Abrindo o Paris Air Show nesta segunda-feira, a Airbus lançou a sua nova aeronave variante da família A320, o A321XLR. A sigla XLR significa “Xtra Long Range” e refere-se à capacidade de longo alcance da aeronave.
Segundo a montadora, o novo modelo tem capacidade de voar até 4.700 milhas náuticas (aproximadamente 8.700km), sem a necessidade de fazer escalas, 15% a mais do que o modelo anterior, o A321LR. Além disso, o consumo de combustível por assento chega a ser até 30% menor do que outros modelos de concorrentes, no caso, o B757.
Com esse alcance adicional, as companhias aéreas poderão operar uma aeronave de corredor único de custo mais baixo em rotas mais longas e menos movimentadas – rotas que antes só podiam ser atendidas por aeronaves wide-body maiores e menos eficientes.
Isso permitiria, por exemplo, às companhias áreas operarem rotas saindo de São Paulo ou Rio para destinos como Nova York, Lisboa e Madrid, sem escalas e em um avião menor do que os operados atualmente nessas rotas. Além disso, rotas mundiais como entre Índia e Europa ou China e Austrália seriam possíveis com esse novo avião.
Ainda segundo a Airbus, a nova cabine do A321XLR proporcionará a melhor experiência para os passageiros ao oferecer assentos em todas as classes com o mesmo conforto de aeronaves widebody de longo alcance. Além disso, o modelo conta com novos painéis laterais, novo design de lavatório e bins para malas de mão que são 40% mais largos.
Para permitir o longo alcance da aeronave foi adicionado um tanque de combustível extra além de um trem de pouso modificado e flaps de bordo de fuga otimizada para preservar a mesma performance de decolagem e exigências de impulso de motor das aeronaves A321neo atuais. A aeronave tem capacidade para até 244 passageiros em layout de classe única.
O que você achou do novo lançamento da Airbus? Toparia passar mais de 9 horas em um avião de corredor único?