fbpx

Aeroporto de Navegantes ganha nova sala de embarque

Aeroportos Notícias

Por Rafael Castro

O Aeroporto Internacional de Navegantes/Ministro Victor Konder (SC) está, finalmente, ganhando uma nova sala de embarque. A Infraero está concluindo mais uma etapa das obras de ampliação e modernização do aeroporto que faz parte do Bloco Sul da próxima rodada de concessões que deve acontecer ainda esse ano.

Projeto do Aeroporto de Navegantes

Modernização do Aeroporto de Navegantes. Imagem: Divulgação/Infraero.

A partir das 5h de domingo (15/3), passageiros irão embarcar na primeira parte da nova sala de embarque, espaço com 1.664 m². Ao término da obra, a sala de embarque terá 2.857 m², uma área quase cinco vezes maior que a antiga.

A entrega da primeira parte da nova sala de embarque faz parte de uma série de fases da ampliação e modernização do aeroporto, que já recebeu novas instalações da Seção Contra Incêndio (SCI), Central de Resíduos Sólidos (CRS), Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), guarita de segurança e prédio administrativo da Infraero.

As entregas da obra de ampliação e modernização do Aeroporto Internacional de Navegantes ocorrem no ano em que o terminal completa 50 anos desde sua inauguração.


Novo Acesso

A nova sala de embarque será aberta em operação assistida, para que a Infraero oriente os usuários sobre as mudanças, além de monitorar o funcionamento de instalações e equipamentos e realizar serviços e reparos eventuais no novo terminal. “Nessa etapa, nós teremos um apoio mais intenso da Porto Beton, que é a construtora responsável, e que fará ajustes que sejam necessários. Isso ocorrerá sem interferir no funcionamento do aeroporto”, explica o superintendente do Aeroporto de Navegantes Jaison Mello.

Ampliação do Terminal de Passageiros do Aeroporto de Navegantes. Imagem: Infraero.

Toda a transição foi planejada com as empresas aéreas, concessionários e equipe da Infraero. “Ainda assim, é natural que surjam dúvidas e elas serão sanadas com a Infraero, por meio do nosso portal na internet e nas nossas redes sociais. As companhias aéreas, lojistas e prestadores de serviços do aeroporto também são parceiros nessa mudança, visto que cada um tem sua área de atuação”, explica Jaison.


Comentário

A modernização e a ampliação do Aeroporto Internacional de Navegantes (NVT) é uma demanda já antiga que a Infraero ainda não tinha conseguido cumprir. Cerca de 1,8 milhão de viajantes passaram por lá em 2019 e sofreram com a infraestrutura antiga e desconfortável que o aeroporto disponibilizava.

NVT é um aeroporto bem importante para aquela região de Santa Catarina e atende não somente a população da cidade de Navegantes, mas também de Penha, Itajaí, Balneário Camboriú e Blumenau, algumas das cidades mais turísticas do estado. Em Penha, por exemplo, está o Beto Carrero World e em Blumenau acontece a Oktoberfest, portanto, uma região muito procurada por turistas.

As empresas LATAM, Azul e GOL oferecem diariamente voos diretos em NVT com destino aos aeroportos Santos Dumont e Galeão (Rio de Janeiro), Congonhas e Guarulhos (São Paulo), Campinas e Porto Alegre.

Vale comentar que, de forma bem parecida ao que aconteceu com o Aeroporto de Vitória, a Infraero está modernizando e investindo em um aeroporto que muito em breve será concedido à iniciativa privada. Parece que a estratégia é valorizar os aeroportos para que o governo consiga um ágio* maior no momento do leilão.

*Ágio é a valor excedido em relação ao valor mínimo da oferta em um leilão.


E você já passou pelo Aeroporto de Navegantes?

O que acha sobre as obras de modernização do aeroporto?

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.