O Aeroporto de Singapura (Changi Airport) lançou um novo serviço de desinfecção de bagagem para clientes que chegam ao Terminal 3. O serviço foi desenvolvido pela Agência Nacional de aviação de Dubai (Dnata) em parceria com Disinfect Group e Ecas4 Australia, e usa uma aplicação invisível natural, não tóxica e biodegradável para matar mais de 99,99% das bactérias e patógenos, como coronavírus, em todos tipos de bagagem, disse a gerência do local.
Sobre o serviço
O serviço está disponível para passageiros de todas as companhias aéreas no Terminal 3 da Changi, com um preço inicial de SGD5 por mala (algo em torno dos R$20). A Dnata afirma que pretende introduzir a tecnologia em outros terminais do aeroporto, bem como em aeroportos na região da Ásia-Pacífico no segundo semestre de 2021.
“Estamos muito satisfeitos em lançar um serviço inovador para melhorar ainda mais a segurança e a experiência do cliente em toda a região da Ásia-Pacífico. Nossa parceria com o Disinfect Group e a Ecas4 Australia permitirá que a dnata conquiste novos clientes além do aeroporto, apoiando empresas que trabalham para a reabertura. Estamos confiantes de que a inovadora tecnologia de névoa, que é inofensiva para os humanos, mas eficaz na eliminação de vírus e bactérias, ajudará as empresas a proporcionar tranquilidade adicional aos clientes e funcionários em um mundo pós-COVID”, disse a Dnata.
Sobre a desinfecção
De acordo com a Dnata, a tecnologia utiliza uma solução fornecida pela Ecas4 Australia composta por sal e água são ativados por um processo elétrico. O provedor de serviços aéreos disse que a solução provou ser significativamente mais eficaz do que alvejante, sem os riscos de irritação para a pele, olhos e sistema respiratório.
A agência de Dubai acrescentou que a tecnologia “foi testada de forma independente em laboratórios privados na Austrália, União Europeia, Reino Unido e EUA e considerada completamente segura para adultos e crianças com aprovação como desinfetante de grau hospitalar.
A novidade é bem interessante pois oferece um grau a mais de segurança ao passageiro. Vale lembrar que em outros aeroportos também há o serviço de desinfecção de bagagem, como no de Schiphol, em Amsterdã, por exemplo, que utiliza luz ultravioleta para matar os vírus e bactérias presentes nos itens pessoais do viajante.