fbpx

Aeroporto de Santa Helena recebe um Airbus pela primeira vez! Veja o vídeo!

Aeroportos Notícias

Por Rafael Castro

Pessoal, vocês já me viram falando sobre o Aeroporto de Santa Helena outras duas vezes por aqui. Na primeira vez, contei a fascinante história desse aeroporto que deixou de ser o “mais inútil do mundo” quando uma empresa aérea sul-africana começou a voar para lá. A outra vez foi agora no início da pandemia do novo coronavírus, quando ficamos sabendo que a SA Airlink havia interrompido as operações em Santa Helena, deixando a ilha, mais uma vez, isolada do mundo. O post de hoje é sobre o primeiro pouso de um Airbus por lá, bem no meio da pandemia!

A318 no Aeroporto de Santa Helena


Aeroporto de Santa Helena recebe A318

Um Airbus A318 da empresa inglesa Titan Airways especializada em fretamentos pousou no Aeroporto da Ilha de Santa Helena no dia 20 de abril de 2020. Essa foi a primeira vez que um Airbus pousou por lá, já que até então somente a Comair havia tentando operar com um Boeing 737-800 e a Airlink conseguiu operar com o Embraer 190.

O voo saiu do aeroporto de Stansted, em Londres, e fez escalas em Accra (capital do Gana) e na Ilha de Ascensão. A aeronave de matrícula G-EUNB (advinda da British Airways) foi fretada pelo governo do Reino Unido e pousou na ilha levando profissionais da saúde, testes para a COVID-19 e 2,5 toneladas de suprimentos médicos essenciais para ajudar no controle da pandemia do novo coronavírus. De acordo com informações do governo de Santa Helena, ainda não há casos confirmados da doença por lá.

A tripulação aproveitou a oportunidade para fazer seis aterrissagens para treinamento, em antecipação a futuros voos para a ilha. Santa Helena é um aeroporto de categoria C que exige treinamento específico da tripulação e aprovação regulatória devido a problemas conhecidos de windshear encontrados na aproximação final.

Dr. Aeroporto explica: windshear ou cortante do vento, gradiente de vento, tesoura de vento ou cisalhamento de vento, de acordo com a ANAC, é um fenômeno meteorólogico entendido “como uma rápida variação de corrente no vento, ou seja, uma rápida variação na direção e/ou na velocidade do vento ao longo de uma dada distância”. O fenômeno é particularmente perigoso em baixas altitudes, principalmente nas fases de aproximação.

Mas todas essas passagens do A318 pelo Aeroporto de Santa Helena você pode conferir aqui nesse vídeo incrível, com imagens, inclusive, de dentro da cabine de comando:


Comentário

Há bem pouco tempo noticiamos aqui no PP a difícil situação da South African Airways, inclusive com a possível demissão de todos os seus funcionários a partir do final desse mês. Sabendo que a SA Airlink é uma empresa subsidiária da South African e que ela é a única a operar voos regulares para a Ilha de Santa Helena, será que, com o fim da pandemia, não veremos mais voos para lá?

Fica uma esperança: o A318, aparentemente, se mostrou como uma opção confiável tendo em vista as características das operações de pouso e decolagem em Santa Helena. Será que alguma outra empresa aérea poderá se interessar nesse destino?

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.