AENA assume administração do Aeroporto de Altamira

Aeroportos Notícias

Por Ana Beatriz Muzzi

A Aena Brasil, grupo de concessionária de aeroportos privada, assumiu a administração do Aeroporto de Altamira (PA) nesta quinta-feira (30). Com isso, a empresa conclui a transição operacional dos 11 aeroportos do bloco SP/MG/MS/PA que fizeram parte da 7ª rodada de concessões, realizada em agosto de 2022.


Conclusão da transição operacional

Conforme divulgado em setembro deste ano, a Aena possuia um cronograma das novas operações nos 11 aeroportos assumidos por ela. Dessa forma, ao concluir pontualmente o planejamento, a concessionária que já administrava desde 2020 seis aeroportos no Nordeste, ao assumir o Aeroporto de Altamira (PA) passa a contar com um total de 17 terminais no Brasil, tornando-se responsável por cerca de 20% do tráfego aéreo nacional.

Nos 11 novos aeroportos, a Aena fará obras para deixá-los mais seguros, sustentáveis e confortáveis aos passageiros. A empresa entregará até o fim deste ano os anteprojetos das melhorias à Anac, com os planos para a ampliação e modernização dos terminais. As obras devem começar no segundo semestre de 2024, com previsão de entrega em 2026. Em Congonhas, a conclusão das obras será em 2028.

Antes mesmo de iniciar as operações, a Aena já havia investido R$ 3,3 bilhões para assumir a administração dos 11 aeroportos. Uma equipe composta por mais de 60 profissionais foi responsável pela elaboração e aprovação dos planos de transferência operacionais. Além disso, a empresa informou que promoveu quase 14 mil horas de treinamento a mais de 170 profissionais que vão atuar nesses aeroportos.


Aena no Brasil

Além de Altamira, a companhia opera os aeroportos de Congonhas (SP), Recife (PE), Maceió (AL), João Pessoa (PB), Aracaju (SE), Campina Grande (PB), Juazeiro do Norte (CE), Campo Grande (MS), Ponta Porã (MS), Corumbá (MS), Uberlândia (MG), Uberaba (MG), Montes Claros (MG), Marabá (PA), Carajás (PA) e Santarém (PA).

Nos aeroportos do Nordeste, sob administração da Aena desde 2020, a empresa já investiu cerca de R$ 2 bilhões em obras, equipamentos e sistemas para melhorar tecnologia, segurança e conforto, com ampliação dos espaços e acréscimo de capacidade operacional. As melhorias de Maceió, Juazeiro do Norte e Campina Grande já foram entregues e no próximo dia 12 de dezembro, serão inauguradas as obras do Recife. Em todos eles, destaca-se o acréscimo da capacidade operacional, que varia de 40% a 100%.


Nova gestão em Altamira

O primeiro voo sob a gestão da Aena no aeroporto de Altamira foi o Azul Conecta 5582 na quinta-feira (3), proveniente de Belém (PA), com pouso às 7h28. A primeira decolagem foi do Azul Conecta 5583, às 8h26 do mesmo dia com destino à capital paraense.

Localizado no maior município brasileiro em extensão territorial, o aeródromo de Altamira receberá melhorias. O terminal de passageiros vai dobrar de tamanho, passando de 1.200 m² para 2.600 mil m². Além disso, a superfície da sala de embarque e da área pública ficará 3,6 vezes maior que a atual.

Para aumentar a segurança, a Aena irá instalar áreas de segurança de final de pista em ambas as cabeceiras e instalação de um PAPI (Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão) na cabeceira 25. Ademais, haverá adequação do pátio para três posições para aeronaves tipo C e da via de pedestres para acesso do embarque e desembarque.


Comentário

Essa é boa notícia para os passageiros que utilizam o Aeroporto de Altamira, pois uma vez concluída a transição para a nova gestão, se iniciarão os projetos para melhorias. Além disso, todos os outros 11 aeroportos que foram assumidos pela concessionária irão também passar por obras.

O que achou da notícia? Nos conte nos comentários e acesse o site da Aena para saber mais.

Clube Smiles
Clube SmilesReceba até 70 mil milhas na hora + benefícios exclusivos para viajar!
Cupom para Alertas de Econômica e Executiva
Cupom para Alertas de Econômica e ExecutivaÚltimo dia! Aproveite o cupom PP13ANOS e faça parte do nosso Grupo de Alertas!
Clube Livelo
Clube LiveloAssine o Clube Classic e ganhe 2.000 pontos em 10 parcelas de 200 pontos
Clube LATAM Pass
Clube LATAM PassReceba 1.000 pontos por mês + até 10% de bônus em parceiros
Seguro Viagem
Seguro ViagemAté 69% de desconto na contratação do seu seguro viagem!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.