A Floripa Airport, concessionária que administra e opera o Aeroporto de Florianópolis, começará a realizar testes rápidos nos passageiros para a COVID-19 na próxima quinta-feira (16/04). Essa é uma iniciativa inédita no Brasil e está sendo realizada em parceria com a Prefeitura Municipal de Florianópolis.
Floripa sai na frente!
Desde o dia 21 de março, conforme foi anunciado aqui no PP, o Aeroporto Internacional de Florianópolis implantou uma barreira sanitária onde são realizados a aferição de temperatura e o preenchimento de um questionário sobre o estado geral de saúde de cada passageiro que chega à cidade. As pessoas que apresentam qualquer sintoma são atendidas, avaliadas e orientadas a manter isolamento.
A novidade é que à partir de amanhã (quinta-feira), os passageiros sintomáticos passarão a ser testados no próprio aeroporto para a COVID-19. Diferentemente de grande parte do país, a cidade de Florianópolis está adotando o modelo de testagem em massa, como foi feito em vários países, como na Coréia do Sul, por exemplo. Assim, os testes no aeroporto fazem parte da estratégia do município de combate à disseminação do novo coronavírus.
Os testes rápidos foram adquiridos pela Prefeitura de Florianópolis e serão conduzidos pela Vigilância Municipal de Saúde. Na outra ponta, a Floripa Airport irá oferecer toda a infraestrutura para a realização dos testes: ambulatório para atendimento e coleta de exame; fribogar para armazenamento dos testes e das coletas e; equipe de limpeza para desinfectar o espaço após cada atendimento.
Atualmente, têm desembarcado diariamente no Aeroporto de Florianópolis cerca de 300 passageiros e, de acordo com Ricardo Gesse (Diretor Geral da Floripa Airport), o aeroporto apoia integralmente a iniciativa da Prefeitura de Florianópolis e toda a infraestrutura para o início dos testes já está pronta.
Com informações da Floripa Airport.
O que você achou da iniciativa do Aeroporto de Florianópolis?