A Airbus anunciou na semana passada que, como parte de seu plano de produzir 63 aeronaves da Família A320 por mês em 2021, a empresa expandirá sua presença industrial nos EUA.
O novo plano prevê um aumento na produção para sete aeronaves por mês da família A320 em suas instalações de fabricação nos EUA até o início do próximo ano. Esse aumento resultará em 275 novos empregos nas instalações da empresa na cidade de Mobile, no Alabama. A Airbus também investirá outros US$40 milhões através da construção de um hangar de suporte adicional no local, elevando seu investimento total para mais de US$1 bilhão na cidade da Costa do Golfo.
Airbus nos EUA
Além de suas operações em Mobile, a Airbus tem presença extensiva nos EUA. A empresa emprega aproximadamente 4.000 pessoas em 38 locais em 16 estados. Entre suas outras instalações nos EUA, a Airbus possui: um centro de engenharia no Kansas; instalações de treinamento na Flórida e Colorado; suporte de materiais e sede na Virgínia; um think-tank inovador (A3) na Califórnia; um negócio de análise de dados de drones na Geórgia; instalações de fabricação e montagem de helicópteros no Texas e Mississippi; e uma instalação de fabricação de satélites (OneWeb Satellites) na Flórida. Além disso, apenas nos últimos três anos, a Airbus gastou quase U$ 50 bilhões nos EUA com mais de 450 fornecedores americanos, apoiando mais de 275.000 empregos americanos.
Além do aumento do investimento e dos novos membros da equipe, a Airbus terá muito mais para comemorar em Mobile em 2020: a Airbus Defense and Space (uma divisão responsável pelo desenvolvimento e fabricação de produtos destinados à aplicação aeroespacial) celebrará seu 15º aniversário em abril. Além disso, a mais nova linha de montagem final da Airbus para o A220 será aberta e a entrega do primeiro A220 fabricado nos EUA será feita. A empresa também realizará a graduação dos primeiros alunos do programa de treinamento para estudantes da FlightPath9 em maio, participará da abertura do centro de experiência em aviação da Flight Works Alabama em junho e entregará sua 200ª aeronave da família A320, construída nos EUA, durante o verão norte-americano.