da LATAM para SkyTeam
Como a Delta é uma das fundadoras e principais companhia da aliança SkyTeam é de se esperar que este movimento aproxime a LATAM da aliança. Porém, até o momento não foi feita nenhuma confirmação ou indicativo de que isso possa ocorrer. Com isso, fica a dúvida se a LATAM realmente não fará mais parte de uma aliança aérea e passará a atuar como uma “autônoma” no mercado (mantendo, por ex., parceiras como a Lufthansa e costurando novos contratos com outras companhias). Recentemente, a o CEO da Delta disse que não está sendo mais tão vantajoso fazer parte da SkyTeam.
Seria a independência um caminho para LATAM?
Oportunidade para GOL
Com a saída da Delta, a GOL continua a ser um player importante no mercado e que pode atrair o interesse de outras companhias, como a American Airlines e United. Com grande presença nacional e na América do Sul, a GOL poderia expandir as operações das companhias americanas através de prováveis possíveis parcerias.
A GOL poderia aproveitar o momento e fazer parceria com duas cias americanas – American e United?
Comentário
Ainda é tudo muito recente. Mas com tantos elementos em jogo, não termos cias aéreas brasileiras em alianças passa a ser uma das possibilidade!
Qual a sua opinião? Será que o Brasil ficará de vez sem representantes em uma aliança aérea?
Para as últimas notícias sobre o tema acesse nossa Central de Informações LATAM+Delta.