fbpx

Aeroporto de Santiago inaugura seu novo terminal internacional

Notícias

Por Equipe

O Aeroporto Internacional de Santiago, no Chile, inaugurou seu mais novo terminal internacional. Com investimento total de US$ 990 milhões (aproximadamente R$ 4,6 bilhões), o terminal pretende ser um dos mais modernos da América do Sul.

Aeroporto do Chile

Com a ampliação do terminal existente para mais de 248.400m², e agora readequado ao tráfego doméstico, a capacidade do aeroporto mais que duplicou, passando de 16 para 38 milhões de passageiros por ano. A obra foi realizada pela VINCI Construction Grands Projets e Astaldi, empresa do Grupo VINCI Airports, que gerencia o aeroporto chileno.

O novo terminal permitirá recuperar e sustentar o crescimento do tráfego que começou desde o início da concessão em 2015. O aeroporto de Santiago recebeu 24,6 milhões de passageiros em 2019 graças à abertura de 20 novos destinos internacionais e à chegada de seis novas companhias aéreas.

De acordo com a VINCI Airports, a experiência do passageiro será melhorada. “Com o novo terminal, os tempos de espera serão reduzidos consideravelmente devido a 96 quiosques de check-in automático, 64 balcões de entrega de bagagem, 40% mais balcões de imigração para controle de fronteiras e um novo sistema de manuseio de bagagem”. Além disso, o terminal também inclui novas áreas comerciais, restaurantes e serviços, como creche e sala de exposições, por exemplo.

Confira abaixo mais detalhes sobre a reforma do terminal:

  • Superfície total de obra executada: 454.700 m² sendo: 248.400 m² para o terminal internacional; 130.400 m² de estacionamentos e avenidas; 15.700 m² para ampliação do terminal existente (Pier A) e 16.740 m² de terminal rodoviário interurbano.
  • Os gateways aumentaram de 18 para 67.
  • Os portões de embarque aumentaram de 31 para 76.
  • 5 anos de obras e 3.800 empregos criados no pico das obras.
  • Redução de 40% de carbono até 2030.

O Aeroporto de Santiago utilizou seu perfil oficial no Twitter para divulgar uma tour feita pelo novo terminal. Confira:


Redução no consumo de energia

Pensando na redução do consumo de energia, foram instaladas 10.336 luzes LED de aeroportos, o que reduz o consumo de energia de iluminação do aeroporto em 70%. As emissões do transporte terrestre também são reduzidas graças a seis novos ônibus elétricos que entraram em serviço em julho do ano passado. Mais de sete hectares foram reflorestados no terreno do aeroporto e mais de 600 árvores foram doadas ao município de Pudahuel.

Essa dinâmica será ainda mais fortalecida nos próximos meses. Com o comissionamento de uma usina fotovoltaica com capacidade de 826KW, instalada na cobertura do terminal existente. Finalmente, o objetivo global é reduzir a pegada de carbono do aeroporto em 40% em 2030 e atingir zero emissão líquida até 2050.


Companhias operando no novo terminal

O aeroporto já anunciou quais companhias aéreas irão operar no novo terminal internacional. São elas a LATAM, Aerolíneas Argentinas, Aeromexico, Air Canada, Air France, American Airlines, Avianca, British Airways, Copa Airlines, Delta, Iberia, KLM e United, além das companhias de baixo custo JetSMART e SKY Airline. Veja abaixo:


Ansiosos para conhecer o novo terminal?

Supermercado
Supermercado
Ganhe 25% de desconto na primeira compra e 10% de cashback nas próximas!
Hotéis
Hotéis
5% de desconto + selos no Rewards em estadias até 31 de março de 2023!
Cartão BTG Pactual Black
Cartão BTG Pactual Black
Ganhe cashback ou pontos e IOF Especial!
Gerencie suas Milhas
Gerencie suas Milhas
6 meses grátis do AwardWallet Plus para novos usuários!
Clube 1.000
Clube 1.000
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.