Aeroporto de Porto Alegre retoma voos em outubro e venda de passagens já está disponível

Notícias

Por Jonny Farias

Na última quinta-feira (8), o Ministério de Portos e Aeroportos anunciou que o Aeroporto Salgado Filho (POA), em Porto Alegre, vai voltar a receber voos comerciais a partir de 21 de outubro. A previsão é que o terminal possa operar em 100% da sua capacidade a partir de 16 de dezembro. Com a boa nova, a venda de passagens aéreas para voos que partem e chegam na capital gaúcha foi autorizada. Confira os detalhes da reabertura do Salgado Filho e os planos das principais companhias brasileiras para o retornos das operações no aeroporto de Porto Alegre.

Aeroporto Salgado Filho


A retomada do Aeroporto Salgado Filho 

O aeroporto foi temporariamente fechado devido às fortes chuvas e enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul nos meses de abril e maio, e que deixaram a pista do aeroporto submersa por 23 dias.

Desde então, as operações de pousos e decolagens têm sido realizadas na Base Aérea de Canoas. A retomada do terminal se dará de forma gradual, com 128 voos diários para pousos e decolagens, o que equivale a mais de 900 voos semanais, que serão operados das 8h às 22h.


Reabilitação do aeroporto

Além da pista de pouso e decolagem, pistas de táxi e pátio de aeronaves estão incluídos no processo de reabilitação do aeroporto, distribuído em 3 fases.

A fase 1, de limpeza e avaliação de danos, já foi concluída.

Na fase 2, prevista para encerrar em outubro, será feita a recuperação das áreas necessárias para a retomada da operação de pouso e decolagem afetadas.

Já fase 3 de recuperação começará em outubro, nas áreas em que não houver movimentação de aeronaves. Assim, não haverá interferência na operação de pousos e decolagens do aeroporto. Também será feita a fresagem do pavimento, preparando-o para receber recapeamento ou reconstrução em pavimento flexível, dependendo do local. Isso ocorrerá para que, em dezembro, seja concluída a recuperação completa dos 3,2 mil metros de pista, além das taxiways e pátio, essenciais para que o aeroporto possa voltar a operar em sua totalidade.


Azul retoma operações em Porto Alegre 

A partir de 21 de outubro, a Azul vai ter o maior movimento diário no aeroporto da capital gaúcha, com pico de 60 movimentos diários, entre pousos e decolagens. A companhia vai ofertar mais de 57 mil assentos semanais, neste primeiro momento, o que representa 78% da operação que a Azul possuía antes dos alagamentos e enchentes na região.

A companhia passa a conectar novamente Porto Alegre com as cidades de Campinas (VCP), Curitiba (CWB), Belo Horizonte (CNF), São Paulo, através dos aeroportos de Congonhas (CGH) e Guarulhos (GRU) e Rio de Janeiro (GIG), além de ligações regionais para os municípios de Santa Maria, Santo Ângelo, Pelotas e Uruguaiana, no Rio Grande do Sul.  As operações serão realizadas, em sua maioria, em jatos A320, com capacidade para transportar até 174 passageiros.
Com o retorno parcial das operações no Aeroporto Salgado Filho, a Azul deverá suspender sua operação regular na Base Aérea de Canoas, para onde voava desde 1º de junho, como forma de suprir o transporte aéreo na região após as enchentes do Rio Grande do Sul. Passageiros com passagens emitidas para voar de ou para Canoas a partir de 21 de outubro serão reacomodados para Porto Alegre, no Salgado Filho, em voos da própria companhia.
Os bilhetes já estão disponíveis no site da Azul.

Retorno das operações da GOL no Salgado Filho

Já a GOL informou que a companhia terá, entre 21 e 26 de outubro, uma oferta inicial de 20 voos diários, de chegadas e partidas, entre Porto Alegre e os aeroportos de Congonhas (CGH) e Guarulhos (GRU), em São Paulo e Galeão (GIG), no Rio de Janeiro.

A partir de outubro, as operações aumentarão para 34 voos diários, dos quais nove serão para Congonhas (CGH), quatro para o Galeão (GIG), três para Guarulhos (GRU) e um para Brasília (BSB). Em 16 de dezembro, a GOL terá aumento da sua oferta de voos em Porto Alegre com 40 decolagens diárias para a alta temporada.

Com a retomada dos voos em Porto Alegre, todas as operações previstas para a base aérea de Canoas (QNS) – fundamental para atender provisoriamente a capital gaúcha durante o período de fechamento de POA – serão suspensas a partir de 21 de outubro, e os passageiros serão reacomodados nos novos voos de Porto Alegre.

Os bilhetes já estão disponíveis no site da GOL.


LATAM volta a vender passagens aéreas para Porto Alegre

A LATAM também retomou a venda de passagens aéreas para o Aeroporto Salgado Filho, que estavam suspensas desde 14 de maio.

A partir de 21 de outubro, a companhia vai operar 10 voos diários entre o aeroporto de Porto Alegre e outros 3 destinos no Brasil. A oferta aumenta a partir de 27 de outubro, com 15 a 17 voos diários para 5 destinos domésticos. A retomada de 100% dos voos na capital gaúcha será realizada a partir de 16 de dezembro, segundo a concessionária Fraport, quando a LATAM passará a oferecer 20 a 22 voos diários para 5 destinos domésticos. Antes das enchentes, a LATAM operava 23 voos diários entre Porto Alegre e 8 destinos no Brasil.

Com a retomada dos voos em Porto Alegre, as operações na Base Aérea de Canoas (RS) será encerrada a partir de 21 de outubro. Todos os passageiros que compraram passagens de/para a base militar para voos a partir desta data serão reacomodados automaticamente nos voos já programados de/para Porto Alegre.

No que se refere a voos internacionais, a LATAM planeja retomar os voos Porto Alegre-Lima e Porto Alegre-Santiago a partir de janeiro de 2025.

Os bilhetes já estão disponíveis no site da LATAM.


Comentário 

A notícia é ótima para quem ama o Rio Grande do Sul. É muito bom acompanhar o estado se reerguendo das enchentes, e todos seguimos na torcida para que as sequelas da devastação fiquem para trás.

A retomada do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, significa muito para quem mora e visita o estado gaúcho, por se tratar de sua principal porta de entrada, tanto para a capital, como também para as cidades na serra, como Gramado e Canela. Naturalmente, a Base Aérea de Canoas segue como uma opção improvisada para pousos e decolagens até outubro, mas agora, já podemos trabalhar em contagem regressiva para o retorno do terminal.

O que achou da notícia? Conta pra gente nos comentários!

Alertas no WhatsApp
Alertas no WhatsAppEntre para os Grupos de Alerta do PP no WhatsApp!
Clube Livelo
Clube LiveloAssine o Clube Livelo e ganhe até 104.000 pontos bônus
Hotéis
HotéisGanhe 8% de desconto em estadias até 31 de março de 2025!
Airport Park
Airport ParkReserve o estacionamento no Aeroporto de Guarulhos e ganhe 5% off
Canal do WhatsApp
Canal do WhatsAppEntre no nosso canal do Whatsaap e confira todas as oportunidades!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de programas de fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, voos e salas VIP, hotéis e lazer, cartão de crédito e promoções.