fbpx

Aeroporto Internacional de Porto Alegre inicia ações de controle sanitário

Notícias

Por Equipe | Passageiro de Primeira

A Prefeitura de Porto Alegre anunciou que as primeiras ações de controle sanitário no Aeroporto Internacional de Porto Alegre (POA) começaram a serem realizadas no início da semana (14) na área de desembarque doméstico.

Aeroporto Porto Alegre

Segundo a prefeitura, a intenção é promover a identificação e a testagem já no aeroporto de pessoas sintomáticas ou assintomáticas que possam ter tido contato com novas variantes do coronavírus, minimizando o impacto da entrada na cidade das chamadas variantes de preocupação (VOC), que possam elevar os índices de contágio do vírus na cidade, comprometendo o sistema de saúde municipal.

A operação da prefeitura está respaldada pelo Decreto 21.067, publicado na última sexta-feira (11) em edição extra do Diário Oficial de Porto Alegre. Em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde e Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a ação tem também o apoio da Fraport Brasil, companhias aéreas LATAM, Azul, GOl e Copa Airlines, além da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

A abordagem proposta é a de passageiros que desembarquem no aeroporto provenientes do exterior, independente de escala prévia no Brasil, passageiros de viagens domésticas com origem no estado de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, onde já há confirmação da variante indiana.

O controle está sendo divididos em etapas como:

  • Identificação do passageiro onde são recolhidos dados como nome completo, telefone, e-mail, endereço de moradia ou do local da estadia em Porto Alegre, cidade/país origem da viagem, itinerário nos últimos 14 dias;
  • Triagem quanto à presença de sinais e sintomas;
  •  Oferta de testagem, com Teste Rápido de Antígeno (TR Ag). No caso de resultado positivo, será disponibilizada a possibilidade da coleta de teste de RT-PCR, conforme avaliação da equipe, além de orientação estrita de quarentena por 14 dias.

As equipes que atuarão no aeroporto são compostas por servidores técnicos da SMS, servidores da UFRGS vinculados à Pró-Reitoria de Inovação e Relações Institucionais, à Escola de Enfermagem e ao Departamento de Saúde Coletiva, 87 alunos entre acadêmicos e residentes da área da saúde, além da equipe de apoio logístico, como os motoristas. A coordenação é da SMS, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde.

Vale ressaltar que a previsão é de realização do controle sanitário por um período de 14 dias corridos, ou seja até dia 28 de junho.

Baixe o app Passageiro de Primeira

google-play
app-store

10 anos! O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas VIP, hotéis, cartão de crédito e promoções.