fbpx

A minha SAGA para voar na nova Executiva da Latam

Notícias

Por Alexandre Zylberstajn

Senta que lá vem história! Desde o dia em que a Latam anunciou a sua nova classe executiva, eu me empolguei. O retrofit das aeronaves é um dos pontos mais importantes para que a Latam equipare seu produto ao dos concorrentes de ponta.

E o anúncio da Latam foi promissor:

“Investiremos aproximadamente US$ 400 milhões para modernizar as cabines de cerca de dois terços de nossa frota nos próximos três anos. A transformação nos permitirá oferecer uma experiência a bordo líder do setor e atender melhor com mais opções, flexibilidade e personalização ao passageiro. Para os clientes que viajam em rotas long haul, a LATAM transformará a cabine de algumas aeronaves wide body Boeing 767 e Boeing 777, além de aplicar o novo design aos Boeings 787 e Airbus A350 com entrega prevista para os próximos anos. Para os passageiros que viajam em voos domésticos e rotas na América Latina, a LATAM transformará a cabine de mais de 150 aeronaves Airbus A320 e A321, obtendo um layout uniforme também nas aeronaves narrow body.”

Também foram divulgadas fotos da nova cabine, que aumentaram ainda mais minha ansiedade.


PREMIUM BUSINESS LATAM

Assento (console corredor):

Assento (console janela):

Assentos centrais:

Detalhe do assento:

Assento na posição cama:


Cias aéreas com as mesmas poltronas

Já existem outras cias aéreas que utilizam este assento da fabricante Thompson, modelo Vantage XL.

  • Qantas no A330/B787
  • South African no A330
  • SAS no A330/A340
  • Rwanda Air no A330
  • Philippine Airlines no A330/A350
  • China Eastern no A330
  • AirTanker no A330
  • Delta no B777 (retrofit)/A350 – uma variante do assento, mas com portas.

Mapa de assentos

O mapa de assentos segue o layout 1-2-1 sendo que as fileiras centrais e laterais são alternadas em relação ao console.

Imagem: Thompson Aero Seating

Exclusivamente no caso da LATAM, como eles optaram pelo modelo Vantage XL “Honeymoon”, a disposição dos assentos centrais é um pouco diferente, pois há fileiras nas quais os dois assentos do meio são grudados sem console algum. Ao meu ver, uma ótima escolha, pois sambem é uma opção para viajarmos com crianças. Muito bom para famílias!

Imagem: Thompson Aero Seating

De qualquer forma, com esta disposição todos os passageiros têm acesso ao corredor, o que já melhora muito em relação aos produtos atuais da empresa.


Dimensões do assento

O assento tem aproximadamente 60cm de largura entre o encosto do braço e o console.

 

Imagem: Thompson Aero Seating

Já a cama reclinada tem 1,98m: o que com certeza consegue atender a grande dos passageiros. Eu estou super feliz com meus 1,81 cm 😉

Imagem: Thompson Aero Seating

Ainda tem a questão de um possível afunilamento dos pés, mas isso a cia não divulgou informações.


Controles

Os controles dos assentos funcionam com um pequeno painel touch. Este da foto não foi o modelo que a LATAM escolheu, mas dá pra ter uma ideia.

Imagem: Thompson Aero Seating


O início da SAGA

Como disse, fiquei muito empolgado com a nova executiva da Latam. Fabio, Derek, Lorenzo e eu, começamos a monitorar qual seria o primeiro avião a ser retrofitado.

A primeira aeronave a receber os novos assentos foi um Boeing 767-300, de matrícula CC-CXC . A aeronave “saiu” de operação no dia 02/10/18 quando foi de Madri para Abu Dhabi, local onde ocorre o retrofit.

Após cerca de 4 meses por lá, a aeronave fez um voo rápido de 45 minutos sobre a cidade de Abu Dhabi no dia 28/02 e em seguida partiu de volta para Madri.

O primeiro voo comercial com a nova executiva foi feito entre Madri (MAD) e Lima (LIM), no voo de número LA2485.

Nós estávamos acompanhando tudo pelo FlightRadar24 Sabíamos exatamente onde este avião estava indo e seguimos os passos dia a dia.


Acompanhando de perto

Sabendo que o avião estava em lima, pensei em voar até lá, mas tinha 3 pequenos detalhes que me impediam de ir logo de cara: o primeiro deles se chama FILHO DE 2 ANOS! O segundo, FILHO RECÉM NASCIDO! O terceiro, minha consciência…   Não tinha como largar minha esposa sozinha com eles, especialmente por conta do pequenino que tinha acabado de nascer.

