fbpx

Aeroporto de Salvador ganha certificado internacional de redução na emissão de carbono

Notícias

Por Equipe

O Salvador Bahia Airport ganhou destaque internacional, graças ao seu compromisso ambiental. O aeroporto conquistou o nível 2 da certificação ACA (Airport Carbon Accreditation), concedida pela organização Airport Council International (ACI) e que reconhece a implementação de ações e projetos voltados para a redução das emissões de carbono.

O aeroporto trabalhou em diferentes frentes, incluindo melhorias do sistema de climatização, instalação de sensores de presença nas escadas, elevadores e banheiros e substituição de lâmpadas convencionais por LED, que foi responsável pela redução de 134 toneladas de CO2 emitido.

Além disso, o aeroporto da Bahia deu início à instalação de uma usina solar, tornando-se o primeiro aeroporto do país a contar com um equipamento do tipo abastecendo o Terminal. A planta terá 11 mil painéis solares, representando 4.215 KWp de potência instalada para uma produção anual de 6.300.000 KWh.

A previsão é de que o equipamento entre em operação na segunda quinzena de fevereiro com um investimento de cerca de R$16 milhões. Quando estiver em pleno funcionamento, a usina pretende diminuir em 30% a pegada de carbono do Aeroporto, ou seja, 690 toneladas ao ano.

Em janeiro desse ano, o Salvador Bahia Airport já tinha sido o primeiro das regiões Norte/Nordeste e o segundo do Brasil a obter a certificação ACA em nível 1, que reconhece os esforços de mapeamento e identificação de todas as emissões diretas e indiretas de gases do efeito estufa pelo aeroporto.

Estação de Tratamento de Efluentes (ETE).

No ano passado, o Aeroporto de Salvador foi reconhecido como “aeroporto verde” durante conferência anual do Conselho Internacional de Aeroportos da América Latina e Caribe (ACI-LAC), que premiou a Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), implantada em 2018, o trabalho de eficiência energética e o gerenciamento do risco da fauna desenvolvidos no Salvador Bahia Airport.

As ações de sustentabilidade aplicadas no Aeroporto estão alinhadas à política ambiental da VINCI Airports, a AIRPact, que estabelece metas globais para o ano de 2030, como reduzir pela metade a pegada de carbono através da obtenção da certificação ACA por todos os aeroportos do grupo no mundo, reduzir pela metade o consumo de água, implementar a economia circular pautada na redução da produção de lixo, separação dos resíduos gerados e posterior reciclagem.

Recentemente, nosso colunista Rafael, esteve presente na inauguração da primeira etapa de obras concluídas no aeroporto, e nos contou tudo neste post.

Hotéis
Hotéis
10% de desconto + selos no Rewards em estadias até 31 de março de 2023!
Chip de Viagem
Chip de Viagem
20% de desconto na compra do chip de viagem!
Supermercado
Supermercado
35% de desconto na primeira compra e 10% de cashback nas próximas!
Seguro Viagem
Seguro Viagem
25% de desconto na contratação do seu seguro viagem!
Prêmio Passageiro de Primeira 2022
Prêmio Passageiro de Primeira 2022
Vote agora nos melhores do ano!
Clube 1.000
Clube 1.000
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.