fbpx

Aeroporto de Doha implementa novas tecnologias em preparação para o pós-COVID

Aeroportos Notícias

Por Rafael Castro

O Aeroporto de Doha (DOH), também conhecido como Hamad International Airport, no Catar, implementou novas tecnologias para otimizar a segurança dos passageiros e dos seus funcionários. O aeroporto passa a utilizar a robótica e capacetes avançados de triagem térmica como parte das medidas que serão introduzidas para a Era Pós-COVID-19.

Aeroporto de Doha COVID

O chamado “Smart Screening Helmet” ou Capacete de Triagem Inteligente é um capacete, portátil, seguro e eficaz, que permite a medição de temperatura corporal sem contato. Este capacete usa várias tecnologias avançadas, como imagem térmica infravermelha, inteligência artificial e exibição de realidade aumentada.

O Aeroporto de Doha também investiu em robôs desinfectantes. São dispositivos móveis totalmente autônomos que emitem luz UV-C concentrada, que são conhecidas por serem eficazes na eliminação da maioria dos microorganismos infecciosos. Os robôs estão sendo implantados em áreas vulneráveis de alto fluxo de passageiros para reduzir a propagação de patógenos, como vírus e bactérias.

Todos os passageiros têm à disposição desinfetantes para as mãos, prontamente disponíveis em locais importantes. O aeroporto continuará mantendo um distanciamento social de 1,5 m em todos os pontos de contato dos passageiros ao redor do aeroporto, por meio de marcações no piso, sinalização e assentos bloqueados. Todos os pontos de venda de alimentos e bebidas do Aeroporto de Doha continuarão incentivando transações sem dinheiro através de cartões e estão considerando a possibilidade de introduzir compras on-line ou por aplicativos no futuro próximo.

Assentos no Aeroporto de Doha com bloqueio

Além disso, o Aeroporto de Doha investiu em túneis de desinfecção por ultravioletas que serão usados para desinfetar todas as bagagens despachadas (de partida, chegada e aquelas em conexão). O aeroporto também realizará desinfecção regular de todos os carrinhos e esteiras de bagagem.

O aeroporto, considerado 5 estrelas pela Skytrax, enfatiza o uso de máscaras e luvas pelos funcionários e vem usando um sistema de detecção de máscara facial que utiliza inteligência artificial e tecnologias de visão computacional para detectar automaticamente se todos estão, de fato, usando as máscaras.

De acordo com Badr Mahommed Al-Meer, Diretor de Operações do Aeroporto de Doha, “a HIA (administradora de DOH) se adaptou às mudanças provocadas pela disseminação do novo coronavírus no mundo, especialmente no setor de viagens. Os planos de recuperação foram implementados com prioridade dada à segurança e ao conforto dos viajantes e funcionários. Esses planos incluem o uso da mais recente tecnologia avançada para alcançar os mais altos padrões de segurança para a futura experiência de viagem” – tradução nossa. Confira o vídeo que eles produziram:

Vale lembrar que o Aeroporto de Doha recebeu o título de 3º melhor do mundo, de acordo com o último ranking da Skytrax que publicamos há alguns dias aqui no PP: dá uma olhada!


O que você achou dos novos Robocops do Aeroporto de Doha? Brincadeiras à parte, será esse o tal do “novo normal” que teremos que nos adaptar?

Já segue o Papo de Aeroporto no Instagram? É só clicar aqui e pronto! 😉

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.