fbpx

Aeroportos lançam “óculos inteligente” para auxiliar passageiros com deficiência visual

Notícias

Por Felipe Alimari

Os avanços tecnológicos estão ajudando a trazer uma mudança muito necessária na forma como as companhias aéreas, e os aeroportos, atendem os passageiros com necessidades especiais. Os aeroportos podem ser ambientes desafiadores e complexos para qualquer pessoa, especialmente para nós PCD’s. Melhorias foram feitas por muitos terminais e companhias aéreas, e aqui apresentamos um dos mais recentes avanços tecnológicos que podem ajudar a criar uma experiência mais inclusiva para todos: os óculos inteligentes.

óculos acessibilidade

Os aeroportos de Houston e de Memphis, ambos nos Estados Unidos, estão entre os aeroportos que nos últimos dois anos lançaram programas para ajudar passageiros cegos e com baixa visão a acessar uma nova tecnologia assistiva para navegar com segurança e independência por seus terminais.

Em parceria com a empresa de tecnologia Aira, os aeroportos lançaram óculos inteligentes e um aplicativo móvel, que conecta passageiros com deficiência visual a agentes certificados em tempo real para ajudar a navegar em todas as etapas da experiência do aeroporto, desde o estacionamento até  ao portão de embarque.


Sobre a tecnologia

A tecnologia usa óculos inteligentes e um aplicativo móvel para conectar o usuário a um agente que pode ver o ambiente ao redor do usuário em tempo real. Os agentes podem então servir como intérpretes visuais para realizar uma variedade de tarefas no aeroporto – desde visualizar um painel de informações de voo, até encontrar a fila de espera em um posto de controle de segurança e verificar sua bagagem na esteira.

post óculos 2

O agente narra o que está no campo de visão do usuário, auxiliando-o na navegação no terminal, localização e identificação de bagagens, leitura de placas de voo, opções de restaurantes e compras e providenciando transporte terrestre.


Outros aeroportos também testam a tecnologia

O aeroporto de Gatwick, no Reino Unido, também está entre os que testaram o aplicativo da Aira para ajudar passageiros com deficiência visual. Em vez de usar os óculos inteligentes da Aira, os passageiros de Gatwick agora podem usar a câmera do celular para obter ajuda de agentes treinados. O sistema está sendo testado por seis meses em Gatwick, em parceria com a easyJet.


Como funciona no Brasil

Aqui no Brasil existem alguns apps que os deficientes visuais utilizam de forma independente, mas sem suporte, apenas com instalações de dispositivos em alguns aeroportos que contém informações básicas descritivas sobre o local – onde são mapeados pontos de entrada, saída, sanitários, portão de embarque e desembarque e área de check-in.


Comentário

Tomara que mais aeroportos comecem utilizar esse tipo de tecnologia assistiva para facilitar cada vez mais as nossas viagens, para que possamos viajar sem nenhum transtorno.

Vocês já viram alguém utilizando esse tipo de tecnologia? Comentem aí 😊

Felipe Alimari
Instagram: @rodasvoadoras

Seguro Viagem
Seguro Viagem
8 pontos Livelo por real gasto + 70% de desconto!
Confraria Grand Cru
Confraria Grand Cru
Ganhe 3 meses grátis e R$150 de crédito por indicação!
Cartão Azul Itaucard
Cartão Azul Itaucard
Ganhe até 65 mil pontos bônus!
Conta Americana
Conta Americana
Ganhe US$10 e spread zero na 1ª remessa na Conta Americana da Nomad!
Clube de Milhas
Clube de Milhas
Receba 1.000 milhas por mês + 7.000 milhas bônus na hora!
Gerencie suas Milhas
Gerencie suas Milhas
6 meses grátis do AwardWallet Plus para novos usuários!
Ver todos os cupons

Baixe o app do Passageiro de Primeira

google-play
app-store

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliação de voos, salas VIP, hotéis, cartão de crédito e promoções.