Depois de alguns meses começaram a circular fotos reais da aeronave e meu entusiamo voltou com tudo – o qual tentei passar para o Fabio: “Fabio, você tem que experimentar – faça o relato!”!!!! Vá para Lima e cace este avião!!!  Ele aceitou! E minha super esposa, que também entendeu que isso era importante para mim, acabou me liberando para viajar! 🙂


Primeira Tentativa

Monitorando as rotas da aeronave pelo FlightRadar e o mapa de assentos pelo Expert Flyer, descobrimos que o voo operaria a rota MADRID –> LIMA em meados de maio.

Não pensamos 2x. Emitimos uma ida para Madrid na Executiva da Ibéria (42.5K avios) e a tão procurada nova executiva da LATAM entre MAD -> Lima -> Guayaquil. Tudo isso por 31.250 pontos Multiplus em Executiva. Uma barganha, não acham! SweetSpot 😉

Acontece que o alerta do ExpertFlyer nos avisou que a aeronave foi trocada pelo 767 não retrofitado… Infelizmente abortamos a viagem!

🙁


Segunda Tentativa – Agora vai, SQN!

Seguimos diariamente monitorando a aeronave e, para nossa surpresa, uma das rotas planejadas para maio/junho seria entre Lima e São Paulo no final de semana. Perfeito!

Meu bebe já estava um pouco maior e sem titubear, pedi a ajuda dos avós, combinei com os russos (vulgo minha esposa, rs) e comprei 2 passagens GRU -> LIMA para sábado! Tudo estava certo!

Custou 45 mil pontos Multiplus.

Mas… infelizmente, novamente a aeronave foi alterada de última hora e tivemos que cancelar as emissões mais uma vez! Ossos do oficio? sim… Infelizmente esse tipo de situação faz parte do nosso cotidiano.

Por ser cliente Platinum, usufrui do beneficio de cancelamento gratuito e pelo menos não tivemos maiores prejuízos. Os pontos foram inclusive creditadas na minha conta em seguida.


Terceira Tentativa – Agora no 777 latam Brasil PT MUD

Semana passada, mais uma aeronave retrofitada da LATAM voltou de Abu Dhabi, dessa vez um 777 da LATAM Brasil. Isso facilitava as coisas, o avião faria 100% dos seus voos saindo de Gru!

A aeronave fez um bate volta para Santiago semana passada e ontem, foi anunciado pela LATAM que ficará na rota entre São Paulo e Madrid por algum tempo!

Ontem mesmo, liguei para o Fabio e decidimos emitir nossos bilhetes para Madrid, ele de executiva e eu de econômica (na expectativa que meu upgrade gratuito seja liberado).

Emiti a passagem usando Pontos Multiplus (obg Moça da Multiplus)! Foram 53.100 + R$120 em taxas, já considerando o beneficio dos 10% de desconto para clientes ELITE.

Sou o quarto da lista de prioridades, mas como Platinum, estou atrás dos clientes Black’s e passageiros que participaram do leilão.

O voo tem 7 assentos disponíveis em executiva, 3 pessoas estão na minha frente na lista de Upgrades, além de todos os que ofereceram lances através do leilão.

Eu diria que minhas chances são baixas, mas possíveis de acontecer. A boa noticia é que o Fabio vai de qualquer jeito. Ele já saiu e Uberlandia e está neste momento fazendo uma reavaliação de todos os Lounges de Guarulhos.


Special Services

Queríamos viajar “debaixo do radar”, mas o Special Services da Latam já sabe da ida do Fabio para Madrid e por isso resolvi fazer este post antes do voo!

A avaliação está comprometida? Sim, o serviço pode ter uma atenção especial pela presença de alguém da imprensa, mas o “hard product” é o mesmo para todo mundo. Assentos, fones de ouvidos, novos monitores, novo cobertor, colchão, são os mesmos para o Fabio, para mim e para você!


Agora é TORCER!

Agora é torcer para que a aeronave não seja alterada (já pensou uma 4ª tentativa?) e rezar para que nossa senhora do Upgrade libere meu assento na executiva.

Estou considerando que não receberei o Up e assim, caso receber, encararei como uma grata surpresa e não um desgosto! Estamos em alta temporada, fim de férias!

Frio na barriga!


A cobertura

O Fabio vai aproveitar a longa escala para refazer o review de todos os Lounges do Aeroporto de Guarulhos. Como eu já disse, ele está 100% garantido na executiva – Passagem emitida com pontos Multiplus da última promo do Km! 😉

Toda cobertura será feita pelo Instagram do @passageirodeprimeira @fabiovilela e com um pouco de sorte, no meu @ale_zylberstajn.

Nos desejem boa sorte e quem sabe essa viagem não marca o retorno do Fabio as avaliações!!!


Atualização, 30 de julho:

Confira a avaliação feita pelo Fábio e a avaliação feita pelo Alê!

Nova Classe Executiva da LATAM no B777 – São Paulo para Madrid

Como é voar na nova Classe Executiva da LATAM

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.