O Aeroporto Governador José Richa (LDB), em Londrina, o terceiro maior em movimentação de passageiros no Paraná, vive um novo momento com a entrega das aguardadas obras de modernização, concluídas nesta semana (22). Com um investimento de aproximadamente R$ 180 milhões pela CCR Aeroportos, o terminal foi ampliado e agora está preparado para atender à crescente demanda da região norte do estado, oferecendo mais conforto e serviços aos passageiros.
Segundo Fabio Russo, CEO da CCR Aeroportos, as mudanças representam um avanço significativo para o terminal.“É praticamente um novo aeroporto. Com essa estrutura mais moderna e eficiente, aumentamos as possibilidades para o desenvolvimento econômico da região, desde a atração de novas rotas aéreas até a abertura de novas lojas e serviços”, afirmou Russo.
Melhoras nas operações e infraestrutura
Com a ampliação de 40% na área do terminal, que passou de 8.500 m² para 11.500 m², o aeroporto ganhou uma nova sala de embarque, mais opções comerciais, uma sala VIP e duas novas pontes de embarque, ou fingers. Essas melhorias transformam o padrão de atendimento e otimizam o fluxo de passageiros no aeroporto.
Além das mudanças no terminal, o pátio de aeronaves foi ampliado para acomodar até seis jatos simultaneamente e a pista de pousos e decolagens foi estendida em 150 metros, aumentando tanto o potencial quanto a segurança operacional. Com essas melhorias, o aeroporto agora está preparado para processar 3,5 milhões de passageiros por ano, quase o dobro da sua capacidade anterior, que era de 1,8 milhão.
Para aumentar ainda mais a segurança, os sistemas de navegação (PAPI) foram realocados e novas áreas de escape foram implementadas. A infraestrutura necessária para a instalação do ILS (Instrument Landing System) também foi concluída. Esse sistema de pouso por instrumentos vai contribuir para melhorar a segurança e a eficiência das operações aéreas, especialmente em condições meteorológicas adversas.
As obras, iniciadas em 2023, foram concluídas dentro do prazo, sem comprometer as operações do aeroporto, que permaneceu ativo durante todo o processo. Centenas de profissionais trabalharam 24 horas por dia para garantir a entrega do terminal.
Comentário
A modernização do Aeroporto de Londrina (LDB) é um marco importante, não só para o terminal, mas para toda a região. Além das melhorias físicas, as mudanças estruturais e operacionais posicionam o aeroporto como um hub logístico, um ponto estratégico para o desenvolvimento do norte do Paraná.
Com certeza, essa reforma vai otimizar as operações, aumentar a conectividade, melhorar a segurança e proporcionar uma experiência ainda melhor para os passageiros! Para mais informações, visite a página oficial do Ministério de Portos e Aeroportos.