fbpx

Air France opera primeiro voo do mundo com internet de alta velocidade

Notícias

Por Equipe | Passageiro de Primeira

A Air France operou na semana passada o primeiro voo equipado com a tecnologia Li-Fi (Light Fidelity), desenvolvida pela Latécoère a bordo do voo comercial, ligando Paris-Orly à Tolouse com um Airbus A321. Para testar o novo produto, a companhia recebeu os jogadores finalistas do game “Air France Trackmania Cup”, montando uma espécie de competição no céu.


Tecnologia Li-Fi

Li-Fi, ou então Light Fidelity, refere-se a sistemas de comunicação que utilizam a luz para se comunicar em 5G, do mesmo modo que o Wi-Fi. A Air France e Latécoère estão atualmente testando a facilidade com que essa tecnologia pode ser integrada nos voos comerciais.

Essa nova tecnologia foi instalada em 12 assentos do voo que ligou a capital francesa à cidade de Toulouse, e a aeronave utilizada para o teste foi o Airbus A321. Entre as vantagens do novo serviço, estão:

  • Uma troca de dados multimídia completamente estável a uma velocidade muito alta e latência muito baixa;
  • Redução no peso da aeronave e, portanto, no consumo de combustível, devido à substituição dos cabos de cobre pela tecnologia de fibra óptica;

Campeonato de video-game no ar

Em parceria com a Ubisoft, a companhia aérea e o fabricante de equipamentos organizaram a final do torneio “Air France Trackmania Cup”, lançado no Paris Air Show em junho de 2019. Os finalistas competiram nesta versão personalizada do jogo Trackmania² Stadium. O vencedor do torneio recebeu dois bilhetes de ida e volta entre Paris e Montreal para uma visita exclusiva ao Ubisoft Studios e uma seleção de produtos Razer (que equipou os concorrentes com seus fones de ouvido Bluetooth).

“Estamos muito orgulhosos de ser a primeira companhia aérea a lançar uma aeronave equipada com Li-Fi e a organizar uma competição de videogame a bordo. Esse marco na inovação é o resultado de uma grande colaboração entre as equipes da Latécoère, Ubisoft e Air France. Estou convencido de que essa experiência abrirá o caminho para novas experiências de entretenimento a bordo para nossos clientes, especialmente no que diz respeito aos jogos”, afirma Antoine Laborde, gerente de inovação da Air France.

Confira no vídeo abaixo mais sobre a experiência:


A Air France divulgou que todas as emissões de CO² do voo, foram compensadas por meio da iniciativa de compensação de carbono da companhia. Será que teremos voos com internet de alta velocidade a bordo em breve?

Newsletter

O maior portal de Programas de Fidelidade do Brasil.
Tudo sobre milhas e pontos, avaliações de voos, salas vips, hotéis, cartões de crédito e promoções.