fbpx

Aeroporto de Brasília celebra 65 anos de operações

Notícias

Por Equipe

O Aeroporto Internacional de Brasília (BSB) completou, nesta semana, 65 anos de operação. O aeroporto foi um dos pilares do desenvolvimento da cidade, por isso que nasceu antes da capital federal. Confira abaixo um pouco da trajetória do terminal!

Aeroporto de Brasília


65 anos do Aeroporto de Brasília

Alguns anos antes de Brasília tomar forma, o aeroporto da futura capital federal do país já funcionava e recebia voos com cargas, trabalhadores e os novos moradores da cidade. A cidade de Brasília só foi inaugurada em 21 de abril de 1960, mas para auxiliar na logística das obras da nova capital o aeroporto nasceu antes.

Muito diferente do que é hoje, o primeiro terminal aéreo de Brasília era improvisado, feito de madeira, simples e com uma pista de terra batida. Era chamado de Aeroporto de Vera Cruz. Inicialmente situada onde está a rodoferroviária, mudou ainda nos anos 50 de endereço para a atual localização. E foi em 3 de maio de 1957 que o terminal realizou o seu primeiro voo comercial e foi oficialmente inaugurado. A Pan American fez a primeira rota saindo do Planalto Central com destino a Nova Iorque.

Reprodução: Aeroporto de Brasília


Administração da Inframerica

Hoje, 65 anos depois, aquele barracão de madeira deu espaço há uma infraestrutura moderna, confortável, com duas pistas de pouso e decolagem, vários destinos nacionais e internacionais, além de diversas lojas e restaurantes. Há 10 anos a Inframerica administra o espaço e mudou o conceito de aeroportos no país.

Reprodução: Aeroporto de Brasília

O Aeroporto de Brasília já foi reconhecido e premiado como um dos melhores terminais aéreos da categoria, e é um dos maiores centros de conexão de voos domésticos e o segundo mais movimentado do país. É também o mais pontual e o único que opera as pistas de forma simultânea e paralela.

Com a concessão da Inframerica, o aeroporto cresceu, trouxe mais oportunidades de negócios, novos voos, marcas e um novo jeito de se relacionar e comunicar com os passageiros. As novidades e o crescimento do aeroporto não param. Este mês a GOL retoma as operações para Miami e Orlando. Estes voos vão completar o portfólio do terminal brasiliense que passará a atender seis cidades no exterior.

Outra novidade são as obras de expansão da zona aeroportuária. Essa é a segunda fase do projeto que será executado por meio de parcerias, e compreenderá a construção de um shopping, um complexo de entretenimento e um centro de logística. Os empreendimentos serão entregues no final de 2023, com a conclusão das obras prevista para o primeiro semestre de 2024. A Inframerica estima investimentos da ordem de R$ 700 milhões, com a geração de cerca de 3.500 novos empregos, diretos e indiretos.

A forma de se comunicar com o passageiro também mudou ao longo dos anos. Pioneiro em diversos projetos de comunicação, as redes sociais do terminal brasiliense são descoladas, mas informativas, se aproximando do público de forma criativa e irreverente. Sempre linkado com o mundo da aviação, a concessionária que administra o aeroporto criou uma forma muito divertida de se comunicar e passar informações importantes aos passageiros. E é nesse mundo virtual que a comemoração dos 65 anos será feita.


Celebração de aniversário

O aeroporto recebeu até bolo no dia dos seus 65 anos. Confira abaixo o vídeo publicado no Instagram oficial do terminal:


O Aeroporto de Brasília é um dos principais terminais do Brasil e da América Latina, recebendo milhares de passageiros todos os dias.

Você tem alguma história no Aeroporto de Brasília? Conta pra gente!

Por conta da pandemia, os seguidores e os passageiros poderão desejar os parabéns para o aeroporto nas páginas oficiais do terminal aéreo @aeroportobsb.

Seguro Viagem
Seguro Viagem
Ganhe 10% de desconto na contratação do seu seguro!
Hotéis
Hotéis
5% de desconto + selos no Rewards em estadias até 31 de março de 2023!
Cartão BTG Pactual Black
Cartão BTG Pactual Black
Ganhe cashback ou pontos e IOF Especial!
Gerencie suas Milhas
Gerencie suas Milhas
6 meses grátis do AwardWallet Plus para novos usuários!
Clube 1.000
Clube 1.000
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.