fbpx

Aeroportos de Houston investirão quase 3 milhões de dólares em arte

Aeroportos Notícias

Por Rafael Castro

A empresa Houston Airports, responsável pela gestão e operação dos aeroportos George Bush Intercontinental (IAH) e William P. Hobby (HOU), ambos em Houston (EUA), tem planos de investir quase 3 milhões de dólares em obras de arte para os seus aeroportos.

obra de arte houston

Imagem: Divulgação / Houston Airports.

As novas aquisições de arte expandirão uma das maiores coleções públicas de arte do Texas, apoiando artistas locais e regionais afetados pela crise econômica do COVID-19.


Apoiando artistas locais

Quase 100 artistas do Texas em breve poderão se sentir mais aliviados dos impactos da crise econômica do COVID-19 vendendo suas obras de arte para uma das maiores coleções públicas de arte do estado – a coleção da Houston Airports.

O investimento de US $3 milhões da Houston Airports é possível pelo Programa de Arte Cívica da Cidade de Houston (City of Houston Civic Art Program). Os fundos são alocados por uma lei da cidade de Houston que determina que 1,75% do dinheiro investido no Projeto de Melhoria de Capital (Capital Improvement Project) sejam reservados para “arte cívica”.

De acordo com o site Urban Design, “arte cívica” é a soma total da arquitetura, espaços públicos, monumentos, desenho urbano e paisagem de uma cidade, mas é muito mais do que a soma das partes. Arte cívica é o lugar que transforma arte em valores cívicos atemporais e ajuda a definir culturas.

Esse valor representa o maior investimento que a Houston Airports já fez, fora dos principais projetos de construção, e oferece uma incrível oportunidade para os artistas do Texas se tornarem parte da coleção.

De acordo com o Curador de Arte Pública da Houston Airports, Alton DuLaney, “este é um momento desafiador para todas as pessoas, incluindo artistas – muitos dos quais são autônomos ou proprietários de pequenas empresas“. Segundo ele, “é lamentável que muitas galerias estejam fechadas e muitos artistas estejam sem trabalho. Esperamos que isso seja um estímulo para muitos deles. Estamos honrados em poder apoiar nossos artistas do Texas dessa maneira, enquanto enriquecemos a coleção de arte pública dos aeroportos de Houston“.

A Houston Airports fará parceria com o MOCA (Mayor’s Office of Cultural Affairs – Gabinete de Assuntos Culturais da Prefeitura) e com a Houston Arts Alliance (Aliança das Artes de Houston) para facilitar o contato com a comunidade artística do Texas, muitos dos quais perderam salários e oportunidades devido a essa crise global da saúde. Essa chamada adicionará 97 novos artistas do Texas, com 100 novas peças à coleção que deixará os terminais dos aeroportos de Houston ainda mais Texanos.

Os aeroportos de Houston têm a sorte de já possuirem uma das maiores coleções de arte pública do estado do Texas. Colocadas em todos os terminais e terrenos do aeroporto, as obras de arte incluem tudo, desde esculturas a fotografias, predominantemente realizadas por artistas do Texas.

Arte Houston can you hear me?

Obra: “Houston, can you hear me?”. Artista: Hana Hillerova. Imagem: Divulgação / Houston Airports.
A experiência de passar pela instalação é que os passageiros se tornaram astronautas viajando por uma galáxia. Os passageiros são instantaneamente lembrados de onde estão: Houston, a cidade conhecida por ser fundamental na exploração do espaço.

No site do George Bush Intercontinental Airport, o principal de Houston, você encontra imagens de todo o acervo atual, bem como mapas para te ajudar a localizar as obras de arte pelo aeroporto.


Comentário

Na minha tese de doutorado intitulada “Branding de aeroportos como ferramenta de promoção de destinos turísticos”, trabalhei com diversos elementos que, não somente geram identificação para com a marca do aeroporto, mas que também se relacionem com o local onde aquele aeroporto está localizado. Nas minhas pesquisas, as obras de arte (em suas mais diversas formas) apareceram como um dos itens mais importantes para que os passageiros se sintam verdadeiramente naquele local.

Quando a Houston Airports investe nos artistas do próprio Texas, ela está trazendo para dentro dos seus aeroportos obras que dialogam com a cultura local, o que, com certeza, fará com que os passageiros não tenham dúvida de que estão em um aeroporto no Texas. Isso é marketing de aeroportos purinho!

E você, leitor, já esteve em algum aeroporto com um grande acervo cultural? Conta para a gente aqui nos comentários!

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas vip, hotéis, cartão de crédito e promoções.