fbpx

A paridade entre Netpoints e Dotz

Notícias Programas de fidelidade

Por Alexandre Zylberstajn

A partir do dia 1º de julho, o programa de fidelidade Netpoints será incorporado pela Dotz.

netpoints dotz

O site da Netpoints já exibe um comunicado indicando os benefícios que a junção dos programas oferecerá aos participantes. Segue print do comunicado na íntegra:


Apesar de ter conta nos dois programas, não me considero um usuário avançado e tampouco abordamos o tema com profundidade no Passageiro de Primeira – mas algo na compra da Netpoints merece nossa atenção. Transcrevo abaixo a explicação que o Leonardo Cassol, do Melhores Destinos, fez sobre a paridade usada na fusão dos programas:

“Paridade de Netpoints para Dotz 

O ponto que mais merece atenção dos clienntes da Netpoints é a paridade de conversão para Dotz, que será de 6 para 1. Ou seja, 6 Netpoints serão equivalentes a apenas 1 Dotz após a migração, o que sugere uma desvalorização significativa dos Netpoints nessa troca.

A Dotz informou que chegou a esses números após estudar o valor dos pontos de cada programa, bem como as opções de acúmulo e de troca. Destacou também que alguns clientes ativos receberão bônus em Dotz no momento da transição, conforme seu histórico de relacionamento com o programa, mas sem detalhar os critérios da bonificação. Um ponto que foi informado, por exemplo, é que quem tiver pontos acumulados através dos cartões de crédito da Netpoints receberá uma bonificação adicional para deixar 1 Netpoints equivalente a 1 Dotz no fim das contas. Mas, no geral, pontos acumulados em outras fontes seriam migrados na paridade 6 para 1.

Não é o valor numérico o que mais importa, já que estamos falando de “moedas” diferentes. O que interessa é o poder de compra de cada uma, ou seja, o que se pode fazer com Netpoints versus Dotz. Pegamos dois exemplos para comparação. Um ingresso de cinema 2D na rede Cinépolis custa 1.400 Netpoints ou 1.645 Dotz. Nesse caso, dia 1º de julho, quem tiver 1.400 Netpoints deverá receber apenas 233 Dotz, muito menos do que o suficiente para a troca. Ainda que o cliente recebesse a bonificação caso os pontos fossem oriundos do cartão de crédito Netpoints, ainda assim ele perderia 17% do poder de compra com a migração, usando esse exemplo. Um grande deságio.

Vamos pegar outro exemplo, do Vale Combustível para os postos Shell. Nesse caso, um crédito de R$ 100 em combustível custa 10.000 Netpoints e 10.001 Dotz, praticamente o mesmo valor. Com a migração, o cliente com 10.000 Netpoints vai receber apenas 1.666 Dotz, apenas uma fração do que será necessário para a troca por combustível.”


Comentário

Não é necessário muito para entender que a paridade de conversão usada pela Dotz foi baixa e que os participantes terão seus pontos desvalorizados do dia para a noite.

Em outros casos, como na fusão da US Airways com a American, Continental com United ou, mais recentemente, entre os programas SPG com Bonvoy, a paridade foi justa e o processo transparante, com bonificação igual para todos os usuários.

Por este motivo trouxemos o caso para discussão: imagine que amanhã o Miles & Go e o TudoAzul ou Multiplus e Smiles decidem se fundir e, no processo, desvalorizam os pontos que você tem em um dos dois programas… Você aceitaria esse movimento como parte do jogo? Acredita que esse tipo de ação é justificável? Continuaria usuário do programa remanescente?

Se você tem Pontos no programa Netpoints avalie usá-los antes de fusão no dia 1 de julho.

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliações de voos, salas vips, hotéis, cartões de crédito e promoções.