Na última quinta-feira (8), o Ministério de Portos e Aeroportos anunciou que o Aeroporto Salgado Filho (POA), em Porto Alegre, vai voltar a receber voos comerciais a partir de 21 de outubro. A previsão é que o terminal possa operar em 100% da sua capacidade a partir de 16 de dezembro. Com a boa nova, a venda de passagens aéreas para voos que partem e chegam na capital gaúcha foi autorizada. Confira os detalhes da reabertura do Salgado Filho e os planos das principais companhias brasileiras para o retornos das operações no aeroporto de Porto Alegre.
A retomada do Aeroporto Salgado Filho
O aeroporto foi temporariamente fechado devido às fortes chuvas e enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul nos meses de abril e maio, e que deixaram a pista do aeroporto submersa por 23 dias.
Desde então, as operações de pousos e decolagens têm sido realizadas na Base Aérea de Canoas. A retomada do terminal se dará de forma gradual, com 128 voos diários para pousos e decolagens, o que equivale a mais de 900 voos semanais, que serão operados das 8h às 22h.
Reabilitação do aeroporto
Além da pista de pouso e decolagem, pistas de táxi e pátio de aeronaves estão incluídos no processo de reabilitação do aeroporto, distribuído em 3 fases.
A fase 1, de limpeza e avaliação de danos, já foi concluída.
Na fase 2, prevista para encerrar em outubro, será feita a recuperação das áreas necessárias para a retomada da operação de pouso e decolagem afetadas.
Já fase 3 de recuperação começará em outubro, nas áreas em que não houver movimentação de aeronaves. Assim, não haverá interferência na operação de pousos e decolagens do aeroporto. Também será feita a fresagem do pavimento, preparando-o para receber recapeamento ou reconstrução em pavimento flexível, dependendo do local. Isso ocorrerá para que, em dezembro, seja concluída a recuperação completa dos 3,2 mil metros de pista, além das taxiways e pátio, essenciais para que o aeroporto possa voltar a operar em sua totalidade.
Azul retoma operações em Porto Alegre
A partir de 21 de outubro, a Azul vai ter o maior movimento diário no aeroporto da capital gaúcha, com pico de 60 movimentos diários, entre pousos e decolagens. A companhia vai ofertar mais de 57 mil assentos semanais, neste primeiro momento, o que representa 78% da operação que a Azul possuía antes dos alagamentos e enchentes na região.
Retorno das operações da GOL no Salgado Filho
Já a GOL informou que a companhia terá, entre 21 e 26 de outubro, uma oferta inicial de 20 voos diários, de chegadas e partidas, entre Porto Alegre e os aeroportos de Congonhas (CGH) e Guarulhos (GRU), em São Paulo e Galeão (GIG), no Rio de Janeiro.
Com a retomada dos voos em Porto Alegre, todas as operações previstas para a base aérea de Canoas (QNS) – fundamental para atender provisoriamente a capital gaúcha durante o período de fechamento de POA – serão suspensas a partir de 21 de outubro, e os passageiros serão reacomodados nos novos voos de Porto Alegre.
Os bilhetes já estão disponíveis no site da GOL.
LATAM volta a vender passagens aéreas para Porto Alegre
A LATAM também retomou a venda de passagens aéreas para o Aeroporto Salgado Filho, que estavam suspensas desde 14 de maio.
A partir de 21 de outubro, a companhia vai operar 10 voos diários entre o aeroporto de Porto Alegre e outros 3 destinos no Brasil. A oferta aumenta a partir de 27 de outubro, com 15 a 17 voos diários para 5 destinos domésticos. A retomada de 100% dos voos na capital gaúcha será realizada a partir de 16 de dezembro, segundo a concessionária Fraport, quando a LATAM passará a oferecer 20 a 22 voos diários para 5 destinos domésticos. Antes das enchentes, a LATAM operava 23 voos diários entre Porto Alegre e 8 destinos no Brasil.
Com a retomada dos voos em Porto Alegre, as operações na Base Aérea de Canoas (RS) será encerrada a partir de 21 de outubro. Todos os passageiros que compraram passagens de/para a base militar para voos a partir desta data serão reacomodados automaticamente nos voos já programados de/para Porto Alegre.
No que se refere a voos internacionais, a LATAM planeja retomar os voos Porto Alegre-Lima e Porto Alegre-Santiago a partir de janeiro de 2025.
Os bilhetes já estão disponíveis no site da LATAM.
Comentário
A notícia é ótima para quem ama o Rio Grande do Sul. É muito bom acompanhar o estado se reerguendo das enchentes, e todos seguimos na torcida para que as sequelas da devastação fiquem para trás.
A retomada do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, significa muito para quem mora e visita o estado gaúcho, por se tratar de sua principal porta de entrada, tanto para a capital, como também para as cidades na serra, como Gramado e Canela. Naturalmente, a Base Aérea de Canoas segue como uma opção improvisada para pousos e decolagens até outubro, mas agora, já podemos trabalhar em contagem regressiva para o retorno do terminal.
O que achou da notícia? Conta pra gente nos comentários!