fbpx

Aeroporto de Doha implementa novos procedimentos no desembarque de passageiros

Notícias

Por Dérek Arakaki

O Aeroporto Internacional de Hamad (HIA) informou que está aplicando novos procedimentos para passageiros que desembarcam no local. O aeroporto estabeleceu novas medidas com base em uma categorização desses passageiros.

Doha novos procedimentos desembarque


Categorização dos passageiros

O aeroporto está dividindo os passageiros que desembarcam nos seguintes grupos:

  • Grupo Um: cidadãos do Catar, seus cônjuges e filhos, e os residentes permanentes.
  • Grupo Dois: inclui passageiros vulneráveis ​​que têm certas condições médicas identificadas ou têm 55 anos ou mais.
  • Grupo Três: passageiros que chegam de ‘países de baixo risco’
  • Grupo Quatro: passageiros que chegam de “países de alto risco”.

Países de baixo e alto risco

No site do Ministério de Saúde Pública (MoPH) é possível encontrar a lista atualizada de países classificados como de alto e baixo risco para o COVID-19.

Obs: não conseguimos acessar a lista, mas o Governo do Qatar divulgou através do Twitter aqueles que são classificados como baixo risco.


Novos procedimentos

Todos os passageiros:

Todos os passageiros que chegarem terão suas temperaturas medidas por câmeras térmicas no aeroporto. Além disso, os passageiros devem ter o aplicativo EHTERAZ (iOS e Google Play) baixado e instalado em um smartphone com um SIM CARD.

Voluntários estão disponíveis para ajudar os passageiros a configurar o aplicativo e SIM CARDS também estão disponíveis para compra no aeroporto.

Todos os passageiros também devem preencher um formulário de avaliação de saúde e assinar um acordo de garantia de quarentena, de preferência preenchido antes da chegada em Doha e apresentado na chegada.

Passageiros chegando de países de alto risco:

Os passageiros que chegam de “países de alto risco” seguirão para a imigração enquanto apresentam sua reserva de hotel ao oficial de imigração. Assim que todas as formalidades forem concluídas, os passageiros serão transportados para a quarentena em seu hotel através do Discover Qatar.

Demais passageiros de outros grupos:

Todos os outros passageiros que chegarem serão encaminhados para um local específico no aeroporto, onde receberão testes de swab (cotonete). Assim que o processo for concluído, os passageiros seguirão para a imigração para processar sua entrada.

Esses passageiros podem usar um transporte particular para sua quarentena residencial. Além disso, táxis no aeroporto também estão disponíveis.


Vídeo

Confira no vídeo abaixo mais informações sobre os procedimentos.


Exigência de teste RT-PCR para passageiros vindos do Brasil

Lembrando que desde o dia 13 de agosto, a Qatar Airways tornou obrigatória a apresentação do teste RT-PCR com resultado negativo para a Covid-19, para todos os passageiros que embarcam em voos da empresa saindo do Brasil. Qualquer outro tipo de resultado, como por exemplo, inconclusivo, não será aceito.


Quem pode entrar no Qatar

De acordo com o site da Qatar Airways, seguindo as instruções do Governo do Catar, a entrada no Catar atualmente é permitida apenas para cidadãos do Catar, filhos e cônjuges de cidadãos do Catar e detentores de autorização de residência permanente. A entrada também é permitida para quem possui uma permissão de residente regular, sujeita à aprovação de re-ingresso.

Passageiros de todos os destinos atendidos pela Qatar Airways ainda podem viajar com a companhia aérea e transitar pelo Aeroporto Internacional de Hamad até o seu destino final.


A Aeroporto de Doha informou que tem planejado e executado procedimentos levando em consideração a jornada de cada passageiro, tanto dos que chegam, partem ou estejam  apenas em trânsito pelo local.

Para garantir a saúde e o bem-estar de sua equipe e dos passageiros, o HIA introduziu uma série de medidas, incluindo a implementação de robótica e capacetes de proteção térmica avançados.

O aeroporto informou ainda que limpa e desinfeta continuamente todas as áreas de alto contato a cada 10-15 minutos. Álcool em gel para as mãos também estão disponíveis para os passageiros em diversos locais do aeroporto.

Além disso, é mantido 1,5 m de distanciamento social em todos os pontos de contato de passageiros ao redor do aeroporto, por meio de marcações no piso, sinalização e marcações nos assentos.

Alguém com viagem programada para Doha? Lembrando que neste momento a estrada de estrangeiros não é permitida, ou seja, você apenas poderá conectar rumo ao seu destino final.

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.